O planejamento de e-commerce é uma etapa essencial para a construção de um negócio lucrativo a longo prazo. Mas, apesar de sua relevância, muitos empreendedores sentem dificuldade na hora de criar um que seja realmente eficiente.
Como o próprio nome já indica, o planejamento de e-commerce diz respeito a uma série de iniciativas que devem estar devidamente mapeadas para que uma empresa alcance seus objetivos. Um bom planejamento servirá como um guia para que você não só tire a sua empresa do papel, como a estruture da forma certa para faturar todos os dias.
Quer saber como fazer um planejamento de e-commerce? É isso que vou te mostrar ao longo dos próximos tópicos. Acompanhe!
O que você verá no artigo:
O que é planejamento e-commerce?
O planejamento de e-commerce é um conjunto de diretrizes desenvolvidas para orientar uma empresa em sua tomada de decisões. É uma etapa crucial para a construção de um e-commerce lucrativo e pode ser elaborado com foco em resultados a curto e a longo prazo.
Para que ele funcione corretamente, é preciso levar em conta os recursos disponíveis, os objetivos a serem alcançados, etc. E, apesar de definir diversas ações a serem realizadas, esse documento também precisa considerar as variáveis da empresa que podem ser ajustadas ao longo do tempo.
Sendo assim, é possível dizer que o planejamento de e-commerce é a base que vai estruturar todo o negócio. Desta forma, o empreendedor deve desenvolvê-lo com atenção máxima para evitar falhas e gargalos que possam comprometer o crescimento da empresa.
Por que fazer um planejamento de e-commerce?
Além de ter a função clara de organizar todo o empreendimento, o planejamento de e-commerce também funciona como guia que vai nortear todas as ações que deverão ser implementadas. Portanto, ajuda o empresário a concentrar em um só lugar todos os pontos necessários para o desenvolvimento da empresa.
Fora isso, outras razões básicas para se criar um planejamento de e-commerce são as seguintes:
- Reduz riscos e gastos desnecessários por falta de organização;
- Deixa clara a estrutura de todo o negócio;
- Fornece uma ampla visão sobre a empresa;
- Ajuda a transformar as ideias em ações;
- Promove a integração da empresa;
- Gera vantagem competitiva.
Basicamente, com um bom planejamento, você conseguirá mapear os pontos positivos e os possíveis desafios do seu negócio – e se preparar para eles.
Quais erros devem ser evitados no planejamento de e-commerce?
Antes de entender como fazer um planejamento de e-commerce, quero te apresentar alguns dos erros mais comuns que os empreendedores cometem durante esse processo.
Esses equívocos não devem ser subestimados. Ao longo de meus anos de experiência como consultora de e-commerce, já vi muitos negócios promissores irem por água abaixo por questões simples como as que vou te mostrar a seguir.
Caso você esteja cometendo algum deles neste momento, não perca tempo e ajuste as suas estratégias o quanto antes, combinado?
Veja:
Focar apenas no produto
O primeiro erro a ser citado é a teimosia de alguns empreendedores em focar apenas no produto a ser vendido. É claro que as mercadorias são cruciais para a loja virtual existir, mas elas não podem ser o seu único ponto de atenção.
Na prática, existem diversos fatores que você deve observar ao criar o seu planejamento de e-commerce. Orçamento disponível, os canais de vendas que serão utilizados, as necessidades dos clientes, etc. E por falar nas dores dos consumidores…
Ignorar as necessidades do seu público
Um erro que pode custar a saúde financeira de uma empresa é não considerar as necessidades do público. Se os clientes são a base de um negócio, por que ignorá-los? Isso não faz o menor sentido.
Partindo do princípio que você vai lançar um produto que tenha uma demanda no mercado, também é necessário que você sempre acompanhe o comportamento dos seus clientes e suas respectivas necessidades.
Isso significa que as dores dos consumidores podem variar um pouco com o tempo, o que faz com que você precise procurar alternativas para sempre manter os seus produtos relevantes e prontos para ajudar as pessoas.
Não investir em marketing digital
As estratégias de marketing são vitais para que você consiga atrair, engajar e converter clientes. Sem elas, você dificilmente vai conseguir atingir o volume de vendas que deseja.
Para deixar essa ideia um pouco mais clara, pense que o funcionamento de um e-commerce não acontece da mesma maneira que o de uma loja física, em que as pessoas passam pelas ruas e encontram o seu negócio. No ambiente digital é preciso fazer uso de estratégias para chamar a atenção dos consumidores para os seus produtos.
E qual é a melhor forma de fazer isso? Investindo em marketing digital. Não cometa o erro de ignorar isso, combinado?
Como fazer um planejamento de e-commerce?
Depois de entender mais sobre planejamento de e-commerce, vou mostrar a seguir como você pode criar um para o seu negócio. Confira:
Defina o produto que irá vender
O primeiro passo – talvez um dos mais importantes – é definir quais produtos você irá vender. Uma boa estratégia é analisar quais são os nichos que estão entre as principais preferências dos consumidores.
Mas não só isso: ao definir os produtos que irá comercializar no seu e-commerce, leve também em consideração os seus gostos e afinidades. Afinal de contas, você irá trabalhar todos os dias com demandas ligadas às mercadorias…
E nada como trabalhar com o que se gosta, não é verdade?
Elabore um diagnóstico
Nesta etapa, o ideal é que você observe quais recursos possui no momento, qual produto irá vender, quem são os seus concorrentes diretos e indiretos, qual o diferencial do seu negócio, quais são os pontos fortes e fracos da sua empresa, etc.
