Se você deseja tornar seu negócio mais conhecido para atrair novos clientes e fidelizar os antigos, é essencial investir nas redes sociais para empresas. Afinal, é uma estratégia de marketing digital barata, que permite alcançar mais pessoas que possam se interessar pelos seus produtos ou serviços.

Além dessas vantagens, a ferramenta ajuda a manter uma boa comunicação com os consumidores, aumentar a interação, assim como fortalecer a marca, analisar dados valiosos do público e maximizar as vendas.

Contudo, conquistar todos esses proveitos exige conhecimento específico e dedicação para aplicar na prática. 

Para saber como usar esse canal incrível, listamos as redes sociais para empresas mais usadas no Brasil, dicas de como divulgar e os principais benefícios. 

Aproveite a leitura para aprender a melhorar a visibilidade do seu empreendimento! 

Quais são as redes sociais mais usadas no Brasil?

Cada plataforma digital geralmente serve para um público específico e oferece diferentes conveniências. Existem vários tipos no mercado que você pode usufruir para o seu negócio.

Para te ajudar a conhecer as redes sociais para empresas mais usadas no Brasil, listamos as principais. Veja!

Facebook

O Facebook tem um público diverso que abrange desde jovens até idosos. No entanto, a maior parte dos usuários se concentra nas faixas etárias de 25 a 45 anos. 

Nessa rede social, é possível segmentar os consumidores, ganhar mais presença on-line e se comunicar diretamente com seus clientes. Para isso, você pode divulgar todo tipo de mídia: textos, fotos (estáticas e carrossel) e vídeos (reels e stories).

Para se beneficiar do canal, crie uma página comercial e compartilhe conteúdo relevante e útil para sua audiência. Também é importante interagir com frequência com os usuários por meio de comentários e mensagens privadas. 

Outros recursos importantes para alcançar clientes em potencial são a publicidade paga e a ferramenta de anúncios do Facebook Ads. Ambos ajudam a potencializar os resultados.

Leia também: Catálogo Facebook: o que é e como criar um catálogo

Pinterest

O Pinterest é uma rede social que serve para os usuários postarem materiais visuais. O público majoritário é de mulheres com idade entre 18 e 45 anos. Portanto, é um ótimo meio para promover produtos ou serviços visualmente atrativos, como roupas, alimentos, culinária, artesanato, penteados e artigos para casa e decoração.

A plataforma é útil para empresas que pensam em inspirar e educar clientes com imagens e ideias criativas. Logo, para produzir conteúdo estratégico, monte quadros temáticos com imagens inspiradoras relacionadas ao seu produto ou serviço e à sua marca.

Esse canal também conta com recursos, como publicidade paga, otimização de mecanismos de pesquisa e criação de painéis colaborativos, que ajudam a conquistar mais consumidores. 

Outra estratégia para utilizar é acrescentar botões de compartilhamento com outras redes.

LinkedIn

Formado, na maior parte, por empresas, recrutadores, empreendedores, universitários e profissionais em busca de emprego, o LinkedIn é ideal para fazer relacionamento, divulgar o posicionamento da marca e oportunidades de negócio e oferecer vagas. 

Além disso, é um ambiente on-line para promover produtos e serviços, especialmente para empreendimentos B2B (Business to Business. Em português, empresa para empresa). 

Essa rede permite se conectar com líderes, especialistas e fornecedores para formar parcerias e expandir suas atividades. Também é possível participar de grupos do seu setor de atuação, fortalecer a imagem da marca e compartilhar conteúdos aprofundados para reforçar sua autoridade para o público em um tema específico.

O LinkedIn é uma ferramenta poderosa para gerar mais confiança e credibilidade para a empresa. Portanto, capriche na construção do seu perfil e divulgue suas principais iniciativas. Dessa forma, você atrai clientes para seu estabelecimento.

WhatsApp

O WhatsApp é um aplicativo de mensagens instantâneas de celular que atende a pessoas de todas as idades, seja para uso particular ou negócios.

