A internet trouxe mudanças profundas nos hábitos de consumo das pessoas, além de facilitar a pesquisa de preço e o método de compra de produtos. O cenário positivo atrai muitos empreendedores, mas o que vender na Shopee, por exemplo, para se destacar no mercado?

Os marketplaces, como a Shopee, são os canais de compras favoritos de 86% dos consumidores brasileiros, segundo a pesquisa ‘Cenário da Adoção do Marketplace Online’, da Mirakl

Há alguns anos, a pandemia de Covid-19 foi o principal fator responsável por impulsionar o crescimento da área, já que as pessoas não podiam sair de casa. 

Ainda conforme a pesquisa, de 41% em 2019, o índice de compras via marketplaces aumentou para 68% em 2020 e 71% em 2021, anos de pico de infecções do novo coronavírus. 

Já a 48ª edição do relatório Webshopers, um das publicações de referência sobre o e-commerce brasileiro, estima que as vendas por meio de marketplaces aumentarão 54% em 2024.

Quer aproveitar o potencial das vendas on-line e escolheu começar pela Shopee, mas não sabe como descobrir os produtos mais vendidos na plataforma? Este artigo é para você!

Continue a leitura e saiba quais são os nichos de mercado populares, os produtos mais vendidos de 2023 e sugestões de itens com baixo investimento para começar sua loja. 

Além disso, reunimos dicas para vender mais pela plataforma e como descobrir novos produtos para manter seu portfólio sempre atualizado. Boa leitura!

Você já está cadastrado na Shopee? Não? Então, baixe o nosso guia gratuito com dicas para vender mais!

O que vender na Shopee para ganhar dinheiro?

A popularidade da Shopee entre os consumidores coloca o marketplace em destaque no mercado digital. No balanço de 2023 divulgado pela plataforma, os vendedores nacionais alcançaram resultados positivos, recebendo 30% mais pedidos em comparação com 2022.

Ou seja, quem deseja empreender por meio da plataforma, vendendo direito do Brasil, tem muitas chances de conquistar clientes e fechar vendas.

Porém, para começar a vender na Shopee, é vital ter um panorama das possibilidades da plataforma. Confira abaixo, primeiro, os nichos que mais vendem e uma lista dos produtos mais vendidos em 2023, segundo o relatório da empresa.

Nichos que mais vendem na Shopee

Os nichos são segmentos de mercado que atendem demandas ou preferências específicas dos consumidores. Logo, antes de detalhar a lista do que vender na Shopee, mostramos os setores destaque no marketplace.

Tecnologia

A tecnologia é um nicho forte no mercado digital e está entre os que mais vendem na Shopee. O principal objetivo de buscar esse tipo de item na plataforma é encontrar produtos com bom custo-benefício.

Alguns exemplos de produtos populares são: smartphones, smartwatches, home theaters, caixas de som bluetooth, notebooks, tablets, fios e cabos, mouses, acessórios e periféricos, fones de ouvido sem fio, entre outros.

Por isso, se você tem interesse em itens de tecnologia ou trabalha prestando serviços na área, pode usar esse conhecimento para montar uma loja online, vendendo produtos de marcas confiáveis que já usou e confia na qualidade.

Leia também: Como montar uma loja virtual do zero em 11 passos?

Moda

O nicho de moda também está entre os mais buscados pelos usuários que utilizam o app da Shopee para compras on-line. A organização do marketplace separa em subcategorias os produtos que estão relacionados ao nicho principal. Confira!

  • Acessórios de moda: óculos, pulseiras e braceletes, anel, brinco, acessórios de cabelo, cinto, luvas, boné, chapéu e toucas, etc.
  • Moda infantil (crianças e bebês): calças, pijamas, camisetas, blusas, casacos, trajes de banho, calçados e acessórios.
  • Roupas femininas: camisetas, calças, roupa íntima, moletons, blusas, jaquetas, pijamas, meias, saias, vestidos e roupa de praia.
  • Roupas masculinas: camisetas, ternos, calças, roupa íntima, moletons, blusas, bermudas, jaquetas, pijamas e meias
  • Roupas plus size: vestidos, blusas, chemises, conjuntos, regatas e afins.

Assim, você pode abrir uma loja de roupas física e virtual para trabalhar com os tipos de produtos que prefere.

Beleza

A beleza é um nicho bastante aquecido e com previsão de crescimento para os próximos anos. Segundo um relatório da Mordor Intelligence, o valor de mercado vai alcançar um pico de US$ 41,6 bilhões até 2028.

