Quando você começa a vender on-line, se depara com um mundo novo na internet. Entre muitos termos que já deve ter visto, o SEO para e-commerce é um dos mais recorrentes.
Isso porque essa é, de longe, uma das estratégias mais importantes para fazer sua loja virtual ser encontrada entre tantas outras na web.
Basicamente, o SEO para e-commerce mostra ao Google — e outros mecanismos de buscas —, que sua loja possui exatamente o produto que o usuário está buscando.
Essa otimização do site pode trazer ótimos resultados, afinal, aumenta as chances de seu negócio aparecer nas primeiras páginas.
Porém, você pode estar se perguntando, como fazer isso? Como tornar meu e-commerce mais “encontrável”? É sobre isso que vamos falar agora.
Continue lendo este guia e descubra o que é, quais os benefícios e como usar o SEO na prática.
O que você verá no artigo:
Afinal, o que é SEO?
SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas de otimização de páginas para que elas sejam bem classificadas nos mecanismos de buscas.
Essa é uma estratégia de marketing orgânico, ou seja, em que não há investimento financeiro para veicular os conteúdos, como acontece nos anúncios, por exemplo.
Nesse caso, as técnicas são usadas para que o Google e outras ferramentas de pesquisa consigam ler determinada página, entender do que se trata e considerar se ela deve ou não aparecer quando um usuário faz uma busca.
Quanto mais as páginas são otimizadas seguindo as diretrizes do buscador, maiores são as chances do seu site ser lido tanto pelos clientes, quanto pelos bots que as classificam.
Qual a vantagem do SEO para loja virtual?
O principal ganho de usar SEO é aumentar a visibilidade do seu negócio. Ou seja, fazer sua loja ser encontrada.
Essa vantagem está diretamente relacionada ao sucesso do seu e-commerce, afinal, você só receberá pedidos se as pessoas conhecerem sua loja e conseguirem encontrar seus produtos, certo?
Portanto, podemos dizer que o SEO é indispensável para todos que desejam vender!
Isso porque ao aparecer nos resultados de busca, você terá um tráfego maior de usuários em seu site. E o melhor: serão usuários qualificados, uma vez que seu site apareceu como resposta para uma pesquisa que ele fez.
E como fazer para conseguir tudo isso? Aplicando as técnicas de SEO para e-commerce que vamos te mostrar a seguir. Confira!
Como fazer SEO para e-commerce?
Existem diversos fatores que ajudam o ranqueamento de uma página no Google, assim como há aqueles que prejudicam e deixam seu site mais distante da tão sonhada primeira página.
Para começar a otimizar seu e-commerce, separamos as principais práticas que você deve seguir.
1. Faça um estudo das palavras-chave
O primeiro passo para otimizar seu site para as buscas orgânicas é escolher quais palavras-chave você vai usar.
Esses termos são usados, por exemplo, no título das páginas, na descrição dos produtos, na URL, entre outras seções do site.
É por meio deles que o Google consegue entender sobre o que se trata determinada página, e associá-la às pesquisas sobre o tema.
A princípio, palavras-chave mais simples são mais fáceis de serem usadas. No entanto, há mais sites usando esses termos, o que torna a concorrência maior.
Por exemplo, o termo “camiseta masculina” será utilizado como palavra-chave em milhares de sites.
Como a estratégia de SEO demora um pouco para dar resultados, para palavras-chave simples — chamadas de short-tail —, aqueles sites que já têm muitos acessos costumam ficar entre as primeiras posições nos mecanismos de pesquisa.
Isso porque o Google entende que esses sites já têm uma boa autoridade, então devem entregar bons resultados aos usuários.
Então, como proceder nesse caso? Veja uma dica estratégica abaixo.
Como escolher as palavras-chave do meu e-commerce?
Para ter resultados mais rápidos, o segredo é focar em termos menos concorridos e longos, as palavras-chave de cauda longa ou long-tail.
Em vez de “camiseta masculina”, você pode especificar melhor: “camiseta estampa floral masculina”. Assim, a concorrência diminui e as chances de sua loja virtual ser melhor classificada em uma pesquisa no Google é maior.
Agora você já sabe que deve focar em palavras-chave mais específicas, mas como fazer esse estudo para saber quais termos são mais ou menos concorridos?
Para a nossa sorte, existem ferramentas de SEO que mostram os volumes de pesquisa de cada palavra-chave, a dificuldade de ficar bem classificado numa busca por aquele termo, entre outras informações relevantes para que você possa escolher quais usar.
O próprio Google tem um Planejador de Palavras-Chave gratuito. Outras opções são o Ubersuggest e o SEMRush, que são pagos, mas têm uma versão limitada que você pode usar sem custos.
