Aprender sobre patrimônio líquido é parte importante do seu crescimento como proprietário e gestor de uma empresa. Isso porque a compreensão desse e de outros termos vai te ajudar a administrar a sua empresa de forma segura e consistente.
Todos nós sabemos das dificuldades de iniciar ou manter uma empresa, mas, muitas vezes, parte desses desafios esbarra na falta de conhecimentos importantes sobre a gestão empresarial.
A boa notícia é que o fato de você estar aqui, procurando informações sobre patrimônio líquido já demonstra que está comprometido em dar o seu melhor para a sua empresa, e isso é o que diferencia um empreendedor de sucesso de alguém que apenas conta com a sorte.
E é, justamente, para ajudar empreendedores como você que criamos este conteúdo sobre patrimônio líquido. Veremos aqui tudo o que você precisa saber sobre o assunto, e vamos responder às principais perguntas sobre o assunto, entre elas:
- O que é patrimônio líquido?
- Como calcular o patrimônio líquido?
- O que compõe o patrimônio líquido?
- Existe diferença entre patrimônio líquido e patrimônio?
O que você verá no artigo:
O que é patrimônio líquido?
Patrimônio líquido é o resultado do valor total dos ativos da empresa menos o valor total de seus passivos. Ou seja, é o patrimônio que um negócio possui após deduzir todas as suas obrigações financeiras e dívidas. Isso permite que você conheça o real tamanho da riqueza de uma organização.
Não sabe o que são ativos e passivos? Encontre a resposta agora!
O que são os ativos de uma empresa?
Os ativos são todos os recursos que uma empresa possui que tenham algum valor econômico, sendo eles físicos ou intangíveis, por exemplo:
- dinheiro em caixa;
- imóveis;
- carros;
- produtos em estoque;
- marcas registradas;
- patentes;
- móveis, entre vários outros.
Ou seja, os ativos são todos os bens que uma empresa pode transformar em dinheiro. Por exemplo, o estoque de mercadorias pode ser vendido e gerar capital para a organização.
O mesmo pode acontecer quando a empresa possui um veículo e o vende, afinal, o capital gerado pela transação vai para o caixa da empresa, contribuindo para a gestão do negócio e pagamento de suas obrigações financeiras.
O que são os passivos de uma empresa?
Os passivos representam todas as obrigações financeiras com as quais uma empresa precisa arcar em algum momento no futuro. Isso inclui obrigações, como:
- despesas;
- empréstimos;
- dívidas;
- salários;
- impostos, entre outros.
Diante disso, podemos dizer que:
- os ativos compõem tudo aquilo que a empresa tem de valor;
- os passivos incluem todos os custos;
- o patrimônio líquido demonstra o resultado da diferença entre eles.
Leia também: Gestão contábil fácil com sistema de gestão online: como fazer?
Como calcular o patrimônio líquido?
Para calcular o patrimônio líquido de uma empresa é preciso somar todos os seus ativos e depois os seus passivos. Com isso, você encontra o total de receita e gastos.. Com esses valores em mãos, o próximo passo é subtrair o total de passivos pelo total de ativos e encontrar o patrimônio líquido.
Ao encontrar o patrimônio líquido de um negócio, você descobre o valor líquido pertencente à empresa e a seus proprietários que, conforme a Lei 6404/76, pode ser composto por:
- capital social;
- reservas de lucros;
- ajustes de avaliação patrimonial
- ações.
Existe diferença entre patrimônio líquido e patrimônio?
Sim! O patrimônio diz respeito ao conjunto de bens, valores e direitos de uma empresa. Já o patrimônio líquido representa todo esse montante descontado as obrigações financeiras, como salários, dívidas e pagamentos em geral.
Aprendendo a lidar com ativos, passivos e patrimônio líquido
Conforme vimos anteriormente, ativos, passivos e patrimônio líquido se referem a indicadores importantes na avaliação financeira de qualquer empresa.
E, agora, que você viu o que é patrimônio líquido, como calcular e os diversos termos que compõem essa conta, pode começar a administrar a parte financeira da sua empresa com mais assertividade.
Tudo isso, entretanto, fica muito mais fácil se você der um passo importante para seu negócio e incluir a tecnologia em seu dia a dia, com ferramentas de gestão como o Bling!, que permitem a integração de todas as áreas do negócio, como estoque, finanças, vendas e mais.
Com configurações simples, é possível automatizar uma série de processos em sua empresa, reunir e integrar informações importantes para o controle do patrimônio líquido e acompanhamento de outros indicadores.
Tudo isso permite que pequenos empreendedores, mesmo MEIs, possam utilizar seu tempo de maneira mais inteligente, focando no crescimento do negócio e não em atividades operacionais que podem ser executadas por ferramentas especializadas.
Isso sem contar que ao aumentar a eficiência da gestão, você amplia também suas oportunidades, analisa resultados e toma as decisões certas para o seu negócio.
Ferramenta para gestão de patrimônio líquido e finanças
Para que tudo isso possa ser feito, ao contratar o Bling! você terá acesso a recursos como:
- atualização, apresentação e controle do fluxo de caixa;
- automação de cobranças recorrentes;
- controle de contas a pagar;
- emissão de boletos registrados;
- acompanhamento de resultados com balancete gerencial e mais.
Conheça mais sobre o nosso módulo de finanças e entenda tudo o que ele pode fazer por você, assistindo ao vídeo abaixo.
Para ter acesso a tudo isso, com preço que cabe no seu fluxo de caixa, acesse o site do Bling! e conheça o sistema completo, que reúne tudo o que você precisa para a gestão do seu negócio em um só lugar. Se ainda tiver alguma dúvida, faça nosso teste gratuito e entenda tudo o que você poderá fazer com a ferramenta.