Itens populares são facilmente encontrados na Shoppe, como: 

  • maquiagem; 
  • perfumes;
  • produtos de banho e cuidados com o corpo (óleos, hidratantes e loções corporais, sabonetes, itens de depilação, etc.);
  • cuidados com a pele (protetor solar, esfoliantes e afins);
  • cuidados com o cabelo (finalizadores, tintas, máscaras capilares, shampoo e condicionador).

Para escolher o melhor nicho de beleza para vender, fique de olho nas tendências do mercado. Uma análise da Beauty Fair, maior feira nacional do setor, destaca a busca por produtos que protegem da poluição, oferecem inovação e são sustentáveis. 

Mercado

Seguindo o caminho de outros marketplaces, a aba de mercado é outro nicho muito buscado pelos usuários e, portanto, está na lista do que vender na Shopee. 

A inclusão do Mercado Shopee na plataforma impulsionou as buscas por produtos alimentícios, por exemplo, pasta de amendoim, creme de avelã, doces em geral e, claro, chocolates.

Além de alimentos, a farmácia e a adega se destacam nesta seção do marketplace. Se você já tem negócios nessas áreas, pode apostar na Shopee para vender.

Saúde

Os produtos do nicho de saúde também estão entre os mais buscados e vendidos. 

Os suplementos alimentares (fitness, controle de peso e estéticos), suplementos médicos (itens de laboratório, suportes para lesões, monitores de saúde, balança e primeiros socorros) estão entre as opções populares.

Itens de cuidado pessoal e bem-estar sexual são outras opções da categoria para quem quer saber o que vender na Shopee. 

Casa e decoração

O último nicho que mais vende na Shopee é o de casa e decoração, afinal, todo mundo quer ter um lar aconchegante e confortável para descansar e curtir.

As subcategorias do nicho ajudam a criar um portfólio variado. Pode-se vender itens para sala, cozinha, quarto, banheiro, área de serviço e jardim. 

Se você gosta e conhece as tendências do nicho, pode conseguir bons resultados com as vendas, selecionando o que está em alta para sua lista de produtos.

Para saber mais sobre vendas nichadas, leia o artigo >>> Marketplace de nicho: quais os principais e como vender.

Produtos mais vendidos na Shopee em 2023

Além de apontar os nichos mais populares, o balanço de 2023 divulgado pela Shopee mostra quais foram os itens mais vendidos de janeiro a dezembro. Confira os destaques:

Mochila

A mochila foi um item muito procurado em janeiro de 2023 (busca por mais de 50 dias), período em que iniciam a compra de itens para o ano escolar, que começa em fevereiro. 

Uma vantagem dessa categoria é a variedade dos produtos. Você pode se especializar em mochilas infantis ou trabalhar com itens para adultos, mais funcionais e que servem para diversas ocasiões.

Porém, atenção! É preciso ter um controle de estoque bem organizado para ter os produtos disponíveis em janeiro, visando aproveitar o pico de buscas e a necessidade de compra dos consumidores.

Material escolar

Os materiais escolares estão entre os itens mais vendidos em janeiro e fevereiro, pelos mesmos motivos das mochilas. O custo-benefício dos vendedores on-line é um dos atrativos para os pais e responsáveis que precisam fazer o orçamento disponível render.

Como vendedor, você deve selecionar com atenção o que vender na Shopee nessa categoria para evitar o acúmulo de estoque. 

Se está começando, avalie o desempenho de outros vendedores e os itens carro-chefe para identificar oportunidades de venda não atendidas.

Bolsas femininas

As bolsas femininas, desde as maiores e funcionais para o dia a dia até as pequenas para festas, foram o destaque nas vendas em janeiro, fevereiro, março, abril, maio, julho, agosto, setembro e outubro.

Ou seja, são produtos que têm saída praticamente o ano todo. Aliás, a qualidade dos materiais e o preço são as características mais avaliadas nas compras desse tipo de item.

Lembre-se que ter um fornecedor confiável é fundamental para se destacar e manter a constância das vendas.

Fone de ouvido sem fio

O fone de ouvido sem fio é a prova de que a tecnologia está cada vez mais acessível. Além de marcas tops de linha do mercado, outras com melhor custo-benefício e qualidade se destacam.

O pico de buscas e vendas desses produtos em 2023 na Shopee aconteceu durante fevereiro, março e abril. 

Tênis

Outra categoria entre as mais vendidas (top 1 por mais de 100 dias!) é a de tênis. Assim como as bolsas, os tênis vão desde modelos casuais para o dia a dia, sociais até modelos para atividades físicas.

Os tênis foram muito buscados de março a setembro, retornando para a lista em dezembro.

Botas

Assim como os tênis, as botas ficaram no topo da lista de mais buscado por 100 dias. Os produtos podem gerar um ticket médio vantajoso, principalmente se os produtos forem cadastrados detalhadamente.

