Quando você começa a vender online, se depara com um mundo novo na internet. Entre muitos termos que você já deve ter visto, o SEO para e-commerce é um dos assuntos mais recorrentes.

Isso acontece porque essa é, de longe, uma das estratégias mais importantes para fazer sua loja virtual ser encontrada entre tantas outras na web. 

Basicamente, o SEO para e-commerce mostra ao Google, e outros mecanismos de buscas, que sua loja possui exatamente o produto que o usuário está buscando. 

Essa “otimização” do site pode trazer ótimos resultados, afinal, aumenta as chances de seu negócio aparecer nas primeiras páginas

Porém, você pode estar se perguntando, como fazer isso? Como tornar meu e-commerce mais “encontrável”? É sobre isso que vamos falar agora. Continue lendo este guia e descubra o que é, os benefícios e como usar o SEO na prática. 

Afinal, o que é SEO?

SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas de otimização de páginas para que elas sejam bem classificadas nos mecanismos de buscas. 

Essa é uma estratégia de marketing orgânico, ou seja, em que não há investimento financeiro para veicular os conteúdos, como acontece nos anúncios, por exemplo.

Nesse caso, as técnicas são usadas para que o Google e outras ferramentas de pesquisa consigam “ler” determinada página, entender do que se trata e considerar se ela deve ou não aparecer quando um usuário faz uma busca.

Quanto mais as páginas são otimizadas, seguindo as diretrizes do buscador, maiores são as chances do seu site ser lido tanto pelos clientes, quanto pelos bots que as classificam.

Qual a vantagem do SEO para loja virtual?

O principal ganho de usar SEO é aumentar a visibilidade do seu negócio. Ou seja, fazer sua loja ser encontrada. 

Essa vantagem está diretamente relacionada ao sucesso do seu e-commerce, afinal, você só receberá pedidos se as pessoas conhecerem sua loja e conseguirem encontrar seus produtos, certo?

Portanto, podemos dizer que o SEO é indispensável para todos que desejam vender! 

Isso porque, ao aparecer nos resultados de busca, você terá um tráfego maior de usuários em seu site. E o melhor: serão usuários qualificados, uma vez que seu site apareceu como resposta para uma pesquisa que ele fez.

E como fazer para conseguir tudo isso? Aplicando as técnicas de SEO para e-commerce que vamos te mostrar a seguir. Confira!

Como fazer SEO para e-commerce?

Existem diversos fatores que ajudam o ranqueamento de uma página no Google, assim como há aqueles que prejudicam e deixam seu site mais distante da tão sonhada primeira página. 

Para começar a otimizar seu e-commerce, separamos as principais práticas que você deve seguir. 

1. Faça um estudo das palavras-chave

O primeiro passo para otimizar seu site para as buscas orgânicas é escolher quais palavras-chave você vai usar

Esses termos são usados, por exemplo, no título das páginas, na descrição dos produtos, na URL, entre outras seções do site.

É por meio deles que o Google consegue entender sobre o que se trata determinada página, e associá-la às pesquisas sobre o tema.

A princípio, palavras-chave mais simples são mais fáceis de serem usadas. No entanto, há mais sites usando esses termos, o que torna a concorrência maior. 

Por exemplo, o termo “camiseta masculina” será utilizado como palavra-chave em milhares de sites.

Como a estratégia de SEO demora um pouco para dar resultados, para palavras-chave simples, chamadas de short-tail, aqueles sites que já têm muitos acessos costumam ficar entre as primeiras posições nos mecanismos de pesquisa. 

Isto porque o Google entende que esses sites já têm uma boa autoridade, então devem entregar bons resultados aos usuários.

Então, como proceder nesse caso? Veja uma dica estratégica abaixo.

Como escolher as palavras-chave do meu e-commerce?

Para ter resultados mais rápidos, o segredo é focar em termos menos concorridos e longos, chamados long tails. 

Ao invés de “camiseta masculina”, você pode especificar melhor: “camiseta estampa floral masculina”. Assim, a concorrência diminui e as chances de sua loja virtual ser melhor classificada em uma pesquisa no Google é maior.

Agora você já sabe que deve focar em palavras-chave mais específicas, mas como fazer esse estudo para saber quais termos são mais ou menos concorridos? 

