Antes de fazer uma compra, as pessoas buscam inspirações e pesquisam preços e marcas que vendem o produto ou serviço desejado. O Pinterest é um app que reúne essas informações em um feed cheio de ideias, que ganham mais alcance com o Pinterest Ads.
Se você tem um e-commerce, anunciar no aplicativo é uma ótima estratégia para aumentar o reconhecimento, a consideração, as conversões e as vendas on-line e físicas da sua marca.
O foco dos usuários do Pìnrest é encontrar a descoberta. Ou seja, as pessoas abrem o app em busca de referências para combinar uma peça de roupa, acessórios, estilos de decoração, inspiração de maquiagem e receitas.
A resposta aos anúncios é positiva. Segundo dados da própria plataforma, a eficiência no custo por conversão é 2,3 vezes maior, e o retorno do investimento para marcas de varejo é duas vezes maior em comparação ao de outras redes sociais.
Ficou animado para testar? Continue no artigo e entenda tudo o que precisa saber sobre os anúncios do Pinterest Ads, desde o funcionamento da plataforma, formatos e especificações de anúncios, custos até dicas de boas práticas para obter ótimos resultados.
Boa leitura!
O que você verá no artigo:
Como funciona o Pinterest Ads?
O Pinterest Ads funciona como uma plataforma de anúncios para usuários de contas Business divulgarem os produtos e conteúdos relacionados a sua marca por meio de diferentes formatos, como pins promovidos e de vídeo, integrando os anúncios à experiência de navegação.
Com isso, o objetivo da plataforma é facilitar a descoberta visual. Afinal, a premissa do Pinterest é o compartilhamento de referências e ideias por meio de fotos e vídeos, chamados de “pins”.
Dessa forma, os empreendedores podem explorar a plataforma, criando pastas para as categorias do catálogo de produtos com link direto para loja virtual, fazer tutoriais e dar dicas de uso para promover as vendas.
Então, após criar a conta no Pinterest, você precisa convertê-la em uma conta Business para ter acesso ao painel de ferramentas de criação de anúncios e aos dados do Analytics para acompanhar o desempenho dos conteúdos.
No gerenciador de anúncios, você cria e edita campanhas, assim como segmenta seu público e objetivos. O sistema funciona tanto pelo aplicativo para dispositivos móveis quanto pelo navegador.
Os anunciantes ainda têm acesso aos Pinterest Business Partners, empresas que
ajudam a melhorar os anúncios e a medir os resultados, como Bluecore, Canva, Hootsuite e Nielsen.
Leia também >>> O que é SMO e como utilizar essa estratégia no seu negócio?
Quanto custa Pinterest Ads?
O Pinterest Ads segue um sistema de leilão, como outras redes sociais, então os anúncios não têm um preço definido. Ao montar um anúncio, você define o preço máximo que deseja pagar por uma meta de campanha específica (engajamento, cliques para seu site ou impressões).
Ao criar um anúncio no Pinterest, é possível escolher entre duas opções: orçamento vitalício ou diário.
O orçamento vitalício exibe o anúncio ininterruptamente até que o limite monetário seja atingido e, em seguida, desativa a campanha.
A opção de orçamento diário exibe o anúncio todos os dias até o limite de gastos. Ou seja, é uma campanha contínua, executada até ser finalizada manualmente ou quando chega a data final especificada no momento da criação do anúncio.
Então, a melhor estratégia é ter um orçamento de marketing para investir no mês em cada rede social. Assim, você distribui os montantes, conforme o retorno gerado pelos anúncios em cada plataforma.
Sempre que começar a investir em uma nova rede, como pode ser o caso do Pinterest Ads, seja cauteloso, acompanhe e avalie os resultados para explorar a ferramenta e decidir se vale a pena aumentar o investimento.
Quais são os formatos do Pinterest Ads?
Você pode escolher entre vários tipos diferentes de formatos do Pinterest Ads com base em como e onde deseja que seus anúncios apareçam. Confira quais são:
Padrão
O pin padrão é o formato mais simples de anúncio para veicular no Pinterest porque utiliza uma postagem (foto ou vídeo) existente para impulsionar ou fazer uma promoção. A propaganda aparece no feed inicial dos usuários.
Porém, o detalhe que diferencia os pins padrão dos pins orgânicos é uma etiqueta pequena escrito “Patrocinado”, que fica abaixo da imagem. Ao clicar na imagem, o usuário é direcionado para o URL da página específica para o anúncio.
