Criar campanhas de tráfego pago é uma forma de expandir sua presença on-line e até de gerar mais oportunidades e vendas. Entre as ferramentas disponíveis no mercado, existe o Bing Ads.

Apesar de ser menos explorado que o Google Ads, esse recurso pode compor seu plano de marketing e trazer benefícios para a sua estratégia. Antes de recorrer a essa opção, entretanto, você precisa entender seu funcionamento.

Ao continuar a leitura, você descobre o que é o Bing Ads, como funciona e como criar campanhas com maiores chances de sucesso. Aproveite!

O que é Bing Ads?

Bing Ads é a plataforma de publicidade on-line criada e mantida pela Microsoft, com o intuito de permitir que empresas anunciem produtos e serviços pela rede de pesquisa do Bing. As campanhas desse serviço também são exibidas em sites parceiros, como MSN e Yahoo!.

O serviço pode ser usado por empresas de diversos portes e tipos, o que inclui lojas físicas e virtuais que desejam atrair mais tráfego e gerar novas oportunidades de vendas.

Bing Ads: como funciona?

O Bing Ads funciona no modelo custo por clique (CPC), de modo que os anunciantes só pagam quando o público efetivamente clica no link exibido nos anúncios. Também existe um sistema de leilão, em que os anunciantes dão lances pelas palavras-chave de interesse para conseguir a exibição nas páginas de resultado de busca.

Apesar de o leilão ter um papel importante, esse não é o único elemento que conta para a exibição do anúncio. A depender da pesquisa feita pelo usuário, o Bing seleciona o anúncio que melhor se encaixa com a pesquisa da pessoa.

Além do lance oferecido para a palavra-chave, é considerado o índice de qualidade do anúncio. Como consequência, a exibição depende de uma combinação entre esse preço e a relevância do anúncio, da palavra-chave e da página de destino.

Segmentação no Bing Ads

Para entender como o Bing Ads funciona também é necessário considerar que ele permite segmentar o público segundo diversas características. É possível utilizar como critérios:

  • localização geográfica;
  • idioma;
  • tipo de dispositivo;
  • características demográficas (como idade, sexo e comportamento).

Ainda, as campanhas podem ser segmentadas para que a exibição dos anúncios ocorra em momentos específicos do dia ou da semana. A ideia é que, com a segmentação, seja possível atingir o público ideal para cada oferta.

Como anunciar e vender no Bing Ads?

Para começar a aproveitar os resultados dessa plataforma é necessário saber como criar uma campanha no Bing Ads. Apesar de o serviço ser simples de usar, você precisa de um bom planejamento para explorar todo o potencial da geração de tráfego pago.

A seguir, confira um passo a passo para colocar em prática!

Cadastre-se na plataforma

Para saber como se cadastrar no Bing Ads, o primeiro passo que você precisa cumprir é fazer login em uma conta Microsoft. Se você ainda não tiver uma, o cadastro é gratuito e leva apenas alguns minutos. Caso você já tenha uma, é só inserir o e-mail e a senha.

No site do Bing Ads, escolha a opção para começar agora e siga para a página de configurações. Nessa etapa é necessário fornecer informações de identificação e incluir o método de pagamento, como o cartão de crédito.

Vale a pena dedicar alguns minutos para realizar a configuração de modo completo. Essa etapa inicial só precisa ser feita uma vez e, ao completá-la corretamente, você evita possíveis erros no futuro.

Escolha o objetivo da campanha

Quando sua conta já estiver configurada, é hora de dar o próximo passo para saber como anunciar e vender no Bing Ads: definir o objetivo da campanha. Como a plataforma oferece diversas opções, é necessário pensar nas suas necessidades.

Uma campanha de vendas é a melhor opção quando você deseja obter novas conversões. É o caso de uma campanha para a Black Friday, mas também é possível usá-la sem ser durante uma promoção especial.

Já se o seu interesse for gerar novas oportunidades de negócio, é interessante escolher a campanha de leads. Nesse caso, seu foco é obter informações de contatos dos visitantes que demonstram interesse em baixar um e-book ou conferir o catálogo da marca, por exemplo.

