Reputação no Mercado Livre: como recuperar sua credibilidade?

30 setembro, 2025

Reputação no Mercado Livre

A reputação no Mercado Livre é uma avaliação que reflete o nível de confiança e credibilidade da sua marca. Logo, para alavancar seu negócio, você deve dar mais atenção ao impacto das avaliações na sua conta.

O Mercado Livre é a empresa mais valiosa da América Latina e o negócio que mais se destaca no comércio online, no segmento de marketplaces.

Para que você tenha uma ideia, a plataforma registrou um lucro líquido de US$ 494 milhões no primeiro trimestre de 2025, uma alta de 44% na comparação anual. O lucro operacional cresceu 45% anualmente, com um alcance de US$ 763 milhões, de acordo com reportagem do Estadão.

Neste cenário, você, como empreendedor, tem uma grande oportunidade de aumentar as vendas na internet e o reconhecimento da sua marca. Entretanto, alcançar bons resultados depende da qualidade da sua reputação na gigante dos e-commerces. É uma missão desafiadora, mas não impossível! Neste artigo, você aprenderá:

  • O que é reputação no Mercado Livre?
  • Como funciona a reputação no Mercado Livre?
  • Como é calculada a reputação no Mercado Livre?
  • Quais os benefícios de ter uma boa reputação no Mercado Livre?
  • Como aumentar a reputação no Mercado Livre?
  • Como recuperar a reputação no Mercado Livre?

Então, vamos lá?

Principais aprendizados

  • A reputação no Mercado Livre influencia diretamente a visibilidade dos anúncios, a confiança dos compradores e o potencial de vendas;
  • O Mercado Livre considera o comportamento dos vendedores para determinar a cor da sua reputação na plataforma;
  • Investir na qualidade do relacionamento com seu cliente pode evitar muita dor de cabeça no futuro. Portanto, demonstre disponibilidade e vontade de atender as pessoas, tire dúvidas e resolva os desafios.
  • Automatize a operação da sua loja via integração com o Bling, uma plataforma que libera seu tempo para que você foque apenas em crescer suas vendas. Experimente gratuitamente a ferramenta e comprove como a integração é o elo que faltava para sua escalabilidade.

O que é reputação no Mercado Livre?

A reputação no Mercado Livre é um indicador dinâmico que avalia a qualidade do atendimento do vendedor ao considerar os prazos de envio, o índice de reclamações e cancelamentos. Esse indicador influencia diretamente a visibilidade dos anúncios, a confiança dos compradores e o potencial de vendas.

Como funciona a reputação no Mercado Livre?

A reputação no Mercado Livre funciona como um selo de credibilidade que determina a percepção de confiança que as pessoas têm da sua empresa. O marketplace tem como métricas:

  • sistema de cores baseado no termômetro;
  • avaliações dos compradores;
  • percentual de reclamações e cancelamentos;
  • volume de vendas e faturamento;
  • status MercadoLíder;
  • impacto na visibilidade dos anúncios.

A seguir, veja mais detalhes de como funciona a reputação no Mercado Livre com base nos indicadores citados.

Sistema de cores baseado no termômetro

No Mercado Livre, a reputação do vendedor tem uma representação visual por um sistema de cores. Essa escala começa no vermelho, a reputação mais baixa, e passa por laranja e amarelo, até o verde, que simboliza a reputação mais alta. Atualmente existem seis níveis de reputação: vermelho, laranja, amarelo, verde-claro e verde-escuro.

A cor verde indica que o vendedor tem uma boa reputação, enquanto a amarela e a laranja indicam que é preciso melhorar alguns aspectos.

Avaliações dos compradores

A reputação de um vendedor no Mercado Livre é a imagem que ele tem dentro da plataforma para gerar confiança em seus compradores no momento da compra.

A reputação é composta por vários elementos que refletem a experiência dos compradores com os vendedores, o que inclui a qualidade do atendimento. Quanto maior o volume de vendas, mais avaliações o seller recebe para aumentar rapidamente a reputação no MeLi.

