Antes de mais nada, o marketplace da Via Varejo mudou de nome. Desde de setembro de 2023, a varejista — que também já foi Via Marketplace — se chama Casas Bahia Marketplace, em referência ao conglomerado do qual faz parte.

Aliás, o Grupo Casas Bahia também está à frente de outros varejistas, como o Ponto (antigo Ponto Frio) e o Extra.

Esclarecida essa questão, vamos ao que interessa: quer saber como vender na Via Varejo (vamos continuar chamando assim neste artigo, certo?)? 

Vem com a gente! Aqui, você vai descobrir como se cadastrar, o que vender no marketplace e outras informações importantes para o seller Via Varejo. Acompanhe!

Quais as vantagens de vender no Via Varejo Marketplace? 

O principal benefício de vender na Via Varejo é, sem dúvidas, o fato de a empresa ser uma plataforma multicanal

Ou seja, quem anuncia no Via Varejo Marketplace pode vender nas três grandes marcas nacionais de varejo ao mesmo tempo — Casas Bahia, Ponto e Extra —, com um único cadastro.

Essa visibilidade em diversos canais de venda é um dos atrativos que levam os mais de 110 mil vendedores a optarem por anunciar seus produtos na plataforma.

Afinal, são cerca de 250 milhões de buscas mensais por produtos anunciados e mais de 95 milhões de consumidores. Portanto, o alcance dos anúncios é enorme.

Além disso, as taxas de comissão são as mesmas para os três canais de venda.

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Quais são as taxas de comissão da Via Varejo?

A Via Varejo não cobra nada para que você anuncie no marketplace, mas você paga uma taxa de comissão sobre cada venda realizada.

Os valores das taxas de comissão da Via Varejo variam entre 18,5% e 21%, dependendo categoria do produto:

  • comissão de 18,5%: ar-condicionado e ventilação, áudio, eletrodomésticos, eletroportáteis, informática, tablets, telefones e celulares, TV e vídeo;
  • comissão de 19%: acessórios e inovações, equipamentos automotivos;
  • comissão de 19,5%: gift card, serviços, viagens;
  • comissão de 20%: agro, indústria e comércio, bebidas;
  • comissão de 21%: alimentos, artesanato, artigos para festas, bebês, beleza e saúde, brinquedos, calçados, cama, mesa e banho, casa e construção, decoração, DVDs e blu-ray, esporte e lazer, ferramentas, flores, games, instrumentos musicais, joias e bijuterias, livros, malas e mochilas, marketplace, moda, móveis, natal, papelaria, perfumaria e cosméticos, petshop, produtos de limpeza, relógios, utilidades domésticas.

De tempos em tempos, a Via Varejo lança promoções que envolvem a redução de taxas de comissão ou aplicação de taxas fixas para todas as categorias.

No momento em que este artigo foi escrito, em novembro de 2023, o valor da comissão era de 17% (válida até 31/12/2023). Vale a pena ficar de olho!

Outros custos para vender na Via Varejo

Além dessas tarifas de venda, o seller Via Varejo tem os custos com o frete. Se você utilizar o Envvias — o serviço de logística da marca —, você pode oferecer frete grátis nas compras a partir de R$ 69,90 e receber desconto no valor que paga pelo envio.

Esse desconto varia pode ser de 40%, 50% ou 80%, conforme os indicadores de qualidade de atendimento da sua loja e com a modalidade de envio. As notas nos indicadores vão de 1 a 5, sendo 1 a mais baixa e a 5 a mais alta.

Vale destacar que, se sua nota for baixa (1, 2 ou 3), você paga o valor integral do frete, mesmo se utilizar o Envvias.

Leia também: Frete Expresso ou Econômico: qual o preferido do consumidor?

Como é feito o repasse de vendas ao seller Via Varejo?

O repasse da Via Varejo acontece em três datas: dias 05, 10 ou 20 de cada mês, de acordo com a forma de pagamento.