Essa rede social tem uma versão profissional gratuita, o WhatsApp Business, que facilita a comunicação direta entre empresas e clientes. Veja exemplos: 

  • divulgação de promoções;
  • envio de conteúdos estratégicos por listas de transmissão;
  • programação de respostas automáticas e rápidas para perguntas recorrentes;
  • criação de etiquetas para organizar as conversas.

É importante destacar que o app envia mensagens personalizadas com base nas preferências e no histórico de compras dos consumidores. 

Graças a essa ferramenta, você pode tirar dúvidas, atender a solicitações e aumentar a satisfação dos clientes. Dessa maneira, ainda existe a opção de promover produtos e serviços da sua marca. 

Para agilizar sua rotina e vender mais, existe a possibilidade de usar o Chatbot de vendas do Bling, que transforma suas conversas no WhatsApp, assim como no Instagram e Messenger, em oportunidades de negócios. Tudo de forma automatizada!

Instagram

No Instagram, a maioria do público se concentra em pessoas na faixa etária dos 18 a 49 anos, que vivem em áreas urbanas e gostam de usar a plataforma para passar o tempo e interagir com empresas.

Essa rede social ajuda a fortalecer a presença do negócio no meio digital. Na prática, os usuários tendem a engajar com as marcas e constroem relacionamentos mais fortes.

O canal ainda oferece várias opções de publicidade e anúncios em formato de foto, vídeo e story. Para usufruir dos recursos, crie uma conta empresarial com descrição completa e imagem do perfil profissional.

Após montar sua página, faça conteúdos de qualidade e relevantes para seus seguidores com chamadas atrativas e persuasivas para incentivar a interação.

Por ser uma rede dinâmica, é perfeita para postar assuntos de bastidores do negócio e outros materiais que humanizam. Aproveite para produzir stories, reels, enquetes e lives, são ótimos meios para se conectar com sua audiência. 

Assim, você aumenta a probabilidade de descoberta das publicações, de aparecer na aba “Explorar” e alcançar mais público.

Aproveite para se aprofundar no assunto: Como vender pelo Instagram? Guia completo com 10 estratégias

redes sociais para empresas

TikTok

No TikTok, a maioria dos usuários é jovem, com idades entre 18 e 24 anos. Dessa forma, a plataforma permite criar conteúdos criativos e divertidos para aumentar a chance de visibilidade e o alcance do público mais novo e engajado. 

A rede também tem a versão profissional, o TikTok for Business, que ajuda pequenas e médias empresas a se conectarem com os consumidores por meio de recursos simples, inovadores e de desempenho, como o TikTok Ads Manager.

Essa ferramenta contribui para desenvolver e publicar anúncios e campanhas segmentadas e autênticas com um orçamento flexível, já que possibilita aos empreendedores ajustarem seus gastos com as propagandas a qualquer momento.

Também existe a oportunidade de desenvolver publicações com diferentes formatos, como tutoriais, dicas, histórias e vídeos curtos, entre 15 e 30 segundos, para ter um melhor desempenho.

Por fim, você pode fechar parcerias com influenciadores da sua cidade ou região que se identifiquem com sua marca para promover os produtos ou serviços e impulsionar as vendas.

Uma forma de economizar com essa ação de marketing de influência é fazer permuta, ou seja, trocar o que a sua empresa vende pela mão de obra do profissional.

YouTube

O YouTube é uma plataforma de audiovisual com um público variado, que engloba desde crianças até adultos de diferentes faixas etárias, interesses e lugares. 

No entanto, geralmente quem acessa esse portal busca diversão, aprender sobre um assunto e acompanhar influenciadores. Portanto, o canal é ideal para os negócios se engajarem com os clientes.

A ferramenta oferece diferentes alternativas para criar conteúdos: vídeos educacionais, tutoriais, vlogs e entrevistas relacionadas à sua área de atuação. A escolha dos formatos depende do objetivo de comunicação do negócio. Veja exemplos: fortalecimento da marca, geração de leads e aumento das taxas de conversão. 