Fazer isso vai te fazer compreender qual a situação atual do seu negócio e o papel dele no mercado, além de permitir que as estratégias de vendas sejam criadas com mais facilidade e eficiência.
Trace a missão, a visão e os valores
Outro ponto que não pode ficar de fora da criação do seu planejamento de e-commerce é a definição da missão, da visão e dos valores da empresa. Isso porque esses fatores interferem diretamente no posicionamento da sua marca e nas suas estratégias de branding.
Vou explicar cada um desses conceitos…
A visão diz respeito aonde a sua empresa quer chegar, quais são os seus objetivos. A missão, por sua vez, é como se fosse a razão de ser de uma empresa, ou seja, o motivo pelo qual ela existe. Os valores, por fim, são os princípios que norteiam o seu negócio, desde a cultura até a forma como ele será estruturado.
Defina metas e objetivos
As metas servem como um norte para a sua empresa chegar onde você deseja. Sem elas, dificilmente você consegue realizar iniciativas e obter resultados que deseja a curto prazo. Já os objetivos são conquistas que causam um impacto mais significativo na empresa e são estabelecidas a médio e longo prazo.
Por exemplo, imagine que o seu objetivo seja aumentar o volume de vendas da sua empresa. Para isso, você deve traçar metas ligadas a estratégias de marketing digital, treinamento do time de vendas, etc.
Para que o seu planejamento de e-commerce fique completo, não tem jeito: é preciso direcionar uma parte do seu tempo para definir as metas e os objetivos. Não esqueça disso!
Defina o seu público-alvo
Para quem você vai vender? Quais são as necessidades desses consumidores? O que eles esperam do seu produto e da sua empresa? Onde eles estão?
Essas são algumas das perguntas que você deve responder para definir o seu público. Quando falo em público, estou me referindo mais precisamente ao conceito de persona. Ela nada mais é do que o perfil do seu cliente ideal.
Sabendo disso, você consegue definir as estratégias de crescimento para a sua empresa de forma mais assertiva, em vez de perder tempo e recursos com ações que não vão atingir quem você precisa.
Um jeito simples de descobrir a sua persona é por meio do preenchimento do Mapa da Empatia, ferramenta gratuita que indicamos sempre para os alunos do Ecommerce na Prática. Aproveite também!
Tenha bons fornecedores
Sem bons fornecedores, dificilmente o seu negócio terá sucesso. Falo isso porque são os fornecedores que vão oferecer as mercadorias (ou matérias-primas, em caso de produção própria) que você irá vender para os clientes.
Por isso, aí vai outra dica: não trabalhe apenas com um fornecedor, mas dois, três, quatro ou mais. A ideia é que você não deixe o produto no seu site faltar caso um deles não possa suprir as suas demandas.
Estabeleça indicadores-chave de sucesso
Os indicadores-chave de desempenho (também chamados de KPIs, ou Key Performance Indicators) são indispensáveis para entender se as ações traçadas estão gerando os resultados esperados.
A definição dos indicadores vai depender dos da área em que você está focando naquele momento. Para as iniciativas de marketing, por exemplo, é possível analisar KPIs como: ROI (retorno sobre o investimento), CPC (Custo por lead), ticket médio, entre outras.
Estipule um orçamento
Apesar de a abertura de um e-commerce custar bem menos para o bolso de um empreendedor do que uma loja física, ainda assim é preciso ter algum orçamento para começar.
Você vai precisar de recursos para comprar os produtos do seu fornecedor (ou matéria-prima, caso seja produção própria), embalagens, arcar com os custos fixos – como água, luz e internet –, etc.
Na verdade, você deve fazer uma projeção dos recursos necessários para cada ação que precisa ser feita para o seu negócio funcionar plenamente.
Crie um plano de ação
Lembra que mencionei nos tópicos anteriores a importância da definição de metas e objetivos? Agora é o momento em que você vai definir as iniciativas que serão colocadas em prática para o seu negócio funcionar.
Esta é uma etapa crucial do planejamento de e-commerce, pois permite que todas as ações fiquem devidamente organizadas. Neste documento, deverá estar escrito as atividades a serem desenvolvidas, quem ficará responsável por cada uma delas, os respectivos prazos, etc.
Uma ferramenta que pode ajudar neste processo é a metodologia 5w2h, que traz 7 perguntas que devem ser respondidas de forma clara e objetiva para que você crie um plano de ação eficiente.
Monitore os resultados
Quando falamos no desenvolvimento de um negócio online, não podemos ignorar a importância do monitoramento dos resultados de cada ação. Afinal de contas, um dos diferenciais do e-commerce em relação ao varejo físico é a ampla capacidade de mensuração de dados.
O que você deve fazer, então, é acompanhar o andamento de cada ação. Isso pode começar a ser feito imediatamente após a implementação da iniciativa. O foco é não perder tempo com algo que não esteja gerando os resultados esperados…
Acompanhe desde o início e, se preciso, faça os ajustes necessários para chegar onde deseja. Saiba que deixar de fazer isso é um grande equívoco…
É verdade que os empreendedores cometem alguns erros ao longo de suas jornadas. Contudo, acredito fortemente que você deve fazer de tudo para evitá-los ou, se possível, contorná-los.
Para isso acontecer o básico que você precisa é ter o conhecimento adequado. E é justamente isso que proponho no curso Ecommerce do Zero!
Neste curso completo, você terá acesso ao passo a passo, validado por mais de 50 mil alunos, para construir seu negócio online de sucesso e começar a vender todos os dias em apenas 3 meses.
O curso Ecommerce do Zero já está disponível na assinatura Ecommerce na Prática!
Para saber mais, clique aqui: