Quem trabalha com vendas na internet sabe a importância que é obter bons resultados online e que obviamente eles não vêm assim – ao acaso! Pelo contrário, é preciso conhecer as melhores práticas dentro de cada canal de vendas que mostrem resultados positivos e impactem subindo as conversões. 

Se você possui um marketplace é indispensável estudar sobre SEO, pois é uma maneira de aplicar a estratégia focada neste tipo de plataforma.
Então leia o post de hoje para entender melhor o que é SEO, como ele acontece nos marketplaces e principalmente, como aplicá-lo ao seu negócio.

SEO para marketplace

O que é SEO?

Trata-se de uma sigla para “searching engine optimization” que traduzido para o português: “otimização de mecanismos de busca” e consiste em diversas técnicas que ao serem aplicadas juntas, permitem que uma página apareça entre as primeiras posições nos mecanismos de pesquisa.

As práticas de SEO são divididas em três frentes: técnico, on page e off page. Quanto mais alinhadas a elas seu negócio estiver, maiores as chances de conquistar um bom ranqueamento. 

É válido citar que essa divisão é feita para fins didáticos, pois essas estratégias trabalham de forma conjunta, para que um site alcance bom ranqueamento. 

SEO Técnico

Volta-se para a parte técnica de preparo de um site e  aplica técnicas como:

  • velocidade de carregamento
  • organização do código
  • certificado HTTPS
  • estrutura de URLs cadastrada junto ao servidor
  • presença de dados estruturados
  • acessibilidade
  • preparação do site para buscadores a nível de código

SEO on page

Engloba técnicas voltadas no preparo do conteúdo da página para os mecanismos de busca e quanto mais aderente a estas, maior a chance de aparecer na primeira página do Google gratuitamente – o famoso ranqueamento orgânico.

Para tal usam-se as seguintes estratégias on page:

  • palavras-chave
  • inserção de imagens com menos de 100 KB e texto alt
  • inserção de vídeos
  • construção de linkagem interna
  • organização de heading tags
  • preparo do título SEO
  • meta-descrição 

SEO off page

São as estratégias que estão além do seu site – aqui é analisada a autoridade e a métrica influenciada pelo número de backlinks e também o tempo de existência da página. 

O SEO off page é um diferenciador na hora do ranqueamento e a autoridade conta como para esse fator. Se dois sites criarem conteúdo similar para uma mesma palavra-chave, aquele com maior índice conquista a primeira posição. 

Aqui é importante o uso de Backlinks – links que outros sites fazem para o seu, de forma gratuita e orgânica –  e quanto mais links assim seu site tiver, melhor. Mas para um bom resultado eles precisam, preferencialmente, relacionar-se ao seu segmento e não podem ser comprados.

A aquisição de backlinks é considerada prática nociva pelo Google que pode inclusive fazer seu site deixar de aparecer no buscador caso ele identifique isso. 

SEO para marketplaces – pode ou não pode?

Usar estratégias de SEO para um e-commerce é possível e necessário, e com certeza você já sabe isso, porém, nem todo lojista sabe que é possível a utilização de estratégias de SEO para lojistas que atuam em marketplaces de forma a alcançar os primeiros lugares no buscador da plataforma.

Os marketplaces, apesar do nome chique, possuem a função de grandes canais de vendas  consolidados e reconhecidos no mercado e que possuem ampla visibilidade pelos consumidores, além de autoridade de domínio.

Os marketplaces investem em técnicas de usabilidade que auxiliam a obter um bom posicionamento nas páginas de busca e inclusive nas pesquisas internas da plataforma.

As estratégias de SEO podem e devem ser usadas, neste âmbito, então se você opera num marketplace vamos mostrar nos tópicos seguintes como fazer isso.

Estratégias de SEO no contexto dos marketplaces

Quando falamos nos marketplaces, a diferença que opera em maior graus consta no nível de estratégias de SEO que podem ser aplicadas. 

Quando se trata de um site próprio seu negócio traça práticas de SEO técnico e off page, porém nos canais de vendas o domínio será das estratégias de on page.

Já no caso dos marketplaces, as estratégias de SEO tendem a ser mais assertivas e seu foco fica na modalidade on page.

Pode parecer complicado, à primeira vista, mas não é  – já que a maioria dos marketplaces são canais de vendas bem conceituados no mercado e dotados de autoridade bem construída no âmbito do varejo com SEO técnico cuidadosamente estruturado. 

