Quando se passa a empreender online, é preciso pensar nos canais para realizar as vendas. Eles podem desde ponto em loja física, loja virtual, marketplaces ou redes sociais.
Com a transformação digital, o empreendedor passa a apostar na estrutura dos canais de venda para criar um ecossistema de vendas integrado e contínuo. Um canal de vendas sempre representa uma possibilidade de negócios e uma captação de um novo público em potencial.
A presença digital do negócio que visa expansão online, passa por entender o seu público e os meios em que ele circula. A partir da escolha dos canais de venda é que o gestor do negócio passa a pensar em estratégias específicas para atrair mais vendas, sejam elas nos canais online ou offline.
A hibridização do comércio é um tema importante do momento e também um fator que o empreendedor precisa entender para estar pronto para vender em múltiplos canais.
Neste artigo, vamos entender um pouco mais sobre o que são os canais de venda e como escolher em quais o seu negócio deve estar presente. Confira!
O que você verá no artigo:
O que são canais de venda?
Os canais de venda nada mais são do que o meio pelo qual a empresa faz as suas vendas aos consumidores.
Também é entendido como canal de venda um meio de vender ou divulgar um serviço, não somente produtos. Primeiro é preciso entender que existem os canais de venda digitais (lojas online, marketplaces, redes sociais) e os canais de venda física através das lojas físicas.
Com a multiplicação das possibilidades através do e-commerce, o lojista precisa entender que é preciso ter estratégias de vendas em multicanais, ou seja, tanto online quanto offline.
A importância de ser omnichannel está cada vez mais evidente, já que o cliente terá cada vez menos a diferenciação do meio de compra, mas sim, precisa encontrar o produto em diferentes canais para entender a sua relevância e finalizar a compra.
A escolha dos canais de venda é um momento importante já que se pode escolher entre vender online, vender offline, integrar loja física e virtual, vender através de marketplaces ou redes sociais.
É preciso conhecer as particularidades de cada canal para poder fazer boas apostas e aumentar as suas vendas em diferentes ambientes de compra.
Canais de vendas online
O e-commerce é um caminho de muitas oportunidades. Não é somente na loja virtual que se pode vender, mas também através de outras estratégias como redes sociais, e-mail, marketplaces.
Antes de escolher os canais de venda online para o seu negócio, é preciso conhecer o perfil do consumidor para então escolher entre as opções de venda pela internet.
Os canais online são importantes, já que acompanham a mudança de comportamento de consumo do cliente, que cada vez mais opta pela comodidade de comprar online – comportamento que se intensificou com a pandemia.
O que é importante entender é que, além das lojas virtuais também existem outros canais de venda online, conheça os principais:
Loja virtual
Quando se pensa em vender online, logo se imagina montar uma loja virtual, cadastrar os produtos e iniciar as vendas.
De fato este é um caminho possível, já que o canal pertence ao lojista e ele pode definir suas estratégias, formas de pagamento, conectar parceiros de logística e organizar o fluxo das vendas através de um sistema de gestão.
É através da loja virtual que muitos negócios iniciam as vendas online, para depois ampliar para outros canais.
Email Marketing
Outra ferramenta importante para se relacionar diretamente com o cliente é o e-mail marketing.
Para que ele seja eficiente, é preciso capturar o interesse dos consumidores através de conteúdos, para que se possa criar uma comunidade e engajar antes de oferecer a venda de um produto.
É um processo mais elaborado, mas que assim que definido acaba convertendo bons resultados para o negócio, através de uma troca mais próxima com o cliente, fazendo com que a marca entregue, além de ofertas e novidades, também conteúdo relacionado.
Marketplace
Pensar em vender online sem estar integrado aos marketplaces já não parece tão interessante para o contexto atual, já que o consumidor de e-commerce pesquisa muito antes de finalizar a sua compra.
Os marketplaces funcionam como shoppings virtuais, onde é possível encher seu carrinho de compras com itens de diversos segmentos e receber tudo em um mesmo pedido.
É prático, é fácil, e também o cliente se sente seguro em comprar de um canal que ele já conhece. Por isso, estar integrado a marketplaces de abrangência ou os mais segmentados como a Amazon Marketplace, torna-se uma estratégia interessante para o lojista que quer atrair o público e se conectar aos consumidores.
Uma grande vantagem de vender nos marketplaces é contar com a grande visibilidade que esses canais já possuem, mas para que o consumidor encontre o seu produto é preciso apostar em bons anúncios e caprichar nas descrições e títulos dos seus produtos para que sejam encontrados com facilidade no filtro de busca.
Em contrapartida, o marketplace expõe os produtos e garante infraestrutura de pagamento e muitas vezes de entrega.
Programas de afiliados
Essa também é uma estratégia para atingir novos públicos.
O afiliado é uma espécie de vendedor online, que envia links de vendas de produtos e divulga a marca. Ele vende em site próprio, redes sociais e serviços de terceiros, mas é preciso entender que ele ganhará comissões sobre as vendas.