2. Posicione as palavras-chave estrategicamente
Quando falamos em boas práticas de SEO, tão importante quanto selecionar as melhores palavras-chave é saber onde posicioná-las. Isso porque, para que a otimização do seu site realmente funcione, elas devem aparecer em locais considerados estratégicos pelos mecanismos de busca:
- url: é o link que aparece na barra de pesquisa do navegador;
- título da página do produto: é a página onde o produto e suas variações são exibidos;
- texto da imagem do produto (texto alternativo): é como a legenda da imagem, com uma descrição visual do que ela mostra;
- nome da imagem: é o nome do arquivo de imagem salvo no seu computador;
- descrição do produto: nome e detalhamento das características do produto.
Vamos de exemplo? Veja como usar a palavra-chave “camiseta masculina gola V” em cada um desses pontos:
- url: nomedaloja.com/categoriadoproduto/camiseta-masculina-gola-v;
- título da página do produto: camiseta masculina gola V;
- texto da imagem: modelo vestindo camiseta masculina gola V preta;
- nome da imagem: camiseta-masculina-gola-v-preta;
- descrição do produto: camiseta masculina gola V preta, manga curta, modelo slim fit, tamanho G, 100% algodão.
3. Otimize a estrutura do site
Preocupar-se com a estrutura do site é importante tanto para o ranqueamento, quanto para a experiência de navegação do usuário.
É fundamental ter uma estrutura clara, seguindo uma hierarquia de informações. Ou seja, ter um menu com as páginas, ter diferentes categorias e colocar cada produto no setor ideal.
Essa organização facilita para os mecanismos de busca entenderem qual página mostrar durante uma pesquisa, além de permitir que o seu possível cliente consiga achar o que quiser em sua loja virtual.
Vamos ver como fica no nosso exemplo de e-commerce de roupas masculinas e femininas, portanto, com a palavra-chave “moda masculina”:
- no menu principal, precisa existir uma categoria de “moda masculina”;
- os produtos também devem ser separados em categorias: camisetas, bermudas, calças, acessórios etc;
- dentro da categoria “camisetas”, crie subcategorias de acordo com os modelos que vendidos: “camisetas manga curta” e “camisetas manga longa”, por exemplo;
- em “camisetas manga curta”, separe por “camisetas lisas”, “camisetas estampadas” e “camisetas gola V”.
E assim por diante! Só não exagere nas subcategorias, pois ter que clicar em vários links para encontrar o produto que deseja pode prejudicar a experiência do cliente. Lembre-se de que um e-commerce serve para facilitar as compras, certo?
Em relação à otimização, alguns pontos são relevantes:
- a palavra-chave principal deve aparecer no título do site (H1);
- o meta título da página — é o link que aparece nos resultados da pesquisa— deve ser atrativo e conter o termo relacionado;
- a meta descrição — é aquele pequeno resumo do que se trata a página, que aparece logo abaixo do meta título — também deve ser bem escrita, além de contar a palavra-chave principal da página.
Tanto o meta título quanto a meta descrição são os que aparecem nos resultados de pesquisa para o usuário. Eles são fundamentais para a decisão da pessoa em clicar ou não em seu site. Portanto, capriche neles!
3. Faça uma boa descrição de produtos
Depois de escolher as palavras-chave que vai usar e ter um site estruturado, é hora de empregar esses termos na descrição de produtos do seu e-commerce.
Não tenha preguiça e capriche nesses textos! Lembre-se de que seu cliente não pode pegar os produtos, então quanto mais detalhada a descrição, melhor!
Muitas lojas virtuais apenas copiam a descrição de produtos enviados pelos fornecedores, mas é importante que você escreva seu próprio texto.
Isso não apenas vai ajudar seu cliente a conhecer melhor as mercadorias, mas também auxilia o SEO do seu site.
Quando os robôs do Google identificam que há o mesmo texto em vários sites diferentes, consideram que aquilo não é relevante. Afinal, aquela descrição vai ser apenas mais uma entre tantas iguais.
Então, você já sabe, escreva uma descrição com as suas palavras, usando os termos que você definiu durante a pesquisa de palavras-chave e pensando em ajudar seu cliente a conhecer melhor seu produto.
E como fazer uma boa descrição de produto? Confira, abaixo, um guia para te orientar na hora de descrever seus produtos.
O importante é mostrar todas as características relevantes para o consumidor. Veja o exemplo a seguir:
Produto: camiseta masculina gola V
Descrição do produto: A camiseta masculina gola V combina estilo e versatilidade para usar nas mais diversas ocasiões, do casual ao social. Fabricadas em 100% algodão pima, a camiseta gola V da [nome da loja] traz o conforto que só um tecido de qualidade consegue oferecer às roupas. Disponível em 7 cores clássicas (branca, off white, azul claro, azul marinho, cinza, verde militar e preta), é a peça ideal para quem gosta do básico sem perder a elegância. Tamanhos: P, M, G, GG, XG.