Para a nossa sorte, existem ferramentas de SEO que mostram os volumes de pesquisa de cada palavra-chave, a dificuldade de ficar bem classificado numa busca por aquele termo, entre outras informações relevantes para que você possa escolher quais usar.

O próprio Google tem um Planejador de Palavras-Chave gratuito. Outras opções são o Ubersuggest e o SEMRush, que são pagos, mas têm uma versão limitada que você pode usar sem custos. 

2. Otimize a estrutura do site

Se preocupar com a estrutura do site é importante tanto para o ranqueamento, quanto para a experiência de navegação do usuário.

É fundamental ter uma estrutura clara, seguindo uma hierarquia de informações. Ou seja, ter um menu com as páginas, ter diferentes categorias e colocar cada produto no setor ideal. 

Isso facilita para os mecanismos de busca entenderem qual página mostrar durante uma pesquisa, além de permitir que o seu possível cliente consiga achar o que quiser em sua loja virtual. 

Em relação à otimização, alguns pontos são relevantes: 

  • a palavra-chave principal deve aparecer no título do site (H1);
  • o meta título de cada página deve ser atrativo e conter o termo relacionado;
  • a meta descrição também deve ser bem escrita, além de contar a palavra-chave principal da página. 

Tanto o meta título, quanto a meta descrição são os que aparecem nos resultados de pesquisa para o usuário. Eles são fundamentais para a decisão da pessoa em clicar ou não em seu site. Portanto, capriche neles! 

3. Faça uma boa descrição de produtos

Depois de escolher as palavras-chave que vai usar e ter um site estruturado, é hora de empregar esses termos na descrição de produtos do seu e-commerce. 

Não tenha preguiça e capriche nesses textos! Lembre-se que seu cliente não pode pegar os produtos, então quanto mais detalhada a descrição, melhor!

Muitas lojas virtuais apenas copiam a descrição de produtos enviados pelos fornecedores, mas é importante que você escreva seu próprio texto. 

Isso não apenas vai ajudar seu cliente a conhecer melhor as mercadorias, mas também auxilia o SEO do seu site.

Quando os robôs do Google identificam que há o mesmo texto em vários sites diferentes, consideram que aquilo não é relevante. Afinal, aquela descrição vai ser apenas mais uma entre tantas iguais.

Então, você já sabe, escreva uma descrição com as suas palavras, usando os termos que você definiu durante a pesquisa de palavras-chave e pensando em ajudar seu cliente a conhecer melhor seu produto. Com certeza, essa será uma forma de se diferenciar de concorrentes que vendem as mesmas coisas que você!

4. Crie conteúdos para blog

Outro local em que você pode aplicar SEO para e-commerce é em conteúdos de blog. 

As técnicas de otimização podem ser usadas em qualquer tipo de conteúdo, seja os textos das páginas de produto, das páginas institucionais e, claro, os artigos do blog

Nesse caso, também é preciso ter uma palavra-chave para direcionar a criação, que deve ser incluída em pontos estratégicos do texto, como:

  • título;
  • introdução;
  • em pelo menos um subtítulo (H2, H3, etc);
  • conclusão;
  • no texto alternativo das imagens. 

Dessa forma, fica mais fácil do Google entender sobre o que se trata o conteúdo, e ranqueá-lo melhor. Só tome cuidado para não exagerar no uso do termo ao longo do texto, pois, em vez de ajudar, pode prejudicar a otimização e a experiência do leitor.

Dicas extras de SEO para e-commerce

Agora que você já sabe onde aplicar as técnicas de SEO em seu site, que tal conhecer outras estratégias para seu e-commerce? Apesar de não estarem relacionadas ao uso de palavras-chave, esses fatores são essenciais para o resultado da sua otimização. 

Confira, a seguir, 4 pontos para ficar atento! 

Reduza a velocidade de carregamento do site

O e-commerce é um tipo de site que possui muitas imagens e vídeos, certo? Por isso, é muito importante conferir o tamanho e peso desses arquivos, pois eles interferem diretamente o tempo de carregamento da página.

Segundo o Google, 53% dos usuários abandonam uma página se ela levar mais de três segundos para carregar. Ou seja, não dá para demorar mais do que isso, ou você pode acabar perdendo visitas (consequentemente, perdendo vendas). 