Percentual de reclamações e cancelamentos

Para o vendedor nível verde no Mercado Livre, as vendas com reclamações não poderão passar de 3% do total de vendas. Já para o seller nível amarelo, é proibido que as vendas com reclamações ultrapassem 7% do total de vendas, afinal, o cancelamento de vendas afeta a reputação do vendedor. No entanto, caso ele se arrependa, não haverá prejuízos para sua imagem.

Volume de vendas e faturamento

A cor verde significa um volume alto de vendas e receita. Se você usa o recurso Minha Página, todas as vendas da sua loja são incluídas no cálculo da sua reputação. Vendas feitas pelo Shop para usuários que não têm conta no Mercado Livre podem ser canceladas sem afetar sua reputação.

Status MercadoLíder

Ao conquistar a cor verde, existe a possibilidade de conseguir uma medalha de MercadoLíder, o que faz de você um dos melhores vendedores do site.

Uma conta com essa classificação indica que o vendedor oferece uma excelente experiência aos seus compradores e tem uma quantidade significativa de vendas e valor faturado. A plataforma categoriza os MercadoLíderes em três níveis diferentes: MercadoLíder, MercadoLíder Gold e MercadoLíder Platinum.

Impacto na visibilidade dos anúncios

Ao se tornar MercadoLíder, seus anúncios ganham maior visibilidade nos resultados de busca. Os compradores podem visualizar a reputação diretamente na página do anúncio, o que impacta diretamente a taxa de conversão e as vendas.

Uma boa reputação é sinônimo de mais vendas; por isso, é importante ter visibilidade dos pontos que podem afetá-la.

Leia mais: Como vender no Mercado Livre? Manual para trilhar o sucesso

Como é calculada a reputação no Mercado Livre?

O cálculo da reputação no Mercado Livre é feito de acordo com diversos critérios de desempenho e qualidade, que incluem:

  • escala de cores e período de avaliação;
  • atraso no envio;
  • cancelamentos;
  • reclamações de compradores;
  • tempo de resposta;
  • prazos de entrega e qualidade do envio;
  • cores da reputação no Mercado Livre.

Vale ressaltar que o Mercado Livre considera o comportamento dos vendedores para determinar a cor da sua reputação na plataforma. A seguir, confira mais detalhes sobre como é calculada a reputação no Mercado Livre.

Escala de cores e período de avaliação

A reputação no Mercado Livre é medida pela Escala de Cores, que vai do verde-escuro ao vermelho. O cálculo considera o desempenho dos últimos 3 meses ou das últimas 60 vendas (o que ocorrer primeiro). Esse “termômetro de confiança” é exibido diretamente na página do vendedor.

Atraso no envio

Os pedidos enviados fora do prazo afetam diretamente a reputação na plataforma. No entanto, só contam como problema quando ultrapassam 3% das vendas realizadas no período analisado. Logo, cumprir prazos é um dos principais fatores que afetam a reputação.

Cancelamentos

Se um vendedor cancela uma compra por falta de estoque ou outro motivo, sua reputação pode cair. Esse indicador só pesa negativamente se os cancelamentos passarem de 2,5% do total de vendas, como afirma a própria plataforma. Lembre-se de que evitar cancelamentos demonstra profissionalismo e organização.

Reclamações de compradores

Reclamações são registradas caso o cliente abra um caso e o desfecho é desfavorável ao vendedor. Se mais de 2% das vendas resultarem em reclamações, a reputação cairá. Por isso, resolver conflitos de forma rápida e justa é essencial para manter um bom desempenho.

Tempo de resposta

A rapidez ao responder mensagens é outro fator considerado. Quanto mais ágil o vendedor for, maior a confiança transmitida ao comprador. Tenha em mente que a demora nas respostas prejudica a experiência do cliente e impacta a reputação no marketplace.

