Não interessa o tamanho da empresa, a importância do controle de estoque é evidente para todas elas.

Esse é um setor que permite aperfeiçoamentos constantes em logística e redução de custos, fatores que podem causar prejuízos à saúde do negócio se não forem gerenciados.

Quando falamos de um ambiente virtual, como o e-commerce, é preciso tomar ainda mais cuidado. 

A desorganização na gestão do estoque, como falhas no controle de entrada e saída de produtos, pode gerar custos e prejudicar a reputação do seu site.

Um bom controle consegue mostrar os produtos campeões de vendas e o seu giro, deixando claro qual a rotatividade do seu estoque. E essa gestão evita a perda desnecessária de dinheiro. 

Quer saber mais sobre a relevância do controle de estoque? Leia este artigo até o fim!

Qual a importância do controle de estoque?

O gerenciamento do estoque consiste no controle e organização dos produtos vendidos pela empresa. Isso inclui saber quantos itens já foram vendidos, quantos continuam no estoque e quantos estão em rota de entrega

Dessa forma, é possível imaginar o que acontece em negócios que não fazem essa gestão, não é? 

Uma empresa que não sabe quantos e quais produtos, matérias-primas e insumos possui em estoque, pode vender itens que não estão disponíveis. 

Além disso, pode ocorrer gastos excessivos e desnecessários, como a compra de novas unidades de uma mercadoria que a empresa ainda possui. 

Esses “erros” podem causar consequências ruins para o negócio, como:

  • precisar cancelar a compra de um cliente por não ter o produto vendido em estoque;
  • investir valores que poderiam ser usados em outros setores (ou ser convertido em lucro) na compra de itens que não acabaram;
  • perder vendas porque não possui mais um produto que é muito procurado;
  • perder mercadorias que não foram vendidas antes do prazo de validade.

Por isso, todo dono de empresa precisa entender qual a importância do controle de estoque e colocá-lo em prática. 

Importância do estoque na logística

Se sua empresa realiza a venda de produtos físicos, sejam insumos, matérias-primas ou mercadorias finalizadas, o controle do estoque interfere diretamente na logística da empresa

Afinal, é necessário manter todos os processos funcionando adequadamente para não ocorrer falhas e erros.

Por exemplo: se você não faz a gestão do estoque, pode não conseguir atender à demanda dos seus clientes.

Também pode acontecer atrasos na entrega de uma compra, especialmente quando não há mais produto (e será necessário comprar) ou o estoque está desorganizado e/ou não possui uma localização estratégica. 

Portanto, a gestão do estoque é fundamental para a logística de diversos processos da empresa, que vão desde o atendimento ao cliente até o tempo e custos de transporte. 

Quais as vantagens do controle de estoque?

Entre os principais ganhos de fazer um controle de estoque, estão: a otimização dos recursos, a redução de desperdícios e uma gestão financeira mais completa. Esse gerenciamento melhora a tomada de decisões mais assertivas e é indispensável para a saúde de uma empresa.

A seguir, veja cada uma das vantagens com mais detalhes. 

1. Otimização de recursos

Um estoque precisa ter a quantidade de produtos ideal para não sobrar ou faltar mercadoria. Essa gestão dos recursos evitam dois cenários prejudiciais para seu negócio:

  • Mais produtos do que vendas: compromete o orçamento, já que o dinheiro gasto para a compra dos itens deixa de ser investido de forma mais eficiente;
  •  Mais demanda do que produtos: quando faltam produtos e existe demanda, ou seja, clientes interessados em comprar, você perde vendas.

Com gastos bem direcionados sua empresa ganha vantagem competitiva, e seus recursos não são comprometidos sem necessidade. 

Estoques grandes precisam de supervisão equivalente ao seu porte. Produtos encalhados significam dinheiro parado e comprometem o fluxo de caixa da empresa.

Portanto, ter essa visão completa e detalhada do estoque permite uma análise mais precisa e eficiente para a tomada de decisão. 

Com investimento nos produtos certos, o dinheiro rende mais e sobra espaço para novas oportunidades de venda.