Otimizar as imagens é apenas uma das formas de reduzir esse tempo, no entanto, segui-la já pode trazer resultados significativos para seu site. 

Você pode, por exemplo, evitar cadastrar muitos produtos em uma mesma página. Assim, haverá menos imagens a serem carregadas de uma vez e a navegação fica mais rápida.

Para saber qual a média de tempo do seu e-commerce hoje, basta acessar a ferramenta Page Speed Insights, do próprio Google. Coloque o link do seu site e veja qual o tempo de carregamento tanto no desktop, quanto nos dispositivos móveis. 

Tenha um site responsivo para mobile

Outro fator que vai melhorar sua classificação nos resultados de buscas orgânicas é ter um site que se adapte aos smartphones. 

Isso porque ter sites que se adaptem bem aos dispositivos móveis, além de outros pré-requisitos já citados, é imprescindível para ficar bem ranqueado. Mas não é só pensando no Google que você deve levar isso em conta.

Algumas plataformas de e-commerce já trabalham para tornar seu site responsivo, mas você também pode facilitar o carregamento da sua loja virtual nos celulares. 

Facilite a navegação no seu site

Outra dica é tentar simplificar ao máximo a navegação. Isso vai melhorar a experiência do usuário no seu site. Para isso, deixe todas as páginas de produto acessíveis a, no máximo, três cliques a partir da home. 

Se uma pessoa está na home da sua loja virtual, o ideal é que ela possa clicar, por exemplo, em Eletrônicos > Smartphones > Samsung, e já possa encontrar o produto que quer.

Além disso, opte por um visual que não seja muito poluído. Isso vai ajudar os clientes a identificarem melhor aquilo que querem. 

Existem várias plataformas de e-commerce que disponibilizam diversos layouts personalizáveis, com os quais você pode deixar seu site simples, atraente e com a cara que você quiser!

Use URLs simples

Além da descrição de produtos, você pode usar as palavras-chave na URL das suas páginas

Esse é mais um meio para que o Google entenda sobre o que aquele endereço está falando, e também uma forma de deixar claro para o cliente o que ele vai encontrar ali.

Preste atenção aos dois endereços fictícios abaixo:

  • www.lojavritual.com.br/product-271716/?s3m
  • www.lojavirtual.com.br/masculino/camisetas/floral-amarelo

Pensando no seu comportamento quando está navegando na internet, em qual dos sites você se sentiria mais confortável para clicar? No segundo, certo? A mesma lógica funciona com seus possíveis consumidores.

E, para o Google, quanto mais gente estiver acessando aquele site, mais relevante ele vai entender que a página é. 

Isso porque os robôs entendem que, se mais gente clica naquele link e navega naquele e-commerce, é porque ele entrega bons resultados aos usuários.

Como os mecanismos de busca visam a facilitar a navegação das pessoas e a entregar os melhores resultados possíveis, é interessante que os bots tenham essa percepção sobre sua loja virtual

E eles farão isso de acordo com as informações que encontrarem para ler naquelas páginas e pelo comportamento dos internautas. Portanto, deixe suas URLs otimizadas para potencializar seus resultados.

Use um ERP na gestão do seu e-commerce!

Com um e-commerce otimizado, não há dúvidas de que seus resultados serão ainda maiores! E, quando isso acontecer, é bom que você esteja preparado. Afinal, não vão faltar pedidos para organizar, preparar e enviar.

Para tornar esse processo mais prático, uma boa dica é contar com um sistema de gestão integrada, como o Bling

Com nosso sistema, você pode:

  • fazer cadastro de fornecedores;
  • emitir as notas fiscais dos seus clientes;
  • integrar sua loja virtual aos principais marketplaces do mercado;
  • organizar e administrar seu estoque;
  • controlar e gerenciar seus envios.

Além de diversas outras funcionalidades que vão tornar o seu dia a dia mais fácil. Demais, não é? Então, use o período de teste grátis para experimentar o Bling no seu negócio. Aproveite!

Victoria Salemi é a editora responsável pelas parcerias de conteúdo da Nuvemshop, a maior plataforma de e-commerce da América Latina em lojas ativas. Formada em Jornalismo, ama escrever e tornar assuntos complicados acessíveis a todos!