O lucro de um negócio está associado ao processo de precificação dos produtos. Por isso, é extremamente importante na vida de lojistas e empresários que desejam crescer de maneira sustentável. 

Ao colocar uma mercadoria ou serviço no mercado, é essencial que a empresa cumpra algumas etapas para que o produto chegue ao cliente com um preço competitivo. O principal cuidado é não afetar a saúde financeira do negócio on-line ou em lojas físicas

Por isso, quando se trata da precificação de produtos é comum acontecerem várias fases de testes e a implementação de boas práticas. 

Mais do que estipular um valor de compra, o preço deve considerar a margem de lucro para tornar a produção e venda viáveis e interessantes para a empresa, ao mesmo tempo que é acessível para o público-alvo. 

Saber o preço certo exige um estudo para aliar competitividade, atratividade e lucratividade para o seu negócio. Errar nesta etapa da precificação de produtos ou não dar a devida importância pode ser a diferença entre o crescimento ou queda financeira.

Continue no artigo e entenda o que é precificação, como simplificar o processo de maneira rápida e clara e chegar ao preço de venda ideal para o seu produto.

Boa leitura!

O que é precificação?

A precificação é um processo que consiste em mensurar o valor de um produto, seja uma peça de roupa, um artesanato, um doce ou um serviço. Porém, não significa simplesmente encontrar o valor de venda, pois o cálculo possui diferentes variáveis

O preço de venda de um serviço ou produto deve remunerar as pessoas envolvidas no processo de fabricação, pagar os custos dos materiais utilizados e ainda ter uma representação financeira do que o produto propõe. 

Se a proposta é ter exclusividade, por exemplo, insira o custo para ter esse diferencial no valor do item.
Uma precificação equivocada coloca em risco a saúde das vendas on-line ou físicas.

Por isso, é essencial chegar a um valor que consiga cobrir os custos e gerar lucro para o seu produtor.

Afinal, o lucro é a maneira que a empresa tem de continuar crescendo e oferecendo produtos e serviços cada vez melhores.

Por que a precificação de produtos é importante?

O cálculo para precificar um produto é importante porque o processo garante o retorno do investimento realizado para montar um estoque com as melhores marcas do mercado ou oferecer um serviço qualificado.

A fórmula para chegar ao preço certo é mais que uma simples operação matemática. O processo é complexo e deve ser tratado com total atenção e cuidado. Afinal, seus concorrentes com certeza oferecem preços competitivos. 

Assim como sua empresa, a concorrência lida com custos, comissões, impostos, taxas de cartão de crédito e débito e pagamentos que acontecem à vista e a prazo, elementos que impactam diretamente na formação dos preços.

De forma resumida, o preço representa financeiramente o valor dado ao produto, o que engloba diversos fatores, como concorrência, impostos, despesas, custos, margem de contribuição e competitividade. 

Caso pense que o preço é uma simples soma de lucro sobre o custo, você está enganado e essa ideia pode levar a um saldo negativo no final do mês.

Leia também >>> Como tirar lucro de uma venda? Aprenda a precificar.

Quais são as vantagens de uma boa precificação?

O lucro é a vantagem mais evidente de uma boa precificação, mas existem outros benefícios quando você acerta no valor de um item.

Uma boa precificação permite a sobrevivência do negócio, a maximização da lucratividade e faturamento, o aumento do número de vendas e o posicionamento de liderança da marca. 

Confira outras vantagens do processo de precificação a seguir:

Mais controle dos resultados

Ao fazer a precificação, fica evidente quais são os objetivos e os componentes do produto, o que esclarece os custos do seu empreendimento.

Com essa informação, é possível identificar erros ou gastos desnecessários que a médio ou longo prazo inviabilizam a produção.

Ao incluir esses fatores, fica mais fácil atingir as metas e ter um bom controle financeiro da sua empresa.

Otimização dos processos

A precificação permite a otimização dos processos gerais a partir da análise e cálculo de cada uma das etapas envolvidas na venda.

Ou seja, a automatização das etapas de venda afeta o lucro do negócio, pois otimiza tempo e, assim, os procedimentos melhoram conforme o objetivo e as necessidades da empresa.

