A tecnologia veio para somar no nosso trabalho, na nossa vida. Nunca isso foi tão percebido quanto em tempos de quarentena que utilizamos tecnologia para tudo: para trabalhar, para se relacionar, para se divertir e aprender. A transformação digital é uma realidade e é um processo que as empresas fazem para aumentar seu desempenho, alcance e ter melhores resultados. As mudanças na administração das empresas passam, inevitavelmente, por tecnologia. 

São diversas formas de tornar os processos cada vez mais automatizados e eficientes, sempre pensando em tornar melhor a experiência do cliente. A utilização de um sistema de gestão ERP online e totalmente em nuvem como o Bling, é uma amostra de como a tecnologia se torna aliada ao trabalho e promove eficiência e agilidade administrativa. 

A transformação digital não é algo para o futuro, e sim algo que já está ocorrendo e se faz urgente para as operações continuarem vivas e dinâmicas. Por isso, é importante entender os impactos na sociedade e como aplicar boas práticas para melhorar seu negócio. 

O que é transformação Digital?

Para empresas que nasceram antes do surgimento da internet, o desafio torna-se ainda maior. Muitas regras de inovação que víamos no pré-digital não fazem mais sentido, por isso a palavra transformação vem com tanta força. Mas em tempos onde a renovação é fundamental, é uma excelente oportunidade para que essas empresas possam aparecer mais no meio digital. 

Transformação  digital é um processo onde as empresas fazem uso da tecnologia para melhorar o desempenho e estruturar sua organização através da tecnologia de alguma forma. E quando falamos em meio digital, é muito mais amplo do que estar na internet, seja através de uma rede social ou um site. A tecnologia passa a ter um papel estratégico na organização da empresa, como por exemplo, é o caso da utilização de um sistema de gestão, que torna atividades que precisam ser executadas mais automatizadas através de tecnologia. 

Sobre o impacto que essas transformações causam na sociedade como um todo, fica fácil dar exemplos com nossas próprias vivências: a comunicação se tornou mais rápida e dinâmica, o volume de informações que chega até nós é grande, nosso comportamento torna-se mais exigente e imediato e nossa vida se torna mais fácil quando precisamos nos locomover (seja pelos aplicativos de mapas, ou aplicativos de carros)

Ao mesmo tempo que as tecnologias salvam e facilitam vidas, no meio corporativo surgem mecanismos facilitadores de trabalho mas também desafios para se preparar a mudança do comportamento do consumidor. 

Tecnologia e as novas gerações 

Há quem diga que a pandemia do Coronavírus acelerou uma Revolução Digital em até 20 anos. Isso porque, isolados do convívio social, a tecnologia se fez necessária para trabalhar, para se alimentar, receber encomendas em casa e até aprender novos ofícios. 

Quando falamos em novas gerações, pensamos a partir da geração Z (nascidos a partir de 1996), considerados nativos digitais, ou seja, cresceram no meio digital. Atualmente, 40% dos consumidores são da geração Z, um percentual bastante alto. Isso faz com que o consumo seja direcionado para a internet, principalmente através do e-commerce, redes sociais e aplicativos. 

Quem é das gerações nativas tecnológicas conseguem processar essas mudanças de forma mais orgânica e aos poucos trocam processos de trabalhos manuais e sem o uso de tecnologia naturalmente. Outra coisa que diferencia esses profissionais também é o consumo de conteúdo digital de forma simultânea, e esperam que as marcas que eles consomem ofereçam uma experiência digital completa. 

Por isso, que a presença digital é cada vez mais importante para empresa, marcas e negócios se tornarem omnichannel. Nesse contexto, as empresas são responsáveis por oferecer tecnologia tanto para clientes quanto para colaboradores, que estão sempre se transformando. 

O progresso que a tecnologia traz 

O que chamamos de progresso tecnológico é composto por fases distintas: a digitalização (que se trata da transição das informações analógicas para a digital, onde os dados físicos passam a ser armazenados de forma eletrônica), e a digitalização (mudanças reais por meio de tecnologia, seja por internet das coisas, Big data, entre outros. 

A tecnologia traz progresso por ser capaz de escalonar a realização de processos, aproximar distâncias e dar meios e facilidades ao nosso dia a dia. Com ela, novas mudanças e evoluções surgem nas organizações, até estruturas maiores como as socioeconômicas e a diminuição das barreiras sociais. 

O impacto é grande nas nossas vidas, trabalhos e em todas as esferas da sociedade. 