Com uma descrição detalhada e bem feita, você tem muito mais chances de se diferenciar de concorrentes que vendem as mesmas coisas que você.
4. Crie conteúdos para blog
Outro local em que você pode aplicar SEO para e-commerce é em conteúdos de blog.
As técnicas de otimização podem ser usadas em qualquer tipo de conteúdo, sejam os textos das páginas de produto, das páginas institucionais e, claro, os artigos do blog.
Nesse caso, também é preciso ter uma palavra-chave para direcionar a criação, que deve ser incluída em pontos estratégicos do texto, como:
- título (H1);
- introdução;
- em pelo menos um subtítulo (H2, H3, etc);
- conclusão;
- no texto alternativo das imagens.
Dessa forma, fica mais fácil do Google entender sobre o que se trata o conteúdo, e ranqueá-lo melhor. Só tome cuidado para não exagerar no uso do termo ao longo do texto, pois, em vez de ajudar, pode prejudicar a otimização e a experiência do leitor.
5. Utilize links internos e externos
Os mecanismos de busca adoram sites que utilizam links próprios e de terceiros para enriquecer os conteúdos e conferir autoridade às páginas. Por isso, a estratégia de linkagem interna — e externa (conhecida como link building) — é um dos pilares do SEO para lojas virtuais.
Sabe quando na página inicial do e-commerce aparecem os produtos mais vendidos? Ou, na página de um produto também aparecem sugestões como “você também pode gostar de”, “esse produto combina com”, “compre também”?
Essas sugestões são links para outros produtos da própria loja, ou seja, uma linkagem interna.
Quando outros sites utilizam links da sua loja — divulgação, exemplos de produtos —, você fortalece a imagem e a reputação do seu e-commerce para o Google e outros buscadores.
Outra maneira de usar o link building dentro do seu site é nos conteúdos do blog. Além de utilizar links internos, é recomendável que você insira links externos de outros sites (backlinks), de preferência, com alguma relevância no assunto.
Dicas extras de SEO para e-commerce
Agora que você já sabe onde aplicar as técnicas de SEO para loja virtual, que tal conhecer outras estratégias para seu e-commerce? Apesar de não estarem relacionadas ao uso de palavras-chave, esses fatores são essenciais para o resultado da sua otimização.
Confira, a seguir, 4 pontos para ficar atento!
Reduza a velocidade de carregamento do site
O e-commerce é um tipo de site que possui muitas imagens e vídeos, certo? Por isso, é muito importante conferir o tamanho e peso desses arquivos, já que eles interferem diretamente no tempo de carregamento da página.
Segundo o Google, 53% dos usuários abandonam uma página se ela levar mais de três segundos para carregar. Ou seja, não dá para demorar mais do que isso, ou você pode acabar perdendo visitas — e vendas, claro.
Otimizar as imagens é apenas uma das formas de reduzir esse tempo, no entanto, seguir esta dica pode trazer resultados significativos para seu site.
Você pode, por exemplo, evitar cadastrar muitos produtos em uma mesma página. Assim, haverá menos imagens a serem carregadas de uma vez e a navegação fica mais rápida.
Para saber qual a média de tempo do seu e-commerce hoje, basta acessar a ferramenta Page Speed Insights, do próprio Google. Coloque o link do seu site e veja qual o tempo de carregamento tanto no desktop, quanto nos dispositivos móveis.
Tenha um site responsivo para dispositivos móveis
Outro fator que vai melhorar sua classificação nos resultados de buscas orgânicas é ter um site que se adapte aos smartphones.
Isso porque adaptados aos dispositivos móveis, além de outros pré-requisitos já citados, é imprescindível para ficar bem ranqueado. Mas não é só pensando no Google que você deve levar isso em conta.
Algumas plataformas de e-commerce já trabalham para tornar seu site responsivo, mas você também pode facilitar o carregamento da sua loja virtual nos celulares.
Facilite a navegação no seu site
Outra dica é tentar simplificar ao máximo a navegação. Isso vai melhorar a experiência do usuário no seu site. Para isso, deixe todas as páginas de produto acessíveis a, no máximo, três cliques a partir da home.
Se uma pessoa está na home da sua loja virtual, o ideal é que ela possa clicar, por exemplo, em Eletrônicos > Smartphones > Samsung, e já possa encontrar o produto que quer.
Além disso, opte por um visual que não seja muito poluído. Essa estratégia vai ajudar os clientes a identificarem melhor aquilo que querem.
Existem várias plataformas de e-commerce que disponibilizam diversos layouts personalizáveis, com os quais você pode deixar seu site simples, atraente e com a cara que você quiser!
Use URLs simples
Como já dissemos antes, você pode usar as palavras-chave na URL das suas páginas.
Esse é mais um meio para que o Google entenda sobre o que aquele endereço está falando, e também uma forma de deixar claro para o cliente o que ele vai encontrar ali.
