Quem tem um negócio online está sempre pensando em como atingir maior número de pessoas para gerar conversão em vendas.

Todo empreendedor quer obter clientes e também manter os recorrentes, e isso vale tanto para lojas físicas, quanto para empresas B2B e e-commerce para o público consumidor. Como a concorrência é grande no comércio eletrônico, é preciso sempre estar inovando e antenado aos processos de atendimento e venda para que o cliente tenha a melhor experiência possível e volte a comprar na loja.

E para entender um pouco mais deste desafio que é alavancar as vendas, buscamos um parceiro do Bling que entende muito do assunto. Geferson Alencar é gerente de e-commerce da CPAP Care e um grande especialista no assunto.

Confira as dicas valiosas dadas pelo profissional para alavancar as vendas de forma simples e prática:

1) Abordagem ideal para a persona

Logo no início do negócio, uma premissa básica é criar a persona, ou seja, o público alvo definido e a partir disso verificar seus desejos e necessidades. Geferson destaca a importância de usar a linguagem certa para a persona e direcionar as vendas da melhora forma. “A usabilidade do site deve estar de acordo com a persona para ter maior conversão de vendas, e estudar a persona é portanto o primeiro passo”.

2) Foco no produto

Utilizar as regras SEO para a vender seu produto é uma forma inteligente de posicionar bem a sua marca. “Atente principalmente na utilização de boas imagens de seu produto, sempre com fundo branco e detalhes e ângulos diferentes para que o consumidor não fique com dúvidas e abandone o carrinho”, sinaliza Gefereson. Todas as informações sobre o produto são relevantes, mas aposte em uma linguagem mais informativa.

3) Invista em conteúdo

Para complementar as informações do produto, aposte em conteúdo relacionado a área de interesse do seu cliente e disponibilize por meio de blog ou e-mail marketing. “É importante criar um blog com textos que sejam interessantes para a persona ou contatar através de e-mail e disponibilizar conteúdo. Isso ajuda a ranquear a empresa no Google e os comentários visíveis acabam dando credibilidade. A produção de vídeos demonstrativos também ajuda muito a melhorar as vendas”.

4) Atendimento é tudo

Quando o cliente busca a loja virtual ele quer comprar. A falta de efetividade muitas vezes é por conta da falta de informações ou dúvidas do cliente. “Por isso é tão importante investir em atendimento via chat ou WhatsApp. Esses canais já devem estar disponíveis na página, pois esse primeiro atendimento gera bastante conversão em vendas.

5) Organização

Parece uma dica boba e muito simples, mas uma empresa organizada consegue otimizar melhor os processos e gerar mais vendas, pelo fato de conseguir identificar melhor problemas e buscar soluções. “É fundamental para o crescimento do e-commerce ter um sistema gerencial automatizado e conectado a plataforma de e-commerce. Isso facilita o trabalho e gera rapidez e resultados, como é o caso do Bling”, enfatiza. Além disso, Geferson destaca também as integrações do Bling que conecta o e-commerce a quase todas as plataformas e os intermediadores logísticos.

Para saber mais:

O crescimento do comércio eletrônico nos últimos anos foi exponencial. Esse aumento foi em grande parte impulsionado pela entrada de novos sellers (vendedores), pois grande parte deles opera nos shoppings virtuais a menos de um ano.

E talvez o grande desafio no e-commerce é diminuir o abandono no carrinho de compras: o usuário fica no site, pesquisa e seleciona mas não finaliza a compra. Isso é bastante comum, por isso uma orientação é lacrar o carrinho de compras, tirando os botões extras e focando na finalização da compra.

Para conseguir novos contatos, e futuros clientes, também continua sendo uma boa estratégia coletar o maior número de e-mails possível. Ofereça além de conteúdos através de e-mail marketing (dica dada acima pelo Geferson Alencar), também cupons de desconto para a primeira compra no site. Isso gerará mais interesse e o cliente vê uma vantagem a mais na compra.

Mas para quem está começando a sua loja virtual, e já quer se lançar nos Marketplaces, muitas vezes a falta de reputação, que é conseguida através das avaliações dos clientes, acaba sendo o grande desafio. Para isso, é fundamental operar com um mix de produtos variados, distribuídos por diferentes categorias para fugir da concorrência concentrada em um público específico. Isso faz com que as chances de vendas e validações dos clientes sejam mais rápidas.

Para alavancar as vendas no e-commerce é preciso apostar em diversas frentes, pois a concorrência é cada vez mais alta e o cliente busca assertividade e preço justo. Esteja atento as ações dos concorrentes a fim de acompanhar o mercado e investir em melhorias da sua loja visando sempre a melhor experiência do seu consumidor.