A reputação influencia a visibilidade e a credibilidade das publicações no Mercado Livre e também em qualquer um dos principais Marketplaces da atualidade, e quando baixa, tem um efeito muito negativo nas vendas. Mas não entre em pânico! Tudo pode ser resolvido, então trazemos o truque infalível para aumentar sua reputação abaixo:
Passo a passo: O que precisamos para aumentar a reputação? Precisamos de vendas sem sinistros. O número de vendas não reclamadas necessárias dependerá de cada caso individual.
Onde conferir os itens que estão baixando a sua reputação?
Você poderá ver na seção Reputação exatamente quantas vendas bem-sucedidas você precisaria para mudar de cor e quais são as publicações que geraram mais reclamações. Se ainda não o fez, detecte quais são e pause-as, para que não continuem gerando vendas com reclamações que afetem sua reputação.
Nossa estratégia para aumentar a reputação será então aumentar a quantidade de vendas, ou seja, as unidades vendidas. Para conseguir isso, vamos criar publicações vendáveis no curto prazo, e vamos concentrar cem por cento de nossos esforços em um item específico que salva vidas. Vamos passo a passo?
O que você verá no artigo:
Passo 1: Escolha o item salva-vidas
Podemos usar um dos que já publicamos ou obter um extra para esse fim e criar uma nova publicação do zero.
Quando é aconselhável fazer o último? Quando nosso catálogo de produtos é de alto valor, fica mais difícil vender um grande número de unidades em menos tempo, por isso, neste caso, devemos buscar outra alternativa e oferecer uma de circulação mais massiva. Como?
- Vendável: entendemos por vendáveis produtos que possuem um fluxo de demanda, por exemplo, pendrives, fones de ouvido, mouses, etc. No exemplo de uma loja de tênis, ela pode comercializar alguns shorts ou camisetas que normalmente possuem tickets menores.
- Econômico: ser acessível nos ajudará a vender o número de unidades que precisamos mais rapidamente.
Além disso, não podemos esquecer que o consumidor não vai optar por comprar um produto muito caro de um vendedor de baixa reputação, ao contrário, uma alternativa de baixo custo implica em menor risco. - Pertencente à mesma categoria: oferecer sempre um artigo sem nos afastarmos do artigo em que vendemos. Portanto, sugerimos que sejam acessórios ou algo semelhante, mas relacionados ao nosso negócio.
Etapa 2: lançar o item pelo preço de custo
Devemos pensar na estratégia de precificação como um investimento de longo prazo. Com um preço abaixo da média conseguiremos adquirir um melhor posicionamento nos resultados de pesquisa e aumentar as visitas, o tráfego e o número de unidades vendidas que necessitamos.
Embora sugerimos manter um preço baixo, isso NÃO significa criar preços irrealistas, eles não serão confiáveis e também não gerarão vendas. Um preço excessivamente baixo somado a uma má reputação soa como fraude.
Sugerimos revisar os preços de tendência de mercado para este produto.
Reputação global
Outra coisa importante que você deve analisar é o status da sua conta no nível de reputação global. Você pode verificá-lo em Minha conta > Vendas > Reputação. Para que seu negócio online seja sustentado, é necessário que ele esteja localizado na cor verde do termômetro do Mercado Livre ou dentro das faixas indicadas nos demais marketplaces.
Mas quais variáveis compõem a reputação global?
- Quantidade de vendas: o Mercado Livre contará o total de vendas dos últimos 365 dias ou dos últimos 60 dias consecutivos. O período calculado dependerá do seu histórico de vendas.
- Vendas por Reclamação – Quando um comprador não está satisfeito com a experiência de compra ou com o produto, ele pode iniciar uma reclamação, mas nem todas afetarão sua reputação.
- Prazo de entrega pelo correio: se você vende com Mercado Envios, despache suas vendas no mesmo dia para que não te afetem.
- Vendas canceladas: são aquelas vendas que não se concretizam. Somente aqueles que você cancelar afetarão sua reputação.
Para potencializar essas métricas, o Mercado Livre desenvolveu o programa Mercado Líderes, formado por vendedores que se destacam na experiência que proporcionam aos seus compradores e também no número de vendas que recebem.
Etapa 3: anuncie a postagem
Anunciar a publicação nos ajudará a aumentar sua visibilidade. Aqui temos duas alternativas que vão depender da cor da nossa reputação:
Se tivermos uma reputação acima da cor amarela, podemos ativar a publicidade do Mercado Livre exclusivamente nesta publicação.
Por outro lado, se a cor das nossas publicações nos impede de realizar uma campanha, uma boa opção é dar-lhes um impulso fora do site. Por exemplo, se vendermos através de outro canal de e-commerce ou redes sociais, podemos gerar tráfego para esta publicação de fora para aumentar as vendas.
Passo 4: Vender
Agora que temos toda a estratégia organizada, temos que colocá-la para funcionar. Uma vez recuperada a cor verde, podemos reativar o restante de nossas publicações e reconfigurar nossa campanha publicitária regularmente.
Lembre-se de manter a boa conduta e evitar reclamações!
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