Alguma vez você já enviou uma mensagem de saudação de WhatsApp para clientes? Se a resposta é não, saiba que a plataforma tem grande potencial para construir um relacionamento mais próximo e eficiente com o público. 

Segundo pesquisa do Opinion Box, 59% das pessoas verificam se há mensagens no aplicativo várias vezes durante o dia. Além disso, 79% dos brasileiros já falaram com empresas por esse canal de comunicação. 

Os dados apontam a importância de usar essa ferramenta para aumentar o engajamento e as conversões em vendas. Por isso, é essencial criar mensagens úteis para demonstrar profissionalismo e cuidado com seus clientes. 

Não sabe como fazer esse processo? Neste conteúdo, confira exemplos de mensagens de saudação para diferentes nichos e dicas para personalizá-las. 

Boa leitura!

4 Vantagens de enviar mensagens de saudação no WhatsApp

Segundo dados da CX Trends 2023, 54% dos consumidores desistem de uma compra on-line quando não sentem confiança na empresa. Uma boa mensagem de saudação traz credibilidade e pode elevar a experiência dos consumidores. Além disso, oferece vantagens: 

  1. aumenta o engajamento, pois estimula o cliente a responder e iniciar uma conversa;
  2. constrói um relacionamento duradouro com o público;
  3. cria oportunidades de vendas;
  4. aumenta a confiança, já que uma mensagem demonstra profissionalismo;
  5. oferece uma experiência inicial positiva, o que pode gerar indicações e melhorar a reputação da empresa no mercado. 

Como deve ser uma mensagem de saudação?

A mensagem de saudação de WhatsApp para clientes deve refletir a imagem da empresa, por isso, é importante que seja acolhedora, clara, objetiva e profissional. Também é essencial adequá-la conforme o perfil e as particularidades do seu público-alvo

Mensagens muito longas com palavras rebuscadas dificultam a leitura e não despertam o interesse das pessoas. Então, seja sucinto, traga apenas os principais pontos e, conforme o cliente reagir, faça adequações para melhorar a comunicação.  

6 exemplos de mensagens de saudação de WhatsApp

Não existe um padrão de mensagens para saudar seus clientes, pois depende do nicho de atuação, público-alvo e da finalidade. Para ajudar você, confira algumas ideias e monte a ideal para o seu negócio. 

1. Mensagens automáticas de WhatsApp para clientes

Se você precisa de mensagens automáticas curtas e genéricas, os modelos abaixo são adequados para diferentes públicos. Veja.

  • Olá! Seja bem-vindo à [nome da empresa]. Meu nome é Adriana. Como posso ajudá-lo?
  • Olá! Bem-vindo à [nome da empresa]. É um prazer atendê-lo. Para iniciar o atendimento, informe o seu nome, por favor?
  • Olá, tudo bem? Meu nome é Adriana. Informe o motivo do seu contato, por gentileza!

2. Mensagens de horário de atendimento

As mensagens de horário de atendimento demonstram preocupação com os clientes, principalmente para solucionar situações que dependem de suporte. Confira. 

  • Olá! Agradecemos o seu contato. Nosso horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 18h. Retornaremos o mais breve possível.
  • Olá! Nosso horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 18h, se preferir, entre em contato conosco pelo e-mail: [email] ou visite o nosso site: [link do site].

3. Mensagens de saudação para pizzaria​

Uma boa mensagem de saudação de WhatsApp para clientes é o ponto de partida para conquistar o público e aumentar os pedidos. Então, desperte o interesse com as sugestões abaixo.

  • Olá! Seja bem-vindo à [nome da pizzaria]! Qual o seu nome, por gentileza?
  • Oi! Nosso forno está a todo vapor para atender você! Nossos horários são de [horário de abertura] às [horário de fechamento]. Qual sabor de pizza você deseja?
  • Olá, [nome do cliente]! Gostou da nossa última pizza? Que tal experimentar um sabor diferente hoje?

4. Mensagens de saudação para hamburgueria

As mensagens para hamburgueria podem ser objetivas ou personalizadas para estimular o desejo de compra. Veja só. 

  • Olá! Seja bem-vindo à [nome da hamburgueria]! Qual hambúrguer você gostaria de pedir hoje?
  • Promoção especial! Na compra de um combo, ganhe um [brinde]! Peça agora mesmo e aproveite!

5. Mensagens de saudação para clientes de lojas de roupas​

As mensagens de saudação para clientes de WhatsApp para lojas de roupas podem ser diretas e informar o horário de atendimento. Outra opção é perguntar o que o cliente necessita para oferecer uma solução imediata. Confira.

  • Olá! Seja bem-vindo(a) à [nome da loja]! Como posso te ajudar hoje?
  • Oi! Nosso horário de atendimento é de [horário de abertura] às [horário de fechamento]. Qual peça você procura?

6. Mensagens de saudação para salão de beleza​

Você pode escolher uma mensagem sucinta ou oferecer vantagens para estimular o interesse nos serviços que o salão de beleza proporciona. Veja exemplos.

  • Bem-vindo ao [nome do salão de beleza]! Como podemos ajudar você?
  • Olá! Você está no [nome do salão de beleza]! Aproveite as promoções da semana e agende o seu horário! Como podemos ajudá-lo? 

4 dicas para personalizar as mensagens de saudação 

Os modelos prontos são úteis para ter boas inspirações, mas é essencial criar mensagens que representem a identidade do seu negócio e crie uma identificação com os clientes. Confira dicas para personalizar as saudações. 

1. Inclua emojis

Os emojis transmitem emoção nas mensagens de saudação de WhatsApp para clientes e as tornam divertidas. Mas é importante analisar as preferências do seu público para confirmar se esse tipo de comunicação funciona. 

2. Adapte as informações 

Embora os exemplos ajudem muito, é fundamental criar mensagens personalizadas para os clientes se sentirem únicos. Portanto, adapte o tom de voz conforme o perfil do seu público e inclua dados sobre os produtos e serviços que você oferece. 

3. Adicione um catálogo

Por exemplo, se você tem um restaurante, uma boa dica é incluir o cardápio de alimentação nas mensagens de saudação. Assim, quando o cliente entrar em contato, já escolhe o que deseja e agiliza o atendimento. 

4. Sempre atualize as informações 

Além de evitar textos longos e erros de português, é importante atualizar as mensagens de saudação regularmente. Então, revise os horários de funcionamento do seu negócio, atualize os dados de contato e as promoções que o estabelecimento oferece. 

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Enviar mensagem de saudação de WhatsApp para clientes é só um dos meios de ajudar a sua empresa a crescer. Ter um bom sistema ERP como o do Bling, por exemplo, simplifica processos e funções administrativas na rotina empresarial. 

A plataforma oferece vantagens, como: 

  • integração com canais de vendas, logística e CRM;
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