No ano de 2023, 2,7 milhões de novas empresas foram abertas no Brasil, segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Dessas, 93,7% são microempresas ou empresas de pequeno porte.

Esse número expressivo apenas confirma que o empreendedorismo vem se tornando a escolha de milhões de pessoas, que desejam ser donos do próprio negócio.

Esse é o seu caso? Você está pensando em empreender e colocar sua empresa no mundo em 2024? Então, chegou ao conteúdo certo. 

Neste guia, você vai conhecer 15 ideias de negócios lucrativos e as principais tendências para conferir qual combina mais com seu perfil, objetivo e habilidades. Vamos lá! 

Que tipo de negócio está em alta?

Para 2024, segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), as principais tendências de mercado para empreender são: 

  • saúde e bem-estar;
  • tecnologias inovadoras;
  • alimentação saudável e sustentável;
  • negócios digitais.

Abaixo, veja mais detalhes de cada área. 

Saúde e bem-estar

Felizmente, o cuidado e a preocupação com a saúde e bem-estar vem crescendo ano após ano, uma tendência de mercado intensificada pós-pandemia. 

E com a grande procura por serviços e produtos nessa área, cresceu também a demanda, tornando esse nicho uma das ideias de negócios mais lucrativas atualmente. 

Um ponto positivo de empreender com saúde e bem-estar são as diversas oportunidades que a área oferece, sendo um dos mercados mais amplos para abrir novas empresas

Tecnologias inovadoras

Não é nenhuma novidade que o mercado do empreendedorismo vem sendo impulsionado pelos avanços tecnológicos, certo? Logo, essa é uma das áreas interessantes para se começar um negócio. 

Nesse nicho, duas tendências que prometem crescer em 2024 são a inteligência artificial (IA) e a automação

Esses são, inclusive, os principais recursos que empreendedores e empresas estão buscando para adotar em sua rotina corporativa. 

Então, se você possui conhecimento em tecnologia e uma ideia de negócio lucrativa nessa área, certamente não terá problemas em encontrar clientes. 

No setor de inteligência artificial, criar um sistema capaz de aprender, tomar decisões ou realizar tarefas de forma autônoma, sem precisar da intervenção humana, pode ser interessante. 

Já no aspecto da automação, desenvolver ferramentas que permitem a realização de tarefas repetitivas de forma automática pode ser um bom negócio. 

Alimentação saudável e sustentável

Bastante associada à área de saúde e bem-estar, outra tendência que você pode aproveitar é o setor de alimentação saudável e sustentável. 

Alguns fatores que explicam o crescimento dessa área são a preocupação com a saúde, um aumento da consciência alimentar e o interesse pela sustentabilidade ambiental. 

Então, se você tem uma ideia de negócio relacionada ao setor alimentício, essa é a hora perfeita para colocar em prática! 

Negócios digitais

A digitalização de negócios é uma realidade diária dos últimos anos, e é um tema que continua em alta em 2024. Então, se você quer começar a empreender neste ano, comece a pensar em possíveis negócios digitais. 

Uma área em que você pode investir é o famoso e-commerce

Também impulsionada pela pandemia da Covid-19, o mercado de venda online mostrou que veio para ficar. E hoje você pode contar com diversos recursos para expandir seu negócio, como os marketplaces e as redes sociais. 

Então, caso queira trabalhar com comércio, a segunda maior atividade entre as empresas brasileiras, segundo o MDIC, foque em colocar o seu negócio para funcionar no online. 

15 opções de pequenos negócios que dão lucro para você começar

Agora que você já sabe quais áreas prometem ser as maiores tendências no empreendedorismo para esse ano, que tal conhecer algumas ideias de negócios? 

Quem sabe você não encontra a oportunidade perfeita para começar a sua empresa? Confira! 

5 ideias de empreendimentos 

1. Academia e centros esportivos

Como vimos, a área de saúde e bem-estar promete continuar em alta nesse ano. Então, se você tiver pensando em começar um negócio físico, uma excelente alternativa é abrir uma academia.

Atualmente, existem mais de 32 mil academias em funcionamento no Brasil, segundo a empresa Cortex.  

Embora o número seja alto, o que indica uma grande concorrência, o empreendimento ainda é um dos mais interessantes, devido ao crescimento expressivo de adeptos à prática de atividade física

Você também pode optar por centros focados em outros esportes, como o Crossfit e o Beach Tennis, duas modalidades que vêm conquistando um grande público e se tornaram tendências na área. 

2. Restaurante e padaria 

Ainda entre as opções de negócios físicos, você pode optar pela abertura de um restaurante, padaria, confeitaria e afins, para trabalhar no setor alimentício. 

