O empréstimo de capital de giro para MEI pode ser o impulso que muitos empreendedores individuais precisam para tirar a empresa do sufoco financeiro ou permitir investimentos na busca por crescimento no mercado.

Isso acontece porque em um cenário altamente competitivo e com os altos e baixos da economia, muitos profissionais se encontram em uma posição em que um aporte financeiro externo é a solução para darem continuidade às operações ou mesmo alçar maiores voos, a partir de investimentos certeiros. 

Você pode até pensar que nem todos os profissionais que trabalham como MEI precisam de capital de giro, mas a verdade é que mesmo aqueles que trabalham prestando serviços, e têm gastos reduzidos, podem sim precisar desse valor para manter o fluxo de caixa saudável.

Afinal, mesmo que você não pague por matéria-prima, como empresas que comercializam produtos, outros gastos precisam ser considerados, como internet, luz, salário de um possível colaborador, aluguel da sala de trabalho, sua própria remuneração e mais. 

Então, como conseguir capital de giro para MEI?

Esse é um dos assuntos que vamos abordar ao longo deste artigo. Além de tratar de vários outros pontos relacionados aos empréstimos para microempreendedores individuais.

O que é capital de giro?

Capital de giro é o nome dado aos recursos que a empresa possui e precisa para manter o seu funcionamento. Ou seja, é o valor que ela precisa para continuar exercendo suas atividades, arrancando com custos essenciais, como salários, matérias-primas e aluguel. 

Em outras palavras, o capital de giro é um valor que assegura que a organização possa continuar em atividade mesmo quando houver imprevistos.

Isso indica que é importante que você tenha uma margem financeira reservada para que a saúde de sua empresa não seja afetada em casos como queda de faturamento, por exemplo.

Leia também: Quais indicadores financeiros realmente importam pro meu varejo?

MEI precisa de capital de giro?

Sim! Independente da atividade profissional que você exerce como MEI, você também possui seus custos básicos para continuar exercendo sua profissão e oferecendo valor aos compradores.  

Portanto, é importante que você também faça um levantamento sobre os gastos da organização que são indispensáveis. Ao fazer isso, você terá o valor do capital de giro preciso para operar.

Para deixar esses conceitos mais claros, vamos usar o exemplo de um fotógrafo. 

Para realizar seu trabalho ele precisa basicamente de alimentação, de equipamentos e transporte até o local em que o serviço será prestado, correto?

Tudo isso tem um custo. Imagine que o fotógrafo não tenha capital suficiente para se deslocar até o endereço em que o serviço será feito. Ele não poderá prestar o serviço, correto? 

Mesmo que o cliente, ao fazer o pagamento do serviço após sua prestação, arque com os custos, caso o profissional não tenha capital suficiente para se deslocar ele não poderá prestar o serviço. 

Isso significa que esse custo deve ser considerado no cálculo do capital de giro. 

Junto a isso, despesas de alimentação, e até mesmo de aluguel de equipamentos reservas, caso algum equipamento dele não funcione, também devem ser adicionados à fórmula.

Em suma, é do capital de giro da empresa que você tira dinheiro para pagar suas contas básicas de funcionamento e emergências. Não se esqueça delas!

E falando em emergências, como conseguir capital de giro para MEI? É o que vamos lhe mostrar!

Como calcular o capital de giro?

A fórmula é:

 Capital de giro líquido = ativo circulante – passivo circulante 

O ativo circulante são valores disponíveis para a empresa, nem sempre no caixa, mas em outras fontes como:

  • aplicações financeiras;
  • caixa;
  • bancos;
  • contas a receber, e mais.

O passivo circulante, resumidamente, são os valores que vão sair do caixa como:

  • contas a pagar;
  • fornecedores;
  • empréstimos.

Leia também: Como dominar o capital de giro na sua empresa

Como conseguir empréstimo para capital de giro com MEI?

Saber como conseguir capital de giro para MEI é importantíssimo para que você não seja pego desprevenido e saiba identificar quando precisa pegar um empréstimo para cobrir as suas necessidades básicas. 

Mesmo que você não precise de dinheiro agora, é importante que saiba as opções de empréstimo capital de giro para MEI que estão disponíveis:

  • linhas de crédito para MEI;
  • empréstimos com garantia;
  • adiantamento de recebíveis.

Vamos falar rapidamente sobre elas.

Linhas de crédito para MEI

Diversos bancos disponibilizam linhas de crédito com recursos do próprio BNDES. 

São linhas de crédito especiais para microempreendedores com taxas vantajosas que não podem passar de 4% ao mês, já considerando todos os encargos.

Portanto, você poderá negociar com o banco de sua escolha a taxa de juros e a taxa de abertura de crédito, que também possui um valor limite, não podendo exceder 3% sobre o valor financiado.

Alguns bancos que oferecem essa linha de crédito específica para MEI:

  • Banco do Brasil;
  • Bradesco;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Itaú;
  • Santander.

Empréstimos com garantia

Os empréstimos com garantia são aqueles que você usa algum bem como forma de garantia para o pagamento. 

Este bem pode ser um maquinário de sua empresa, um carro ou até mesmo um imóvel.

Esta é uma modalidade que reduz o risco dos bancos, portanto, eles conseguem oferecer taxas bem menores que em um empréstimo tradicional.

Adiantamento de recebíveis

O adiantamento de recebíveis são aqueles em que você consegue adiantar valores que só iria receber no futuro. 

Por exemplo: você tem diversas vendas no cartão de crédito, mas a sua operadora só libera os valores 24 dias após a venda. Porém, ela te oferece a chance de ter esse valor antecipadamente caso você aceite pagar uma taxa maior pela operação.

Nesse exemplo você tem a opção de adiantar valores a receber para recompor o seu caixa e arcar com as despesas necessárias. 

Gestão financeira para ter segurança no empréstimo para capital de giro

Os empréstimos são importantes aliados das empresas, especialmente, de negócios como MEI, que possuem pouca flexibilidade financeira própria. 

Entretanto, ao solicitar um empréstimo de capital de giro, você paga taxas e juros, o que pode prejudicar a sua margem de lucro e afetar o seu fluxo de caixa. 

Isso significa que perde um percentual de dinheiro que poderia estar entrando no seu bolso! 

Logo, melhorar o capital de giro e evitar as solicitações de empréstimo para pagar contas do dia a dia é um cuidado que você deve ter, para que essa não seja uma necessidade constante. 

Nesse sentido, é indispensável fazer a gestão financeira do negócio com responsabilidade, acompanhando cada entrada e saída, cada venda e garantindo uma precificação que te ajude a lucrar.  

Talvez, como MEI, você ache muito difícil fazer esse controle, mas a verdade é que com o Bling! você tem acesso a um sistema completo de gestão, fácil de usar e por um preço justo.

Com uma única ferramenta você tem acesso a múltiplos recursos e funcionalidades para gerir o seu negócio como MEI. Acesse o nosso site e conheça mais sobre o que podemos fazer para manter sua saúde financeira em dia.