Para melhorar os resultados comerciais da sua empresa, utilizar um sistema de Ponto de Venda (PDV) é fundamental. De forma geral, a presença desse software ajuda a ter ganhos organizacionais como:
- gerenciar o estoque;
- fazer a abertura e fechamento de caixa;
- controlar trocas e devoluções de forma mais simplificada e autônoma.
Contudo, ainda existem muitas dúvidas sobre o que é ponto de venda e como funciona um sistema de gestão relacionado a ele.
Por isso, se você quer entender o que é um ponto de venda, a sua importância e como usar em seu negócio continue lendo este artigo, que ainda reúne dicas exclusivas.
O que você verá no artigo:
O que é ponto de venda (PDV)?
O PDV, ou ponto de venda, deriva seu significado da expressão inglesa point of sale (POS) ou point of purchase (POP), e descreve o local no varejo onde produtos ficam expostos e o cliente realiza a compra. As gôndolas do supermercado são exemplos de PDV, assim como as vitrines do e-commerce.
Além da compreensão sobre o que é PDV, também é preciso entender que atualmente existem os sistemas de ponto de venda. Eles não são o PDV em si, mas a ferramenta usada para captar, reunir e acompanhar a frente de caixa, que registra as vendas e emite notas e cupons fiscais.
A partir desse recurso, é possível:
- controlar e acompanhar as vendas da empresa;
- automatizar processos;
- gerenciar estoque;
- emitir e enviar notas fiscais aos clientes e ao setor financeiro.
A tecnologia mudou o jeito como o profissional interage no trabalho, inclusive com os parceiros e clientes.
Por isso, utilizar um sistema ERP integrado à frente de caixa, que automatiza os processos é funcional e indispensável para quem quer ter maior autoridade sobre o próprio negócio.
Na busca por uma ferramenta como essa, o Bling aparece como um sistema de gestão descomplicado e eficiente, comprometido em cumprir as expectativas e necessidades dos seus usuários.
O PDV Bling é um exemplo disso, para quem além de fazer a gestão integrada, também busca otimizar e organizar os serviços prestados pela sua empresa entre seus canais de venda.
Qual a importância de utilizar um sistema de ponto de venda?
A partir de um sistema PDV, os recursos associados à gestão da frente de caixa surgem como aliados a qualquer tipo de negócio, para grandes, médias e pequenas empresas.
A tecnologia que avançou dentro do conceito de ponto de venda contribui para a realização da compra de produtos sem contato direto entre cliente e vendedor (ou prestador de serviço), é possível, por exemplo, fazer a apresentação das mercadorias e a venda online.
Além disso, a ferramenta automatiza o processo de leitura de produtos com código de barras, e utiliza etiquetas criadas na ferramenta para que o registro dos itens aconteça automaticamente.
Na lista de recursos do sistema de ponto de venda podemos incluir ainda:
- a emissão de NFC-e;
- controle da abertura e fechamento do caixa;
- emissão de comprovantes não fiscais;
- configuração de formas de pagamento e vendas com rapidez;
- geração de boletos bancários, entre outros benefícios.
Dicas para melhorar o PDV e aumentar as vendas
O sistema de PDV tem a vantagem de gerenciar os pedidos e as vendas. Ou seja, a venda efetuada no e-commerce é capturada automaticamente pelo sistema de retaguarda onde são gerados todos as atividades de entrega e faturamento com notas fiscais, controles financeiros e demais processos.
O PDV é um aliado importante para as relações de compra e venda da empresa. Entre os maiores diferenciais da utilização da ferramenta está o acesso a recursos para pequenas e micro empresas, tornando sua administração mais simplificada.
A facilidade nos processos e na amostragem do produto é fundamental para alavancar as vendas e tornar a experiência do cliente completa.
Como funciona um sistema de PDV?