Esse tipo de empreendimento exige um grande investimento financeiro, mas pode ser uma boa escolha se você tiver orçamento suficiente e se associar a uma das tendências do mercado. 

Por exemplo, como vimos, a alimentação saudável e sustentável é uma das áreas mais lucrativas para se empreender em 2024. 

Logo, um restaurante focado no público fitness ou com um cardápio exclusivamente vegano/vegetariano pode ser uma ideia de negócio estratégico. 

Leia também: Como aumentar as vendas no iFood? 4 dicas para vender mais

3. Farmácia, lojas de suplementos e clínicas

Como o setor da saúde é um dos mais promissores para começar um negócio, nada melhor do que optar por um empreendimento nessa área, não é? 

Entre as opções disponíveis, algumas das mais estratégicas podem ser:

  • Farmácias;
  • Lojas de suplementos;
  • Clínicas de estética. 

Os serviços farmacêuticos são considerados atividades essenciais para a população, de acordo com os termos da Lei nº 7.783/89

Logo, é um negócio que, apesar de exigir um alto investimento, possui mais garantia de retorno e sucesso, visto que sempre terá clientes para atender. 

Já as lojas de suplementos vêm se tornando um mercado atrativo, considerando a grande procura por esse tipo de produto. 

Para se ter noção, em 59% dos lares brasileiros há pelo menos uma pessoa que consome suplementos, segundo a pesquisa “Hábitos de consumo de suplementos alimentares”.

E as clínicas de estética não ficam para trás: as previsões de crescimento para a medicina estética são de 14,5% entre 2022 e 2030, conforme as pesquisas realizadas pela empresa de consultoria Grand View Research.

4. Lojas de roupa, sapato e acessórios 

O mercado da moda e vestuário recusa explicações, não é? Se você se interessa por vendas, algumas opções de empreendimentos são lojas de roupas, sapatos, acessórios e afins. 

Aqui, a dica é investir também na venda online. Afinal, como vimos, os negócios digitais, como e-commerce, são outra tendência para 2024. 

Não sabe como fazer? Confira um modelo de plano de negócios abaixo:

ideias de negócios (lucrativos)

Leia também: E-commerce de moda: o que é, tendências e como montar um

5. Franquias 

Por fim, para quem busca um negócio físico, outra opção é adquirir a franquia de alguma marca que você gosta e/ou acredita ser lucrativa. 

Existem várias alternativas disponíveis no mercado, até mesmo algumas que exigem um investimento inicial baixo.

Uma vantagem dessa opção é que você irá adquirir um modelo de negócio comprovado e uma marca que já é reconhecida no mercado. 

5 ideias para prestação de serviços 

1. Serviços de marketing digital

Sua ideia é começar uma empresa que pode funcionar dentro da sua casa? Então, trabalhar com prestação de serviço é uma excelente escolha. 

Uma possibilidade, nesse cenário, é oferecer serviços de marketing digital. Afinal, a digitalização de negócios já é uma realidade. 

Um benefício de optar por esse tipo de trabalho é o baixo investimento e a alta demanda, o que pode tornar o seu negócio bastante lucrativo. 

Existem diversos serviços que você pode oferecer, como: 

  • gerenciamento de mídias sociais;
  • criação de conteúdo;
  • SEO (Search Engine Optimization);
  • trabalhos de redação, entre outros. 

2. Desenvolvimento de sites 

Caminhando para a área de tecnologia, outro serviço lucrativo é o desenvolvimento de sites. 

Esse é um tipo de negócio bastante estratégico, pois te permite atender até mesmo empreendedores que estão começando agora, assim como você. 

Então, se você entende de programação e sabe colocar sites no ar, faça um bom portfólio, um orçamento e comece a divulgar seu serviço. Use as redes sociais ao seu favor! 

Leia também: Como criar um site de vendas em 4 passos simples

3. Serviços de consultoria 

Às vezes, você tem uma ótima expertise em determinada área e pode pensar em monetizar seu conhecimento, oferecendo consultorias online, por exemplo.

Aqui, não existe uma área exclusiva: se você conhece de negócios, marketing, finanças, TI, entre outras, pode cobrar para ensinar, tirar dúvidas ou oferecer uma assistência prática para outros profissionais e empresas. 

4. Desenvolvimento de soluções de tecnologia 

As inovações tecnológicas estão com tudo, e você pode surfar essa onda se tiver habilidades e conhecimento nessa área. 

Uma vantagem do setor de tecnologia é a variedade de serviços que se pode oferecer, como:

  • desenvolvimento de sistemas e programas;
  • desenvolvimento de aplicativos para celular;
  • programação em linguagens específicas, como Python, Java, JavaScript, etc;
  • configuração e instalação de sistemas de automação;
  • desenvolvimento de soluções de inteligência artificial e aprendizado de máquina.

