Se você ainda não pensa nas datas comemorativas como aliadas do seu negócio, está deixando dinheiro na mesa! Afinal, as festividades podem ser excelentes oportunidades para aumentar o faturamento da sua empresa.
Esse é o caso dos Dia das Mães, que vem se aproximando, ou seja, hora de começar a se preparar! Não sabe o que vender no Dia das Mães? Fique tranquilo, pois hoje trouxemos as principais dicas dos produtos mais vendidos nessa data para você ficar à frente da concorrência.
A seguir, confira as melhores opções para atrair clientes de todos os gostos, estilos e diferentes orçamentos. Vamos lá!
O que você verá no artigo:
Dicas de o que vender no dia das mães: melhores produtos
O Dia das Mães é uma das datas comerciais mais relevantes do ano, seja para a indústria, as grandes empresas ou pequenos negócios. E com a comemoração batendo na porta, é hora de repor o estoque com o que mais vende no Dia das Mães para não ficar de fora.
Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), os segmentos de maior destaque no Dia das Mães, em geral, são:
- Perfumaria e cosméticos;
- Joalheria;
- Vestuário e calçados;
- Flores.
No 2022, em específico, conforme a pesquisa do Mercado Ads e a consultoria Ipsos, os produtos mais vendidos no Dia das Mães foram:
- Moda (roupas e calçados);
- Itens de beleza;
- Celulares e acessórios;
- Eletrodomésticos;
- Moda esportiva;
- Decoração, etc.
Com esses levantamentos, fica mais fácil entender quais são os setores que mais vendem nessa data, não é? A seguir, veja algumas sugestões sobre o que vender no Dia das Mães.
Perfume e cosméticos
Um dos presentes mais populares para essa data são os perfumes e cosméticos. Por serem produtos muito associados ao público feminino, essa é a escolha de muitos filhos para presentear as mães.
O destaque para essa categoria também pode ser explicado pelo lançamento de diversas campanhas e linhas especiais pelas empresas de cosméticos e perfumaria.
Afinal, produtos e embalagens temáticas e exclusivas costumam chamar atenção e despertar desejo nos consumidores.
Por isso, se sua empresa trabalha com este tipo de produto, vale a pena se dedicar à divulgação, planejar uma campanha criativa e, claro, investir na personalização da experiência sempre que possível.
Joias e acessórios
A venda de joias e acessórios também é uma das atividades comerciais mais atrativas durante o Dia das Mães. Isso porque são objetos que remetem à elegância, à sofisticação e à durabilidade, características que quase toda mãe adora!
Além disso, o segmento dos acessórios é interessante devido à possibilidade de criar peças temáticas ou, até mesmo, de gravar nomes e homenagens em colares, pulseiras e afins.
Essa é uma boa ideia de o que vender no Dia das Mães, sobretudo se você deseja trabalhar com produtos de maior valor agregado (e, consequentemente, ter uma alta margem de lucro).
Se você é um revendedor de semijoias, por exemplo, comece a divulgar as peças e pense em descontos especiais para atrair ainda mais consumidores.
Leia também: O que é mix de produtos e como criar o seu? Guia com exemplos
Roupas e calçados
O setor de vestuário e calçados é outro mercado interessante para investir nessa data, e os dados do último Dia das Mães só confirmam essa ideia: em 2022, as roupas e sapatos foram responsáveis por mais da metade das vendas (51%), segundo pesquisa do Mercado Ads.
Se você trabalha com a venda de roupas e/ou calçados femininos, esse é um dos períodos mais lucrativos para o seu negócio. Para fomentar as vendas, vale a pena pensar em campanhas de divulgação das peças e até em coleções especiais para a data.
Aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos
Celulares, notebooks, smartwatches… Para as pequenas empresas na área da tecnologia, a data é uma ótima oportunidade para vender mais e trocar o estoque. Se você tem aparelhos eletrônicos parados, fazer promoções atrativas nesse período pode ser interessante.
O mesmo vale para os eletrodomésticos, que são um dos produtos mais vendidos no Dia das Mães. Nessa data, muitos filhos investem na troca de geladeiras, fogões e em outros itens na hora de presentear as mamães.
O que fazer para vender no Dia das Mães?
