Atualmente, o Business Intelligence pode ser muito útil para a sua empresa. Há algumas décadas, era possível fazer sucesso apresentando um produto ou serviço de qualidade, contando apenas com a divulgação natural dos seus clientes. No entanto, na era digital, essa realidade mudou completamente.

A concorrência é muito mais acirrada e o consumidor muito mais ativo no processo de compras. Por isso, qualquer diferencial é bem-vindo na hora de conseguir subsídios para melhorar seus processos e ganhar competitividade.

À vista disso, elaboramos um post para que você entenda a importância de investir em Business Intelligence. Confira!

O que é Business Intelligence?

O Business Intelligence, que em tradução livre pode ser entendido como “Inteligência de Negócios”, é um processo de coleta, organização e análise de todas as informações relevantes sobre o funcionamento de uma determinada empresa ou negócio. Em linhas gerais, é o ato de transformar dados brutos e desestruturados em informações uteis e significativas, podendo contribuir para o aprimoramento do funcionamento, dos produtos, dos serviços e até o realinhamento de estratégias de uma corporação.

Ele também serve para antecipar novas oportunidades. Essa tecnologia pode fornecer o histórico atual e visões de previsão do mercado, por meio de relatórios, análises online, mineração de informações, gerenciamento de performance e muito mais. Ajudando a visualizar as forças e fraquezas da companhia, identificando possíveis ameaças e melhorando o aproveitamento das chances de negócio.

vantagens-do-business-intelligence

Quais as vantagens competitivas do Business Intelligence?

As vantagens competitivas de se usar a “Inteligência de Negócios” são várias. Ela permite a tomada de decisões de forma mais pautada, diminuição de prejuízos, otimização dos lucros, minimização dos riscos e maior velocidade nas respostas corporativas. Tudo isso graças aos subsídios que as informações trazem para os administradores, que de outra forma teriam que basear suas decisões em experiências passadas — possivelmente com cenários e realidades diferentes — ou em mera intuição. Além disso, há uma clara redução dos custos, mais precisamente em razão do monitoramento e da gestão de gastos.

Esse método tecnológico veio para ajudar as empresas a tomar as melhores decisões para seu crescimento (com auxílio de softwares de alta performance). Todos os dados coletados são mais facilmente avaliados e conduzidos por uma ferramenta adequada de Business Intelligence.

Como usar o Business Intelligence na sua empresa?

Gerenciar uma empresa — seja ela do nicho que for — é uma tarefa bem complexa. Por isso, o Business Intelligence é primordial. Para tanto, você precisa contar com uma ferramenta como o ERP, que fornecerá subsídios valiosos através de relatórios exportáveis que podem, entre outras coisas, alimentar um software de Business Intelligence.

A sigla ERP vem do inglês “Enterprise Resource Planning”, que pode ser entendida como planejamento de recursos corporativos. O ERP é um sistema que busca integrar os dados e processos de qualquer companhia, deixando tudo organizado em uma única plataforma, possibilitando mais automação e rapidez na análise das informações.

o-business-intelligence-concede-vantagem-competitiva

Esse tipo de recurso vem se traduzindo como uma grande vantagem competitiva. Todas as movimentações são contabilizadas e documentadas no software, dando muito mais exatidão sobre os pontos cruciais do negócio. A gestão fica mais confiável e os setores se comunicam de forma muito mais efetiva, reduzindo perdas e até permitindo investimentos em áreas mais necessitadas.

E então, compreendeu por que sua empresa precisa investir em Business Intelligence? Se você gostou do conteúdo, não deixe de conferir também este artigo sobre as 5 vantagens de aderir a um sistema de gestão online!