Então, se você optar por vender na internet através de um marketplace, seus produtos estarão à venda numa plataforma que já cuidou previamente dos quesitos de SEO técnicos e off page – restando para seu comércio a estruturação de apenas um bom SEO on page.

Isso dá a você excelentes chances de alcançar um bom ranqueamento e posicionar-se na primeira página do Google. 

Nos próximos tópicos mostraremos as estratégias que você deve adotar.

Tenha uma reputação positiva no marketplace

Conquistar uma boa reputação na plataforma do marketplace é um dos principais segredos do SEO para essa modalidade de vendas.

A otimização nos buscadores visa primordialmente oferecer uma experiência melhor para o consumidor, portanto  se o seu comércio oferece uma experiência positiva de compra aos clientes, entregando o que promete, tende a ganhar boas posições numa busca.

Isso se deve ao fato de que os mecanismos de busca costumam priorizar lojas e produtos cujas avaliações possuem notas altas, pois isso influencia diretamente no interesse do usuário para clicar ou não no link que irá para sua página, pois o comprador procura obviamente, os estabelecimentos  que inspirem confiança para sua compra.

Utilize palavras-chave estratégicas e variações destas

Ao vender em um marketplace, você tem certas limitações para mexer no SEO técnico – portanto aqui o ideal é manter o foco do SEO apenas no conteúdo da página.

Atenção na otimização das palavras-chave dos seus produtos  para que eles apareçam em elementos importantes da página. Portanto, pense cuidadosamente elementos como:

  • título
  • descrição
  • URL

Ao conseguir indexar as páginas nos termos acima elas costumam aparecer nas pesquisas dos consumidores que têm essa intenção de busca.

Mas aqui cabe um alerta: Não repita de forma insistente a palavra-chave na página do produto, escolha a palavra-chave principal e use variações desta, bem como sinônimos e termos similares.

Optando pelas variações da palavra no campo semântico incorre em melhor indexação pelo Google.

Coloque um título claro e descritivo

O título do produto é em geral o primeiro contato do cliente com a página do produto que você está anunciando- seja na busca do Google ou mesmo nas buscas internas do marketplace, pois este funciona como a frase que resume o que a pessoa vai encontrar no link .

Então o título precisa ter clareza nas informações para levar a pessoa a clicar. Pois quanto mais cliques você obtiver na página de resultados, os sistemas de busca compreendem que você oferece um produto relevante, ou que possui o que  os consumidores procuram ao digitar determinada palavra-chave.

Quanto mais cliques, mais relevância e isso reverte em pontos no SEO para você!

O título é um dos principais elementos que o Google analisa para indexar uma página, portanto a principal palavra-chave do conteúdo precisa aparecer ali de forma que o algoritmo entenda qual o assunto da página e indexá-lo corretamente.

Opte por um título claro que coloque informação direta do produto que a página vende, com características principais e especificações mais relevante para o consumidor saber:

  • cor
  • descrição
  • linha de produto
  • marca
  • material
  • tamanho
  • quantidade

Escreva a SUA descrição do produto

A descrição de um produto é elemento essencial para você explorar no SEO de marketplace, então descreva bem o produto com clareza de informações e um toque de persuasão. 

Mas, lembre-se de usar suas palavras e evite as descrições dos fabricantes porque elas são usadas por muitos outros vendedores. 

Crie um texto interessante e persuasivo incluindo a palavra-chave principal e as variações dela, para chamar a atenção do Google.

Complete dados e especificações técnicas com detalhes

áginas com dados bem completos ganham maior atenção do consumidor, deixando-o mais informado e ganhando maior visibilidade nos resultados de pesquisas.

Seja no Google ou nas demais plataformas de marketplace – todas visam oferecer uma melhor experiência de compra e lojas com informações completas tendem a ganhar prioridade.

Então nada de preguiça, preencha todos os dados do produto e as especificações técnicas.

Geralmente, as plataformas de marketplace trazem esses campos pré-configurados – porém, se for possível e você julgar necessário, não hesite em adicionar outras informações que forem importantes. O consumidor agradece.

Não deixe sua clientela no vácuo

Muitas plataformas de marketplace oferecem aos clientes uma seção de perguntas e respostas para tirar dúvidas sobre os produtos. Então se o cliente lhe questionar, responda! Nada de deixar a pessoa no vácuo.