Outras estratégias que ajudam a ter sucesso são: montar um canal, produzir conteúdo envolvente para atrair seu público, inserir títulos atrativos, fazer descrições estratégicas, otimizar tags de forma adequada e avaliar os resultados.

X

O perfil dos usuários do X (ex-Twitter) inclui pessoas de todas as idades (a partir de 13 anos), gêneros e interesses. Dessa forma, uma das principais vantagens que oferece para as empresas é a capacidade de alcançar um público amplo e variado. Além disso, existem diferentes opções de publicidade que permitem atingir sua clientela com mais eficiência.

Desenvolvido para divulgar mensagens curtas e com apelo mais informal, é um canal para as marcas fortalecerem sua presença no meio digital, ao divulgarem conteúdos que incentivem a interação e o compartilhamento, como vídeos, imagens e GIFs, e se engajarem com os seguidores.

Os empreendedores que apostam em uma comunicação mais leve na plataforma podem aumentar as chances de se aproximar do seu público e gerar conexão com o humor. No entanto, é importante avaliar se a estratégia faz sentido para seu negócio.

A rede social possibilita que os empreendedores compartilhem atualizações rápidas, participem de conversas com os consumidores, forneçam suporte aos clientes em tempo real, monitorem a reputação e se envolvam com influenciadores do setor. 

Google Maps

O perfil do público do Google Maps, antigo Google Meu Negócio, é bastante diversificado: consumidores em busca de produtos ou serviços locais, turistas que procuram informações sobre uma região e empresários interessados em melhorar a presença on-line. 

É uma ferramenta gratuita para as empresas gerenciarem seus dados no Google. Isto é, a plataforma auxilia os usuários com uma lista de empreendimentos a partir das indicações da página de pesquisa do buscador.

Para entender melhor, veja o exemplo. Imagine que você tenha uma loja de lingerie onde mora. Quando o público pesquisar na internet por “lingerie em tal cidade”, seu estabelecimento pode aparecer para o consumidor no meio de outros comércios.

É importante mencionar que a relação de negócios tem base em localização, horário de funcionamento ou classificação. Portanto, coloque seu endereço, período que funciona, número de telefone, website e foto.

Também existe a possibilidade de responder às mensagens e chamadas dos clientes, assim como gerenciar suas avaliações para construir uma reputação positiva. Além disso, é possível descobrir a quantidade de visualizações, cliques e dados demográficos dos visitantes por meio de relatórios de desempenho.

Como divulgar sua empresa nas redes sociais? 6 dicas!

Agora que você conhece as principais redes sociais para empresas, chegou a hora de saber o que fazer para seu negócio ter um bom posicionamento nesses canais digitais.

Listamos 6 dicas de como divulgar sua empresa nas redes sociais. Veja!

1. Conheça seu público-alvo 

Em marketing, o público-alvo é o termo que descreve o grupo de pessoas com mais probabilidade de se interessar e comprar determinado produto ou serviço. Esses clientes em potencial apresentam características parecidas, como idade, região onde moram, gostos, profissão e passatempos.

Ao descobrir o público da sua empresa, fica mais fácil encontrar a rede social adequada para atingir os objetivos do negócio. 

Afinal, somente com a identificação das dores e necessidades da clientela, você conseguirá produzir conteúdos que atraiam e despertem o interesse pelo seu produto ou serviço.

Leia o próximo tópico para pesquisar sobre seus consumidores.

2. Faça pesquisa de mercado

Para descobrir o perfil do seu público-alvo, faça uma pesquisa de mercado com seus fregueses, a rede de relacionamento que se identifica com seu produto ou serviço e até indicações de amigos. 

É importante avaliar a maior quantidade de dados que puder:

  • faixa etária;
  • gênero;
  • local em que vivem;
  • profissão;
  • escolaridade;
  • desafios pessoais e profissionais;
  • comportamento de consumo;
  • redes sociais que usam para se informar;
  • como sua empresa pode resolver seus problemas.

