Segundo a Forbes, o segmento de vestuário e calçados foi o que mais cresceu de 2022 para 2023, representando cerca de 28% das vendas nacionais. Portanto, o momento é promissor para quem deseja abrir uma loja de roupas masculinas.

Contudo, para se lançar nessa empreitada, saber o nicho em que você quer atuar no mercado varejista é apenas o primeiro passo na jornada do empreendedorismo. Isso porque montar o próprio negócio envolve muita preparação e investimentos.

Acompanhe a leitura para descobrir o que é preciso para montar uma loja de roupas masculinas, com 10 dicas para te levar do zero às primeiras vendas, aproveitando o atual cenário positivo.

O que precisa para montar uma loja de roupas masculinas?

Para montar uma loja de roupas masculinas, on-line ou física, você precisa de organização e planejamento. 

Afinal, são várias etapas de estruturação antes de começar a vender. Na verdade, algumas delas irão acontecer durante todo o tempo em que sua loja estiver em operação.

Confira que etapas são essas.

10 dicas para abrir uma loja de roupas masculinas

Confira, a seguir, as 10 dicas para montar uma loja de roupas masculinas partindo do zero.

1. Defina o tipo de produto

Comece definindo qual o tipo de roupas masculinas que deseja comercializar: sociais e sofisticadas, casuais e esportivas, moda íntima e pijamas etc.

A escolha do nicho de mercado é uma etapa importante para entender melhor o perfil de cliente que você deseja atrair e para orientar a comunicação e divulgação da sua marca.

2. Escolha o modelo de negócio 

Com o tipo de produto definido, você precisa decidir como vendê-lo: se numa loja física, onde o cliente tem contato direto com as roupas, ou numa on-line. Ou, quem sabe, uma loja física integrada com a virtual.

Escolher o modelo de negócio é importante porque direciona a forma como você deve estruturar sua empresa, o investimento necessário para colocar a loja em funcionamento e até os melhores formatos de propaganda.

Para uma loja física, você precisa alugar um espaço, fazer as reformas e adequações do local (móveis, equipamentos, decoração) e considerar os custos variáveis, como energia, água, por exemplo.

Por outro lado, uma loja virtual dispensa as despesas com o espaço, mas demanda investimento em um site próprio ou plataforma de e-commerce e em um sistema de gestão empresarial.

3. Conheça seu público-alvo

Saber para quem você pretende vender é uma etapa indispensável no plano de ação da sua loja. 

Afinal, conhecer o seu público-alvo ajuda a melhorar a comunicação com o cliente, direciona as estratégias de marketing, aumenta as chances de venda e ainda traz possibilidades de expandir seu negócio para atender a novas demandas.

Uma dica é usar uma ferramenta de criação de persona e usar o documento como base na hora de criar nome e estratégias de comunicação da marca.

4. Escolha o nome da loja

A razão social de uma empresa deve ser única e exclusiva. Contudo, neste caso, estamos falando do nome fantasia, que é pelo qual o público conhece a sua loja.

Apesar de não ser proibido ter o mesmo nome fantasia de outro negócio — como é comum ver por aí —, essa prática não é recomendada. Imagine ter sua marca confundida com outra de péssima reputação no mercado?

Sem falar que caso uma loja tenha seu nome registrado para proteger a marca, você pode ter sérios problemas legais.

Por isso, antes de adotar uma das ideias de nomes para loja de roupas masculinas que separamos como exemplos, verifique se é possível batizar seu negócio com a opção escolhida, combinado?

Dito isso, vamos às sugestões!

Nomes para lojas de roupas sociais

  • Uomo;
  • Prime;
  • Maschio;
  • Stillo;
  • Mr. Shirts;
  • Influence;
  • Requinte;
  • Valore;
  • Cabernet;
  • Contemporâneo.

Nomes para lojas de roupas casuais

  • Urban;
  • Freestyle;
  • Alternativa;
  • Bem Dito;
  • Apollo;
  • Galpão;
  • Men Store;
  • Invicto;
  • Grupo A;
  • 019 (use o DDD da sua cidade).

Lembre-se de levar em consideração o perfil de cliente, o tipo de produto e o estilo da sua loja.

5. Providencie a abertura da empresa

Com o modelo de negócio definido e o nome escolhido, chegou a hora da burocracia necessária para atuar dentro da legislação. Providencie:

  • contrato social da loja: onde devem constar a natureza jurídica da loja, a área de atuação e o CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas), entre outras informações. Adiantando sua pesquisa, o CNAE para loja de roupas é 4781-4/00;
  • inscrição na Junta Comercial: para a emissão do NIRE (Número de Identificação do Registro de Empresas);
  • cadastro na Receita Federal: para obtenção do CNPJ e pagamento da DARF ou DAS (a depender do regime tributário da sua empresa);
  • inscrição estadual junto à Secretaria da Fazenda do seu estado;
  • cadastro da prefeitura do seu município: para obter os alvarás e licenças necessárias para o funcionamento da loja, inclusive as virtuais;
  • cadastro na Previdência Social: para garantir o cumprimento de deveres e direitos trabalhistas.

