O empreendedorismo tem sido um grande aliado para tirar os brasileiros do sufoco durante esse momento de crise. Por isso, as pessoas estão procurando ideias de negócios lucrativos e tendências de mercado que gerem receita e possibilitem uma retomada financeira.
Além disso, empreender é uma oportunidade de tirar uma ideia do papel que antes parecia distante, afinal, nesse ano de 2021 o cenário econômico exigiu criatividade por parte da população.
Pensando em tudo isso, hoje vamos dar algumas sugestões de negócios lucrativos, visando que você inicie um projeto com uma vantagem competitiva e obtenha sucesso no seu novo negócio.Fique conosco e descubra as tendências de mercado para empreender no momento!
Qual tipo de negócio mais cresce no Brasil?
O ano de 2020 foi um divisor de águas na economia brasileira, considerando que a pandemia de COVID-19 impactou a sistemática de empresas do país, fazendo com alguns segmentos sofressem muito ao passo que outros decolaram de vez.
Isso possibilitou, entre outras coisas, novos nichos e ideias de negócios pouco explorados até então.
Tanto é que mais de 3,3 milhões de empresas foram abertas no período, sendo este um recorde na história.
Aliás, o embalo do ano anterior ainda reflete nesse ano, de forma que enquanto alguns setores pararam outros tiveram crescimento e inovação.
Segundo dados do Painel Mapa de Empresas, o setor de serviços apresentou um aumento de 46,4% de negócios ativos, seguido do comércio com 34,8% (todos os segmentos da atividade).
Agora sim, falando de negócios lucrativos, veja algumas ideias que estão em alta agora.
Alimentação saudável
A procura por alimentação saudável aumentou muito durante a fase crítica da pandemia, refletindo na busca por uma melhor imunidade com a ajuda da alimentação.
Prova disso é que 78% dos consumidores estão mais atentos a dupla saúde-alimentação.Somente as plantas plant-based cresceram 29%! Então, pode ser uma boa hora para abrir um empório, ver produtos saudáveis e marmitas fitness.
Setor Pet
O Brasil possui incríveis 139,3 milhões de pets, entre cães, gatos, peixes e outras espécies.
Além disso, de acordo com o Euromonitor/Forbes, nosso país só perde para os EUA no quesito cuidados com o setor pet.
Logo, nada mais justo que investir em serviços especializados para os bichinhos, desde banho e tosa até passeios e tratamentos de beleza.
Ramo da Beleza
O mercado da beleza aparece intacto durante a crise, representando uma crescente em comparação a outros setores.
Conforme estudo realizado pela agência Corebiz, postado no site Terra, a venda online de cosméticos alcançou um crescimento de 68%, uma verdadeira disparada.
A diferença é que agora os consumidores estão optando por um consumo mais consciente, com o uso de cosméticos sustentáveis.
Produtos como máscaras faciais e ervas calmantes têm chamado a atenção dos clientes, valendo a pena o investimento.
Educação EAD
O ensino EAD teve um aumento nas matrículas, conforme aponta uma matéria do site Terra, a qual informa que 1,7 milhões de pessoas se matricularam em cursos EAD em 2020.
Agora, esse setor continua em alta, já que você pode investir em cursos online para venda, usando plataformas como a Hotmart, que trabalha com a venda de infoprodutos.
Abrir um canal no Youtube e monetizar suas aulas também é outra opção.
8 ideias de negócios em 2021
Se antes a primeira preocupação do futuro empreendedor era decidir entre os tipos de empresa abrir, hoje a primeira coisa que ele pensa é pesquisar o que está em alta no mercado visando que o negócio dê certo e não sofra prejuízos.
Nesse contexto, as ideias de negócios rentáveis em 2021 estão ligados a alimentação a hábitos saudáveis, recursos tecnológicos e serviços como deliverys.
Esse direcionamento dos clientes vai de encontro aos desafios enfrentados durante a pandemia e as soluções que objetivam a saúde como finalidade.
Então, aproveite para explorar as tendências do momento. Acompanhe!
1. Loja online de informática
As lojas onlines de informática cresceram 50% no número de vendas, de acordo com relatório Ebit | Nielsen. Esse foi o setor com maior aumento do ticket médio.
