Criar e cultivar um bom relacionamento com fornecedores é um dos fatores cruciais para o sucesso de um negócio. Afinal, mantendo uma relação de confiança e transparência com os parceiros, os clientes são atendidos prontamente e ficam satisfeitos.
Até porque nada é mais frustrante do que pesquisar por um produto no site de uma loja e dar de cara com um ‘ESGOTADO’ na página.
Quando isso acontece, é sinal de que a gestão de fornecedores não está bem organizada. A falta de produtos acontece por vários fatores, como escassez de matéria-prima, alta demanda, poucas empresas comercializando determinado item etc.
Porém, se você atrasa o pagamento do fornecedor ou só envia pedidos com prazos apertados, a relação com os parceiros pode se desgastar com o tempo.
Já tinha pensado nesses detalhes? Continue a leitura do artigo e entenda a importância de ter uma boa relação com os fornecedores e dicas para manter um relacionamento positivo com os melhores parceiros do seu setor.
Boa leitura!
O que você verá no artigo:
Qual a importância de ter uma boa relação com os fornecedores?
Uma boa relação com os fornecedores é importante porque garante que as atividades comerciais da empresa continuem ativas, permitindo que o negócio cresça e conquiste espaço no mercado. Além disso, reforça a transparência e confiança existente entre as partes envolvidas.
Antes de buscar fornecedores, você pode definir os critérios de qualidade desejados para facilitar o processo de seleção. Dessa forma, a conversa com os parceiros é clara e objetiva.
Por exemplo, se precisa de um fornecedor que atenda pedidos programados para a mesma data do mês, esse detalhe precisa ser comunicado. Além disso, esclarecer o motivo dessa periodicidade e o papel do parceiro no processo é fundamental para fechar um acordo claro.
Então, planeje a gestão de compras dos itens da sua loja, definindo a quantidade, datas de reposição, as melhores marcas, entre outros detalhes para encontrar fornecedores que atendam esses critérios.
Consolidando um bom relacionamento com fornecedores, você pode negociar prazos melhores, condições de pagamento flexíveis, realizar compras a preços mais baixos, fechar parcerias com empresas confiáveis, entre outros benefícios.
Leia também >>> Fornecedores: saiba como encontrar os melhores parceiros.
Como ter um bom relacionamento com fornecedores?
Um bom relacionamento com fornecedores não é uma conquista rápida, mas um trabalho contínuo e de longo prazo. Para ter uma imagem positiva e fazer negócios com os melhores do mercado, siga processos bem-definidos.
Confira a seguir cinco dicas de como deve ser o relacionamento com fornecedores:
1. Crie um processo de qualificação de fornecedores
O objetivo de ter uma boa relação com os fornecedores é se aproximar de empresas confiáveis do mercado. Isso significa trabalhar com negócios formalizados, que recolhem seus impostos, tem processos internos consolidados etc.
Então, crie um processo de qualificação para verificar se o fornecedor:
- é uma empresa legalizada;
- tem boa reputação no mercado;
- está com CNPJ ativo;
- possui todas as certidões para comercializar produtos, entre outras.
Assim, apenas empresas com boa reputação entrarão na sua lista e, por isso, valerá a pena estreitar relacionamento com elas.
2. Mantenha uma comunicação clara
O segredo do bom relacionamento com fornecedores é uma comunicação clara e objetiva. Para isso, conheça os contatos comerciais de cada parceiro (nome, e-mail e telefone), registrando em uma planilha ou sistema de gestão.
Outra dica é centralizar o gerenciamento de pedidos, criando uma equipe dedicada. Dessa forma, você garante que todas as informações serão enviadas corretamente, evita erros nos repasses e responde com agilidade as dúvidas do fornecedor.
3. Faça os pagamentos em dia
Imagine colocar em risco o bom relacionamento que você conquistou com os fornecedores por não fazer os pagamentos em dia.
Lembre-se de que os fornecedores confiam na sua empresa e, por isso, atrasos sem justificativas prejudicam toda a cadeia de suprimentos que precisa permanecer ativa.
Então, organize os processos financeiros, alinhando às equipes de compras e finanças para negociar as melhores datas de pagamentos com os fornecedores.
Quando ocorrerem imprevistos, não deixe de avisar os parceiros e negociar uma nova data para não prejudicar a relação existente.
4. Trabalhe com fornecedores diferentes
Uma estratégia que auxilia no bom relacionamento é trabalhar com fornecedores diferentes, criando uma concorrência saudável entre os contatos de negócio.
Deixando essa política clara, você melhora as chances de obter propostas de compras vantajosas, ajudando a reduzir os custos com a aquisição de mercadorias.
Outra vantagem é evitar a dependência de um fornecedor, o que é um risco para o negócio, mantendo uma relação saudável com diferentes parceiros.
Leia também >>> Como diminuir gastos com fornecedores: 7 dicas infalíveis
5. Acompanhe os indicadores de desempenho dos fornecedores
Os resultados dos esforços acima podem ser acompanhados por meio de indicadores de desempenho dos fornecedores. A avaliação dos resultados é essencial para manter a qualidade dos processos e mitigar riscos.
Alguns exemplos de indicadores da área de compras para avaliar a performance dos fornecedores são:
- lead time: o tempo médio entre a realização do pedido e a entrega pelo fornecedor;
- crescimento do preço: mostra a evolução dos gastos para aquisição de cada produtos em um determinado período (ex: trimestre ou ano);
- taxa de devolução: porcentagem de itens devolvidos aos fornecedores devido a avarias na entrega, erros no pedido, entre outros.
Os indicadores servem de critério para selecionar bons fornecedores, assim como para excluir da lista aqueles que não atendem os critérios de qualidade definidos.
Aposte no bom relacionamento com fornecedores
Agora que você sabe como deve ser o relacionamento com fornecedores, além de como avaliar o desempenho de cada parceiro, que tal facilitar a gestão do serviço de terceiros com a ajuda da tecnologia?
Com um sistema ERP, você digitaliza tanto o processo de cadastro de fornecedores quanto o controle de estoque, ajudando sua equipe a fazer pedidos na data certa, informar a data de pagamento ao financeiro, manter o estoque de produtos em dia e muito mais.
No vídeo abaixo, você pode conferir como é realizado o cadastro de clientes e fornecedores no Bling:
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