Prazos de entrega e qualidade do envio

Além do tempo, a qualidade do serviço de envio também é analisada. Produtos que chegam atrasados, errados ou danificados aumentam a insatisfação e refletem negativamente na avaliação. Portanto, garantir entregas seguras fortalece os fatores que afetam a reputação.

Cores da reputação no Mercado Livre

O verde-escuro representa excelência e indica vendedores com índices baixos de problemas. Já o verde-claro e o amarelo sinalizam desempenho intermediário, com pontos de atenção. O laranja e o vermelho apontam alta taxa de falhas, que alertam os compradores sobre possíveis riscos.

Quais os benefícios de ter uma boa reputação no Mercado Livre?

As principais vantagens de ser um seller com boa reputação são:

  • maior visibilidade nos resultados de busca;
  • aumento da confiança dos compradores;
  • acesso completo ao status MercadoLíder;
  • melhores taxas de conversão de vendas;
  • redução de custos com publicidade;
  • preferência nas compras em relação aos concorrentes.

Cada um desses benefícios impacta diretamente o sucesso do seu negócio na plataforma, contribui para o crescimento sustentável das vendas e para o fortalecimento de sua marca.

Compreender como esses fatores funcionam na prática é essencial para maximizar os resultados e se destacar no marketplace. Abaixo veja mais detalhes dos benefícios de ter uma boa reputação no Mercado Livre.

1. Maior visibilidade nos resultados de busca

Uma boa reputação funciona como fator de rankeamento, que posiciona seus produtos em melhores posições nas buscas. Dessa forma, o algoritmo prioriza vendedores com histórico positivo e garante maior exposição dos anúncios em relação aos concorrentes.

2. Aumento da confiança dos compradores

Além disso, a reputação representa a imagem do vendedor na plataforma e gera confiança no momento da compra. Consequentemente, quando os consumidores visualizam uma boa avaliação, sentem-se mais seguros para finalizar a transação, especialmente em produtos de maior valor.

3. Acesso ao status MercadoLíder

Ao conquistar a reputação verde, você pode obter a medalha MercadoLíder, que indica excelência no atendimento e volume significativo de vendas. Assim, este selo diferencia sua loja das demais e comprova que sua reputação alcançou os mais altos padrões da plataforma.

4. Melhores taxas de conversão de vendas

Vendedores com boa reputação convertem mais visitantes em compradores, pois os usuários associam avaliações positivas com qualidade. Portanto, uma reputação bem estabelecida reduz significativamente o abandono de carrinho e aumenta as vendas.

5. Redução de custos com publicidade

Uma reputação sólida proporciona destaque orgânico e diminui a necessidade de investimentos pesados em anúncios pagos. Dessa maneira, funciona como um investimento de longo prazo que reduz os custos de aquisição de clientes.

6. Preferência nas compras em relação aos concorrentes

Em situações de concorrência direta com produtos similares, os compradores tendem a escolher o vendedor com melhor avaliação. Logo, manter uma excelente reputação garante vantagem competitiva decisiva, especialmente em categorias saturadas.

Como aumentar a reputação no Mercado Livre?

Entre as boas práticas para aumentar a reputação no marketplace estão:

  • analisar as publicações com regularidade;
  • fazer promoções vendáveis e atrativas para os clientes;
  • atentar-se à reputação global da loja;
  • oferecer produtos de qualidade em publicações estratégicas;
  • fortalecer o relacionamento com o cliente para garantir fidelização contínua.

A seguir, veja mais informações sobre como aumentar a reputação no Mercado Livre e potencializar suas vendas.

Analise suas publicações

Desenvolver um olhar analítico é importante para avaliar se a sua estratégia de vendas precisa de ajustes. No caso dos anúncios do marketplace, é fundamental que você faça uma análise criteriosa, sobretudo das publicações com o maior número de reclamações.

