Se você quer começar um negócio, pode estar pensando: será que eu tenho perfil empreendedor?
Essa é uma dúvida que passa na cabeça de muita gente que quer ter o próprio negócio, mas tem medo de não dar certo.
É bastante comum que essa pergunta esteja relacionada aos filmes e séries que assistimos ao longo de nossas vidas e que nos apresentam perfis muito similares de empreendedores, geralmente, pessoas agressivas no mercado, com ótimas ideias e super inteligentes.
Pessoas, muitas vezes, à frente do seu tempo, por exemplo, Bill Gates e Steve Jobs.
Sem dúvida, esse é um tipo de empreendedor, mas não o único.
É preciso nos livrarmos do mito de que quem é bom empreendedor já nasce assim. Afinal, como quase tudo na vida, podemos treinar, estudar e aprender a empreender.
Um sinal de que você tem perfil empreendedor é, justamente, a sua vontade de abrir um negócio.
Existem muitas pessoas que jamais enfrentam esse desafio, e você está aqui, querendo se preparar para começar.
Isso é um bom sinal de que você tem características do perfil empreendedor, por exemplo, a vontade de aprender e melhorar.
Dito isso, abrimos o nosso guia sobre perfil empreendedor. Nosso objetivo é apresentar as principais características que um dono de negócio deve ter para aumentar as chances de sucesso.
Então acompanhe e observe se você possui todas ou a maioria dessas habilidades.
Se o resultado for promissor, você já pode dar mais um passo à frente para ter a sua própria empresa. Se não, é hora de começar a desenvolver essas características.
Perfil empreendedor: quais são as principais características?
Qualquer pessoa pode ser um empreendedor? Teoricamente, sim. Afinal, vivemos em uma economia baseada na livre iniciativa.
Os negócios de sucesso, no entanto, geralmente são geridos por pessoas com algumas qualidades específicas relacionadas, por exemplo, a forma de se relacionar com os outros, com as circunstâncias e com o mundo.
Em suma, são as habilidades de um empreendedor que o ajudam a começar, enfrentar crises e liderar.
É possível identificar e analisar algumas dessas competências a fim de extrair lições que podem ajudar a empreender com mais garantia de êxito.
Se bem analisado, todos podem, com maior ou menor esforço, desenvolver habilidades semelhantes a essas.
Quer saber quais são essas características? Acompanhe o post!
1. Excelente comunicação e argumentação
Não serão poucas as vezes em que o empreendedor terá de vender suas ideias, utilizando discursos bem preparados e argumentos precisos.
Desde o começo, ele deve ganhar a confiança de investidores, fornecedores e colaboradores em prol de estruturar seu negócio e impulsioná-lo para fora do papel.
Depois, já no mercado de trabalho, a manutenção e ampliação de redes de contatos e a conquista de clientes exige habilidades parecidas:
- boa argumentação;
- capacidade de convencimento;
- aptidão para negociações etc.
Tudo gira em torno da comunicação: desde a abertura da empresa até seu crescimento.
Nesse caso, é fundamental fazer-se entender com clareza e convicção.
2. Persistência e resiliência
Todos podem enfrentar dificuldades quando buscam seus sonhos. A persistência é importante, mas ela não pode fechá-lo para novas ideias.
Às vezes, se o plano original não está dando certo, é preciso olhar para o contexto e se adaptar, sem perder o ânimo – isso é ser resiliente.
Por exemplo, se seus recursos se provaram insuficientes para abrir uma empresa de médio porte, a persistência o ajudará a não desistir da ideia, enquanto que a resiliência permitirá que você mantenha a calma e se adapte ao orçamento real.
Seu negócio vai começar menor, mas vai crescer com o passar do tempo e muito trabalho.
3. Comprometimento
Empreender exige sair da zona de conforto, fazer sacrifícios pessoais e investimentos significativos de tempo, energia, empenho e recursos.
Por mais que pareça difícil, o bom empreendedor sabe que essa dedicação valerá a pena no futuro.
Estar 100% comprometido com o negócio é o que vai fazê-lo enxergar motivações, mesmo quando muito esforço estiver envolvido, e a não desistir até atingir seus objetivos.
O comprometimento existe quando você acredita em si e em suas ideias. Uma boa dose de autoestima vai bem!
E, para te inspirar, nada como um bom caso de sucesso de comprometimento, não é mesmo?
Maria Luiza Trajano, CEO do Magazine Luiza, ocupou esse lugar depois de ser treinada em várias áreas da empresa. Seu comprometimento, entretanto, é muito evidente quando observamos o que ela fez após a posição que ocupa hoje.
Uma de suas grandes conquistas foi alavancar as vendas online, tornando a marca uma das primeiras a investir no comércio digital de forma consistente, se mantendo até hoje como um dos maiores destaque nas vendas online e na criação de estratégias fortes para esse canal de venda.
Maria Luiza saiu da zona de conforto, afinal tinha em mãos uma empresa já estabelecida, com bons resultados, e desafiou a ela mesma, à marca e ao mercado, ao investir suas fichas no mercado digital, ainda antes dele se tornar uma unanimidade.
Em 2020, Maria Luiza Trajano passou a fazer parte da lista da Forbes entre os top 10 bilionários brasileiros e em 2021 foi a única brasileira a fazer parte da lista de 100 pessoas mais influentes do mundo segundo a revista Time.
4. Visão de mercado
Para além do âmbito pessoal, a capacidade e vontade do empreendedor de se inteirar dos acontecimentos econômicos globais e locais é fundamental.