Melhor aproveitamento do mercado

Reconhecer o público-alvo do seu produto e oferecer um item que contemple suas necessidades, faz com que sua empresa visualize o mercado e atenda a demanda dos consumidores.

Liderança de produto e de qualidade

O reconhecimento do valor adequado ao produto faz com que ele seja uma opção mais viável para o consumidor, o que coloca sua marca em uma posição de liderança e qualidade entre os concorrentes.

Estratégias de precificação

As estratégias de precificação ajudam a não errar no momento de estabelecer o preço e, dessa forma, manter o controle da gestão financeira do seu negócio. Conheça os principais métodos:

Foco

A estratégia de foco contempla produtos com um público específico ou até mesmo restrito. Por conta dessa característica, é necessário estar sempre atento ao mercado para garantir que o valor possa cobrir os custos de produção e gerar um excedente.

Custo

O custo é uma estratégia autoexplicativa. Ou seja, a precificação considera os gastos do produto, como produção ou compra, embalagens, matéria-prima, frete, mão de obra direta ou indireta, brindes e impostos.

Assim, a marca aposta em um perfil mais competitivo no mercado, buscando o valor mínimo possível para cobrir os custos e gerar lucro.

>>> Baixe nossa planilha de Custos de Produto para aprender como gerenciar os custos relacionados e garantir a inclusão de todos os gastos envolvidos. 

Concorrência

O preço é uma análise estruturada de custos e lucro com a avaliação do mercado e concorrência. Desta forma, manter preços competitivos é essencial para a saúde financeira do negócio e, consequentemente, para sua permanência no mercado. 

Com o consumidor cada vez mais conectado a aplicativos de compra e a internet, a atenção deve ser redobrada. Afinal, uma pesquisa de preço está a poucos cliques ou deslizes de tela de distância.

Diferenciação

Um modo de atingir o mercado é oferecer um produto ou atendimento exclusivo. Quando há algum outro valor agregado, além do produto em si, isso reflete no preço, pois as pessoas estarão dispostas a pagar mais por algo que considerem especial e que as faça sentir únicas.

Impostos e comissões

Outros fatores importantes na precificação são os impostos, taxas e encargos governamentais, de marketplaces e canais de venda, além de comissões e premiações da equipe de vendas. 

Esses fatores não devem ser esquecidos na hora de precificar os produtos, pois compõem boa parte do valor.

Taxa de cartão de crédito/débito/antecipação de recebíveis

Além das comissões, é fundamental considerar o quanto as taxas de cartão de crédito, débito e antecipação de recebíveis pagas às empresas administradoras e de métodos de pagamento na precificação de produtos.

Dicas para precificar produtos corretamente

Você sabe quais são os passos anteriores à precificação de produtos? Antes de colocar um preço, é necessário entender alguns fatores importantes para a saúde financeira do seu negócio.

Capital de giro

O capital de giro é um indicador estratégico para saber a saúde financeira da empresa. Basicamente, indica a quantidade de dinheiro que você precisa ter em caixa para fazer sua empresa operar.

Lucratividade

A lucratividade é o excedente líquido que chega ao caixa da empresa. Ou seja, a definição de lucro só considera o que será reinvestido para o crescimento do empreendimento.

Rentabilidade

A rentabilidade relaciona o quanto foi investido e a quantidade de dinheiro que retornou. 


Ou seja, o dinheiro investido trouxe um bom retorno para o caixa da empresa? Esse indicador ajuda principalmente na gestão de compras e da própria empresa.

Como é feito o cálculo para precificar um produto?

A técnica de precificação muda conforme fatores, como necessidade do negócio, sazonalidade, estoque, fatores climáticos, estação do ano, datas comemorativas e preços da concorrência

Por isso, calcular com estratégia é fundamental e alguns métodos merecem sua atenção. Afinal a precificação deve ser ajustada conforme as características estratégicas para o momento.

Para simplificar o entendimento do cálculo para precificar um produto, confira algumas técnicas a seguir:

Concorrência 

Levar em consideração os preços praticados pela concorrência é uma boa maneira de se tornar competitivo no mercado, principalmente, ao vender em um marketplace.

Porém, nunca tente vender um produto com valor abaixo da concorrência se isso trouxer prejuízos ao seu faturamento.

