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Calendário comercial de 2024: melhores datas para aumentar o faturamento

calendário comercial 2024

Já está pensando nas estratégias de marketing para o próximo ano? Não? Então, chegou a hora de conferir o calendário comercial de 2024 e começar a se preparar.

Existem algumas datas comemorativas que oferecem aos clientes promoções ou condições especiais para adquirir um produto ou serviço, como a Black Friday e o Dia do Frete Grátis

Além disso, há aquelas que são figurinhas marcadas, como o Dia das Mães e o Dia dos Namorados, que movimentam o mercado e são ótimas oportunidades para aumentar o faturamento. 

Fora as mais comerciais, existem aquelas interessantes para determinados nichos, como o Dia da Pizza e o Dia do Beijo, que podem render campanhas criativas e movimentar as vendas. 

Porém, você pode estar se perguntando, qual das datas do calendário comercial de 2024 devo aproveitar em meu negócio? 

Essa questão só você pode responder, mas, para ajudar, preparamos um guia completo com todas elas para avaliar quais fazem sentido para o seu público. Além de dicas de como aproveitá-las ao máximo. Quer conferir? Então, continue a leitura! 

Calendário comercial de 2024: principais datas comemorativas 

Veja quais as datas mais importantes do calendário comercial e selecione aquelas que têm tudo a ver com seu negócio. Depois, é só começar a planejar suas ações para movimentar as vendas!

Datas comerciais em janeiro

Janeiro costuma ser um mês lento para o comércio, com a vida “voltando ao normal” após as comemorações do final de ano.

No entanto, isso não precisa ser um impeditivo para sua empresa: você pode aproveitar o momento para fazer uma campanha de ano novo, colocar as últimas unidades do estoque em promoção, criar um cupom de desconto #Feliz2024” e por aí vai. Aposte na sua criatividade!

Dia dos Reis Magos: 6 de janeiro

O Dia dos Reis Magos é uma data importante no calendário religioso, especialmente da Igreja Católica. A comemoração faz uma menção ao dia do nascimento de Jesus e a visita dos reis magos. 

Por essa razão, muitas pessoas costumam trocar presentes neste dia, como aconteceu com o menino Jesus, que foi presenteado. Portanto, se fizer sentido para o seu negócio, vale a pena incluir a data no calendário comercial de 2024.

Datas comerciais em fevereiro

Carnaval: 10 a 13 de fevereiro

O Carnaval é uma das maiores festas brasileiras, e é uma boa oportunidade para alguns negócios. Em 2024, ele será comemorado de 10 a 13 de fevereiro, então, já marque em seu calendário. 

Essa data, apesar de bastante temática, pode render ações interessantes para diversos nichos. Se você trabalha com vestuário, por exemplo, é hora de caprichar no estoque, principalmente com peças de roupa e acessórios brilhantes e coloridos. 

Para quem presta serviço, como maquiadores e costureiras, vale a pena ficar atento a essa data. Isso porque algumas pessoas gostam de se fantasiar para curtir o momento, e podem precisar de produções mais elaboradas e/ou de fantasias. 

Outra área que pode ter bons resultados durante o Carnaval é o turismo. Assim, companhias aéreas, redes de hotéis e hospedagens e até agentes de viagem autônomos podem se beneficiar! 

Isso porque muitas pessoas aproveitam o feriado prolongado para sair da rotina e ir conhecer outros destinos. 

Valentine’s Day: 14 de fevereiro

O Valentine ‘s Day é como o nosso Dia dos Namorados, mas celebrado no exterior. Apesar de não ser uma data típica do Brasil, o dia faz sucesso por aqui, e muitos casais aproveitam o momento para celebrar o amor. 

E se os consumidores estão seguindo a onda, por que não aproveitar também, não é? 

Em geral, a data não provoca um grande movimento financeiro com a compra de presentes, etc, mas muitas pessoas aproveitam para investir em experiências, como um jantar romântico. 

Por isso, se você é dono de um restaurante, vale a pena salvar o dia 14 de fevereiro no seu calendário comercial. Aproveite os dias anteriores para antecipar uma noite especial e promover o seu estabelecimento. 

Datas comerciais em março

Dia Internacional da Mulher: 8 de março

Essa é uma data que não dá para passar batido, não é? Afinal, é um dia exclusivo e separado para celebrar a força feminina. 

Celebrado no dia 8 de março, o Dia Internacional da Mulher é uma excelente oportunidade para reforçar o posicionamento do seu negócio, mais até do que focar em vendas. 

Aproveite o momento para mostrar apoio a causas, como o combate à violência contra a mulher, por exemplo. 

Outra ação legal é fazer promoção de produtos e serviços voltados ao público feminino, mas tenha cuidado para não reforçar padrões patriarcais.