Isso é uma das formas de deixar sua página de produtos ainda mais completa e oferecer uma melhor experiência de compra aos clientes.

Assim você também demonstra para a plataforma que gerencia seu marketplace que sua loja está ativa e propicia um bom atendimento.

Tudo isto ajuda você a ganhar maior visibilidade nos resultados de buscas.

Utilize as heading tags h1, h2, h3 no conteúdo

Para que a otimização do SEO realmente aconteça, faz-se necessário a utilização das formatações HTML.

Você deve hierarquizar as informações em títulos 2,3,4 e assim por diante – pois ao utilizar as heading tags, se torna mais fácil para o cliente encontrar a informação que procura e auxiliando na escaneabilidade da leitura. 

A hierarquização dos títulos deve ser utilizada conforme a necessidade de quebra de objeção sobre o produto.

Ofereça boas imagens do produto –  sempre com otimização

Incluir fotos e vídeos dos produtos é obrigatório para conquistar o consumidor!

Afinal, quem vai comprar um produto online, sem fotos ou com fotos de má qualidade? 

Então apostar em boas imagens do seu produto na plataforma de marketplace – tiradas com boa iluminação, ambientação rica, sob vários ângulos e incluir sugestões de uso pode ser uma ferramenta extremamente persuasiva e ajuda o cliente a tomar sua decisão de compra.

Para bombar o SEO não esqueça de otimizar os elementos da imagem, como:

  • nome do arquivo
  • texto alternativo

E nesses campos, aproveite para explorar sua palavra-chave principal.

Tenha atenção especial com a foto principal do produto – aquela que aparece junto ao título e ao preço nos resultados das buscas. 

Ela é determinante para o cliente decidir se vai clicar ou não no seu link. 

E lembre-se que quanto mais cliques você receber, mais o algoritmo de busca entende que o produto que você vende e a sua loja são relevantes.

Incluir vídeos também é super indicado – pois eles podem ser aquele algo “a mais” que vai destacar você nas páginas de resultados das buscas. As plataformas sabem que os consumidores gostam de ver vídeos do produto.

Suas URLs precisam ser descritivas e ter um tom amigável

A URL é uma informação bastante importante para o SEO de marketplace – seja para os robôs dos buscadores, seja para os usuários. 

O consumidor quer saber o que vão encontrar no link então é essencial que você crie uma URL descritiva acerca do conteúdo da página, sempre utilizando a palavra-chave principal.

As plataformas de marketplace já costumam usar uma estrutura de URL  do tipo “amigável” evitando os aqueles códigos que não oferecem informações.

Muitas plataformas inclusive optam pelo próprio  título do produto para compor a URL da página, então caso você já tenha criado um título bacana e atrativo, provavelmente já deve ter uma URL simpática.

 Caso não, você pode editar esse campo, dotando-o de maior eficiência.

Angariar links de outros sites e blogs é uma boa pedida

O SEO para marketplace não ocorre apenas no on page, ok?

Você pode sim trabalhar SEO off page ao utilizar as estratégias de link building para conquistar backlinks que levem para as suas páginas de produto nos marketplaces.

Isso pode acontecer de maneira natural – no caso de sites e/ou blogs que gostem dos seus produtos e queiram recomendá-los. 

A segunda opção é fazer um trabalho de negociação com outras páginas para que elas incluam links dos seus produtos, pois você atrai público novo e mostra ao Google que seus produtos são relevantes.

Desconto é bom e todo mundo gosta!

Duvido alguém não gostar de desconto! Eles são um atrativo para os consumidores que gostam de aproveitar uma oportunidade de economizar. 

Como até o Google e os marketplaces gostam de descontos (risos) eles tendem a priorizar, na página que inclui os resultados das buscas, as páginas de produtos que oferecem vantagens aos consumidores – promoções ou descontos.

Para tanto, incluir descontos no seu planejamento de vendas e também na estratégia de SEO para marketplace com cuidado para não prejudicar as finanças do e-commerce é uma opção atrativa.

SEO para marketplace oferece bons resultados

Como você viu, as estratégias de SEO para marketplace são várias – então avalie quais aplicar na sua loja, sempre com cuidado a fim de não deixar a tarefa  de otimização apenas nas mãos da plataforma.

Invista em boas descrições, títulos atrativos, palavras-chave bem selecionadas, imagens otimizadas – tudo que ofereça uma boa experiência para os seus clientes.