O sistema de ponto de venda funciona realizando o fechamento das vendas. Ele registra a compra, verifica o preço, insere descontos, seleciona o pagamento e finaliza a venda. É possível que um operador de caixa execute a ferramenta, contudo, atualmente, já estão disponíveis PDVs automatizados, como os executados em e-commerces.
A partir de um ERP para varejo, as informações do software também são registradas em outras áreas importantes como:
- controle de estoque;
- fluxo de caixa;
- sistema de logística de entrega e mais.
O que um sistema de PDV tem que ter?
Um bom sistema de ponto de venda deve ter:
- integração com múltiplos setores da empresa, como estoque, finanças e logística;
- emissão de notas e cupons fiscais;
- relatórios de conferência;
- leitor de código de barras;
- gerador de etiquetas.
Com esses recursos a ferramenta estará preparada para atender às suas demandas e gerar melhorias claras na gestão do negócio.
5 vantagens em utilizar o PDV Bling
O PDV Bling controla suas vendas através do vendedor ou diretamente para consumidor com praticidade e agilidade, e dispõe de planos que incluem esse módulo, a partir de R$30.
A gestão do caixa ficará mais organizada, pois o Bling integra o estoque físico com a sua loja virtual e marketplaces.
Confira mais vantagens de introduzir o PDV Bling na gestão do seu negócio:
- Redução de custos: em termos de gestão financeira, o sistema de frente de caixa é uma ótima forma de reduzir custos, pois o controle pode ser feito através de um tablet ou celular. A mobilidade que este formato garante oferece a vantagem de atender os clientes, fazer pedidos e aceitar pagamentos de forma totalmente remota e direta.
- Melhora do processo e experiência do cliente: fazer a compra se tornar mais dinâmica faz com que o cliente tenha uma melhor experiência. O vendedor passa a ter todas as informações unificadas e consegue verificar o estoque em tempo real.
- Armazenamento em nuvem: os registros de produtos em tablets podem ser facilmente integrados à nuvem. Todo o seu processo, estoque, movimentações e outras informações sempre estarão exatas e estarão disponíveis a qualquer horário e podendo ser facilmente acessadas.
- Trabalho facilitado: otimizar os processos e facilitar o trabalho é a missão do Bling. E com a função PDV, o vendedor pode ter acesso a informações sobre todos os setores da loja, como a gestão de estoque, por exemplo. Isto permite a redução da locomoção, dando maior agilidade e autonomia ao funcionário.
Se você ainda não é cliente Bling, faça um teste grátis por 30 dias e confira na prática tudo o que o Bling pode fazer por você.
Com o sistema ERP Bling para frente de caixa você gerencia seu ponto de venda com o máximo de agilidade e eficiência. Além de aproveitar integrações de seu estoque físico com sua loja virtual e marketplaces, implementar automatizações na leitura de códigos de barras entre outras vantagens.
Funcionalidade do Bling: integração de pagamento com maquininha de cartão POS
O Bling lançou uma nova funcionalidade de integração de pagamento com maquininha de cartão POS, que promete revolucionar o processo de vendas nas lojas físicas. Com essa inovação, o sistema Bling envia automaticamente para a maquininha os valores e a forma de pagamento selecionados, agilizando o atendimento no frente de caixa e economizando tempo para vendedores e clientes.
Além disso, a funcionalidade garante conformidade com as normativas fiscais, inserindo o código identificador do meio de pagamento eletrônico na NFC-e, atendendo a exigências específicas de estados como Rio Grande do Sul e Mato Grosso. No Rio Grande do Sul, a vinculação do código acontece tanto no XML quanto na impressão do comprovante, enquanto no Mato Grosso, a obrigatoriedade se restringe ao XML.
Os recebimentos são automaticamente conciliados no sistema, simplificando a gestão financeira das lojas. Inicialmente criada para atender normas fiscais regionais, esta solução, após validação, será disponibilizada para todo o Brasil, beneficiando especialmente lojas físicas que utilizam Frente de Caixa.