Após definir as perguntas, elabore um formulário na ferramenta gratuita Google Forms e divulgue para sua rede de relacionamento e grupos nos canais digitais.

Assim que coletar as respostas, analise cada uma para traçar o perfil dos compradores e, assim, adotar ações para atender às suas demandas.

Aproveite para ler: Público-alvo: passo a passo para identificar seu cliente ideal 

3. Verifique a qualidade dos seus conteúdos

As redes sociais são ambientes on-line visuais que exigem publicações de qualidade para chamar a atenção das pessoas e conquistar engajamento. 

Portanto, é essencial investir em diferentes formatos, como vídeos, reels, stories, fotos e infográficos. Para isso, pesquise sobre cada tipo e use a favor da sua marca. 

Para produzir bons conteúdos, não há necessidade de comprar máquinas fotográficas modernas e caras. Ter um celular com uma boa resolução de câmera certamente atenderá às suas necessidades.

Também é importante publicar textos claros, objetivos e relevantes sobre uma temática sobre a qual tenha conhecimento aprofundado e que se relacione com seus produtos ou serviços. 

Lembre-se: a qualidade dos materiais impacta o desempenho das redes sociais para empresas.

4. Preste atenção nas tendências

Fazer publicações com temas que são tendência nos meios digitais ajuda a atrair visitantes. Existem diferentes maneiras de pesquisar assuntos na moda:

  • seções das páginas iniciais das plataformas;
  • hashtags nas redes relacionadas ao seu negócio;
  • tópicos mais populares do Google Trends;
  • datas sazonais ligadas ao seu empreendimento;
  • conteúdos mais populares nas redes. Use ferramentas, como Hootsuite e BuzzSumo para monitorar;
  • publicações de concorrentes;
  • grupos de redes sociais.

5. Use a criatividade

Ser criativo ajuda a se destacar da concorrência. Para isso, coloque o tópico anterior em prática e procure por temas em alta que se relacionem com o seu negócio. Porém, na hora de produzir o conteúdo, faça uma abordagem diferenciada nas suas páginas. 

A criatividade também deve aparecer nas cores das publicações, na estética das imagens e nos vídeos. Para economizar, existem ferramentas, como o Canva, que ajudam a desenvolver materiais de qualidade. É fácil e intuitivo de usar!

Não se esqueça de caprichar no texto! Aqui vão algumas dicas:

redes sociais para empresas

6. Faça um planejamento

Para fazer uma boa comunicação nas redes sociais para empresas, trace os objetivos e as metas do seu negócio e faça um planejamento. 

Na prática, entenda as necessidades e os desejos do seu público-alvo e o que você quer obter com o uso dessas plataformas, como aumentar o reconhecimento da marca, gerar leads ou aumentar as vendas. Só assim, saberá se o canal terá ou não um bom desempenho.

Não se esqueça de acompanhar os resultados em médio e longo prazos, isto é, de conferir se houve crescimento no número de seguidores e vendas, por exemplo. Se precisar, ajuste seu plano de ação. Ter um planejamento facilita a produção de conteúdos estratégicos.

Conheça os benefícios das redes sociais para empresas

Investir em plataformas digitais traz vantagens para os negócios, independentemente do segmento de atuação.

Para entender a importância de utilizar esse canal para comunicar o seu empreendimento, reunimos os principais benefícios das redes sociais para empresas. Veja!

Aumentar as chances de apresentar a marca

As redes são poderosas ferramentas que conectam empresas com seus potenciais clientes e ajudam a aumentar a visibilidade.

Com uma comunicação estratégica e o uso do canal adequado, os empreendedores transmitem informações relevantes relacionadas à marca, aos produtos ou serviços. A ideia é criar conteúdos úteis, informativos e cativantes; incentivar o engajamento do público e motivá-lo a conhecer a solução que seu negócio oferece.

Além dos diferentes formatos que o meio apresenta, também disponibiliza recursos, como anúncios pagos, para direcionar os consumidores certos para suas páginas. 

