Descubra como é possível aumentar suas vendas no próximo ano ajustando problemas na gestão comercial

O ano de 2022 já está batendo na porta e algo que nunca muda é como a rotina da gestão comercial é sempre repleta de desafios diários. É um ciclo da busca eterna pela meta atingida ao final do mês, e que todo dia primeiro zera e inicia novamente.

Já pensou que é possível facilitar e agilizar o processo para que seu vendedor foque nas vendas e sua empresa ganhe na produtividade agora em 2022?

Uma das estratégias mais eficientes para evitar esses problemas é investindo em um força de vendas, dessa forma organizar sua operação comercial. Automatizando da emissão dos pedidos ao faturamento integrando ao seu ERP.

Vamos neste artigo apresentar algumas das principais dificuldades do dia a dia do vendedor e mostrar como um força de vendas poderá colaborar para sua operação.

O pedido é enviado em tempo real para o ERP

Você sabe dizer quantas vezes ocorreram problemas na sua produção ou entrega porque os vendedores acumularam os pedidos para última hora? 

Isso geralmente acontece quando o envio ao faturamento não é prático, fácil e automatizado. Escutamos diariamente casos de vendedores fazem os pedidos no talão, para depois em um momento oportuno inserir no sistema ou enviar por e-mail ou WhatsApp. Ou seja, gera retrabalho e atrasos em todo processo.

Quando se investe em uma ferramenta de força de vendas integrada ao seu sistema de gestão, é possível eliminar esse problema. Dessa forma, seu vendedor terá disponível na palma da mão a tabela de preço para cada cliente, promoções, produtos em destaque e muito mais. Oferecendo agilidade na emissão do pedido e de quebra é enviado em tempo real ao faturamento.

Dica de ouro:

Ao escolher um sistema de força de vendas procure um que ofereça uma usabilidade intuitiva e fácil. Além disso, é importante que esteja disponível para IOS e Android e principalmente funcione com ou sem internet.

Tabela de preço atualizada em tempo real

Já aconteceu de você ajustar a tabela de preços e seu vendedor dizer que não sabia dessa nova política? Isso é mais comum do que a gente imagina, pois na correria do dia a dia os vendedores podem deixar algum detalhe que seja enviado por e-mail, WhastApp ou em grupo interno passar.

Por isso, é tão importante escolher um sistema de vendas que atualize as informações em tempo real. Assim você terá certeza que seu vendedor está utilizando as condições comerciais mais recentes, evitando problemas no faturamento e possíveis prejuízos.

Outro ponto importante é observar se a ferramenta a ser contratada oferece um limite no percentual de desconto oferecido ao cliente, para que não tenha surpresas com a margem na hora de faturar. Uma dica que muitas empresas adotam é o saldo flex, uma forma de dar a gestão dos descontos ao seu vendedor e evitar possíveis problemas.

Acompanhe a rota do seu vendedor

Você por acaso já percebeu que determinado cliente reduziu seu padrão de compras e ao investigar o motivo identificou que seu vendedor não fazia mais visitas? Isso é mais comum do que você imagina.

Uma forma de acompanhar as visitas da sua equipe de campo é através de uma ferramenta de check-in e check-out. Assim, também é possível medir quantos atendimentos sua equipe consegue realizar por dia e identificar se a rota está eficiente ou não.

É a oportunidade de ter um controle maior sobre sua equipe e identificar pontos de melhoria, ganhando produtividade.

Gestão atualizada em tempo real

Quando você toma decisões no seu dia a dia todas as informações estão atualizadas? É um processo fácil? 

Caso sua realidade seja não ter os dados em tempo real e o pior, não é prático. Nossa dica é buscar por um força de vendas que entregue indicadores atualizados simultaneamente. E o mais importante, que seja intuitivo e esteja disponível online para quando você precisar.  

Para uma boa gestão é essencial que esses indicadores entreguem:

  • evolução das vendas;
  • carteira de clientes;
  • quantidade ou vendido por produto;
  • curva abc de clientes;
  •  mapa da carteira por região, entre outros. 

É aquela máxima: informação nunca é demais — e ela vai apoiar você a tomar as melhores decisões para atingir a meta no final do mês.

Todos os problemas apresentados anteriormente podem ser resolvidos com um força de vendas. Nossa indicação é a Mercos, nossa parceira quando se trata da solução — e também para e-commerce B2B. Com a automatização da sua operação comercial integrada ao Bling, você verá, na prática, sua empresa ganhando produtividade e potencializando as vendas.

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