Um estudo da plataforma Money.co.uk identificou que a varejista chinesa Shein é, atualmente, a empresa de moda mais popular do mundo, ocupando o primeiro lugar de marca mais procurada em impressionantes 113 países, entre eles Brasil, França, Austrália e Irlanda. Logo, não à toa, em busca de mais faturamento, muita gente hoje quer saber como vender na Shein.
Afinal, a gigante asiática é mais do que um e-commerce, uma vez que funciona também como um marketplace.
Nesse formato de negócio, uma marca varejista abre as portas de seus canais de venda para que outras lojas exponham seus produtos e vendam para consumidores que acessam a plataforma.
Em troca, a cada transação realizada, o vendedor cadastrado paga ao site uma taxa que funciona como uma comissão de venda.
Contudo, qual é o processo para se tornar um vendedor e ganhar dinheiro na Shein?
Essa é uma das perguntas que vamos responder ao longo deste artigo.
Boa leitura!
O que você verá no artigo:
O que é a Shein?
Fundada em 2008, na China, a Shein é uma empresa de fast fashion bastante conhecida por seu catálogo de roupas com preço acessível. A varejista possui alguns pontos de venda, sendo o principal deles o aplicativo que pode ser baixado em celulares Android e IOS.
Além do app, também é possível fazer compras usando o site e lojas físicas que já estão presentes em algumas partes do mundo, inclusive no Brasil.
Contudo, se você quiser ganhar dinheiro na Shein poderá vender seus produtos apenas nos canais virtuais.
Quer entender como? Então acompanhe o passo a passo de como vender na Shein Brasil, a seguir.
Como vender na Shein? Passo a passo
Para vender na Shein, você deve fazer o auto registro se cadastrando na plataforma, incluindo todos seus dados, enviando seus documentos (como licença comercial e fotos), esperando a aprovação do site e, caso autorizado, já estará liberado para colocar seu catálogo de produtos para venda.
O auto registro é a forma atual de se tornar vendedor da Shein e cadastrar a sua loja na plataforma, sendo possível fazer o cadastro diretamente no site. Atualmente esse processo de auto cadastro é feito para sellers do Estado de São Paulo, mas em breve esse processo passará a outros Estados.
Confira o passo a passo detalhado de como vender na Shein:
#1 Faça o auto cadastro
- Acesse a área de cadastro;
- Clique para fazer o cadastro como vendedor;
- Escolha a natureza do negócio, definindo se fará suas vendas com CNPJ (dados cadastrais de pessoa jurídica) ou CPF (dados cadastrais de pessoas física)
- Comece a preencher todos os dados solicitados no cadastro, como mostra a imagem abaixo.
- O documento com o passo a passo completo está aqui.
#2 Envie os documentos
Para completar seu cadastro, é necessário enviar alguns documentos solicitados pela plataforma, entre eles:
- Arquivo da licença comercial: incluindo o conteúdo completo, em formato JPG, JPEG, PNG ou PDF, tamanho máximo 5MB;
- Foto da carteira de identidade do dono da loja: frente e verso, formato JPG, tamanho máximo 5MB;
- Fotos da loja: podendo ser fachada, escritório, depósito, entre outras opções. Formato de imagem (JPG, JPEG ou PNG)
Tudo isso é solicitado em campo específico, enquanto faz o cadastro como vendedor.
Nessas áreas, você precisa fazer o upload da documentação. Por isso, tenha tudo separado, para agilizar o processo.
#3 Aguarde o retorno da plataforma
Depois de cumprir as etapas acima, aguarde a aprovação da plataforma para cadastrar produtos e vender dentro da Shein.
Assim que o canal aprovar a sua entrada como vendedor, você pode cadastrar as mercadorias e apresentá-las aos consumidores que acessam o canal.
Como vendedor local, seus itens serão apresentados para consumidores com localização no Brasil.
#4 Cadastre os produtos
A aprovação da plataforma é o sinal verde para que você comece a cadastrar as mercadorias que deseja vender.
Essa etapa exige muita atenção, porque as informações que você compartilha são as únicas que seu cliente terá para tomar uma decisão de compra.
Por isso, inclua fotos de qualidade e, se possível, use vídeos para ilustrar o uso dos produtos.
Além disso, dedique-se à criação de descrições completas que destaquem informações como:
- dimensões;
- benefícios;
- usos;
- tamanhos;
- cores;
- o que está incluso na compra;
- matérias-primas dos produtos, por exemplo, madeira, vidro, borracha, plástico, entre outras opções, e mais.
Tenha certeza de incluir todas as informações necessárias para o cliente fazer a compra.
Lembre-se de preencher os campos indicados pela plataforma, dentro da área de cadastro, para que não fiquem em branco e gere dúvidas e inseguranças aos compradores.
O objetivo das descrições é dar segurança ao cliente, uma vez que ele não está visualizando o produto pessoalmente, e precisa imaginá-lo a partir das informações de cadastro.
Tudo isso ajuda a reduzir as objeções e receios na escolha do item a ser adquirido. Logo, contribui para aumentar as suas taxas de conversão.
Em suma, boas descrições, fotos e vídeos tendem a gerar mais vendas, porque geralmente melhoram a experiência do usuário.
Para mais dicas sobre como otimizar a experiência de compra, assista ao vídeo abaixo.
Afinal, quem pode vender na Shein?
Você pode vender na Shein como pessoa física ou jurídica. Logo, mesmo que você não tenha um registro como empresa, pode comercializar produtos dentro do canal de vendas.