O formato é simples, mas muito eficaz, e você pode criar uma propaganda padrão com qualquer objetivo de campanha.
Vídeo
Um pin em formato de vídeo é mais dinâmico e criativo, por isso, atrai mais o olhar do usuário no feed do que uma imagem estática. Quando utilizados em campanhas de “visualizações de vídeo”, também recebem a etiqueta de “Patrocinado”.
Os vídeos curtos, publicados em outras redes sociais do seu negócio, podem ser impulsionados no Pinterest Ads para divulgar um produto específico, uma categoria de produtos ou o e-commerce todo.
Carrossel
O formato de pin em carrossel contém um grupo de imagens que os usuários podem passar com o dedo para visualizar no celular ou no computador. O que indica o carrossel são os pequenos pontos brancos na parte debaixo da imagem
Um carrossel do Pinterest Ads pode ter de duas a cinco imagens e são ótimos para mostrar diferentes ângulos ou usos do mesmo produto, acessórios ou categorias relacionadas.
Shopping
O Pinterest permite que o usuário configure seu catálogo de produtos dentro da plataforma. Com isso, é possível criar anúncios no formato Shopping, selecionando o item para divulgação no momento.
Muitas plataformas, como o Shopify e WordPress, oferecem integração direta com o Pinterest para facilitar a importação dos dados.
Para usar o formato, escolha a opção ‘Vendas por catálogo’ como objetivo do anúncio no momento da criação da campanha. A vantagem é que os dados do produto aparecem completos para o usuário, o que aumenta as chances de ganhar cliques para a loja virtual
O Pinterest Ads ainda usa os dados do seu produto, bem como do seu setor de vendas, para direcionar automaticamente os anúncios de Shopping para o público mais interessado.
Coleções
O formato coleção é um pin de compra híbrido que combina foto e vídeos, e pode ser usado para promover vários produtos ao mesmo tempo.
No feed, os anúncios de coleção aparecem com um vídeo ou imagem grande em destaque e três imagens de apoio. Quando o usuário toca na tela, o anunciante pode mostrar até 24 imagens complementares na página de detalhes do anúncio.
Esse formato é perfeito para e-commerces, principalmente dos segmentos de moda, decoração e beleza. No entanto, com uma estratégia criativa certa, qualquer empresa pode se beneficiar.
Outro detalhe é que você pode permitir que o Pinterest Ads crie anúncios de coleção automaticamente, escolhendo os produtos existentes no seu catálogo.
Leia também >>> Dicas para criar anúncios de vendas e destacar na internet.
Como anunciar no Pinterest Ads?
Agora que você conhece melhor a plataforma, confira o passo a passo como anunciar e aumentar o alcance, o tráfego e as vendas com a ajuda da plataforma.
1. Abra o gerenciador de anúncios
Apenas os usuários que usam o perfil comercial tem acesso ao gerenciador de anúncios. Então, converta seu perfil para conta Business primeiro e, depois, faça o login para ter acesso à área de criação de campanhas.
No primeiro acesso ao gerenciador de anúncios, você seleciona seu país. Isso define a moeda de cobrança da conta, e não será possível alterá-la futuramente. Então, fique atento e escolha o real para facilitar o gerenciamento.
Em seguida, clique no menu Business hub no canto superior esquerdo para acessar mais opções. Em ‘Anúncios’, selecione ‘Criar campanha’ para começar.
2. Escolha o modo de criação da campanha
Existem dois modos de criação de campanha no Pinterest Ads: automatizado e manual.
Nas campanhas manuais, todos os detalhes devem ser personalizados, como objetivo, segmentação e lances. Ou seja, é uma opção mais complexa, mas as etapas são claras e fáceis de executar.
As campanhas automatizadas usam as práticas recomendadas pelo Pinterest como guia no processo de criação dos anúncios. É uma boa opção para quem está começando, pois simplifica o modo manual.
3. Defina o objetivo
Toda campanha precisa ter um objetivo, portanto, escolha a opção desejada, conforme o modo de criação.
As campanhas automatizadas oferecem dois objetivos principais: conversão e consideração. Nas campanhas manuais, existem mais opções, como:
- conscientização da marca;
- visualizações de vídeo;
- conclusão do vídeo;
- consideração;
- conversões;
- vendas de catálogo.
