O e-commerce segue crescendo, não só em volume de vendas, mas também e número de usuários. Há cada vez mais pessoas comprando pela internet com mais frequência e nunca se falou tanto em experiência de compra, o que tem feito que o consumidor tenha seu devido valor. 

Com todo esse crescimento, a logística que outrora esquecida, tornou-se peça fundamental para as lojas virtuais. O frete tornou-se um fator decisivo na hora de finalizar a compra. Isso significa que as lojas que otimizam sua logística têm se destacado frente às empresas que não se atentam para esta parte de seu e-commerce.

Diante disso, é indispensável ter várias opções de entrega, cotações de frete precisas, rastreio das cargas, análises para otimizações, como a auditoria de fatura de frete.

São vários pontos importantes para se atentar e as dificuldades já começam na hora de contratar uma transportadora, o processo é burocrático e demorado, sem mencionar para integrar os diversos sistemas utilizados por elas a seus marketplaces, e-commerce e ERP.

Este é um dos pontos onde a automação logística permite que o lojista escale sua operação. Automatizar a logística consiste em reduzir os gaps operacionais encontrados no e-commerce. Há casos que um simples gateway de frete resolve as demandas, onde o cálculo de frete é feito e os valores retornados. 

Porém, há outras necessidades que também precisam ser atendidas, como a contratação, impressão de etiquetas e envio das atualizações de rastreio, este, a medida que as vendas aumentam, torna-se inviável fazê-lo de forma manual. Essas soluções são atendidas pelo hub de transporte digital, Frete Rápido.

Veja abaixo os benefícios que a automação logística fornecida pelo hub de transporte pode agregar em sua operação:

Não se pensa em outra coisa além de economizar dinheiro quando se fala em automatizar processos. A Frete Rápido possui mais de 200 transportadoras parceiras, assim, os lojistas parceiros têm acesso a várias opções de entrega sem ter contrato ou integração com elas. Mas o uso do hub vai muito além de conseguir bons preços de frete com transportadoras.

Redução de custos direta

Há uma redução de custos de forma direta, através de tecnologias como a Consolidação de volumes, que agrupa os produtos e otimiza as volumetrias, reduzindo o valor do frete de 20 a 40%. A auditoria de fatura de frete também pode proporcionar economia, pois através dela, o gestor, com poucos cliques, consegue medir quando recebe e quanto paga em valores de frete, assim é possível mitigar as discrepâncias nos valores de frete. 

Redução de custos indireta

Com a otimização de processos que a automação logística proporciona, além da redução de custos direta, proporciona a redução de custos indireta, economizando tempo do time operacional e reduzindo os erros causados por ações repetitivas e manuais.

Aumento de vendas

O aumento nas vendas pode classificado quase como uma consequência da automação logística fornecida pelo hub de transporte digital. Quando o lojista passa a entregar um serviço mais eficiente, com variedades de entrega, com preços mais atrativos, postagem rápida dos produtos e com as atualizações de rastreios sempre em dia, é natural que os clientes se interessem mais por esse e-commerce.

Isso não significa que seu e-commerce irá ranquear melhor nos mecanismos de pesquisa e aumentar os acessos exponencialmente, mas terá um melhor aproveitamento nas visitas que já recebe diariamente, ou seja, o aumento nas taxas de conversão. Vale lembrar da fidelização, onde o cliente satisfeito volta para comprar. Lembre-se, a segunda venda é sempre mais barata.

Conteúdo de responsabilidade do parceiro: Frete Rápido