Na seção “reputação” da plataforma, você pode ver o número de vendas bem-sucedidas e os anúncios com impacto negativo.

Recomendamos que você pause os anúncios que trouxeram mais problemas e faça uma análise dos principais motivos das reclamações. Assim, fica mais fácil identificar pontos de melhoria e aperfeiçoar o processo operacional rumo à boa reputação no Mercado Livre!

Faça promoções vendáveis

Uma forma de aumentar a reputação é potencializar as vendas com ênfase na satisfação do cliente. Você pode criar publicações vendáveis a curto prazo.

Entendemos por vendáveis, publicações com produtos que geram um fluxo de demanda, como: pendrives, fones de ouvido, mouses, entre outros acessórios.

Em uma loja de tênis, por exemplo, comercializar produtos que geram um ticket menor, como shorts e camisetas, é uma alternativa.

Lembre-se: o consumidor não optará por comprar um produto muito caro de um vendedor de baixa reputação. Ao contrário, uma alternativa de baixo custo implica em menor risco.

Outro atrativo para o cliente é o preço. Você pode pensar na estratégia de precificação de produtos como um investimento de longo prazo.

Com um preço abaixo da média, é possível adquirir um melhor posicionamento nos resultados de pesquisa, aumentar as visitas, o tráfego e o número de unidades.

Atenção: o preço baixo não significa criar preços irreais. Os clientes podem até desconfiar, já que um preço baixo excessivamente somado a uma má reputação soa como fraude.

Atente-se à sua reputação global

A reputação global é um fator importante quando seu objetivo é aumentar a reputação no Mercado Livre. Você pode verificar o nível da sua conta em “Minha conta > Vendas > Reputação”.

Em relação às vendas por reclamação, entenda que um cliente insatisfeito com a experiência de compra ou com o produto, pode iniciar uma reclamação que pode afetar outras percepções, de acordo com a gravidade do problema.

Mais do que se atentar à reputação global, aconselhamos que você faça uma análise aprofundada dos critérios que mais afetam a sua credibilidade no mercado e influenciam a classificação da sua imagem dentro do marketplace do Mercado Livre.

Ofereça produtos de qualidade em publicações estratégicas

As pessoas apreciam produtos duradouros, que resolvem problemas do cotidiano e facilitam a vida. Se você trabalha com revenda de produtos, busque fornecedores e parceiros que apostam na qualidade do produto em primeiro lugar.

Com esse cuidado, você poderá criar postagens estratégicas, persuasivas e, ao mesmo tempo, não frustrará nenhuma expectativa.

Ao fazer uma publicação, confira algumas dicas para aumentar a visibilidade do seu anúncio:

  • se a sua reputação no Mercado Livre for amarela, você pode ativar a publicidade da plataforma exclusivamente nesta publicação;
  • você pode realizar uma campanha e impulsioná-la fora do site;

No segundo caso, por exemplo, se você usar as redes sociais para vender, pode gerar tráfego para a publicação do Mercado Livre neste canal.

Invista no relacionamento com o cliente

Investir na qualidade do relacionamento com seu cliente pode evitar muita dor de cabeça no futuro. Portanto, demonstre disponibilidade e vontade de atender as pessoas, tire dúvidas e resolva os desafios.

O livro “O Jeito Disney de Encantar Clientes” (produzido pelo Instituto Disney) traz valiosas lições para melhorar sua relação com as pessoas.

O atendimento ao cliente é essencial na reputação de uma marca, afinal, a retenção é mais desafiadora com a insatisfação.

Para quem atua exclusivamente no ambiente virtual, a qualidade do atendimento exige atenção redobrada. É fundamental estar próximo dos clientes, mesmo à distância. A fidelização só é alcançada quando a disponibilidade e a prontidão em ajudar são evidentes.

Como recuperar a reputação no Mercado Livre?

