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O que é unified commerce? Quais as vantagens do comércio unificado?

o que é unified commerce

Entender o que é unified commerce pode transformar os resultados da sua loja. Acredite. Essa tendência do varejo chegou para ficar e comprova a cada ano que é uma estratégia realmente eficiente e rentável.

Uma pesquisa feita pela Aberdeen Group revelou que empresas que adotaram uma plataforma de comércio unificado (unified commerce) tiveram alta de 7,5% em suas receitas anuais. Já um estudo da Grand View Research apontou que esse setor pode atingir US$ 46,4 bilhões até 2028.

Ou seja: é hora de investir na integração do seu comércio!

E como fazer isso? É o que vamos ensinar neste artigo: o que é comércio unificado, como funciona, suas vantagens e como aplicá-lo na prática para melhorar seus resultados. Acompanhe!

O que é unified commerce?

Unified commerce ou comércio unificado é uma estratégia que integra e centraliza todos os canais de uma loja em apenas uma só plataforma. Em poucos cliques, o lojista acessa em tempo real todos os dados financeiros, do estoque, de logística, dos clientes, dos fornecedores etc.

Isto é: com ele, os clientes têm uma experiência de compra mais fluida e eficiente, e os lojistas gerenciam seus negócios de maneira ágil, prática e simplificada. Não é preciso acessar vários sistemas para acompanhar o desempenho da empresa.

O consumidor, por exemplo, pode iniciar seu atendimento pelas redes sociais e continuá-lo por chat ou e-mail, sem interrupções na conversa ou repetição de dados. Assim como acontece com as compras, que podem ser feitas on-line e trocadas presencialmente.

Qual a diferença entre unified commerce e omnichannel?

O unified commerce atua na integração de todos os dados do e-commerce em apenas um ambiente. Já a estratégia omnichannel oferece uma experiência integrada ao consumidor, seja qual for o canal de atendimento ou vendas escolhido. Logo, podemos dizer que o comércio unificado é a evolução do omnichannel.

Em outras palavras, o omnichannel permite que o consumidor comece sua jornada de compra por um canal e termine por outro, como em loja física e on-line. A ideia é integrar esses canais de venda e atendimento para oferecer uma boa experiência, independentemente se a pessoa prefere comprar presencialmente ou no e-commerce.

Já o unified commerce vai além da integração dos canais de venda e atendimento, incluindo dados para o controle de estoque, da logística de entrega de pedidos, de trocas e devoluções, das finanças, das informações dos clientes, dos meios de pagamento, das promoções, da emissão de notas fiscais, entre muitos outros.

E, por centralizar tudo em um só ambiente, permite uma gestão unificada, com acesso a um conjunto de dados estratégicos, agilizando a tomada de decisão.

Como funciona a estratégia unified commerce?

Para saber como funciona a estratégia unified commerce na prática, conheça seus principais pilares que norteiam suas funções e seus objetivos: navegação, transacionalidade, aquisição e consumo.

Navegação

O comércio unificado promove uma navegação fácil do cliente entre as plataformas da marca, como e-commerce, blog, redes sociais e canais de atendimento. E isso é vital para encontrar os produtos/serviços desejados, comprar com rapidez e tirar dúvidas, se necessário.

Transacionalidade

Outro aspecto que marca o funcionamento do comércio unificado é a fluidez entre os canais de compra e pagamento. O cliente pode iniciar a compra pelo aplicativo e finalizar no site, por exemplo. E sem interrupções ou necessidade de digitar tudo de novo.

Aquisição

Envolve a logística de entrega dos produtos aos clientes, como compra pelo aplicativo e retirada na loja física.

Consumo

Oferece facilidade de atendimento por chatbots no site, no WhatsApp e nas redes sociais, por exemplo, ajudando a decisão de compra.

O atendimento automatizado e inteligente promove um atendimento mais rápido visando à satisfação do consumidor ao resolver problemas e tirar dúvidas mais simples e objetivas.

Esses quatro pilares ajudam a definir o que é unified commerce e como ele funciona na prática. Percebeu como ele engloba várias áreas do negócio? Não é à toa que os benefícios são muitos para quem adota essa estratégia!

Quais as vantagens do unified commerce?

As principais vantagens do unified commerce para os lojistas são:

Como aplicar o unified commerce?

Para aplicar o unified commerce na prática, faça um mapeamento da sua loja, entendendo o fluxo de todas as operações e os gargalos mais críticos que impedem a eficiência. Assim, é possível visualizar como a plataforma pode ser implementada.

O próximo passo, claro, é encontrar uma plataforma de unified commerce que atenda às suas necessidades, seja fácil de usar e ofereça recursos variados e estratégicos, como um ERP.

O sistema de gestão on-line do Bling, por exemplo, é completo e disponibiliza tudo o que um comércio unificado precisa ter:

E todos esses dados são centralizados e integrados para promover uma gestão simplificada do seu negócio! 

Quer testar como funciona? Faça um teste gratuito do sistema de ERP do Bling e ajude a melhorar seus resultados.

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