Você sabe o que é Inbound Marketing?
Inbound marketing é um combo de técnicas de marketing que se sustenta na ideia da criação e compartilhamento de conteúdo focado em um público-alvo específico.
Isso faz com que seu negócio consiga a permissão de se comunicar com seu eventual cliente de forma direta, criando um relacionamento que pode ser contínuo.
O Inbound consegue construir um laço duradouro com seus potenciais clientes, ampliar seu reconhecimento de marca, sua reputação e melhorar os seus resultados.
Se você publica o conteúdo certo no lugar certo, você atrai seus potenciais clientes e se torna conveniente para eles.
Dessa forma, o Inbound Marketing consegue captar leads qualificados, aumentando a sua taxa de conversão.
O que você verá no artigo:
Origem do termo
O termo Inbound Marketing ganhou destaque após ser utilizado por Brian Halligan, cofundador da plataforma Hubspot.
Contudo, é importante destacar que Peter Druker, renomado profissional de marketing, reforça que Seth Godin em seu livro “Marketing de Permissão” (Permission Marketing lançado em 1999), já disseminava a importância deste modelo de abordagem.
No ano de 2009, após o lançamento do livro “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs”, o termo se difundiu no mercado.
O propósito do Inbound Marketing é aumentar a interação com o público, para facilitar a aproximação e criar um relacionamento com o cliente.
Isso consegue tornar as vendas mais assertivas e reduzir o “CAC” (Custo de aquisição de cliente).
Como a estratégia de Inbound Marketing funciona?
O Inbound Marketing é a estratégia em que os potenciais clientes vêm até sua empresa atraídos pela sua mensagem ou conteúdo.
Nesse momento, sua empresa tem a chance de apresentar suas soluções, produtos ou serviços e transformar eles em clientes e quem sabe até promotores da marca.
De forma resumida, o Inbound Marketing consiste em atrair potenciais consumidores ou visitantes e convertê-los em clientes da sua marca.
Dessa forma, podemos dizer que o cliente quem procura pela empresa e não o contrário.
O Inbound Marketing funciona da seguinte maneira:
- Potenciais clientes são atraídos por seus conteúdos, trabalhados através do seu site, e-commerce, blog, redes sociais, etc. Dessa forma, sua empresa gerou tráfego;
- É preciso que esses conteúdos que atraíram os potenciais clientes tenham uma chamada para ação (CTA), com o foco de transformar os usuários em leads, por formulários ou cadastros simples para conseguir dados sobre esses potenciais clientes e construir um relacionamento;
- Após conseguir o cadastro de pessoas realmente interessadas na sua empresa, chegou a hora de trabalhar para realizar as vendas e transformar cada cliente em um cliente fiel.
Principais vantagens da estratégia
O Inbound Marketing faz com que suas estratégias foquem em atrair o público certo. Ou seja, que tem mais chances de se interessarem pelo que você está oferecendo e virarem clientes.
Em outras palavras, consegue trazer um público qualificado de acordo com seus objetivos com oportunidades maiores de realizarem uma compra na sua empresa.
Com o público certo, as chances das suas mensagens ou conteúdos serem ouvidos e absorvidos por ele é bem maior.
Isso faz sua marca adquirir muita credibilidade com os clientes, dessa forma, o público estará mais receptivo a ouvir suas dicas e recomendações.
A verdade é que o mercado já sacou que esse é o melhor caminho. Conforme o relatório da HubSpot, o Inbound Marketing é a estratégia preferida de 75% das empresas.
Se você ainda está em dúvida sobre a necessidade de usar o Inbound, separamos as principais vantagens dele para sua marca:
Economia de custos
O Inbound pode representar um custo menor para sua empresa que o investimento em mídias tradicionais, como TV e rádio. Conforme um estudo da Mashable, o Inbound Marketing pode sair até 62% mais barato do que o marketing convencional, sendo que o custo médio de aquisição de cliente do primeiro é de 135 dólares, enquanto no segundo caso este valor pula para 346 dólares.
Melhora o posicionamento da sua empresa em buscas orgânicas
O cliente já busca informações sobre a empresa antes mesmo de ter seu primeiro contato com ela. Sites de busca, como o Google, são uma ótima oportunidade de exposição para a sua marca.
Um dos fundamentos do inbound marketing é o trabalho de Search Engine Optimization, ou seja, é a otimização de sites para mecanismos de busca orgânica, como o Google.
Ela significa resumidamente convencer o buscador de que você tem a melhor resposta para determinado modelo de pergunta.
Para aumentar sua exposição para os clientes é preciso melhorar o seu ranqueamento em páginas de pesquisa como o Google, por exemplo.
Portanto, é essencial que sua estratégia de marketing digital tenha ações focadas em SEO.
Ajuda na segmentação de público
Um dos maiores benefícios do inbound marketing para a equipe de vendas é o público segmentado.
Imagine que seu time de vendas se depara com um grande número de contatos que não têm nada a ver com a empresa.
Seria bem mais difícil conseguir fechar um grande número de vendas, pois falta a segmentação necessária.
Nesse caso, o inbound marketing chega segmentando o público e entrega para a equipe de vendas apenas aqueles clientes que têm a maior possibilidade de fechar negócios.
Aumento na captação de Leads
A estratégia de inbound marketing objetiva a atração de clientes, o que resulta na chance de uma maior captação de leads.
O termo refere-se àquelas pessoas que, em algum momento, interagiram com a marca de forma virtual e concederam algum tipo de contato, como um e-mail em troca de um e-book.
A partir disso, se inicia a oportunidade de estabelecer um processo de comunicação onde você prepara o usuário para o momento de compra.
Ou seja, é uma técnica oposta às formas agressivas e massivas de fazer propaganda que já não funcionam como antes.
O segredo do inbound é a implantação de uma comunicação mais personalizada visando conquistar o cliente.
Ganho de credibilidade no mercado
Outro benefício do Inbound Marketing é o aumento da confiança e da credibilidade da sua marca.
Visto que leads e consumidores têm acesso integral a todo tipo de conteúdo sobre o seu setor de atuação, você constrói uma reputação para eles.
A nutrição de leads através da entrega de conteúdo rico e interessante no Inbound Marketing favorece para a construção de autoridade do seu negócio.
Dessa forma, sempre que eles pensarem em comprar um produto ou serviço, eles nem vão pensar em escolher outra marca se não a sua.
O resultado disso é a geração de um canal de diálogo com sua persona e a consolidação da marca.
Pelo fato de atuar diretamente sobre os potenciais clientes, o inbound pode ser considerado uma das melhores estratégias para fortalecer a marca de uma empresa.
Ficou claro como o Inbound Marketing pode te ajudar a alcançar resultados mais assertivos?
Nesse post, você pôde descobrir um pouco mais sobre como funciona o Inbound Marketing e quais as vantagens que essa estratégia pode trazer para o seu negócio! Quer aprender mais sobre marketing e e-commerce? Então, conheça o Blog da iSET!
A iSET escreveu este post e é parceira do Bling.