Observação: para fazer uma campanha de conversão, você precisa ter a tag do Pinterest que rastreia as conversões configurada em seu site. O sistema guia o processo de configuração passo a passo. Assim, você faz sozinho em poucos cliques.
4. Selecione ou crie um pin
A próxima etapa da criação de um anúncio é selecionar ou criar o pin que deseja usar na campanha.
Você pode escolher entre os pins já publicados no perfil para economizar tempo ou criar um novo. Caso queira fazer um anúncio usando o formato coleção, por exemplo, precisa escolher a opção de criar um pin do zero para montar uma campanha personalizada.
5. Faça a segmentação de público
A segmentação do público-alvo é um detalhe essencial das campanhas no Pinterest Ads, afinal, o objetivo é chegar às pessoas certas.
Nas campanhas automatizadas, o próprio Pinterest sugere a segmentação baseado no perfil que a plataforma acha que se beneficiará com seu anúncio. Para definir todos os detalhes do perfil de público, escolha o modo de criação manual.
Nesta etapa é importante segmentar pensando nas restrições do produto. Por exemplo, se estiver divulgando bebidas alcoólicas, o público precisa ser maior de idade. Se você não entrega em determinada região ou estado, exclua o item da segmentação.
6. Determine o orçamento e duração do anúncio
Nas campanhas automatizadas, o sistema traz sugestões de orçamento, mas você pode definir o orçamento diário, caso prefira colocar um valor diferente. No processo manual, o anunciante coloca o limite de gasto por dia.
Em seguida, você coloca a duração do seu anúncio. As opções automatizadas são: veiculação contínua, 10 dias ou 30 dias. Porém, você pode configurar a duração tanto no modo automático, se não gostar das sugestões, quanto no manual.
7. Coloque a campanha no ar
Revise todos os detalhes do anúncio para garantir que a segmentação, orçamento, duração e imagem estejam corretos.
Assim, caso tenha algo errado, você pode editar. Se estiver tudo certo, basta clicar em publicar para colocar sua campanha no ar.
8. Monitore sua campanha
A criação do anúncio terminou, mas isso não significa esquecê-lo no Pinterest Ads até ele acabar. É fundamental monitorar o desempenho da campanha pelo Gerenciador de Anúncios para atingir o público certo.
Se necessário, altere as configurações para não desperdiçar dinheiro. Dessa forma, no final, você pode avaliar o anúncio e verificar se atingiu o público, o alcance e/ou o volume de vendas desejado conforme o objetivo de campanha.
Dicas de boas práticas para montar anúncios
Quer aproveitar ao máximo seus anúncios no Pinterest Ads? Confira algumas dicas de boas práticas para criar seu anúncio e desenvolver melhor as campanhas.
Faça testes com campanhas automatizadas e manuais
A melhor forma de encontrar o modo de criação ideal para suas campanhas é testando. As campanhas automatizadas ficam prontas em até três minutos. As manuais levam mais tempo, mas são totalmente personalizadas.
Por isso, teste ambas as opções. Se as campanhas manuais gerarem mais resultados, então é claro que o tempo dedicado à criação valerá a pena. Porém, se os resultados forem os mesmos ou se as campanhas automatizadas tiverem melhor desempenho, não perca tempo.
Use apenas imagens na vertical
Se você observar o Pinterest, a interface do aplicativo prioriza as imagens na vertical. Então, se o seu anúncio for uma imagem na horizontal, ele provavelmente vai passar batido pelo feed dos usuários.
Para garantir que seu anúncio se destaque entre os outros resultados, crie imagens verticais. Para um pin padrão, a proporção é de 2:3 ou cerca de 1.000 x 1.500 pixels. O sistema indica as medidas conforme o formato selecionado para o anunciante não errar.
Coloque a URL certa no anúncio
Tudo que você não quer com seu anúncio no Pinterest Ads é enviar o usuário para a página errada ou direto para um link com erro 404. Então, defina antecipadamente a URL do anúncio e confira se colocou o endereço certo antes de publicar a campanha.
Além disso, o link deve enviar os visitantes para a página que continua a jornada que eles começaram ao visualizar o anúncio.
Por exemplo, se a propaganda mostra uma sandália específica, certifique-se de que a URL leve à página do produto, em vez da página inicial do seu site ou da coleção completa. Esse cuidado será determinante para a decisão de compra do usuário.
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