Contudo, existem outros critérios que precisam ser considerados por quem deseja vender no marketplace da Shein, são eles:
- você deve atuar com os segmentos de moda, utensílios domésticos, decoração e itens para pet (únicas categorias que fazem parte do portfólio do marketplace);
- é necessário que você tenha um faturamento satisfatório para atender aos critérios da marca que usa esse fator de análise na aceitação de vendedores parceiros;
- é preciso que você tenha um alto volume de itens de cada produto comercializado para atender a demanda da plataforma que recebe milhares de acessos todos os dias (sim, o tamanho do seu estoque é um requisito considerado pela Shein para permitir que você exponha seus itens em seus canais).
Tenha atenção especial a esse último tópico. Ele diz que você precisa ter um bom volume de peças em estoque para cada produto vendido.
Logo, não é necessário que você tenha alta variedade de mercadorias, mas sim um bom número de itens dentro de cada produto.
Por exemplo, você não precisa vender camisas azuis, vermelhas, brancas e pretas. Você pode vender apenas camisas pretas, desde que tenha um bom volume delas em estoque.
Em outras palavras, concentre-se em ter itens em quantidade, e não em variedade.
Atenção especial aos preços
Agora, uma dica que não é, necessariamente, uma regra da Shein, mas sim uma boa prática, que você deve considerar: tenha bons preços.
Se você deseja vender na Shein, precisa considerar que sua margem de lucro deve ser um pouco menor do que o mercado brasileiro geralmente permite.
Afinal, uma das grandes razões para o sucesso do canal é, justamente, os preços acessíveis e a variedade dos produtos.
Isso não significa que você não deva considerar a qualidade da mercadoria. Afinal, as avaliações dos clientes também são fundamentais para o seu sucesso comercial.
Quando vender na Shein é uma boa ideia?
De maneira geral, vender na Shein é uma ótima opção, mas é preciso ter em mente que a plataforma não é para pessoas que estão começando, mas sim para quem já tem um negócio validado.
Afinal, como mostramos acima, parte dos critérios da plataforma para aceitar vendedores é o faturamento e a movimentação de vendas, além do volume de mercadorias.
Tudo isso, geralmente, é alcançado por quem já atua no mercado há algum tempo.
Seguindo essa mesma lógica, vale considerar que, mesmo aceitando vendedores que usam o CPF para cadastro, a plataforma prioriza negócios com boa movimentação financeira.
E, na prática, se você tem o perfil que descrevemos acima, é provável que já possua um CNPJ.
Diante de tudo isso, pondere sobre o seu momento como vendedor online e faça a sua escolha para começar suas vendas no canal.
Leia também: Como vender nos Marketplaces? Conheça as regras para anúncio de produtos
Quais são as taxas de vendas na Shein?
A Shein não cobra taxas nem para você se inscrever como vendedor, nem para cadastrar produtos. A única taxa com a qual você precisa lidar é a que incide sobre uma venda. Nesses casos, a comissão é de 10% sobre o valor do produto.
Em relação a esse comissionamento, existe um grande benefício, exclusivo para vendedores com CNPJ: a taxa é de 0% nos primeiros 90 dias desde o registro na plataforma.
Ou seja, durante esse período, todo o faturamento vai direto para a sua conta bancária registrada, não havendo qualquer pagamento à Shein.
Esse é um bom impulso para quem está começando, não é mesmo? Então aproveite!
Vantagens de vender na Shein
Os 90 dias sem taxa não são a única vantagem de vender na Shein. Além disso, o canal oferece outros benefícios para quem investe no varejo online, como:
- alta visibilidade, ao colocar seu produtos em uma plataforma de venda com milhares de visitas diárias;
- o pagamento do que foi vendido é super-rápido, feito semanalmente, o que facilita a gestão o capital de giro;
- disponibilização do time de gerentes de relacionamento e suporte exclusivo para solicitar as dúvidas dos lojistas;
- campanhas exclusivas das quais você pode participar para aumentar a visibilidade das suas mercadorias;
- cupons de desconto exclusivos que podem ser oferecidos aos compradores, estimulando ainda mais as vendas.
Tudo isso se torna um poderoso conjunto para aumentar as vendas online. Está pronto? Veja nossas dicas para ter bons resultados:
Perguntas frequentes sobre como ganhar dinheiro na Shein
Como se tornar vendedor na Shein?
Para se tornar um vendedor da Shein, é necessário se cadastrar na plataforma, com CNPJ ou CPF e então registrar seus produtos. Fique atento aos critérios usados pela plataforma para aceitar vendedores novos, como faturamento atual e volume de itens em estoque.
Quem pode vender na Shein?
Todo mundo pode vender na Shein desde que tenha um CPF ou CNPJ, sendo o segundo o mais recomendado, tanto para aproveitar os benefícios que o canal oferece quanto para provar sua movimentação financeira, usada como critério para aprovação de vendedores. Logo, o canal é ideal para lojistas com mais experiência.
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E aí? Decidiu se a venda no marketplace da Shein é uma boa ideia para você?
Lembre-se de que a gestão dos canais de venda é tão importante quanto a sua criação . Afinal, é isso o que garante a eficiência dos processos e promove uma experiência do cliente.
Uma boa gestão de e-commerce e de vendas em marketplace facilita a atualização do estoque, a notificação de estoque mínimo, o acompanhamento das contas a pagar e a receber, fluxo de caixa, registro de clientes e mais.
E se você faz vendas em mais de um canal de varejo, centralizar as informações é uma etapa indispensável para escalar seus resultados, gerar economia e garantir que as informações estejam integradas.
Além disso, torna a gestão mais fácil, uma vez que pode controlar todos os canais de venda, usando uma única ferramenta.
Em outras palavras, você não vai precisar entrar em cada canal usado para comercializar seus produtos, ao contrário terá tudo o que precisa em um único sistema: o ERP para integrar e-commerce e marketplace.
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