Outra opção é a campanha voltada para gerar tráfego de site. Essa é uma boa alternativa se o seu interesse for aumentar o reconhecimento da sua marca e trazer mais pessoas para conhecer a sua loja, por exemplo.

Avalie muito bem a sua estratégia de marketing para identificar o que faz mais sentido para esse momento. Quanto mais clareza você tiver na escolha, mais fácil fica monitorar e avaliar os resultados.

Segmente o público

O sucesso da sua campanha no Bing Ads depende do público certo ver o anúncio adequado, concorda? Para aumentar as chances de isso acontecer, é essencial configurar corretamente a segmentação do público.

Uma dica é selecionar a localização geográfica mais adequada para o seu negócio. Selecione o Brasil se sua empresa tiver alcance nacional, como um e-commerce que envia para todo o país. Já se o foco estiver em uma região específica, não se esqueça de selecionar a opção indicada de direcionamento.

Outra configuração envolve o tipo de dispositivo. Se quiser falar especificamente com quem pesquisa pelo celular ou pelo computador, é possível selecionar a alternativa mais conveniente para atingir os seus objetivos.

Em relação aos dados demográficos, vale a pena fazer as configurações de acordo com a persona do seu negócio. Se o público for feminino ou mais jovem, por exemplo, é interessante direcionar os anúncios para esse segmento, o que aumenta a efetividade da campanha.

Selecione as palavras-chave

A escolha de palavras-chave também é crucial para o sucesso da sua campanha no Bing Ads. Esses são os termos que o público pesquisa e que dão origem à página de resultados onde o seu anúncio será exibido.

Para escolher os termos adequados, pense no que faz mais sentido para o seu público e mescle termos amplos e específicos. Uma loja de produtos esportivos pode exibir anúncios para “tênis”, mas provavelmente faça mais sentido escolher termos como “tênis esportivos” ou “tênis de corrida”.

Lembre-se que os termos amplos aumentam o alcance, mas os termos específicos atraem um público mais qualificado — e com mais chances de conversão. Durante a pesquisa, você pode usar o próprio planejador de palavras-chave do Bing para ter ideias e verificar os volumes de busca dos termos.

Também é válido analisar o que seus concorrentes fazem na plataforma. A depender do caso, você pode anunciar com uma palavra-chave que seu competidor já utiliza ou explorar termos não aproveitados.

Defina o orçamento e estratégia de lances

Outra etapa essencial na criação de campanhas no Bing Ads é a definição do orçamento diário. Esse é o valor máximo que você deseja gastar por dia, o que o ajuda a controlar melhor os custos. Para defini-lo, seja realista ao considerar seus objetivos, o valor dos lances e mesmo o histórico de outras campanhas. 

Por falar nos lances, defina uma estratégia adequada para fazer as ofertas na plataforma. Pelo Bing Ads, você pode utilizar tanto uma abordagem manual como uma opção automática.

No caso da estratégia manual, você ajusta o valor por clique de acordo com seus objetivos. Embora ofereça maior controle, essa opção também exige um acompanhamento mais próximo e demanda mais tempo.

Já na estratégia automática é o Bing que otimiza seus lances, considerando os objetivos de vendas, tráfego ou geração de leads. Por um lado, você tem menos controle sobre o valor de cada lance, mas por outro precisa dedicar menos tempo a essa atividade.

Crie os anúncios

Depois de realizar todas as configurações da campanha, é hora de criar os anúncios no Bing Ads. Para tanto, você deve focar em três elementos principais: o título, a descrição e a página de destino.

O título é especialmente importante por capturar a atenção e o interesse do público. Utilize a página-chave ampla ou específica e crie uma frase que realmente se destaque e se comunique com o público.

Em seguida, a descrição deve complementar o título e servir para dar mais informações relevantes. Esse elemento também deve conter uma chamada à ação (CTA), como “Confira as ofertas”, “Aproveite o frete grátis” ou “Veja os descontos”. Sua função é convencer o usuário a clicar no anúncio.

Por fim, é essencial configurar corretamente a página de destino. Esse endereço precisa estar relacionado com o anúncio e ajudar o usuário a encontrar exatamente o que ele procura. 