Portanto, aproveite o melhor de cada canal e crie oportunidades para interagir com seus seguidores.

Potencializar o posicionamento orgânico

Apesar de as redes sociais não terem impacto direto no posicionamento orgânico de um site, influenciam indiretamente. Quando uma empresa promove conteúdo de qualidade e obtém compartilhamentos, curtidas e comentários, muitas vezes, gera mais tráfego para o portal.

Além disso, a plataforma ajuda a construir a autoridade do site, o que leva à geração de mais links e menções de outras páginas web. Dessa maneira, melhora o posicionamento orgânico nos mecanismos de busca. 

Então, mesmo que as redes não usem as práticas de SEO (Search Engine Optimization. Em português, otimização de mecanismos de pesquisa), há interferência.

Embora muitos empreendedores não tenham condições financeiras para contratar profissionais para criar seu website, especialmente quem está no início do negócio, ter a própria plataforma ajuda a vender produtos e serviços de forma on-line. 

Portanto, se você deseja ter seu site, mas não pode investir em um especialista, existe a opção de montar o seu de forma mais econômica. Aproveite para ler o nosso artigo e aprender: Como criar um site gratuito? Guia para aprender do zero! 

Divulgar os conteúdos

As redes sociais para empresas são uma alternativa simples e barata para divulgar seus conteúdos. 

Além da divulgação de maneira orgânica, ou seja, sem impulsionar com mídia paga, existe a possibilidade de gerar mais alcance dos posts para um público específico. Isso significa que você pode segmentar anúncios sem investir muito dinheiro, com base em fatores como idade, gênero, localização e interesses do público.

Analisar as campanhas com mais precisão

As mídias digitais oferecem uma grande quantidade de dados que favorecem a coleta e a avaliação do sucesso de uma campanha. 

Ao acessar as informações nos painéis de análise, você mede o envolvimento do público com qualquer ação de marketing: número de curtidas, comentários, compartilhamentos e posts salvos.

Outro recurso que as redes oferecem é a opção de identificar o alcance e saber quantas pessoas viram as postagens. Esse público ainda informa se uma publicação é positiva, negativa ou neutra. Também há opção de rastrear os seguidores que clicaram nos anúncios e compraram seus produtos ou serviços.

Controlar as publicações facilita a identificação do que funciona na prática e quais campanhas e posts não geram retorno para sua empresa. Assim, caso seja necessário, você pode mudar a estratégia de comunicação.

Construir autoridade 

Publicar materiais de qualidade e relevantes nas redes sociais contribui para qualquer empreendedor se posicionar como autoridade em determinado assunto. 

Com conteúdos educativos e informativos, você demonstra ao público que conhece o assunto relacionado ao seu negócio. 

Quando as pessoas se identificam com o tema e entendem que pode ajudá-las a resolver um problema, naturalmente elas lembrarão da sua marca quando precisarem da solução que sua empresa oferece.

Aproximar a marca do público

Ao chegar até aqui, está claro que as redes sociais auxiliam bastante as marcas a se aproximarem do seu público-alvo. Afinal, esse canal permite se comunicar diretamente com seus clientes, interagir com eles em tempo real e compartilhar conteúdos que geram engajamento. Assim, oferecem a oportunidade de construir relacionamentos mais fortes.

Para estreitar sua relação com os seguidores, responda a perguntas, forneça suporte ao cliente, promova produtos ou serviços e crie uma sensação de comunidade em torno da sua marca. 

Quanto mais engajamento suas publicações tiverem, mais alcance terão. Assim, ao atingir um número maior de pessoas, aumentam as chances de gerar negócios e autoridade, o que torna a marca relevante para os clientes.

No entanto, é importante destacar que a eficácia das redes em aproximar uma empresa de seus consumidores depende da estratégia de marketing adotada.

Como decidir quais redes sociais usar?

Diante de tantas plataformas digitais para comunicar os negócios, é comum os empreendedores terem dúvida de qual canal usar para divulgar os empreendimentos. 

