O mercado empreendedor está cada dia mais desafiador. É por isso que um sistema ERP para micro e pequenas empresas auxilia no aperfeiçoamento de processos, na redução de custos e no aumento da eficiência. Essas características são essenciais para um negócio competitivo.
Para esclarecer mais sobre esse assunto. Separamos as principais vantagens e benefícios que um gestor tem ao implantar essa tecnologia em sua empresa. Confira a seguir!
O que você verá no artigo:
1. Padroniza os processos
O Sistema de gestão online (ERP) permite que o empresário padronize todos os processos da empresa. Facilitando o controle de informações, reduzindo o tempo das atividades e diminuindo os erros operacionais.
Esse software é capaz de unificar as informações de todos os setores do negócio, automatizando a metodologia de trabalho e melhorando todos os fluxos. Por meio disso, a sua empresa ganha em eficácia e agilidade.
2. Acelera a tomada de decisões
A expressão “tempo é dinheiro” é bem antiga. Imagine você trabalhar com um sistema que lhe traga a resposta a mão sem a necessidade de manter uma série de planilhas e outros arquivos.
Isso é possível com um sistema de ERP para micro e pequenas empresas. Além da eficácia nos processos empresariais, o sistema possibilita emitir Notas Fiscais, boletos bancários, controlar contas a pagar e a receber. Além de ter acesso a relatórios com extrema precisão.
3. Diminui custos com estoque e mão de obra
O ERP para micro e pequenas empresas contribui diretamente com a redução de custos. Com menos processos, é possível reduzir os gastos com mão de obra, uma das principais fontes de verbas das organizações.
Outro ponto é uma gestão de estoque mais eficiente. Evitando perdas com controle de produtos parados e eliminação de materiais desnecessários.
4. Reduz erros operacionais
Processos manuais estão sujeitos a falhas humanas. Ao preencher uma planilha ou inserir dados em um programa, um funcionário pode gerar erros de digitação ou inclusão de valores e informações divergentes.
Com o software de ERP, é possível automatizar esses processos. A partir de configurações e parâmetros pré-definidos, o sistema insere e realiza cálculos automáticos.
Além disso, a segurança nos fluxos e a diminuição do risco de fraude também estão entre as vantagens de se investir nessa tecnologia.
5. Um ERP para micro e pequenas empresas tem bom custo-benefício
Se você acredita que por ter uma micro ou pequena empresa, o ERP não é para você, com certeza está enganado. É possível agregar os excelentes ganhos nos processos mencionados a cima por planos mensais que começam em valores inferiores a R$ 1 por dia.
O Bling, por exemplo, tem propostas a partir dessa faixa, com suporte especializado e período de teste totalmente gratuito.
Ganhar produtividade, reduzir imprevistos, ampliar as operações e trazer segurança para seu negócio. Tudo isso é possível com o sistema de ERP para micro e pequenas empresas. Não fique para trás da concorrência e invista nessa ideia.
Gostou deste conteúdo, então compartilhe em suas redes sociais e leve o conhecimento a outros empreendedores!