A dica é trabalhar com fornecedores que tenham padrões de tamanho bem definidos e confiáveis para atrair a atenção dos consumidores.

Vestido

Na parte de vestuário, os vestidos são destaque. Dos mais casuais de tecidos leves e confortáveis, como a malha, até os mais formais para trabalhar ou ir a eventos podem ser encontrados na Shopee.

Se você deseja atuar na área, tenha uma grade de tamanhos variada para atender diversos públicos. As buscas aumentaram em julho, agosto, setembro, novembro e dezembro.

Sandálias

As sandálias são produtos que vale a pena vender na Shopee, pois estão na lista dos itens mais buscados. 

O auge das buscas e vendas ficou em outubro, novembro e dezembro, período em que começa a temporada de festas de fim de ano, confraternizações de empresas e todo mundo precisa estar adequado e confortável para a ocasião. 

Árvore de Natal

Fechando a lista de produtos mais buscados e vendidos, temos a árvore de Natal, cujo pico acontece em novembro. Não se esqueça que, para trabalhar com itens sazonais, o planejamento do estoque é essencial para atender à demanda.

Leia mais >>> Produtos sazonais: o que são, exemplos e como vender mais

O que vender na Shopee com baixo investimento?

Gostou das ideias de nichos e produtos mais buscados e vendidos? Bom, para dar mais base para sua análise do que vender na Shopee, listamos itens com baixo investimento, que são ótimas alternativas para montar um catálogo de produtos:

  1. cosméticos;
  2. acessórios;
  3. bijuterias e semijoias;
  4. recipientes para conservação de alimentos;
  5. lingerie.

Como descobrir os produtos mais vendidos na Shopee?

Após definir o que vender na Shopee, você vai começar suas vendas e conquistar clientes com um bom atendimento, mas é interessante manter suas pesquisas para descobrir novos produtos “mais vendidos” na plataforma. 

O mercado é dinâmico, novas necessidades surgem o tempo todo, portanto, esteja preparado para atender seus clientes. 

A seguir, veja as dicas para manter-se atualizado!

1. Faça pesquisas de mercado dentro do app

A própria Shopee é sua fonte de dados para identificar tendências de compras e quais produtos estão se popularizando e gerando vendas. Separe um tempo mensalmente para pesquisar novidades.

2. Avalie a demanda no seu nicho de venda

As demandas das principais categorias do nicho de venda também podem render ideias do que vender na Shopee. Explore as subcategorias, leia comentários e anote aqueles que podem gerar bons insights para sua loja.

3. Utilize o Assistente de Vendas

O Assistente de Vendas é uma ferramenta exclusiva para quem é vendedor da Shopee. O sistema fica no menu Dados > Informações Gerenciais. 

Por meio do assistente, você tem acesso não só aos produtos mais populares em todas as categorias do marketplace, mas também às palavras-chave pesquisadas pelos usuários e ao ranking dos mais vendidos. O vídeo abaixo dá uma visão geral da plataforma.

5 dicas para vender mais na Shopee

Definir o que vender na Shopee é só o primeiro passo para tentar alcançar sucesso nas vendas. Veja cinco dicas fundamentais para ser um vendedor procurado e bem avaliado pelos clientes!

  1. Cadastre os produtos corretamente: crie títulos e descrições detalhadas dos produtos usando palavras-chave estratégicas, fotos em boa resolução e vídeos. 
  2. Ofereça cupons: os descontos são um atrativo para a compra, logo, inclua nos seus produtos e dê esse bônus em momentos estratégicos (ex: poucos itens no estoque).
  3. Invista em anúncios: a Shopee permite criar anúncios para destacar produtos na busca, então, vale a pena investir em certas mercadorias e campanhas específicas. 
  4. Responda dúvidas com agilidade: fique atento às mensagens da plataforma para não deixar potenciais clientes no vácuo, pois eles podem ir direto para a concorrência.  
  5. Organize-se para despachar pedidos rapidamente: a atenção na plataforma também ajuda a despachar as compras com agilidade, tão logo o pagamento seja confirmado, contribuindo para a satisfação e o feedback positivo dos clientes.

Descomplique suas vendas com o Bling

Gostou das ideias do que vender na Shopee? Se você pretende vender em vários marketplaces ao mesmo tempo, precisa de um sistema de gestão como o Bling para facilitar sua gestão de vendas.

No Bling, você pode integrar todos os marketplaces nos quais você vende, gerenciando os pedidos, o estoque e a emissão de notas de um lugar só.

Faça seu teste gratuito do Bling e confira, na prática, como o sistema pode te ajudar a administrar seu negócio com mais eficiência!