Está pensando em elaborar um texto para propaganda de Natal, mas ainda não sabe como começar? Não se preocupe, pois, no post de hoje, temos dicas práticas para te ajudar a criar conteúdos mais persuasivos e que elevam seu potencial de vendas no fim de ano.
Mas essa é só a ponta do iceberg, já que, para viabilizar as vendas, as entregas e, claro, a satisfação dos clientes, é preciso ir além da redação publicitária. Portanto, também vamos mostrar como preparar o negócio para esse momento tão esperado pelos empreendedores.
O que você verá no artigo:
Por que trabalhar bem seu texto para propaganda de Natal?
As vendas de fim de ano costumam ser bem concorridas, não é? Logo, criar um bom texto para propaganda de Natal é uma maneira efetiva de se diferenciar da concorrência, diante de um bombardeio de campanhas de marketing a que os consumidores são expostos.
Esse cuidado é particularmente importante se você trabalha com produtos sazonais e que têm maior saída nessa época. Para exemplificar, podemos citar as decorações e comidas típicas das festas natalinas, mas a mesma lógica se aplica aos outros modelos de negócios.
Com isso em mente, siga conosco para saber como escrever conteúdos chamativos e que propiciam mais vendas, começando por entender o conceito de copywriting.
O que é copywriting?
Copywriting é uma técnica para criar textos persuasivos, visando estimular a conversão em vendas. Por exemplo, pode-se usar o gatilho mental de escassez para enfatizar o senso de urgência, de modo que o cliente não queira perder algo exclusivo e/ou por tempo limitado.
A propósito, na hora de criar o copy de Natal ou de outra data do seu calendário comercial, o redator pode lançar mão de inúmeros gatilhos mentais. Isso inclui: novidade, reciprocidade, prova social, autoridade e assim por diante.
Leia também!
- Copy para e-commerce: como fazer? Quais são as técnicas necessárias?
- Gatilhos mentais: quais são os principais e como utilizá-los no e-commerce?
- Calendário comercial: quais as melhores datas para aumentar o faturamento?
3 dicas infalíveis para seu copy de Natal
Se você quer dar um up nas vendas do final de ano, não deixe de conferir essas dicas para prender a atenção do público e, assim, vender mais!
1. Pense no perfil de cliente e na buyer persona
O perfil de cliente ideal traz características de quem tem maior chance de se interessar pelo que você oferece. Por sua vez, a persona é uma representação semi fictícia do público que você quer atingir. Ambos os conceitos contribuem para refinar a estratégia e a abordagem.
2. Use a linguagem certa para o público
A linguagem adequada possibilita que o público se identifique com aquilo que você está oferecendo. Pensando nisso, aposte em títulos atraentes, gatilhos mentais e outras técnicas de escrita persuasiva como forma de preparar o terreno para as vendas que estão por vir.
3. Capriche na hora de fazer a call to action (CTA)
Call to action significa “chamada para ação”, isto é, o próximo passo que o cliente deve dar, como “compre agora”. Para tal, você ainda pode usar e abusar dos verbos no infinitivo, pois cumprem o propósito de indicar uma ação, como “vai perder a oportunidade?”.
3 exemplos de textos para propaganda de Natal
Que tal usar a tecnologia para facilitar a criação dos textos da sua propaganda de Natal? A seguir, elencamos 3 exemplos gerados pelo ChatGPT, considerando diferentes modelos de negócios: serviço de decoração natalina, e-commerce de moda e loja de bijuterias.
Confira esses exemplos para se inspirar, contudo, não deixe de adaptá-los para o contexto da sua empresa, o perfil de cliente e a persona, ok?
1. Texto para propaganda de Natal do serviço de decoração natalina
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2. Texto para propaganda de Natal do e-commerce de moda
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Na Trendy, reunimos as últimas tendências fashion para que você possa escolher, comprar e receber tudo em casa a tempo das festas de fim de ano.
E o melhor: você pode usar nosso provador virtual para ver como as peças se ajustam ao corpo antes de comprar. Incrível, não?
Neste Natal, vista-se com confiança, estilo e elegância. Confira agora mesmo as novidades que chegaram na Trendy e torne sua temporada festiva ainda mais brilhante.
Boas compras e, claro, boas festas! 🌟
3. Texto para propaganda de Natal para a loja de bijuterias
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E aí, curtiu a ideia de usar a tecnologia para ajudar a criar seus textos para propaganda de Natal? Se sim, aproveite para usar outras inovações a seu favor, tal como o robô de vendas do Bling. Dê o play neste vídeo para entender como funciona o chatbot!
Como preparar sua empresa para vender muito mais no Natal?
Agora que você já sabe como arrasar no texto para propaganda de Natal, lembre-se que ainda tem muito trabalho pela frente. Aliás, um dos pontos-chave é controlar o estoque de modo eficiente para não ficar com itens em falta, o que prejudica a experiência de compra.
Por falar em controle de estoque, especialmente para as vendas de fim de ano e os outros períodos de sazonalidade, confira este vídeo do Bling:
Além de gerenciar bem o estoque, outros pontos que você não pode perder de vista são:
- reforçar a logística de entrega;
- treinar seus colaboradores;
- definir as promoções antecipadamente;
- investir em divulgação;
- usar um bom sistema de gestão empresarial.
Boas vendas!