A gestão de um negócio compreende diversos vieses. É preciso se preocupar com frentes fundamentais como execução, controle financeiro, entrega ao cliente, mas é importante também traçar metas e objetivos para alcançar sempre patamares mais altos. E aí é que entra a gestão estratégica do negócio. O termo se refere às técnicas de gestão inteligente através de ferramentas que auxiliam no trabalho e na tomada de decisões do futuro da empresa.
Além de determinar objetivos a serem alcançados, a gestão estratégica deve levar em consideração o ambiente interno e externo da empresa a fim de alocar recursos para as metas se concretizarem, de preferência também delimitando um espaço de tempo para as ações serem executadas. Isso auxilia não somente as grandes empresas, mas também as pequenas e micro empresas a crescer e se tornaram mais competitivas no mercado.

Como aplicar a gestão estratégica?

Muitas vezes, a gestão estratégica pode estar ligada a uma série de pequenas ações que irão transformar a maneira de trabalhar e de se relacionar com o seu negócio e também como se posicionar com seu cliente.

Planejar

O princípio de tudo é sempre colocar as ideias no papel e pensar criativamente o que poderia melhorar no desempenho operacional e social da empresa. Não adianta ter expectativas de crescimento fazendo sempre a mesma operação. Criar projetos e transformar a forma de trabalhar faz parte de um plano de ações que podem auxiliar no crescimento efetivo do negócio. Pense se você pode atingir novos públicos, oferecendo uma linha de produtos diferenciados, e desta forma aumentar o ticket médio de venda com essa nova proposta. Nessa fase é importante traçar períodos curtos para rever os objetivos e o planejamento sempre que possível.

Organizar

É o momento de colocar em prática tudo o que foi planejado. Nessa etapa as projeções de crescimento devem ser construídas com base no planejamento e aos poucos tirar do papel as ações previstas. Isso pode ser desde trocar a marca e reposicionar a comunicação, ou até fazer uma mudança de espaço físico e inserir novos produtos ou serviços. É preciso pensar de forma produtiva e eficiente, para uma organização individual e coletiva de sucesso.

Dirigir

Nessa etapa entra o papel do líder. É preciso mobilizar os recursos humanos disponíveis na empresa para que os planos e a organização gere resultados. Influenciar e motivar a equipe é fundamental, além de promover a distribuição das tarefas e ações.

Controlar

Traçados os objetivos e direcionados, é importante respeitar o tempo delimitado e partir para a ação, mesmo que em pequenas doses. Uma boa execução é consequência de um planejamento estratégico eficiente. A execução é parte crucial da gestão estratégica, portanto, vale seguir os passos para alcançar os objetivos.

Qual a importância da gestão estratégica?

Partindo do ponto que a gestão estratégica busca gerenciar as ações definidas pelo planejamento estratégico, é fundamental entender que é um conjunto de ações baseadas também na utilização de métricas e mensuração de resultados. Para isso, é interessante ter em vista o conhecimento profundo do mercado em que a empresa atua a fim de analisar os ambientes. Para isso, uma ótima dica é utilizar a metodologia Matriz SWOT ou FOFA, que auxilia na análise e compreensão do posicionamento da organização. Neste processo são feitas duas análises: uma das características internas (forças e fraquezas) e outra das características externas (ameaças e oportunidades).
Todo esse planejamento envolve um processo de conhecimento do próprio negócio, e isso por si só já se torna um desafio e um caminho enriquecedor de novas ideias e surpresas. Revise também as políticas institucionais da empresa, como a Missão, Visão e Valores, para que estejam alinhadas às novas diretrizes que estão sendo pensadas.

Como implementar e controlar a gestão estratégica?

Após as fases de planejamento e definição de prazos e metas, é a vez da implementação das ações. O acompanhamento em cada detalhe é fundamental pois nessa etapa é possível identificar erros e elaborar novas estratégias para que os objetivos traçados sejam cumpridos.
Tenha profissionais capacitados para acompanhar cada processo e as novas implementações, sempre de olho na reação do cliente, se as modificações ou novos serviços estão sendo aderidos com naturalidade, ou até mesmo com surpresa positiva, ou se a adaptação será gradual.
Os resultados dos planos e ações da gestão estratégica devem ser analisados com criticidade, para que os próximos passos sejam mais efetivos ou continuem no mesmo caminho. Esse é o momento do controle da gestão estratégica, onde tudo é analisado com cuidado a fim de definir novas metas, sempre mais coerentes e realistas para a empresa.

Automatizar processos como uma estratégia de gestão eficiente

Sempre que pensar em mudanças na empresa, é importante avaliar se as operações diárias estão sendo executadas com maestria. E por isso para pensar em gestão estratégica é importante automatizar os processos com o auxílio de um sistema de gestão como o Bling.
A ferramenta passa a se tornar um aliado no trabalho do dia a dia, aumentando a produtividade dos colaboradores e garantindo mais tempo para a equipe pensar no negócio de forma inteligente, criativa e estratégica. A partir disso, as ações de gestão ficarão mais simplificadas, como o controle do fluxo de caixa, o estoque, a logística, até mesmo a emissão de notas fiscais e boletos. Se ainda não é cliente Bling, faça um teste grátis por 30 dias e confira na prática os benefícios e as facilidades que um sistema de gestão ERP online, descomplicado e eficiente pode fazer pelo seu negócio.