Dia do Consumidor: 15 de março

Uma data comercial estratégica para empresas de qualquer nicho é o Dia do Consumidor, comemorado dia 15 de março.

Esse é o momento perfeito para colocar promoções de verdade no ar, surpreender os clientes e ainda movimentar as vendas. 

Se não for viável colocar alguns itens com desconto, prepare um brinde para as compras do dia ou libere uma condição especial para frete grátis

Páscoa: 31 de março

Para quem trabalha com a venda de alimentos, especialmente os doces, esse dia merece um destaque no calendário comercial: a Páscoa, que em 2024 cairá dia 31 de março

Se você quer uma renda extra, esse pode ser um bom momento, afinal, os doces artesanais vêm ganhando espaço nos últimos anos, e você pode fazê-los em sua própria casa.

Os restaurantes também podem aproveitar a data, já que é um hábito comum do brasileiro reunir a família para um almoço de Páscoa. Nesse caso, preparar um cardápio especial e disponibilizar mesas para reservas pode ser uma boa ideia. 

Datas comerciais em abril

Dia do Beijo: 13 de abril

Essa é uma data que merece uma campanha superdivertida, não é? 

O Dia do Beijo, comemorado em 13 de abril, é uma excelente oportunidade para interagir com os clientes. Além, claro, de movimentar as vendas. 

Para as lojas da área de beleza e estética é o momento de ouro para promover produtos, como batons, perfumes, etc, e serviços. Os restaurantes também podem se dar bem nesse dia. É só usar a criatividade!

Dia do Frete Grátis: última semana de abril

Se você tem um e-commerce, esse momento é seu: o Dia do Frete Grátis, que normalmente acontece na última semana de abril, é a oportunidade perfeita para estimular as vendas! 

Segundo uma pesquisa da State of Search Brasil, em parceria com a Opinion Box, 75% dos usuários desistem da compra por valor de frete.  

Portanto, imagine quantas pessoas não estão aguardando esse dia para garantir um produto? Pois é! Se você for esperto, poderá usar isso ao seu favor. 

Algumas dicas para essa data são:

Datas comerciais em maio

Dia das Mães: segundo domingo de maio

Falar de calendário comercial sem citar o Dia das Mães é impossível. Afinal, essa é uma das datas mais importantes para o comércio. 

Para se ter ideia, segundo um levantamento da Globo, 73% dos consumidores consideram essa a data mais relevante do ano, até mesmo mais que o Natal. 

Essa é uma oportunidade tanto para quem vende produtos, já que a procura de presentes é enorme, quanto para quem oferece serviços, para aqueles que preferem presentear com experiências. 

O mercado de restaurantes também pode se dar bem nesse dia, já que a expectativa de comemorar o Dia das Mães fora de casa aumentou com o passar dos anos, ainda segundo o levantamento. 

Ou seja, essa é, sem dúvidas, um dos dias mais importantes para o comércio e para o seu negócio, independentemente do seu nicho de atuação. 

Portanto, aproveite o começo do ano para já preparar as ações para maio, já que o Dia das Mães acontece sempre no segundo domingo do mês

Dica extra: pergunte ao cliente se ele deseja receber comunicações!

Por mais que seja uma data importante para o comércio, não é um dia fácil para todas as pessoas, e esse pode ser o caso do seu cliente. 

Portanto, se puder, pergunte com antecedência se ele deseja receber as comunicações especiais de Dia das Mães. Isso também vale para o Dia dos Pais, outra data muito emotiva. 

Dia do Orgulho Nerd: 25 de maio

Se tem uma data que não pode passar despercebida por lojas de produtos geeks, livrarias, etc, é o Dia do Orgulho Nerd! Aproveite o momento para criar campanhas criativas e oferecer bons descontos. Certamente seus clientes estão aguardando a data para comprar o seu produto dos sonhos. 

Datas comerciais em junho

Dia dos Namorados: 12 de junho

Está aí outra data importante do calendário comercial de 2024 que pode ser aproveitada pela maioria dos negócios: o Dia dos Namorados, celebrado em 12 de junho.

Alguns dias antes da data a movimentação começa, com diversas pessoas em busca de um presente para o parceiro. 

No dia, em específico, o movimento costuma ser ainda maior, já que muitos deixam para comprar em cima da hora. Por isso, vale a pena estender o horário de atendimento se a atividade estiver legal. 

Para quem vende online, uma boa dica é trabalhar a antecipação e liberar as promoções algumas semanas antes, para o cliente fazer o pedido e receber a tempo.

Uma dica boa para os restaurantes são os jantares românticos e temáticos, já que é uma tendência dos casais sair para passear no dia. 

Dia de São João: 24 de junho

Apesar de ser uma data limitada para alguns nichos, para aqueles que possuem alguma relação com a festa típica, é um período super estratégico para as vendas.

