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Backoffice no e-commerce: entenda a importância e como funciona

Você já ouviu falar em backoffice no e-commerce?

Por menor que seja o negócio, existem diversos processos internos que precisam ser seguidos para evitar imprevistos, certo?

Mais do que desempenhar esses papéis, é imprescindível analisar cada processo realizado nos bastidores, identificando possíveis melhorias e fazendo as mudanças necessárias. 

Porém, como fazer isso? Você pode começar com um bom backoffice! Continue a leitura e descubra como implementar em seu e-commerce. 

O que é backoffice no e-commerce?

O termo backoffice está relacionado ao processo interno necessário para o funcionamento de uma loja virtual, a partir do momento em que um pedido é feito. 

Na tradução para o português, backoffice significa “por trás do balcão”, em referência às funções administrativas e operacionais essenciais de uma empresa. 

Afinal, comprar online envolve muito mais do que apenas escolher o produto, efetuar o pagamento e esperar que ele chegue até a nossa casa, não é?

Por trás disso, é preciso que todos os setores da empresa estejam alinhados, para garantir que o processo de compra ocorra como o esperado, de forma ágil e organizada. 

Os profissionais que atuam no backoffice são aqueles que desempenham algum papel nos bastidores da loja virtual, em departamentos como: 

Apesar de não ter contato direto com o cliente, os colaboradores do backoffice são os principais responsáveis por garantir uma boa experiência para o consumidor e contribuir para o sucesso do negócio online.

Qual a importância do backoffice no e-commerce?

Em um e-commerce, independentemente do seu tamanho, é fundamental que todas as atividades e processos sejam executadas em sintonia, para que o processo de compra seja concluído conforme o esperado. 

Dessa forma, o backoffice oferece suporte nas operações cotidianas, como o gerenciamento do estoque e o processamento dos pedidos realizados na loja.

Quer um exemplo para entender a sua importância, na prática? Então, imagine a seguinte situação: o usuário realiza a compra de um produto que está em falta no seu estoque, mas, por uma falha, consta como disponível em seu site. 

Como entregar ao consumidor um produto que, no momento, a loja não possui? 

É muito provável que, nessa situação, a venda seja cancelada ou, na melhor das hipóteses, chegue atrasada na casa do cliente. 

De toda maneira, a experiência do consumidor não foi a melhor, e isso pode afetar negativamente a imagem da sua empresa, principalmente se ele compartilhar a vivência com outras pessoas.  

Consegue perceber que esse quadro poderia ter sido evitado, caso todos os departamentos estivessem alinhados de forma eficiente? Então, é por isso que o backoffice é fundamental!  

Como o backoffice ajuda no e-commerce?

Controle de estoque, compra de produtos e o acompanhamento de envio são apenas alguns dos papéis cruciais desenvolvidos por trás do balcão. No geral, o backoffice auxilia nos processos de gestão e logística necessários para o funcionamento eficiente do e-commerce. 

Entre os principais processos estão: 

Cada uma dessas atividades realizadas nos bastidores contribuem para manter a satisfação do cliente e garantir a qualidade do serviço prestado por sua loja virtual.

Além disso, o backoffice auxilia na análise de dados, já que coleta informações relevantes e estratégicas para as tomadas de decisão do negócio.

Quais as soluções do backoffice para o e-commerce?

Contar com a automatização do backoffice na rotina do e-commerce proporciona várias soluções importantes para a loja virtual, como: 

Sendo assim, a utilização de um sistema online de gestão é indispensável para um backoffice bem feito. Afinal, ele permite a integração entre as diversas áreas do seu negócio, garantindo eficiência, segurança e o acompanhamento das atividades. 

Confira os principais detalhes de cada solução:

Gerenciamento do estoque 

A gestão do estoque é um dos processos mais importantes, tanto na loja física, quanto na virtual. 

Nessa etapa, é preciso certificar de que há disponibilidade suficiente para atender toda a demanda e verificar quando é necessário fazer a reposição das mercadorias. 

Com um sistema de gestão, por exemplo, é possível receber alerta de baixo estoque e automatizar a parte de reabastecimento. 

Processamento dos pedidos 

Receber informações sobre o andamento do pedido, sem dúvidas, deixa o cliente mais tranquilo e satisfeito com a compra. 

Para isso, é preciso uma gestão eficiente de todas as informações, desde o momento em que a venda foi efetuada, até a hora em que o produto é entregue. 

O que é bem mais fácil de implementar quando todos os departamentos estão integrados em um só sistema, não é? 

Atendimento ao cliente 

Os canais de atendimento, como chat online ou central de ajuda, facilitam e tornam mais dinâmica a comunicação com o cliente. 

Outro ponto são as ferramentas de relacionamento, também conhecidas como Customer Relationship Management (CRM).

Esse recurso permite acompanhar e administrar as informações dos clientes, o que melhora o atendimento e personaliza a comunicação. 

Invista na gestão e melhore o seu backoffice! 

Para que o backoffice no e-commerce funcione de maneira eficiente, é importante que todas as áreas trabalhem em conjunto. Portanto, a dica é investir em um ERP, software de gestão empresarial, que integre os departamentos do seu negócio, como o Bling!

Com nosso sistema, você pode concentrar as informações da sua loja online em um só lugar, assegurando o compartilhamento de dados e diminuindo as chances de falhas e erros no processo de venda.

Além disso, o Bling permite: 

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