Ele vai utilizar essas informações para gerir sua empresa de acordo com o mercado no qual ela se insere.
Entre as noções essenciais de timing que você deve usar a seu favor estão:
- saber quando e quanto investir;
- qual a hora de ampliar ou segurar recursos;
- como reagir em meio a crises.
Além disso, é indispensável estar atento ao comportamento do consumidor e do setor, em busca de tendências que ainda não foram aproveitadas comercialmente, e que podem fazer você sair na frente e alavancar resultados.
Leia também: “8 ideias de negócios lucrativos e tendências do mercado”.
Um dos grandes exemplos de empreendedores com uma grande visão de mercado, Heloísa Assis, a Zica, criou o Beleza Natural, uma das maiores marcas de tratamento para cabelos do Brasil, a partir da identificação de uma lacuna do mercado brasileiro no que diz respeito aos cuidados com os fios cacheados e crespos.
Atualmente, gerencia a maior rede especializada, com mais de 50 produtos lançados e 38 unidades do negócio espalhados pelo país.
Inspire-se com essa história e analise o que está faltando no mercado? Quais necessidades dos consumidores que ainda não são atendidas?
5. Boa liderança
Outra habilidade de um bom empreendedor é a capacidade de liderar os profissionais que trabalham com ele.
É fundamental, entretanto, que ao se tornar um líder você saiba a diferença entre liderança e chefia.
Atualmente, liderar não é mandar, mas instruir, capacitar, ajudar e desenvolver seus colaboradores.
Sim, dá mais trabalho, mas também é mais recompensador, inclusive financeiramente, afinal, um colaborador que se desliga da empresa, deixa uma lacuna que demora a ser preenchida por completo com a entrada de um novo funcionário. Afinal, ele precisa ser treinado para atingir seu máximo, e isso leva tempo.
Uma pesquisa FIA Employee Experience feita no Brasil apontou como os três principais motivos para o trabalhador pedir demissão:
- 27%: falta de reconhecimento no trabalho
- 26%: falta de ética na empresa
- 19%: falta de equilíbrio entre vida profissional e pessoal
Todos esses motivos estão, direta ou indiretamente, relacionados a uma liderança de baixa qualidade.
Evitar que tudo isso aconteça faz parte do seu trabalho em busca de motivação e produtividade d a equipe.
Sobre esse assunto, te convidamos a ler mais em: Como ser um líder? 6 dicas eficientes para te ajudar
6. Visão analítica
A visão analítica está relacionada à capacidade de um gestor coletar e avaliar dados, transformando eles em informação e tomando decisões a partir disso.
Há muito tempo, o feeling ou os achismos deram lugar a dados e métricas, que podem ser coletados e organizados em ERPs para empresas, como o Bling!.
Além de integrar todas as áreas mais importantes da organização, como vendas, estoque, finanças, frente de caixa, cadastro de clientes, gestão fiscal e muito mais, a ferramenta ainda organiza, monta e disponibiliza relatórios em tempo real sobre os resultados, oferecendo números que vão indicar oportunidades e falhas.
Isso torna a gestão da empresa mais inteligente, uma vez que você para de tentar adivinhar o que está acontecendo, qual deve ser a sua prioridade e onde está o problema.
Por isso, se você não conhece nada sobre análise de dados para empresas. Comece no artigo, “Por que sua empresa precisar investir em Business Intelligence?”.
Quando o assunto é ver o mercado e identificar tendências, a Apple é quase imbatível, e tudo isso começou com um de seus fundadores, Steve Jobs.
A busca por atender demandas dos consumidores, que nem eles mesmos sabiam ter, foi uma das razões para ele ser um dos grandes responsáveis por revolucionar a comunicação, música, artes e a nossa forma de trabalho atual. Tudo isso, baseado muito além da criatividade, mas da visão voltada para os dados.
7. Foco
Alguém com perfil empreendedor tem foco nos resultados e nos objetivos da empresa.
Isso significa que usa os dados para tomar decisões, fazer investimentos e mudar as estratégias da empresa se preciso.
Ter foco, não significa não olhar o que está acontecendo no mercado, muito menos morrer agarrado em uma ideia que não está trazendo resultados e que não tem perspectiva de melhoria.
Para ter foco, criar um planejamento estratégico com um plano de ação, é fundamental.
Afinal, o planejamento estratégico define objetivos claros, estabelece indicadores e te ajuda a criar as estratégias para alcançá-los.
Use esse documento para, de fato, tomar boas decisões sobre o negócio, de modo a direcionar você às suas metas e evitar que faça investimentos que não estejam relacionados a elas.
Em suma, um perfil empreendedor, geralmente, apresenta as seguintes características:
- Excelente comunicação e argumentação
- Persistência e resiliência
- Comprometimento
- Visão de mercado
- Boa liderança
- Visão analítica
- Foco
Mesmo que você não tenha todas elas, pode começar a desenvolvê-las.
Para isso, faça cursos, leia livros, estude e analise o mercado de forma contínua.
É claro que a experiência também vai te ajudar, por isso, comece seu negócio se esse é o seu sonho.
Contudo, não esqueça o plano de negócio, afinal, é preciso mais do que perfil e habilidade de um bom empreendedor. É fundamental entender o potencial e a viabilidade da empresa.
Se ainda não sabe como criar um documento como esse, indicamos mais um artigo completo e exclusivo: “Plano de Negócios: ponto de partida para empreendedor”.
Conheça também o Bling!, uma ferramenta completa, que vai oferecer eficiência, produtividade, economia e assertividade na gestão de todas as áreas da sua empresa.
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