Para quem está pensando em fazer uma renda extra no Dia das Mães, algumas ideias interessantes são os presentes personalizados e artesanais. Você pode produzi-los em sua casa e aproveitar a data para fazer algumas vendas.
Alguns itens para vender nesse dia, são:
- cesta de chocolate/café da manhã;
- doces caseiros;
- arranjo de flores;
- sabonetes;
- velas artesanais.
Se manda bem na cozinha, por exemplo, pode fazer doces personalizados para o Dia das Mães e realizar a venda e entrega por aplicativos de delivery, como o iFood. O mesmo vale para cestas de chocolate e de café da manhã. Solte sua criatividade e pense em suas habilidades!
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Como aumentar as vendas no Dia das Mães?
Além de conhecer quais os produtos mais vendidos no Dia das Mães, existem outros passos fundamentais para ter bons resultados de vendas, como: definir as plataformas de venda, trabalhar na divulgação dos produtos, gerenciar o estoque, facilitar as formas de pagamento e estruturar a logística de entrega.
Confira, com mais detalhes, como cada um desses pontos impactam diretamente as vendas do Dia das Mães:
1. Definir plataformas de venda
As vendas online movimentaram um total de R$ 142 milhões no Dia das Mães de 2022, segundo pesquisa da Nuvemshop, e a tendência é que o comércio on-line continue em alta.
Por isso, vale a pena incluir o digital entre os seus meios de venda, seja um e-commerce ou marketplace. Dessa forma, você aumenta a visibilidade dos seus produtos e pode conquistar um número maior de clientes.
2. Divulgar produtos/serviços
Outro passo importante para vender mais nessa data é trabalhar a divulgação dos seus produtos. Afinal, você não é o único querendo vender mais no Dia das Mães!
Por isso, planeje quais serão suas estratégias de divulgação: e-mail marketing? Anúncios? Publicações nas redes sociais? Veja o que faz mais sentido para as plataformas em que atua e faça investimentos assertivos.
3. Gerenciar o estoque
Imagine como seria vender produtos a mais do que a quantidade que você tem em estoque? Esse é um dos piores erros que poderiam acontecer para a imagem do seu negócio.
Portanto, se você quer ter sucesso nas vendas, tão importante quanto saber o que vender no Dia das Mães é fazer um bom gerenciamento de estoque. Por isso, faça o controle dos produtos e insumos para evitar erros nos processos.
4. Definir as formas de pagamento
Outro passo importante para vender mais nesse período é oferecer mais opções de pagamento. Afinal, já pensou se o cliente desiste de concluir a compra por não encontrar a forma de pagamento desejada?
Oferecer diversos meios de pagamento é importante, pois facilita a negociação e diminui as objeções de venda.
Por exemplo: considerando que o começo do ano pode ser um período delicado financeiramente para algumas pessoas, e que a Páscoa (outra grande data comemorativa) ocorreu há poucos dias, pode ser que o seu cliente precise fazer uma compra parcelada no Dia das Mães.
5. Acompanhar a logística de entrega
Se seu cliente fez um pedido, você precisa garantir que ele irá chegar para ele na data aguardada. Especialmente quando se fala em data comemorativa, a entrega dentro do prazo é ainda mais relevante. Afinal, seu cliente pediu o presente de Dia das Mães na expectativa de entregá-lo no dia certo.
Ou seja, acompanhar toda a logística e a entrega é fundamental para que o seu cliente tenha uma experiência completa e positiva. Claro, atrasos podem acontecer, mas se você tem uma logística bem definida, é mais fácil evitar imprevistos.
Todos esses aspectos podem influenciar o sucesso das vendas de Dia das Mães. E por mais que pareça muita coisa, a boa notícia é que um bom sistema de gestão on-line pode te ajudar!
O Bling! é um ERP que emite notas fiscais e boletos, oferece link de pagamento para vendas no cartão de crédito, facilita a gestão do estoque, controla envios pelos Correios e ainda realiza integrações com os principais marketplaces e e-commerces.
Tudo o que você precisa para vender mais no Dia das Mães sem burocracias e dor de cabeça, não é? Curtiu? Que tal testar em sua empresa? Para ter acesso a tudo isso, conheça agora o Bling e descomplique a gestão do seu negócio!