Se o anúncio é de um tipo específico de produto, o link deve ser para a página dessa categoria — e não para a página inicial do site, por exemplo.

O Bing Ads vale a pena?

O Bing Ads vale a pena para quem deseja aproveitar as oportunidades do tráfego pago em outra plataforma além do Google e das redes sociais. Com campanhas bem configuradas, é possível gerar resultados tanto em vendas quanto em aumento de alcance da marca.

Ao mesmo tempo, essa decisão é individual e envolve a análise tanto dos pontos positivos quanto dos aspectos negativos da plataforma. Confira a seguir!

Vantagens

Especialmente em relação ao Google Ads, o Bing Ads oferece uma vantagem importante: a concorrência reduzida. Enquanto no Google uma palavra-chave pode ter um alto lance de CPC, no Bing esse valor pode ser menor e mais vantajoso.

Esse benefício leva diretamente ao outro ponto positivo, que é o menor custo por clique. Em geral, rodar a mesma campanha no Bing Ads gera gastos menores do que escolher o Google Ads. Na prática, essa é uma forma de aumentar o retorno sobre o investimento (ROI).

A plataforma de anúncios do Bing também pode ser mais eficaz para nichos específicos. Dependendo da área de atuação do seu negócio, existe a chance de falar com um público mais qualificado.

Desvantagens

Por outro lado, o Google tem um market share de 91,47% nos mecanismos de busca, contra 3,43% do Bing, segundo o Statista. Então, embora o Bing seja o segundo maior buscador da internet global, o serviço ainda fica bem atrás do Google.

Na prática, significa que menos pessoas utilizam o buscador, o que também diminui o alcance das suas campanhas. Há menos impressões, cliques e visitas do que haveria em uma campanha no Google.

Também é preciso considerar que a plataforma de anúncios da Microsoft não tem o mesmo conjunto de ferramentas e funcionalidades que o Google. Desse modo, você não tem acesso aos mesmos recursos de personalização, por exemplo.

Dicas para otimizar campanhas no Bing Ads

Após conhecer o que é Bing Ads e concluir que vale a pena anunciar por meio da plataforma, você precisa entender como otimizar as campanhas. Desse modo, é possível melhorar progressivamente os resultados e obter o máximo que o serviço pode oferecer.

Veja 3 dicas para colocar em prática!

Use palavras-chave negativas

Como a campanha de anúncios no Bing é cobrada por clique, o ideal é que o anúncio seja exibido para quem tem mais chances de realizar a ação desejada ao entrar no link. Além da segmentação, você deve utilizar as palavras-chave negativas.

Enquanto as keywords convencionais servem para exibir o anúncio para quem realiza certas pesquisas, as palavras-chave negativas excluem da exibição quem pesquisá-las.

Se a sua loja vende apenas roupas femininas, por exemplo, faz sentido excluir termos como “calça masculina” ou “blusa masculina”. Com essa otimização, você evita o desperdício de orçamento e melhora o alcance dos objetivos.

Faça testes regularmente

Depois que o anúncio estiver no ar, o ideal é continuar a realizar ações de otimização. Entre elas está a realização de testes periódicos. Às vezes, a mudança no título, na descrição ou até na página de destino podem promover mudanças significativas nos resultados.

Para identificar essas possibilidades, vale a pena fazer testes mudando apenas uma variável — seja ela o título, a descrição ou até a segmentação escolhida. Documente os resultados desses testes e avalie para realizar as mudanças capazes de melhorar a performance.

Acompanhe as métricas

Também é essencial acompanhar as métricas ao longo de toda a campanha — e não apenas verificar os resultados no final. Com esse acompanhamento contínuo, você pode identificar se o CPC ficar excessivamente alto, por exemplo. 

Essa também é uma forma de verificar a necessidade de melhorar a segmentação e torná-la mais ampla ou menos rígida. Quando você faz esse tipo de acompanhamento, é possível corrigir a rota com mais rapidez e eficiência, o que tende a se refletir nos resultados. 

Com essas dicas, você sabe como criar boas campanhas no Bing Ads e o que fazer para aproveitar essa ferramenta ao máximo. Desse modo, será possível se destacar no mercado, atraindo mais visitantes, leads e até clientes.

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