Assim, uma boa chance de vendas está ligado no comércio de computadores e notebooks, bem como na venda de acessórios ou montagens sob demanda.
2. Venda de wearables (itens vestíveis)
O levantamento do IDC, publicado no Mobile Time, apontou que os itens vestíveis – como smartwatches e fitbands –, como os relógios e pulseiras conectados foram vendidos no quantitativo de 318 mil unidades (265%).
Dessa forma, a geração Z espera por peças para apoiar a caminhada e medir a distância e os batimentos cardíacos. Portanto, é interessante apostar nessa tendência.
3. Clube de assinatura
O clube de assinatura consiste em um serviço baseado na recorrência, onde o cliente assina uma determinada linha de produtos para consumo contínuo.
As oportunidades de assinatura são diversas, podendo ir desde a livros, alimentos, pets e cuidados pessoais.Conforme dados do Valor Investe, até 2020 havia 4 mil clubes no Brasil, o que comprova o alto índice de retorno desse tipo de negócio.
4. Comércio de produtos veganos e vegetarianos
Na mesma onda dos alimentos saudáveis,o mercado vegetariano já vinha crescendo no Brasil há um certo tempo.
Em 2018, por exemplo, o país já possuía 14% da população enquadrada nesse estilo de vida.
Além do mais, grandes redes de produtos alimentícios têm investido pesado na venda de alimentos veganos e vegetarianos.
Inclusive, os restaurantes vegetarianos e empresas que trabalham com marmitas produzidas sem origem animal são uma das ideias de negócios de 2021.
5. Delivery de comida
O Sebrae colocou os serviços de delivery de comida como uma tendência já no início da pandemia.
Pouco tempo depois, foi isso mesmo que aconteceu, tendo em vista a disparada dos aplicativos de comida e o crescimento dos empreendimentos focados na produção e entrega dos alimentos.
E conforme as previsões, as empresas que trabalham com comidas a pronta entrega embarcaram nesse sucesso.
Logo, é bastante proveitoso produzir e comercializar marmitas individuais, marmitas para famílias e refeições para pessoas com restrições alimentares.
6. Venda de cosméticos naturais/artesanais
A busca por produtos sustentáveis e a consciência da preservação ambiental fizeram os cosméticos sustentáveis ganharem força no setor de beleza.
Não é à toa que 62% dos brasileiros acreditam que os ingredientes orgânicos e naturais deveriam ser a base dos produtos cosméticos. A informação vem de um estudo da plataforma Teads.
Atualmente, entre as ideias de negócios desse mercado, temos a venda de xampus sólidos, sabonetes e condicionadores feitos com ativos naturais e sem ingredientes nocivos à natureza.
7. Setor de TI
Incluindo o tópico de ideais de negócios, o setor de TI não poderia ficar de fora, afinal ele cresceu 4,1% em 2020, de acordo com pesquisa do IDC Brasil/Jornal do Comércio.
Devido ao isolamento social e o aumento do trabalho home office, as pessoas precisam utilizar mais recursos da Tecnologia da Informação, como o cloud computing e o campo da segurança da informação.
Ou seja, neste ano de 2021 o segmento de TI segue em pleno desenvolvimento, com destaque para o fornecimento de serviços em nuvem e consultorias de empresas e profissionais da área.
8. Locação de carros
A união entre as concessionárias e os aplicativos de compartilhamento de veículos indicou a tendência dos jovens da geração Z: possuir um automóvel não é mais uma meta de vida, pelo menos não para esse público.
Seguindo esse raciocínio, um dos negócios em alta para apostar agora é trabalhar com o aluguel de veículos.
Assim, uma parceria com um amigo que também esteja na mesma situação e deseja ganhar uma renda tem chance de gerar um bom faturamento.
E para trabalhar em casa? Quais são os melhores negócios?
Quando falamos de ideias de negócios em casa, é quase impossível não relacionar essa procura pelo público feminino, já que as mulheres enfrentam o desafio da dupla jornada.
Mas, essa busca vale para todo mundo, afinal tem muita gente que não quer ser funcionário e sim dono do próprio negócio, certo?