Markup

O markup consiste na análise dos custos relacionados à produção, venda, atendimento, distribuição e publicidade de um produto acrescido da margem de lucro que se deseja obter. 

O cálculo do markup é feito por meio de uma fórmula para encontrar o valor de um item:

Markup = 100 / [100 – (DV + DF + LP)]

As variáveis são: 

  • DV: é o percentual das despesas variáveis;
  • DF: é o percentual das despesas fixas;
  • LP: é o percentual do lucro desejado.

Essa metodologia cobre todos os custos do produto e outros gastos de seus processos.

Se o produto custa R$ 70 e você chega a um índice de markup de 2,5 (25% de lucro), o preço final seria de R$ 175, segundo esse método.

Porém, é um método alternativo que representa um grande risco ao empresário, pois um produto com um markup de 2x não representa necessariamente 50% de lucro no fim da venda. Muitas vezes é bem menos que isso.

Valor percebido

Nesse modelo de precificação de produtos, o valor percebido pelo cliente é o fator principal. 

Quando um produto ou serviço atende as expectativas e necessidades do consumidor, é possível estabelecer um elo de confiança e valorizar o preço de venda. 

Existem diversas formas pelas quais o valor percebido pode impactar o preço do seu produto, como marca, atendimento, bom design, embalagem diferenciada. 

O método é arriscado, pois o cliente pode não aceitar o preço estabelecido sem a marca ter a devida notoriedade para justificar o valor.

Contribuição

A margem de contribuição é a técnica mais recomendada para formação de preço. O método determina o quanto “sobra”, dentro do custo de venda, após descontar custos e despesas variáveis. A fórmula básica fazer o cálculo é:

Margem de contribuição = Valor de venda – Custos e Despesas variáveis diretas do produto (impostos, comissões, taxas). 

Esse é um método flexível para formação de preços, pois permite alterar a margem em períodos competitivos, mas ainda cobre os custos. 

Caso queira conhecer melhor essa fórmula, desenvolvemos o Guia Completo de Formação de Preços no Varejo que você pode baixar gratuitamente.

Principais erros na precificação

Para evitar erros na precificação, que são bastante comuns e trazem diversos riscos ao seu negócio, é importante saber o que evitar durante o processo. Confira!

Rateio de custos fixos

Ao considerar o rateio de custos fixos, você tem uma visão que não corresponde à realidade do seu negócio. 

Ou seja, se existe um custo de pessoal menor ou maior que seus concorrentes, ao deixar isso de lado no momento da precificação, as chances de obter um valor que não cobrirá os principais custos de produção são grandes, o que coloca a empresa em risco.

Guerra de preços

Ainda que seja positivo para o consumidor e para a empresa ofertar um preço mais barato que os concorrentes, ao colocar um preço muito menor, você tira a lucratividade do seu negócio e até a rentabilidade.

Quando as contas não fecham e a empresa não pode bancar um determinado custo, os produtos devem subir de preço. Se ele não corresponde ao valor atual, principalmente na mentalidade do cliente, fica ainda mais difícil aumentar a renda.

Trabalhar com o mesmo preço em todos os canais de venda é outro erro frequente dos empreendedores de e-commerce. Por isso, o preço do produto deve ser calculado considerando o canal.

>>> Aprenda como montar listas de preços customizadas e faça o seu negócio crescer mais com maior lucratividade nas vendas. 

Como simplificar a precificação de produtos?

Boa parte das empresas faz o processo de precificação de produtos em planilhas e escolhe uma das técnicas acima como padrão. O Preço Certo é uma plataforma de formação de preços e análise de indicadores financeiros que simplifica esse trabalho nos negócios. 

Com o sistema, você descubra e defina seus preços de maneira competitiva e lucrativa, analisando o impacto nos principais indicadores financeiros da sua empresa.

A precificação de produtos fica ainda mais simples quando o Preço Certo é integrado a um ERP, como o Bling. O sistema pega informações de produtos e notas fiscais eletrônicas via API. 

Assim, fica muito mais fácil e rápido gerir a parte financeira da sua empresa com apenas alguns cliques!

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Agora que você sabe como fazer a precificação de produtos, que tal melhorar o gerenciamento da sua empresa com um software ERP completo?

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