Se você tem um e-commerce de roupas, por exemplo, essa é a hora de repor o estoque com peças comuns dessa época, como roupa xadrez, botas, chapéus e mais. 

As lojas de decoração também podem aproveitar a data para movimentar as vendas, assim como os negócios do ramo alimentício, já que as comidas típicas são tradicionais nesse período.

O Dia de São João é comemorado em 24 de junho, mas o mês inteiro (e julho) é marcado pelas festividades, então, aproveite! 

Dia do Orgulho LGBTQIA+: 28 de junho

Outra data importante para marcar em seu calendário comercial é o Dia do Orgulho LGBTQIA+, celebrado no dia 28 de junho

Para esse dia, nossa dica é colocar as vendas em último plano. Contraditório, não é? Porém, tem fundamento: essa data relembra a importância de combater a discriminação e os direitos dessa comunidade. 

Portanto, aproveite o momento para se posicionar e prestar apoio a essa causa tão relevante. 

Datas comerciais em julho

Dia Mundial da Pizza: 10 de julho

A data mais especial para as pizzarias é o 10 de julho, o Dia Mundial da Pizza! 

Já circule esse dia em seu calendário e pense em uma campanha legal para a comemoração. Algumas dicas são: cupons de desconto, entrega gratuita, comprar pizza e ganhar um refrigerante, comprar uma unidade e ganhar outra, e por aí vai.

Dia Mundial do Rock: 13 de julho

Uma comemoração temática que pode ser muito interessante para lojas de instrumentos, roupas, acessórios é o Dia Mundial do Rock, em 13 de julho. Se você trabalha com produtos personalizados, essa data pode ser super estratégica para fomentar as vendas. 

Dia dos Avós: 16 de julho

Não tem data mais fofa no calendário comercial de 2024, concorda? O Dia dos Avós, comemorado no dia 16 de julho, está sendo cada ano mais celebrado. Esse é o momento para demonstrar carinho em forma de presentes, então, planeje boas promoções. 

Para quem vende cestas de café da manhã, chocolates, etc, uma boa ideia é anunciar nos aplicativos de delivery. Dessa forma, os netos que moram longe podem enviar o mimo para os avós. 

Dia do Amigo: 30 de julho

Dia 30 de julho é uma data estratégica para muitos negócios, afinal, é o Dia do Amigo! No entanto, os bares e restaurantes, em especial, podem se beneficiar bastante deste dia. Que tal fazer um Happy Hour com condições especiais para as pessoas se reunirem com os amigos? As ideias são infinitas, aproveite a oportunidade!

Datas comerciais em agosto

Dia da Cerveja: 04 de agosto

Bares, restaurantes, distribuidoras, apps de delivery, anotem no calendário: dia 04 de agosto é uma das comemorações mais importantes do seu ano comercial! Promoção de variadas marcas de cerveja, entrega grátis, desconto em combos, etc, veja o que faz sentido para seu negócio e aproveite para movimentar suas vendas.  

Dia dos Pais: segundo domingo de agosto

Segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), a semana do Dia dos Pais em 2022 foi responsável por um crescimento de 33,9% do faturamento no e-commerce. Ou seja: é uma data importantíssima para o seu calendário comercial de 2024. 

Essa é uma comemoração que pode ser celebrada por negócios de qualquer setor, e pode render ótimos resultados para o faturamento da sua empresa.

De acordo com um estudo da Lett em parceria com a All iN, os segmentos que mais faturaram no Dia dos Pais em 2022 foram:

Então, se você trabalha em algum desses nichos, já pode começar a planejar as ações para o próximo ano, e se preparar para o segundo domingo de agosto, que promete ser um período de sucesso para vendas! 

Dia dos Solteiros: 15 de agosto

Outra data para se destacar com uma campanha criativa e divertida é o Dia dos Solteiros, celebrado em 15 de agosto. Se a comemoração faz sentido para o seu negócio, vale a pena aproveitar o movimento para fazer ofertas especiais. 

Datas comerciais em setembro

Semana do Brasil

A Semana do Brasil é considerada a Black Friday brasileira, uma semana inteira de promoções exclusivas. 

Muitos varejistas já veem a data como uma oportunidade para vender mais, e se você ainda não participa de um dos maiores eventos promocionais do ano, vale a pena se planejar para 2024. Prepare descontos especiais e aproveite!

Dia do Cliente: 15 de setembro

A melhor data para surpreender o consumidor é no dia separado para ele: 15 de setembro, o Dia do Cliente!

O segredo é não deixar a data passar em branco: se no momento for inviável oferecer descontos, prepare ao menos uma mensagem para enviar aos seus clientes, agradecendo a parceria e confiança. 

Agora, se conseguir se preparar até lá, algumas dicas para esse dia são: oferecer cupons de desconto, entrega gratuita, colocar os produtos mais desejados com desconto, enviar brindes, etc.