Se o seu objetivo é expandir sua presença online dentro do marketplace, esteja plenamente ciente de que a recuperação de sua reputação na plataforma exige uma significativa mudança de mentalidade. A seguir, destacamos algumas dicas que funcionam como boas práticas para melhorar a imagem da sua empresa.

1. Resolva as pendências de forma satisfatória e ágil

Não basta investir em atendimento humanizado, é preciso resolver as pendências e cortar os problemas negativos pela raiz quando você deseja recuperar a reputação no Mercado Livre.

Ao identificar os motivos das principais reclamações dos seus clientes, acione os setores responsáveis e recursos disponíveis para resolver as pendências, com o máximo de agilidade possível.

Você pode criar um procedimento operacional padrão (POP) para resolver essas questões e prezar pela satisfação do cliente.

Coloque-se no lugar do seu cliente: você voltaria a confiar em uma marca se ela resolvesse o problema? Em quais situações?

Se o motivo da insatisfação for o atraso na encomenda, por exemplo, você pode verificar o que houve com a transportadora e explicar a situação de forma transparente para o cliente. Oferecer cupons de desconto ou alternativas para que a pessoa não se sinta prejudicada é uma maneira de contornar incidentes.

Entretanto, organizar o processo logístico de forma mais eficiente é agir na causa dos problemas, como os atrasos.

Leia mais: Picking e Packing: Importância para a Logística do E-commerce

2. Se for o caso, devolva o dinheiro do cliente

Se você não atendeu as expectativas do cliente, tentou resolver de forma amigável e, mesmo assim, a insatisfação reinou, considere devolver o dinheiro da pessoa. Em alguns casos, existe uma política de devolução por insatisfação.

O arrependimento da compra é um direito do consumidor assegurado por lei, conforme artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), que estabelece que o cliente tem um prazo de 7 dias, a contar do dia em que recebeu o produto, para acionar o direito de reembolso e devolução.

Ao fazer os acordos amigáveis, você evita o desgaste da relação com o cliente e resolve o problema de uma vez por todas.

3. Peça avaliações de clientes satisfeitos

Clientes satisfeitos com seu atendimento, produto e marca são valiosos. Por isso, você pode estreitar o relacionamento com essas pessoas e incentivá-las a fazer avaliações positivas no seu perfil.

Você pode dar descontos para essas pessoas, lançar cupons promocionais na próxima compra e criar estratégias para fortalecer este relacionamento.

As avaliações bem-fundamentadas e de experiências reais funcionam como prova social, influenciando a decisão de compra de outros, já que os autores dos depoimentos aprovaram o produto.

FAQ

Por que é importante ter uma boa reputação no Mercado Livre?

Porque ter uma boa reputação no marketplace aumenta a confiança dos compradores e eleva a credibilidade da sua loja. Além disso, vendedores com avaliação positiva recebem maior destaque nos resultados de busca, o que amplia a visibilidade dos anúncios, potencializa as vendas e contribui para fidelizar clientes.

O que afeta a sua reputação no Mercado Livre?

Entre os principais fatores que afetam a reputação estão os atrasos nas entregas, os cancelamentos de pedidos, as reclamações não resolvidas e a demora nas respostas aos clientes. A qualidade do envio também é avaliada, o que inclui se o produto chega no prazo e em boas condições.

Como construir e manter uma boa reputação?

Construa e mantenha sua reputação no Mercado Livre ao cumprir rigorosamente prazos e evitar cancelamentos. Além disso, responda rapidamente, invista na qualidade do atendimento e garanta a entrega correta dos produtos, afinal, a consistência nessas práticas fortalece ainda mais sua reputação e confiabilidade perante os clientes.

Como ficar com a reputação verde no Mercado Livre?

Para ter uma reputação no Mercado Livre da cor verde, mantenha os atrasos abaixo de 3%, cancelamentos em 2,5% e reclamações em 2%. Para isso, é crucial ser ágil nas respostas e garantir entregas pontuais, assim, sua reputação se mantém em verde-escuro, o que indica excelência.

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