Nem sempre a rede mais adequada para um salão de beleza promover seus produtos, por exemplo, é o LinkedIn, justamente por ser ideal para o ambiente B2B (Business to Business. Em português, negócios para negócios).

Para saber como decidir quais redes sociais usar na sua empresa, confira alguns fatores a considerar.

  • Estude a concorrência: verifique as plataformas que os concorrentes usam e avalie o engajamento que têm com os consumidores para identificar em qual há mais interação;
  • Utilize ferramentas de análise de mercado: recursos, como o Google Analytics, permitem que você avalie a concorrência de forma mais eficaz;
  • Monitore o tamanho da audiência pelas redes sociais: analise seu público e o potencial de alcance antes de investir em anúncios;
  • Aproveite as ferramentas de pesquisa das redes: os canais têm mecanismos de busca que podem ajudar a identificar interesses do público e palavras-chave mais procuradas pelos seguidores;
  • Interaja com comunidades e grupos: participar desses ambientes contribui para identificar os potenciais clientes das redes sociais.

Como cuidar das redes sociais de uma empresa? 

Mais do que criar conteúdos de qualidade e atrativos, é fundamental saber como cuidar das redes sociais de uma empresa para garantir o sucesso das plataformas com seu público-alvo.

Acompanhe algumas dicas para fazer um bom gerenciamento dos seus canais digitais!

Aprenda a escolher as redes sociais

Como mostramos, existem diferentes tipos de redes sociais para empresas se comunicarem com os consumidores.

Porém, antes de se cadastrar nas plataformas, defina o objetivo do seu negócio e identifique em quais redes o seu público está. Para isso, pesquise os canais mais usados pelos potenciais clientes. 

Caso seu estabelecimento tenha um perfil em alguma rede, verifique a eficiência da mídia para o momento do seu negócio.

Desenvolva uma comunicação de qualidade

Como citamos, as redes sociais são meios bastante visuais. Logo, é essencial investir em fotos, vídeos e ilustrações atrativas para chamar a atenção dos seguidores. Lembre-se de usar a criatividade nas publicações para se destacar dos concorrentes.

No entanto, as redes não vivem somente de imagem. Portanto, você também deve produzir conteúdos relevantes para as pessoas. Só assim, conseguirá o alcance desejado.

Tenha um planejamento

Quem produz conteúdos nas plataformas digitais precisa se planejar para garantir uma frequência das publicações, 

Nesse caso, ter um calendário editorial contribui para organizar as principais informações das postagens e manter a comunicação em dia. Veja alguns dados para incluir em uma planilha:

  • datas e horários de publicar;
  • frequência das postagens;
  • tema central dos conteúdos;
  • objetivo de cada post baseado no propósito de comunicação;
  • canais de divulgação.

Monitore os resultados

Para saber se a sua estratégia de marketing é eficiente, monitore o desempenho dos posts. Analise as métricas e os dados para identificar o que funciona e o que precisa de ajuste.

Cada rede social tem seu próprio relatório de análise, que ajuda na mensuração de resultados. Portanto, pesquise como cada plataforma opera para acompanhar a atuação das publicações.

Use as dicas de redes sociais do Bling e impulsione seu negócio!

Existem ótimas redes sociais para empresas que oferecem diferentes benefícios para a comunicação. 

Com as nossas dicas de como divulgar seu empreendimento nos meios digitais, é possível colocar em prática táticas eficientes para tornar sua marca um sucesso — e com o uso de poucos recursos. 

Contudo, para aumentar sua visibilidade on-line, você também precisa conhecer seu público-alvo e traçar suas metas.

Após aplicar esses pontos, existem grandes chances de suas vendas aumentarem. Para fazer uma boa gestão do seu negócio, é importante ter uma ferramenta, como o sistema ERP do Bling, que integra as finanças, o controle de estoque e vendas e outras funcionalidades.

Para conhecer como o nosso software pode facilitar seu dia a dia, acesse o nosso e-book: Como usar o Bling no seu negócio!