2. Redução de desperdício

O controle de estoque também permite investigar possíveis desperdícios de materiais e prejuízos causados pela simples falta de organização. 

Manter seus produtos dispostos em um ambiente organizado e limpo evita potenciais quebras, defeitos e até mesmo furtos.

Além disso, a quantidade adequada de estoque melhora a logística e o atendimento. Quando o cliente realiza uma compra e, por má gestão de estoque, o produto não existe mais, gera frustração para o comprador e uma dor de cabeça para a empresa.

 3. Melhora da gestão financeira

O estoque é muito mais do que um local onde seus produtos são armazenados. É preciso enxergá-lo como a aplicação do dinheiro do e-commerce

Gerenciar entradas e saídas é fundamental para o setor financeiro das demandas internas que, por sua vez, direciona toda a produção.

A falta do controle de estoque pode gerar uma reação em cadeia e prejudicar diversos processos. As falhas podem comprometer desde entrega e lucros até a reputação da sua loja.

Como fazer uma boa gestão de estoque?

Uma gestão de estoque eficiente envolve o controle da entrada e saída de mercadorias, o acompanhamento de giro dos produtos e a integração com outras áreas. Esses são aspectos indispensáveis para evitar o excesso ou a falta de itens importantes para a sua empresa. 

Confira, abaixo, como cada aspecto pode interferir na saúde do seu negócio:

1. Faça o controle de entradas e saídas

Agora que você sabe qual a importância do controle de estoque, entende que o passo mais simples e indispensável é monitorar as entradas e saídas, não é?

Essa é a etapa mais básica para a administração de um estoque, e é um dos maiores erros de novos empreendedores e pequenos negócios.

Basicamente, o controle de entrada e saída ajuda a saber quais e quantos produtos foram vendidos, e os que continuam disponíveis

Essa gestão interfere diretamente no setor de compra da sua empresa, já que permite entender quais itens devem ser repostos e quais ainda não precisam ser adquiridos no momento. 

2. Mensure o giro dos produtos

Para mensurar o giro dos produtos, você precisa entender quanto tempo eles ficam no estoque antes de serem vendidos. Para isso, é necessário registrar as entradas e saídas. Viu como está tudo conectado? 

Ao saber exatamente quanto tempo leva para um item ser comprado, você sabe quando já está na hora de adquiri-lo novamente para ter mais unidades à venda.

Isso ajuda a entender quais produtos são mais procurados por seus clientes, portanto, tem um giro alto, é vendido mais rápido e não pode faltar no estoque.

Além de facilitar a tomada de decisões, pois, impede que você faça investimentos altos em mercadorias de giro baixo, que demoram mais para serem vendidos.

3. Integre o estoque com outros setores

O estoque e a logística estão diretamente relacionados, não é? Portanto, esse setor precisa estar integrado com diversos outros para ter bons resultados. 

Ou seja, o setor de compra depende do controle do estoque, assim como os processos de rastreio e entrega. Essas áreas precisam compartilhar informações a todo momento para evitar erros e falhas

No entanto, à medida que o negócio cresce, fazer essa integração manualmente pode ser desafiador. Por isso, contar com um sistema de gestão integrada pode facilitar seu dia a dia. 

Um ERP é um sistema que pode te ajudar na administração completa do seu negócio, especialmente no controle de estoque, já que apresenta indicadores de desempenho dos produtos e possibilita repor os itens no momento certo. 

Confira, no vídeo abaixo, como funciona a monitoramento de estoque do ERP Bling:

Experimente o Bling para gerir seu estoque!

Agora que você sabe qual a importância do controle de estoque, que tal experimentar um software que pode te ajudar nessa tarefa? 

No Bling, você faz o controle de estoque de seus produtos, peças e insumos de forma simples, evitando erros nos processos. 

Com ele, você pode:

  • Controlar as vendas do seu negócio (entradas e saídas);
  • Enviar ordens de compra para fornecedores;
  • Emitir notas fiscais;
  • Gerenciar depósitos;
  • Acompanhar o envio dos produtos, e afins.

Uma gestão integrada garante economia de tempo e decisões mais assertivas para sua empresa. Então, não fique de fora! 
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