O mercado de moda no Brasil é um segmento cheio de possibilidades, principalmente para iniciantes no mundo dos negócios. Afinal, se vestir vai além de ser uma necessidade pois, por meio de roupas e acessórios, as pessoas expressam a sua personalidade e o seu estilo.
Segundo dados do IEMI – Inteligência de Mercado, em 2023, houve faturamento de R$ 265,8 bilhões no varejo. Os números demonstram que após o cenário pós-pandemia o setor de vestuário teve uma recuperação significativa ― o que abre espaço para o empreendedorismo.
Quer abrir uma loja de roupas, mas não sabe como está o mercado da moda no Brasil? Neste artigo, conheça os nichos que estão em alta e impulsione seus negócios neste segmento.
O que você verá no artigo:
Importância de estudar o mercado de moda no Brasil
A moda é um setor muito disputado que passa por mudanças frequentes e, para se destacar entre as grandes marcas, é essencial acompanhar as tendências. Portanto, se você deseja empreender neste mercado, considere pesquisar sobre:
- Comportamento do consumidor: apesar de a moda ser atemporal, o consumidor sempre está mudando de comportamento buscando por inovações. Por isso, é importante ficar de olho nos desejos do seu público e entender o que ele quer vestir;
- Mercado: pesquise sobre o estilo de vida, aspectos geográficos, poder aquisitivo do grupo que você deseja atingir. Assim, ficará mais fácil oferecer as peças que agradem o seu público-alvo;
- Tecnologia: outra forma de avaliar o mercado de moda no Brasil é estar por dentro das inovações tecnológicas. Atualmente, a indústria têxtil produz tecidos que vão além da qualidade e aplica recursos para trazer conforto aos usuários ― algo que os consumidores valorizam;
- Regional: essa pesquisa é interessante para entender o que cada região tem a oferecer em termos de mão de obra, acessórios e tecidos. Assim, você pode confeccionar ou vender peças que incluem esses elementos para criar uma identificação regional e se destacar;
- Tendências do momento: todo ano surgem novos estilos, cores, tecidos, modelagens de roupas conforme a estação do ano. Existem, ainda, as peças que foram tendências em anos anteriores e ficam em evidência novamente. Então, esteja sempre atento às mudanças e faça as adaptações necessárias.
6 nichos emergentes de moda para empreender
Além de saber como está o mercado da moda no Brasil, é válido escolher o nicho ideal para você deslanchar em pequenos negócios. Dessa forma, é mais fácil entender melhor sobre as necessidades dos seus clientes. Veja algumas sugestões para investir:
1. Plus size
Com a valorização da diversidade de corpos, a procura por tamanhos grandes cresce a cada ano e se tornou tendência no Brasil. Conforme dados do mercado de moda no Brasil coletados pelo Sebrae, entre 2018 e 2019, o segmento movimentou aproximadamente R$ 7 bilhões. São cerca de 60 lojas virtuais e 300 lojas físicas, principalmente no nicho de moda feminina.
2. Mercado de moda fitness
O mercado de moda fitness proporciona grandes oportunidades de investimento, já que abrange diferentes públicos. É possível vender roupas, calçados e acessórios para homens, mulheres de todas as idades, inclusive, para idosos e plus size.
3. Moda gestante
Outro nicho de mercado de moda no Brasil para considerar é o de gestante. Afinal, as futuras mamães não pensam somente em conforto ao se vestirem. Elas também querem se sentir bonitas e confiantes durante a gestação.
4. Mercado de moda praia
O Brasil é um país tropical conhecido pelo clima agradável e por ter praias paradisíacas. Portanto, esse nicho é uma aposta certeira para trazer bom retorno financeiro. Você pode vender maiôs, biquínis, saídas de praia e chapéus, por exemplo. Além disso, é possível vender sungas, bermudas e chinelos para atingir o mercado de moda masculino.
5. Mercado de moda infantil
Segundo pesquisa da Abit, a confecção de roupas infantis representou aproximadamente 42,4% da produção nacional em 2022. Desse modo, o nicho tem grande potencial de lucratividade. Além de roupas e calçados convencionais, você pode vender peças temáticas para datas comemorativas, como aniversários.
6. Mercado de moda sustentável
Para produzir tecidos, a indústria têxtil utiliza muita água e matéria-prima em todas as etapas de produção. Esse processo pode gerar impactos ambientais ― o que é motivo de preocupação no cenário atual. Diante disso, investir em roupas ecologicamente corretas pode ser um bom investimento para potencializar suas vendas.
Como está o mercado da moda no Brasil?
Conforme dados do mercado de moda no Brasil coletados pelo IEMI – Inteligência de Mercado, a expectativa de faturamento para este ano é de 5,5% comparado a 2023. O percentual refere-se a peças íntimas, casuais, jeans, roupas para dormir, entre outros.
Como funciona o mercado de moda no Brasil?
Esse segmento é bastante amplo com potencial de rendimento enorme para os negócios. Isso porque você pode empreender em diferentes nichos, como moda praia, fitness, gestante e sustentável para atingir um público maior.
Quais os maiores desafios neste setor?
Um dos maiores desafios é a concorrência e a necessidade de inovar para atender às expectativas dos consumidores. Diante de um mercado competitivo é fundamental se adaptar às tendências que se transformam constantemente.
Quais são as tendências emergentes?
A moda atual valoriza a sustentabilidade e inclui materiais recicláveis nas confecções de roupas, calçados e acessórios. A tecnologia também ganha força e as marcas se destacam por oferecer peças feitas com recursos antiodor, impermeável, com proteção UV, entre outros.
Loja física ou online? Qual escolher?
Depende do capital de investimento disponível. Em geral, uma loja online tem custos menores comparado a uma loja física. Além disso, oferece vantagens, como: facilidade para estruturar um site, funcionamento 24 horas e costuma alcançar uma quantidade maior de público.
Agora que você já sabe como o mercado de moda no Brasil pode ser promissor, é só escolher o nicho e investir no seu negócio. Uma boa oportunidade para começar é vender em lojas renomadas, como a Shein ― uma das empresas mais populares do mundo.
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