6. Selecione os fornecedores

Uma vez definidos o tipo de produto e o público-alvo, você deve selecionar os melhores fornecedores para sua loja de roupas masculinas. Pesquise bastante e leve em consideração: 

  • a qualidade dos produtos;
  • a confiabilidade;
  • os preços;
  • a localização;
  • a disponibilidade de atendimento;
  • o pós-venda.

Procure visitar feiras de negócios para conhecer de perto os fabricantes e seus produtos. E não se esqueça de conversar com outros empreendedores do mesmo segmento para pedir indicações e trocar informações sobre possíveis fornecedores.

7. Organize o estoque

Decididos os fornecedores, é hora de comprar os produtos para começar a vender. Para isso, você precisa saber o quanto pode investir nesse primeiro estoque. 

É o orçamento que vai guiar suas escolhas na aquisição da quantidade necessária e da variedade de peças para sua loja. Confira!

Quantidade de roupas no estoque 

Caso você esteja se perguntando “quantas peças de roupas preciso para abrir uma loja masculina?”, a resposta é: depende do valor que você pode dispor para a compra. Por isso, o planejamento financeiro é essencial desde o momento em que você decide investir nesse segmento.

Contudo, de modo geral, para uma loja física, considere expor de 20 a 30 peças por metro de arara. Usando a média de 25 peças como base de cálculo, se sua loja tem 4m de araras para exposição, você tem 100 peças expostas.

O ideal é comprar mais 100 peças extras, totalizando 200 peças no seu estoque. Para uma loja online, a conta é a mesma. 

A gestão do estoque precisa ser realizada com muita atenção para evitar que você compre novos produtos sem precisar ou que fique sem nada para oferecer aos clientes. Veja como fazer esse controle fica bem mais simples utilizando um ERP como o Bling!

Tipos de roupas no estoque

Procure oferecer variedade de tamanhos, modelos e respeitar a sazonalidade. Afinal, não adianta comprar muitas roupas de inverno se, na sua região, os dias frios duram pouco, concorda? O estoque precisa ter giro, sem itens “encalhados” por muito tempo.

Em uma loja de roupas masculinas casuais não podem faltar camisetas básicas (manga curta e longa), regatas, bermudas, calças jeans, moletons e casacos.

Lojas de roupas sociais precisam ter opções diversas de camisas (manga curta e longa), calças, blazers, ternos, coletes e acessórios como gravatas, cintos, meias e suspensórios.

8. Acerte na precificação

Para chegar ao valor ideal de cada peça, faça uma pesquisa de mercado, avaliando os preços da concorrência. Considere também o poder aquisitivo do seu público-alvo e, claro, a qualidade do que você vende.

O seu faturamento mensal precisa ser suficiente para cobrir todos os custos e despesas da loja e gerar lucro.

9. Divulgue sua loja

Neste ponto, sua loja de roupas masculinas está pronta para abrir as portas — e se tornar conhecida por quem interessa.

Invista em ações promocionais de inauguração e capriche na divulgação, principalmente no digital. Nas redes sociais, mantenha o perfil da loja sempre atualizado, crie um relacionamento com o consumidor, aposte em anúncios pagos e marketing de influência.

Mantenha diversos canais de venda — Instagram, WhatsApp, email, site —, procure responder os clientes com agilidade e prepare-se para atender aos pedidos.

10. Faça uma gestão eficiente

Como você vê, do controle de estoque ao envio de encomendas, são muitas as tarefas envolvidas na administração do seu negócio. Para facilitar a organização e otimizar a execução dessas atividades, investir em um sistema de gestão on-line é a melhor solução.

Esse tipo de ferramenta centraliza, em um só lugar, todas as informações de que você precisa para gerenciar sua loja, poupando seu tempo e oferecendo uma visão abrangente do seu desempenho nas vendas.

Quer uma sugestão? Conheça o Bling!

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Abrir uma loja de roupas masculinas ficou muito mais simples depois dessas dicas, não é mesmo?

Seja qual for a sua opção — loja física ou online — o Bling ERP tem tudo o que você precisa para assumir o controle do seu negócio, do pedido à entrega.

Cadastro de clientes e fornecedores, gerenciador financeiro, controle de estoque, emissão de notas fiscais e integrações logísticas para que o seu cliente receba a encomenda dentro do prazo.

O Bling também oferece integrações com plataformas e e-commerce e marketplaces: ideal para quem quer expandir a operação do físico para o mundo digital.

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