Redes sociais
Para atingir o público, as redes sociais – que estão cada vez mais conectadas às nossas vidas cotidianas – são ótimos canais de venda. Instagram e Facebook são excelentes canais de venda, e é possível criar uma página de venda, e também utilizar os recursos para vender diretamente na plataforma ou linkar à loja virtual.
No Instagram, a empresa pode usar o Instagram Shopping para mostrar os valores dos produtos direto em cima das fotos, e basta um clique para que o interessado vá para a página de compra.
Ou seja, um formato interessante para estar próximo do cliente e ainda efetuar vendas.
Google Ads
O Google Ads é ferramenta de anúncios do maior buscador do mundo e é uma boa maneira de vender produtos e serviços.
Através dele é possível levar os seus produtos às primeiras páginas de pesquisa, através dos resultados marcados como anúncio que aparecem no topo e no final das páginas de busca.
Canais de vendas offline
As vendas offline também continuam ativas, e cada vez mais concomitantes aos canais online, por isso, é preciso apostar em canais de venda direta, já que o consumidor é quem define o formato de compra, e as marcas precisam estar cada vez mais presentes em múltiplos canais. Confira alguns dos principais canais de vendas offline:
Ponto de venda
O ponto de venda (PDV) é uma boa maneira para expor os artigos da sua marca aos clientes que costumam querer provar antes de fechar a compra.
O PDV é apresentado em diversos formatos, seja na loja física por exemplo, ou em mostruários em franquias ou lojas de departamentos, o que garante uma boa exposição a um público mais amplo.
Já que no nosso tempo é difícil ter sucesso em vendas sem uma presença digital, é importante combinar o ponto de venda com uma divulgação e interações online.
Muitas vezes o PDF físico tem o papel de levar o cliente à loja virtual para conhecer mais da marca e produtos e se engajar com o propósito de maneira mais ampla.
Venda direta
Um meio que parece estar cada vez mais distante, mas que ainda é importante: a venda direta.
Neste caso, o vendedor entra em contato com sua lista de clientes e envia seus produtos, ofertas e pode marcar uma visita ou mesmo entregar em casa.
Esse formato de vendas está cada vez mais ativo através de catálogo pelo whatsapp, o que também possibilita uma troca de informações e uma estratégia de venda pensando no público local do seu negócio.
Telemarketing
O telemarketing consiste em fazer vendas pelo telefone, e está perdendo sua relevância a cada ano, já que a internet é um meio mais facilitado e barato de se relacionar com o cliente.
Porém, ainda acaba sendo uma possibilidade para os negócios que envolvem maiores dúvidas e para os clientes que desejarem esse atendimento mais próximo.
Como escolher os melhores canais de vendas para o seu negócio
O momento de escolher os canais de venda é um momento importante. Mas é importante lembrar que o lojista não precisa escolher apenas um ou outro formato, quanto mais diversificada for sua forma de vendas, mais amplo será o público atingido através de diferentes estratégias.
Um negócio digital pode usar as redes sociais, o ecommerce, o Email Marketing e o Google Ads e também estar conectado à loja física, promovendo uma hibridização do comércio visando sempre atingir mais pessoas.
O melhor canal é sempre onde o seu público alvo está, por isso, antes de tudo é preciso conhecer quem é o seu consumidor, quais os canais de compra mais utilizados por ele e como atrair a sua atenção. É claro que é um processo complexo, mas com pesquisa e testes se torna uma ferramenta que potencializa a abrangência do seu negócio.
Estratégia de vendas omnichannel
Com as constantes mudanças de comportamento do consumidor nos últimos anos, a intensificação do uso de tecnologia e a comodidade como principal foco na hora de pedir um transporte, uma refeição ou efetuar uma compra, o lojista precisa entender que é preciso ser omnichannel.
Para que isso seja possível é fundamental ter multicanalidade disponível: loja física, virtual, aplicativo, redes sociais, marketplaces, etc, e que esses meios estejam interligados a fim de dar a melhor experiência ao usuário.
O diferencial do omnichannel é portanto a integração, desde o layout do aplicativo até o atendimento virtual e físico, o que facilita a comunicação, a compra e também a troca de produtos, quando necessário.
Resumo: Canais de venda
O que vimos neste artigo resume muito do momento atual que estamos vivendo: as vendas pela internet são um caminho sem volta, mas mesmo com a tecnologia é preciso apostar em canais offline para dar opção e tornar o seu negócio mais presente e relevante ao consumidor.
As vendas podem acontecer:
- Vendas online (loja virtual, redes sociais, email)
- Vendas offline (loja física, venda direta)
- Vendas em múltiplos canais para dar ao negócio caráter híbrido e omnichannel.
Presença digital mas com humanização através de conteúdos e contato direto é fundamental para o negócio que visa atingir cada vez mais públicos mais amplos.