Preste atenção aos dois endereços fictícios abaixo:
- www.lojavritual.com.br/product-271716/?s3m
- www.lojavirtual.com.br/masculino/camisetas/floral-amarelo
Pensando no seu comportamento quando está navegando na internet, em qual dos sites você se sentiria mais confortável para clicar? No segundo, certo? A mesma lógica funciona com seus possíveis consumidores.
E, para o Google, quanto mais gente estiver acessando aquele site, mais relevante ele vai entender que a página é.
Isso porque os robôs entendem que, se mais gente clica naquele link e navega naquele e-commerce, é porque ele entrega bons resultados aos usuários.
Como os mecanismos de busca visam a facilitar a navegação das pessoas e a entregar os melhores resultados possíveis, é interessante que os bots tenham essa percepção sobre sua loja virtual.
E eles farão isso de acordo com as informações que encontrarem para ler naquelas páginas e pelo comportamento dos internautas. Portanto, deixe suas URLs otimizadas para potencializar seus resultados.
Acompanhe os resultados do SEO
Depois de todo esse trabalho e investimento de tempo em SEO para sua loja virtual, nada mais esperado que as estratégias de tráfego orgânico funcionem, não é mesmo?
O monitoramento da página da sua loja virtual permite avaliar a eficácia das técnicas de SEO aplicadas, entender o comportamento dos usuários e ajustar as estratégias conforme necessário.
Com a análise regular, é possível, por exemplo, identificar que ações geram melhor desempenho, otimizar o conteúdo para alcançar melhores posições e aumentar o tráfego orgânico.
Além disso, o monitoramento ajuda a evitar práticas que podem penalizar seu site nos mecanismos de busca. Portanto, se você se pergunta “como fazer minha loja aparecer na primeira página do Google”, é bom ficar de olho nas diretrizes para saber como agradar o robô do Google — sim, ele tem suas preferências.
Para saber como está o desempenho do seu e-commerce, você precisa de ferramentas específicas para tal. Conheça 3 ferramentas de análise de SEO para sites de e-commerce.
1. Google Analytics
O Google Analytics é fundamental para quem deseja monitorar o sucesso do SEO, oferecendo um panorama completo do tráfego do site, como as pessoas chegam até lá, como navegam pelas páginas e onde decidem agir.
Essa ferramenta gratuita permite que você identifique os conteúdos que atraem mais visitantes e os links que mais contribuem para a conversão.
Com insights baseados em dados concretos, o Google Analytics também oferece uma visão detalhada do comportamento dos visitantes para que você possa refinar estratégias para engajar e reter os clientes.
2. Google Search Console
O Google Search Console — mais uma ferramenta gratuita do Google — te mostra como o Google enxerga seu site, revelando desde a visibilidade nas buscas até problemas técnicos de indexação.
Ele fornece dados valiosos sobre o desempenho das páginas nos resultados de busca e ajuda a entender como seu conteúdo é acessado e destacado nas buscas dos usuários.
É uma excelente opção para otimizar o site do seu e-commerce e aumentar o número de acessos por tráfego orgânico.
3. Ahrefs
O Ahrefs é uma ferramenta de SEO completa que oferece de pesquisas de palavras-chave a análises aprofundadas de backlinks.
Ao contrário das ferramentas anteriores, o Ahrefs é pago, mas disponibiliza mais de 15 recursos gratuitos para auxiliar no SEO para e-commerce, como gerador de palavras-chave, verificador de backlinks e de autoridade e até auditoria SEO do seu site.
Além disso, é excelente para descobrir palavras-chave valiosas que trazem tráfego qualificado com pouca concorrência e melhorar o ranqueamento nos mecanismos de busca.
Use um ERP na gestão do seu e-commerce!
Com um e-commerce otimizado, não há dúvidas de que seus resultados serão ainda maiores! E, quando isso acontecer, é bom que você esteja preparado. Afinal, não vão faltar pedidos para organizar, preparar e enviar.
Para tornar esse processo mais prático, uma boa dica é contar com um sistema de gestão integrada, como o Bling.
Com nosso sistema, você pode:
- fazer cadastro de fornecedores;
- emitir as notas fiscais dos seus clientes;
- integrar sua loja virtual aos principais marketplaces do mercado;
- organizar e administrar seu estoque;
- controlar e gerenciar seus envios.
Além de diversas outras funcionalidades que vão tornar o seu dia a dia mais fácil. Demais, não é? Então, use o período de teste grátis para experimentar o Bling no seu negócio. Aproveite!
Victoria Salemi é a editora responsável pelas parcerias de conteúdo da Nuvemshop, a maior plataforma de e-commerce da América Latina em lojas ativas. Formada em Jornalismo, ama escrever e tornar assuntos complicados acessíveis a todos!