Ícone do site Blog do Bling

O que é o código CEST: descubra para que serve e quando usar

Empreendedora com lápis na mão, com dúvida sobre o cest

É essencial que as empresas saibam o que é código CEST, uma vez que é uma obrigação fiscal para os negócios que vendem produtos. Contudo, os assuntos relacionados à substituição tributária do ICMS geralmente causam dúvidas. 

Depois da confusão causada pela nova legislação para vendas interestaduais, os empresários encontram o seguinte questionamento: como saber se um produto está sujeito ou não ao novo regime? 

Para tentar resolver esse problema, o Confaz está instituindo o Código Especificador de Substituição Tributária (CEST). 

Com o objetivo de responder às principais dúvidas relacionadas ao assunto, neste conteúdo vamos entender o que é CEST, quem deve usar e quando deve ser utilizado pela organização. Confira!

O que é CEST?

O Código Especificador da Substituição Tributária (mais conhecido como CEST) é regulamentado pelo Convênio ICMS 92/2015. Seu objetivo é simplificar o recolhimento de imposto, fazendo com que a responsabilidade seja para um único contribuinte da cadeia produtiva. 

Para isso, visa estabelecer uma forma de uniformizar e identificar as mercadorias e os bens passíveis de sujeição ao regime de substituição tributária e de antecipação de recolhimento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) com o encerramento das tributações relativas às operações seguintes.

A ideia principal do CEST é facilitar a identificação e a tributação dos produtos, garantindo maior eficiência e uniformidade no recolhimento de impostos entre os estados brasileiros. 

Sendo assim, essa padronização é importante para evitar divergências e facilitar o cumprimento das obrigações fiscais por parte das empresas.

Portanto, de maneira geral, o CEST é um código no qual constarão quais produtos estão sujeitos à substituição tributária.

Por que o CEST foi criado?

O CEST foi criado para identificar as mercadorias e bens de serviços que estão sujeitos à Substituição Tributária e à antecipação de ICMS.

O que é NCM?

A sigla NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) é um código para identificar as mercadorias que transitam entre os países do Mercosul e fazer a definição das alíquotas de impostos de importação e exportação. 

O NCM também é utilizado pelos Fiscos estaduais, para definir as alíquotas de ICMS dos produtos, a aplicação da substituição tributária e reduções ou isenções de impostos nos produtos.

Então, como funciona o CEST pelo NCM? A verdade é que esses dois códigos são diferentes e servem a propósitos diferentes no contexto fiscal e comercial. 

O CEST é específico para fins de tributação interna, enquanto o NCM é utilizado para identificação de mercadorias em operações de comércio exterior e para fins de tributação aduaneira.

Porém, existe uma relação clara entre os dois: o CEST utiliza o NCM como base para a sua classificação. Ou seja, cada produto identificado pelo NCM pode estar associado a um ou mais códigos CEST, dependendo das especificações estaduais.

O que é substituição tributária?

O termo substituição tributária não se refere a uma substituição de imposto, mas sim em substituir o responsável pelo recolhimento

Por exemplo, quem gere o ICMS é o Estado, que pode conferir a responsabilidade do pagamento desse tributo a um outro contribuinte, que não representa o gerador inicial da venda.

O objetivo é facilitar a tributação dos produtos que transitam, antes de chegar nas mãos do consumidor e também reduz a inadimplência, já que assegura maior efetividade na cobrança.

Quem deve usar o código CEST?

É a tabela do Convênio ICMS 92/2015 que define se você deverá usar o CEST. É  um documento publicado pelo Confaz que aponta o CEST de cada produto. 

Quem emitir Nota Fiscal eletrônica (NF-e) ou Nota Fiscal do Consumidor eletrônica (NFC-e) de algum produto descrito na tabela do Convênio, precisa utilizar o CEST para esta mercadoria. 

O que vale inclusive se a operação não for de venda e se o estado do emissor não participar da substituição tributária.

Para você ter uma ideia, são inúmeros itens e produtos categorizados entre mais de 25 segmentos de mercadorias. Alguns dos principais são:

Como encontrar o código CEST?

O Código CEST pode ser encontrado:

Quando usar CEST?

As empresas que comercializam produtos listados na tabela CEST devem incluir o código na nota fiscal de transação. Os negócios que estão no Simples Nacional e emitem nota fiscal eletrônica também estão sujeitos à substituição tributária. 

Mesmo que o estado onde a empresa está situada não exija substituição tributária do produto, o código precisa constar no documento fiscal da mercadoria.

Qual a estrutura do código CEST?

O Código Especificador da Substituição Tributária é composto por sete caracteres numéricos:

Para que fique mais claro, veja o exemplo a seguir:

Tabela CEST

Existe uma tabela onde consta o número do CEST, a quantidade de itens, o NCM e a descrição.

Como usar a tabela CEST?

Para usar a tabela e encontrar o CEST, é preciso localizar o NCM completo do seu produto e verificar qual CEST o descreve melhor, caso tenha mais de um CEST para o NCM consultado. 

