O esporte foi um dos segmentos que mais sofreu durante a pandemia da Covid-19, e os negócios ligados a este segmento como:

  • Academias;
  • Personal trainers;
  • Complexos esportivos;
  • Estádios de futebol;
  • Estúdios da dança, pilates e afins.

Essas áreas sofreram severos impactos em suas receitas, devido ao distanciamento social imposto pelas medidas de combate ao vírus. Foi somente após a metade de 2021, com a cobertura vacinal se ampliando e as medidas de isolamento sendo flexibilizadas que os empreendedores ligados ao esporte começaram a observar uma luz no fim do túnel.

Mesmo com os revezes advindos pela pandemia, esse setor literalmente deu a volta por cima, criando opções para manter-se em atividade, mesmo à distância, possibilitando novas ideias para empreendedores que se identificam com o segmento esportivo.

Esse segmento prossegue sendo uma fatia do mercado na qual vale a pena investir e vem conquistando cada vez mais espaço.

Quer saber por quê? Então prossiga lendo e saiba tudo.

Números do mercado esportivo no Brasil

Antes de mais nada, é preciso compreender por que esse mercado é tão promissor para novos empreendimentos.

O Brasil ocupa o 2º lugar no ranking dos países que mais frequentam academias no mundo! Nosso país também é o 2º no ranking do maior número de academias e também é o país em que as mensalidades são as mais baratas!

Bacana né?! Esses números foram levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) acerca do mercado fitness em nosso país e mostram como esse segmento é promissor para novos empreendimentos.

Brasileiros são adeptos de atividades físicas

Esse levantamento também mostrou que mais de 21% da população brasileira pratica alguma atividade física em uma academia, colocando o Brasil empatado com a África do Sul, que também apresenta esse índice de 21% da população que frequenta esses espaços.

À frente do Brasil está apenas a Índia –  que lidera com 24% e, após nosso país,  encontram-se:

  • China – 20%;
  • Austrália e Suécia – 19%;
  • Finlândia – 15%;
  • México, Espanha, Reino Unido – 14%.

A pesquisa também apontou que mais de 30% dos brasileiros realizam exercícios físicos num nível recomendado por profissional da área (caminhada, corrida ou outro esporte ao ar livre) – mas em grandes centros urbanos, com receio da violência ou pela comodidade que a academia proporciona, muitos preferem pagar esse espaço para praticar seus exercícios.

Na contramão, a França ocupa o posto do país com a população menos entusiasmada quando se trata de frequentar academias – apenas 4% frequentam esses espaços de forma usual.

Academias são populares aqui em nosso país 

No ranking dos países com maior número de academias no mundo, estamos atrás apenas dos Estados Unidos, que contam com mais de 41.190 unidades, enquanto o Brasil possui 29.525 academias funcionando.

Lá bem distante dos 2 primeiros colocados estão:

  • México com 12.871 academias;
  • Alemanha com 9.669 unidades;
  • Argentina que tem 7.910;
  • Itália com suas 7.760 academias;
  • Reino Unido que possui 7.239;
  • Coreia do Sul com 6.490 estabelecimentos;
  • Canadá na marca de 6.587 academias;
  • Japão que vem na última posição com 4.950 estabelecimentos.

Mensalidades com valores atrativos

Como nosso país possui uma quantidade expressiva de academias, a competição pelos alunos faz com que o custo das mensalidades seja mais competitivo, tornando-os atrativos para os usuários. 

No Brasil, o custo médio mensal para frequentar uma academia gira em torno de R$ 110,00, o que é um dos menores valores do mundo – já que a média mundial gira em torno de R$ 196,37.

Também há países em que o custo mensal é ainda mais barato:

  • Tunísia – R$ 109,75;
  • Vietnã – R$ 108,45;
  • Marrocos – R$ 104,35;
  • Índia – R$ 102,10;
  • Turquia – R$ 92,75;
  • Bangladesh – R$ 89,40;
  • Paquistão – R$ 82,50;
  • Argélia – R$ 76,45;
  • Sri Lanka – R$ 41,50. 

Já no Catar, sede da copa 2022 e o país mais caro para se frequentar uma academia, os usuários precisam pagar uma média de R$ 545 por mês!

Por que empreender nos segmento dos esportes é uma boa pedida?