Com base nessa perspectiva, apresentamos algumas ideias de negócios para trabalhar em casa. Confira!
Venda de alimentos congelados
Crescente no mercado, é excelente para quem tem um talento culinário e deseja obter uma fonte de renda trabalhando de casa.
Pode ser aquele bolo aprendido com avó ou qualquer receita de família, o importante é começar, escolher o produto e verificar a possibilidade de congelamento.
Designer de bijuterias
A fabricação de bijuterias é um negócio promissor que pode ser facilmente desenvolvido por quem tem essa habilidade, a qual pode ser aproveitada para vendas de semijoias na família, noivas, formandos, etc.
Redator de conteúdo
Para quem gosta de ler e escrever, ser reator pode ser uma oportunidade de carreira. Para tal, é preciso investir em cursos de marketing de conteúdo e escrita para web.
Possuir uma boa gramática é essencial. Para trabalhar, é indispensável uma boa conexão de internet e um computador/notebook para digitar e mandar os textos para os clientes.
Fabricação de produtos aromáticos
Com uma pouca estrutura e casa é possível fabricar e vender velas, sabonetes e diversos outros produtos aromáticos.
Plano de negócios 2021: o que você precisa saber
Assim como o plano de ação é importante para dar seguimento aos ideais propostos no planejamento, da mesma forma um plano de negócios funciona como um manual do que fazer no começo de um negócio.
Por exemplo: se você deseja ser um microempreendedor individual, primeiramente vai procurar um guia sobre MEI para entender como abrir esse tipo de empreendimento.
Desse modo, nosso intuito é explicar os principais pontos que você precisa colocar no seu plano de negócios. Saiba quais são eles a seguir!
1. Sumário executivo
Aqui você vai explicar o seu empreendimento e o diferencial dele no mercado. Embora seja o primeiro ponto, deve ser a última parte a ser escrita.
Entre os pontos a serem escritos, estão a missão do negócio, descrição de empresários e funcionários, os produtos e serviços oferecidos, investimento inicial e dados tributários.
2. Estudo de mercado
Nessa parte, você vai estudar sua concorrência e o público-alvo da empresa. Esse campo é muito importante para entender melhor as características do segmento em que a organização vai atuar.
3. Análise dos concorrentes
Nessa parte, a análise dos concorrentes é mais aprofundada, indo em busca dos pontos fracos e fortes deles e comparar esses dados com o seu futuro empreendimento.
4. Estudo dos fornecedores
Com o apoio dos fornecedores é que seu estabelecimento vai conseguir produzir e vender produtos ou oferecer serviços, daí a relevância desses parceiros na sua estratégia comercial.
Sendo assim, é hora de avaliar os melhores fornecedores e a capacidade que cada um tem de entregar bons mantimentos.
5. Plano de marketing
No plano de marketing, o empresário detalha como entregará bons produtos e/ou serviços aos clientes e também quais técnicas de vendas serão usadas para que eles cheguem aos consumidores.
6. Plano operacional
Esse campo se refere como será a rotina da empresa, explicando as etapas necessárias para a produção de um produto ou prestação de um serviço em um determinado tempo.
7. Plano financeiro
Esse elemento é preenchido por tudo que envolve dinheiro: investimentos, despesas, capital de giro etc.
O resultado de todos os custos que você teve até agora compõem o plano financeiro, o que permite avaliar o investimento geral do estabelecimento.
O Bling é parceiro do empreendedor
Ter sucesso com um empreendimento não para no momento de descobrir as melhores ideias de negócio, pelo contrário: é preciso investir na manutenção do que está dando certo e procurar corrigir e melhorar o que não anda tão bem.
Pensando em proporcionar soluções que atendam às principais demandas do empreendedor, o sistema de gestão ERP do Bling! atua como um verdadeiro aliado na conquista dos seus objetivos.
Nosso sistema possui inúmeras ferramentas simples, práticas, intuitivas e o melhor, nosso software é totalmente online, podendo ser acessado de qualquer lugar e dispositivo com acesso a internet.Portanto, convidamos você a conhecer o nosso sistema de gestão integrada e nos colocamos à disposição para tirar as dúvidas. O Bling! é parceiro do empreendedor, hoje e sempre!