Caso não encontre o NCM completo, pesquise apenas pela parte inicial dele, com os 4 primeiros dígitos. A descrição do CEST é o mais importante na sua consulta.

Como saber o CEST de um produto?

A tabela CEST está no Convênio ICMS 146/15. Também é importante ter o NCM do seu produto em mãos. Para encontrar o código Utilize o comando “CTRL + F” e digite o NCM desejado para identificar a mercadoria desejada.

Dica: na dúvida sobre a classificação do código NCM mais apropriado, peça ajuda ao seu contador. É ele quem pode melhor te orientar sobre o assunto. E não esqueça de conferir a Nota Fiscal dos produtos que receber!

Leia também: Dicas para cadastrar o código NCM dos produtos

Qual a importância do código CEST para empresas?

Como vimos, o CEST é um código numérico utilizado para identificar mercadorias e bens passíveis de substituição tributária do ICMS. A importância para as empresas está relacionada principalmente aos pontos a seguir.

Ou seja, o Código Especificador da Substituição Tributária desempenha um papel crucial na gestão fiscal das empresas, garantindo conformidade com a legislação tributária e facilitando processos relacionados à tributação de mercadorias e bens.

Como incluir o código CEST na nota fiscal?

Primeiramente, é necessário encontrar o produto na tabela, certo? Para isso, busque pelo NCM da mercadoria. 

Contudo, vale lembrar que as classificações não são as mesmas, então é possível que um único NCM apareça em mais de uma categoria na tabela, afinal, é apenas uma referência. Para decidir qual o melhor, analise a descrição da mercadoria com aquela que mais se encaixa com sua mercadoria.

Em seguida, ao emitir a NF-e, você deve localizar o campo do código especificador e preencher de acordo com a mercadoria vendida.

Então, onde fica o CEST na nota fiscal? Não é possível visualizar o CEST no Danfe, que é a versão simplificada da nota em PDF. 

O código só aparece no arquivo XML. Portanto, é interessante também guardar essa versão, caso seja necessário consultas futuras ou para possíveis fiscalizações.

Emita suas NF de maneira otimizada com Bling

Você sabia que o sistema do Bling está preparado para as novidades do Código Especificador de Substituição Tributária? Assim, fica muito mais simples otimizar esse processo e evitar erros.

Afinal, é necessário atentar-se à classificação fiscal das mercadorias, inclusive das que recebe. Pois um código incorreto pode gerar multas.

No Bling, o campo já está disponível no cadastro dos produtos. O software ainda disponibilizará um atualizador baseado no NCM dos produtos para facilitar o preenchimento do código CEST.

Perguntas frequentes sobre CEST

Já deu para entender o que é CEST, como saber o de um produto e a importância do uso correto, certo? Entretanto, é comum ainda restarem dúvidas. Confira as respostas às perguntas mais frequentes.

Quando o NCM não tem CEST?

Quando o NCM não é localizado significa que ainda não foi criado um número CEST para aquele produto.

Atenção: o campo de preenchimento para o CEST da NF-e pode ficar em branco em apenas dois casos:

Contudo, é fundamental ter certeza dessa informação para garantir que não esteja descumprindo nenhuma obrigação fiscal.

Qual a diferença entre CST e CEST?

O CST é o código que identifica como será tributado o mercado em relação ao ICMS, já o CEST identifica as mercadorias que se encaixam nos regime de substituição tributária e de antecipação do ICMS.

Preciso classificar todos os meus produtos manualmente?

Com o auxílio de um sistema de gestão, não é preciso fazer a classificação manual. O primeiro cadastro do produto deve sim ser feito manualmente, mas após registrados no sistema a classificação passa a ser automatizada pelo ERP.

Quem é obrigado a informar o CEST na NF-e?

Todos os contribuintes do ICMS, optantes ou não, pelo Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições – Simples Nacional.

Caso o bem ou mercadoria não estejam inseridos nos regimes de substituição tributária ou de antecipação do recolhimento do ICMS, deverão constar os códigos (CEST) referentes a eles no comprovante fiscal.

Fique em dia com o Fisco usando o ERP do Bling!

Agora que você sabe tudo sobre o código CEST, que tal entender mais sobre a emissão de notas fiscais? Você pode conferir um guia completo sobre o assunto aqui!

E para tornar a emissão de documentos fiscais ainda mais fácil, é possível contar com o ERP do Bling. Nele, você pode emitir as NFs de forma prática, otimizando o dia a dia do seu negócio.

Além disso, o sistema permite o envio das notas fiscais para as mais diversas operações. Com o nosso ERP, você pode:

Isso sem contar o cálculo de impostos das notas fiscais, que o Bling realiza de forma automática, reduzindo as chances de erros que podem causar prejuízos. 

Quer saber mais sobre essa funcionalidade? Então, faça um teste gratuito do nosso sistema!

Sair da versão mobile