E, como estamos falando em prestação de serviços e não de um contrato exclusivo com uma empresa, outro benefício é que você pode atender diversos negócios e aumentar sua renda. 

5. Serviços de capacitação online 

Outra tendência que se intensificou durante a pós-pandemia foi o ensino online. 

A possibilidade de estudar e se especializar quando e onde quiser ganhou a preferência de diversas pessoas, que hoje optam pela educação à distância. 

E essa pode ser uma oportunidade para você, caso você tenha interesse em repassar seus conhecimentos em determinada área, principalmente por meio de infoprodutos, como cursos online ou mentorias ao vivo

Existem diversas plataformas de cursos livres que você pode se cadastrar para subir seu conteúdo e vendê-lo para diversas pessoas, como a Hotmart, a Kiwify e a EAD plataforma. 

5 ideias de negócios lucrativos de baixo investimento

1. Cosméticos naturais

A busca por produtos sustentáveis e a consciência da preservação ambiental fizeram os cosméticos naturais ganharem força no setor de beleza.

Não é à toa que 62% dos brasileiros acreditam que os ingredientes orgânicos deveriam ser a base dos produtos cosméticos. Informação que vem de um estudo da plataforma Teads.

Atualmente, entre as ideias de negócios desse mercado, você pode apostar na venda de shampoos, sabonetes e condicionadores feitos com ativos naturais e sem ingredientes nocivos à natureza e à saúde.

2. Marmitas saudáveis/fitness

Outra ideia de negócio lucrativa, que você pode fazer em casa e com um investimento menor, é trabalhar com a venda de marmitas e comidas congeladas.

Como essa é uma tendência do mercado, com a crescente busca das pessoas por refeições nutritivas e saudáveis, se você tiver habilidades culinárias, vale a pena apostar! 

Pense em cardápios diversos que atendam diferentes públicos, como as marmitas fitness, veganas, vegetarianas, sem glúten e afins. Dessa forma, você pode atender mais pessoas e aumentar sua demanda.  

3. Produtos aromáticos

Agora, se você gosta de produtos aromáticos, esse pode ser um caminho para começar a empreender. 

Uma vantagem desse nicho é a variedade de produtos que você pode oferecer aos seus clientes, como velas aromáticas, óleos essenciais, sais de banho, sprays para ambiente, sabonetes aromatizados, entre outros. 

E você pode usar as redes sociais para divulgar seus itens, até mesmo começar um e-commerce e/ou utilizar um marketplace  para aumentar a visibilidade da sua marca.

4. Produtos artesanais 

Artesanato em geral é uma opção interessante para empreender, caso você tenha habilidades manuais. 

Aqui, uma boa dica é associar os produtos feitos à mão a iniciativas de sustentabilidade, visto que esse é um fator relevante para a maioria dos consumidores atuais. 

Leia também: Como precificar artesanato e qual a margem de lucro adequada?

5. Produtos para pet 

Segundo a ABINPET, em 2022, o mercado pet no Brasil faturou R$41,9 bilhões de reais. Já em 2023, a estimativa para a indústria de produtos para animais era de R$46,4 bilhões.

Então, se você adora bichos de estimação, nada melhor do que começar a empreender nesse setor, não é?

Algumas opções para trabalhar nessa área são:

  • pet food: refeições naturais, suplementos alimentares, etc;
  • pet serv: tratamentos, banho e tosa, passeio, etc. 

Conte com o bling na sua jornada empreendedora! 

Para conseguir abrir e fazer uma empresa crescer, não basta ter uma boa ideia de negócio. Afinal, esse é um passo importante, mas não é o que define o sucesso ou o fracasso de um empreendimento. 

O segredo para ter um negócio lucrativo está na sua gestão, no acompanhamento de cada área da sua empresa, como o financeiro, a contabilidade, o setor de compra e venda, entre outros. 

E se você puder fazer isso de forma simplificada, com um sistema integrado, melhor ainda, não é?

Esse é o caso do ERP do Bling, um software de gestão 100% online, intuitivo, com todas as funcionalidades que uma pequena empresa precisa. 

Com o nosso sistema, você pode:

  • fazer a emissão de notas fiscais;
  • gerir seu estoque de forma eficiente;
  • fazer integrações logísticas estratégicas;
  • organizar o cadastro de clientes e fornecedores;
  • e muito mais!

Quer saber mais sobre o Bling e como ele pode facilitar o seu dia a dia? Então, confira aqui tudo o que o nosso ERP oferece!