Além de todos os motivos expostos no tópico acima, que colocam o Brasil num rol de países onde empreender nesse segmento é atrativo, o setor esportivo vem passando por uma transformação em nosso país, abrindo caminho para novas oportunidades de negócio.

Isso porque alguns esportes antes pouco conhecidos vem se tornando cada vez mais populares, como: corridas de rua, rugby, skate, ginástica, futebol americano, para citar alguns.

Com o aumento de popularidade e de praticantes, eles também ganham maior espaço na televisão, em competições oficiais e no coração dos admiradores.

Outro fator que propicia o crescimento desse setor é o aumento da preocupação que as pessoas vêm tendo com sua saúde e bem-estar. Esse nicho do segmento esportivo vem ampliando sua fatia e movimentando bilhões por ano no mundo todo. 

As oportunidades do segmento esportivo são inúmeras e, algumas delas até bem inusitadas, exige criatividade na escolha do nicho e planejamento bem elaborado para que um empreendimento se consolide nesse mercado.

Selecionamos abaixo algumas questões que aumentaram a potencialidade desse segmento. Confira:

Inovações nas academias

O nicho das academias vem experimentando uma onda de intensa inovação, cuja principal é a oferta de serviços complementares ao simples treino nos aparelhos de musculação. Atualmente, também são oferecidas outras opções de treinos mais intensos (CrossFit), treinos intervalados (HIT), treinos para equilíbrio entre corpo e mente (yoga e meditação).

Outra inovação que vem ganhando expressão no mercado das academias são os pacotes especializados que atende às necessidades de públicos específicos: terceira idade, pessoas com pouco espaço na agenda, turmas exclusivas de mulheres etc.

Tecnologia como aliada da prática esportiva

A mudança nos hábitos do consumidor impulsionou o setor, isso é fato. Mas esse segmento também foi beneficiado pelos avanços tecnológicos, que vem possibilitando uma experiência diferenciada nas práticas esportivas.

Essas tecnologias permitem que a pessoa praticante de esporte (seja profissional ou amador) monitore sua performance durante a prática das atividades e até fora dela, com relógios e pulseiras que ajudam a controlar o sono e até lembram a pessoa de tomar um copo d’água, entre outros.

Empreendedorismo no segmento esportivo: o que considerar ao entrar no ramo? 

Quem busca empreender nesse mercado precisa considerar dois pontos principais que merecem uma abordagem mais aprofundada. Abaixo você confere quais são eles.

Avalie os vários nichos de mercado – o segredo está aí

Com novas práticas esportivas ganhando espaço e precisando de equipamentos específicos para sua prática, avaliar os vários nichos pode ser a maneira de se destacar e atuar numa parcela do mercado de pouca concorrência, que ofereça maiores possibilidades de fidelização da clientela. 

O setor esportivo é muito propício para segmentação de nichos, mas é preciso um plano de negócio, principalmente se o seu público for extremamente restrito. Dessa forma é preciso avaliar as demandas do nicho escolhido, a concorrência que ele oferece e os riscos.

Sim, os riscos. Pois será mais difícil manter o negócio atuando apenas com produtos segmentados, então o ideal é ter um mix de produtos com maior rotatividade – como calçados e roupas para a prática de atividades físicas mais comuns.

Defina seu nicho e público-alvo e ofereça inovação

Após definir seu nicho, estude o público alvo, pois ambos precisam ser bem definidos,já que quanto mais direcionado for seu negócio, mais assertivas as tomadas de decisão irão ocorrer.

Será preciso levar em consideração também o seu perfil e a afinidade com o nicho de mercado em questão, além de analisar cautelosamente todos os fatores envolvidos – tudo para que seu negócio prospere. 

Quem opta por atuar nos esportes precisa contar com mercadorias atuais e de ponta – então o empresário precisa saber das novidades do mercado para sempre oferecer melhores tecnologias e produtos inovadores.

Manter-se atualizado para as novidades de produtos ou serviços e incorporar as tecnologias esportivas faz-se algo imprescindível.

Ideias de negócio no segmento dos esportes

O empreendedorismo esportivo está em alta, justamente por esse setor esportivo ter disponibilizado inúmeras oportunidades de negócio nos últimos anos e gerado resultados positivos. Pensando assim, selecionamos algumas ideias para você se inspirar.