Para pagamentos realizados por boleto bancário ou Pix, você recebe os repasses no dia 05. Pagamentos no cartão de crédito são repassados nos dias 10 e 20, a depender da data da entrega das mercadorias para os compradores.

E as compras parceladas? 

Se o seu cliente dividiu o valor do produto, existem duas opções para receber o pagamento pela venda: 

  • valor total: você recebe o valor integral da venda no próximo ciclo de repasses;
  • valor parcelado: você recebe uma parcela por mês até o final do pagamento (se o cliente compra em 10 vezes, você recebe o repasse da venda também em 10 parcelas).

O que vender no marketplace da Via Varejo?

O marketplace é um dos maiores players do segmento de eletrônicos do Brasil. Além desses artigos, você pode vender mais de 50 categorias de produtos e serviços, como:

  • informática;
  • eletrodomésticos e eletroportáteis;
  • automotivos;
  • casa e construção;
  • utilidades domésticas;
  • produtos para pets;
  • brinquedos;
  • moda
  • cosméticos;
  • bebidas, alimentos e outras mais.

Antes de começar a anunciar no marketplace, procure se informar se o seu produto faz parte da lista de proibições da Via Varejo. Essa precaução pode poupar seu tempo e uma certa dor de cabeça para resolver possíveis problemas.

Agora que você já sabe as regras mais importantes para vender na Via Varejo, é hora de aprender como se cadastrar na plataforma. Confira!

Como fazer o cadastro na Via Varejo?

O processo de cadastro da Via Varejo é um pouco diferente dos outros marketplaces. Isso porque a marca avalia suas informações antes de validar sua loja para que você comece a anunciar na plataforma.

Confira o passo a passo:

1. Preencha o formulário de cadastro

Acesse a Via Varejo e clique em “Cadastre sua loja”. Preencha o formulário com as informações solicitadas:

  • nome e sobrenome;
  • e-mail;
  • telefone;
  • CNPJ.

Como você pode ver, só empresas (incluindo MEI) podem vender no marketplace. A emissão de notas fiscais é obrigatória para todos os sellers Via Varejo.

2. Aguarde a avaliação

As suas informações passam pelo processo de análise da Via Varejo. Se validadas, as orientações para os próximos passos são enviadas para o e-mail informado durante o cadastro. 

3. Comece a vender

Após seguir as orientações para configurar sua conta, é só cadastrar seus produtos e se preparar para as vendas. 

E para te ajudar a acelerar seus resultados, a Via Varejo conta com algumas soluções interessantes. Veja quais são elas.

Soluções da Via Varejo para os vendedores

Além dos Envvias, a Via Varejo oferece mais alguns serviços pagos para ajudar seus vendedores a impulsionar e gerenciar as vendas. São eles:

  • Via ADS: para que os vendedores possam aumentar a visibilidade dos seus produtos por meio de banners, e-mail marketing, destaque para os seus anúncios;
  • Via Full: é o serviço de fulfillment do marketplace que cuida do armazenamento e gestão das entregas para os lojistas.

Pronto para começar a vender em uma das maiores redes do varejo nacional? Então, pega essa dica:

Use a integração Bling + Via Varejo e venda muito mais!

Se anunciar no marketplace da Via Varejo pode ser uma boa opção para vender seus produtos, com a parceria do Bling seus resultados podem ser ainda mais expressivos.

O ERP automatiza e otimiza as tarefas operacionais, administrativas e financeiras para deixar a gestão do seu e-commerce muito mais simples e ágil — do pedido à entrega do produto.

Afinal, com todos os recursos centralizados em uma mesma plataforma de gestão, tudo fica mais fácil, concorda? Entre as diversas funcionalidades do Bling para e-commerce, você encontra as integrações para os maiores marketplaces do mercado, incluindo a Via Varejo.

Com integração Bling + Via Varejo, por exemplo, você consegue:

  • importar produtos e variações;
  • sincronizar o estoque;
  • importar e atualizar pedidos;
  • enviar código de rastreamento e muito mais.

Fazer a integração é muito fácil! Aperte o play no vídeo abaixo e confira.

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