Datas comerciais em outubro

Dia dos Animais: 04 de outubro

Esse é o momento dos pets shops: o Dia dos Animais, em 04 de outubro. A hora perfeita para fazer promoções de banho e tosa, vender acessórios com desconto e colocar os produtos parados em estoque para rodar. Você não vai perder essa oportunidade, não é?

Dia das Crianças: 12 de outubro

A criançada também tem um dia especial: 12 de outubro. Apesar de não ser uma data estratégica para muitos negócios, quem trabalha com a venda de produtos infantis, como roupas, brinquedos, games, etc, pode aproveitar para aumentar o faturamento.

Dia Nacional do Livro: 29 de outubro

Quem não gosta de encontrar livros em promoção? E se esse é o seu produto carro-chefe, anote a data 29 de outubro em seu calendário. No Dia Nacional do Livro, aproveite para oferecer descontos ou outras vantagens, como a entrega gratuita. 

Dia das Bruxas: 31 de outubro

O Dia das Bruxas, celebrado dia 31 de outubro, é uma data mais nichada, que talvez não se encaixe para todo tipo de negócio. Ainda assim, para aqueles que convém, como lojas de fantasia, acessórios, doces, etc, é uma oportunidade muito estratégica para faturar mais. 

Datas comerciais em novembro

Black Friday: última sexta-feira de novembro

A Black Friday recusa apresentação, não é? Essa é uma das datas mais aguardadas pelos consumidores, que passam o ano fazendo a lista de itens que desejam comprar na última sexta-feira de novembro

Nesse dia, a demanda nos e-commerces costuma ser muito alta, portanto, vale a pena se preparar, especialmente repondo e organizando o estoque.

O segredo para usar essa data da melhor forma é surpreender o cliente, sem colocar descontos insignificantes ou tentar enganá-los. Caso percebam que não está tão vantajoso, eles não comprarão. Portanto, faça boas promoções! 

Cyber Monday: primeira segunda-feira de novembro

A Cyber Monday é como a Black Friday, só que voltada para o comércio de games e eletrônicos. 

Ela acontece na primeira segunda-feira após a Black Friday, com o objetivo de zerar o estoque das empresas desse segmento. 

Ou seja, se você trabalha com eletrônicos, essa pode ser a data certa para repassar os itens que estão parados. Se fizer sentido para seu negócio, se prepare e aproveite!

Datas comerciais em dezembro

Natal: 25 de dezembro

Para fechar com chave de ouro, uma data que não fica de fora do calendário comercial de nenhum ano, nem nenhuma empresa, é o Natal, celebrado em 25 de dezembro

O período de dezembro é um dos mais lucrativos para as empresas, pois as pessoas costumam comprar itens de diversos nichos: alimentos para a ceia, presentes para a família, roupas para usar nas festividades e por aí vai. 

Portanto, assim que passar do meio do ano, já é válido começar a se planejar para o Natal. Isso inclui desde preparar as ações de marketing até preparar o estoque, etc. 

Afinal, a data é uma das mais importantes do comércio, e quem estiver pronto, pode se dar muito bem! 

Réveillon: 31 de dezembro

Nada melhor do que fechar o ano faturando muito, não é? Então, aproveite o Réveillon para isso! Essa será a última cartada de 2024 para aumentar as vendas, portanto, capriche. 

A melhor parte desse dia é que qualquer negócio pode se beneficiar dessa data: desde lojas de roupa, empresas de turismo até restaurantes, com preços interessantes para seu cliente comemorar a virada do ano!

Como alavancar vendas em datas comerciais? 

Agora que você já sabe quais os períodos mais estratégicos para lucrar mais, que tal descobrir algumas dicas práticas para ter resultados melhores nessas datas? Vamos lá!

  1. Deixe sua loja preparada: produtos cadastrados e otimizados, um bom servidor que aguente uma quantidade de acessos considerável, etc. 
  1. Organize seu estoque: veja quais itens continuam disponíveis para venda, se algum produto precisa ser reposto, se há unidades próximas do vencimento que precisam sair primeiro, etc. 
  1. Divulgue seus produtos: crie campanhas de marketing, faça divulgações nas redes sociais, envie e-mail para os clientes, o importante é garantir que eles saibam das promoções e ofertas especiais e se preparem para comprar. 
  1. Use um sistema de gestão eficiente: datas comerciais costumam gerar um grande volume de vendas, e é importante estar preparado para atender a demanda. Para isso, conte com um ERP para otimizar processos, controlar o estoque e cuidar das finanças. 

Para isso, você pode contar com a ajuda do Bling, um sistema ERP que auxilia a emissão de notas fiscais, o registro de entrada e saída de mercadorias, o envio de produtos e muito mais!

Perfeito para datas de tanta movimentação, não é? Então, que tal testar em sua empresa? Conheça o Bling e descomplique a gestão do seu negócio!

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