Marketing esportivo

Esta é uma opção que vem se mostrando uma importante ferramenta para gerar oportunidades de negócios, pois trata-se de uma segmentação do marketing cuja finalidade é estimular o empreendedorismo esportivo, usando o esporte como apoio.

Por meio do marketing esportivo que esse setor tem inovado muito e aberto muitas possibilidades. 

Com estratégias bem definidas e planejadas, o marketing esportivo oferece bom retorno ao investimento – já que aliado à produção de conteúdo relevante, de qualidade e que seja atrativo ele consegue gerar vendas e lucros, além de garantir entretenimento para o público alvo.

E-commerce ou loja física de produtos esportivos

O mercado esportivo (seja virtual ou físico) vem se tornando cada vez mais atrativo no e-commerce, especialmente pela expansão das compras on-line, que oferecem agilidade no processo de compra, dando segurança e comodidade.

Mesmo quem tem receio das lojas on-line pode visualizar o produto on-line e prová-lo na loja física. O cliente é capaz de pesquisar em diversos sites o item que deseja com o melhor preço.

O empreendedor que investe no varejo atualmente não pode ficar de fora do mundo virtual, então ao planejar a loja física, é preciso também focar na comercialização dos produtos também na internet, através de uma loja virtual.

Ter um comércio com foco apenas na venda de produtos voltados para o esporte é sempre um bom investimento para o empreendedor que pensa em um novo negócio, pois independente da época do ano, os atletas e praticantes de atividades físicas sempre precisam dos artigos para se exercitarem.

Existe uma infinidade de artigos esportivos que podem ser colocados à venda nas lojas esportivas, o que garante ao seu negócio o oferecimento de uma experiência diferenciada ao seu público.

Pois se uma pessoa praticar distintas modalidades de esportes, ela necessitará de produtos adequados a cada tipo de prática – isso se dá tanto com vestuário quanto com materiais.

Espaços especializados para diferentes esportes

Com o avanço do comércio esportivo, das modalidades novas que ganham adeptos, os espaços ou escolas especializadas vêm conquistando o público, justamente por conta da preocupação crescente da população com a saúde e com as mudanças de hábitos.

O setor de academias de ginástica atraiu uma grande leva de investidores a entrar no mercado e isso promoveu um avanço exponencial nas oportunidades de negócios, especialmente quando pensado para atuar de forma vinculada à venda de acessórios para a prática dos exercícios.

As ideias são múltiplas, vamos citar algumas:

  • Academias de ginástica exclusivamente femininas;
  • Escolas de futebol;
  • Núcleo de pilates;
  • Quadras de futebol society;
  • Espaço para prática de natação;
  • Centros de preparação;
  • Aluguel de equipamentos para a prática esportiva;
  • Locais para locação de quadras de vôlei e basquete;
  • Reservas de espaços para partidas de futebol amadoras;
  • Quadras especializadas em tênis;
  • Clubes para profissionalização de atletas;
  • Espaço de crossfit e treinos funcionais;
  • Entre outros.

Lojas licenciadas de clubes e torcidas

O brasileiro é muito apaixonado pelo futebol e todos nós sabemos disso.

Então ter uma loja – virtual ou física- especializada em um determinado clube e em sua torcida  é uma das alavancas nas vendas de artigos esportivos, pois oferece uma ampla gama de novidades que podem ser comercializadas.

Isso leva quem empreende nesse nicho a fazer um investimento certeiro.

Isso porque há uma lista gigante de clubes no Brasil, que arrastam seus torcedores aos estádios. Esse público busca estar em sintonia com seu time,  usando artigos esportivos oficiais ou licenciados.

Ir “fardado” ver seu time do coração faz parte da rotina de um bom torcedor e esse nicho pode ser cada vez mais explorado.

O esporte vem crescendo e pode ser seu próximo investimento!

Como você percebeu esse segmento vem aumentando exponencialmente, atraindo cada vez mais empreendedores.

As ideias também são várias: indo desde uma franquia para venda de artigos esportivos, até um espaço especializado para prática de determinado esporte, ou ainda o que a sua imaginação deixar fluir, já que são múltiplas as opções a serem exploradas nesse grande segmento dos esportes. 

O empreendedorismo na área esportiva vem se mostrando uma excelente alternativa de investimento, que oferece retorno garantido, especialmente se tudo for realizado com planejamento, observando a concorrência e escolhendo o nicho mais lucrativo para atuar.

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