Mitos sobre a transformação digital

  1. É só pra quem trabalha com tecnologia: Definitivamente a transformação digital invadiu não somente as empresas mas também a nossa forma de viver. Consequentemente, todos os segmentos são impactados com as transformações, e é preciso adequar desde o seu processo de trabalho até a entrega e comunicação com o seu cliente. Um exemplo de uma área que teoricamente não seria a mais tecnológica, mas que se transformou e hoje é uma das mais inovadoras é a área da agricultura e pecuário. Maquinários, fertilizações, controles em computadores. No campo, assim como em todas as áreas, a tecnologia é indispensável. 
  2. Tudo é somente para o cliente: Isso importa bastante, mas não é o único fator. A transformação digital precisa ser trabalhada em toda a empresa, nos processos diários e operacionais. 
  3. Investir aos poucos em ações digitais: Que tal promover uma real transformação e digital que parta da diretoria da empresa? Assim a organização como um todo passa a falar a mesma língua digital e as ações se tornarão significativas. 
  4. Nem todos os setores precisam se adequar: Está enganado quem pensa que somente o setor de TI (Tecnologia da Informação), precisa se transformar digitalmente. A inovação no processo de trabalho vem com uma transformação coletiva. 

As iniciativas digitais nunca vão parar de acontecer, sempre vai ter uma novidade para se adequar e melhorar o trabalho, os processos e as estratégias. 

Entendendo as mudanças da cultura empresarial 

Como já falamos, a transformação digital é uma adaptação dos negócios e como eles farão para se manterem ativos daqui para o futuro. É preciso estar sempre investindo em informação e treinamento da equipe, mas isso são ganhos de tempo, energia e também dinheiro, já que o tempo dos colaboradores em processos manuais custa maior produtividade e novas ideias para melhorar o negócio. 

É importante que sempre que tiver um novo modelo operacional, toda a equipe seja informada, treinada. A tecnologia precisa ser uma aliada, não um problema de adaptação. 

Muito se engana quem pensa que a tecnologia substitui o trabalho humano, as pessoas passam a estar cada vez mais no centro das estratégias e precisam pensar de forma diferenciada sobre o que oferecem ao cliente. É uma disrupção que já vem acontecendo há anos e as pessoas estarão cada vez mais conectadas entre si. 

O modelo de negócio também pode sofrer adequações, já que os negócios ganham novos contornos e possibilidades no digital, assim como o consumidor espera cada vez também uma nova experiência.

O crescimento através da transformação digital, poderá gerar alguns resultados importantes: 

  • aumento do alcance digital (novos públicos) 
  • ampliação de produtos e serviços (expansão digital) 
  • transição de lojas somente físicas para o digital 
  • novos produtos  ou serviços físicos de compartilhamento digital (caronas, coworkings, casas, etc) 

Para esse crescimento, as empresas precisam se adequar para oferecer uma experiência digital de qualidade, seja de site/loja virtual, seja se chat ou suporte disponível. 

O cliente da Era Digital 

Se a maneira das empresas se posicionarem e venderem mudou, é por que, antes mesmo disso acontecer o consumidor também mudou. É preciso se conectar com o cliente e oferecer valor agregado a compra, seja na agilidade, na praticidade, na confiança. 

A relação entre negócio e cliente está mais interativa e nenhum investimento em marketing é tão eficiente quanto um bom comentário público de cliente satisfeito. Isso também é parte da transformação digital por que a internet deu voz à todos. 

O cliente também é parte integrante dos chamados domínios da transformação digital: clientes, competição, dados, inovação e valor

Os processos virtuais passaram a estar cada vez mais presentes na vida do cliente, inclusive pela facilidade de encontrar produtos, serviços e fazer pesquisas de preços. O Brasil é o segundo país a mais utilizar redes sociais no mundo, isso é um sinal de que temos público para explorar vendas online, a partir da construção das marcas feitas nas redes sociais. 

Na era digital, a exclusividade e o atendimento e abordagem personalizadas, são importantes ferramentas para a satisfação do cliente, isso por que o cliente interage muito mais com a marca de forma pública, e os novos clientes são impactados – muitas vezes – por esses consumidores. Eles descobrem, avaliam e compram o produto através do meio digital, e isso o mantém mais conectado a marca. O consumidor não é mais um alvo de venda, mas sim parceiros de inovação do negócio. Vale lembrar que a má experiência também é muito compartilhada, por isso que se deve prezar tanto pelo cliente e sua satisfação de compra, afinal, ele tem em mão, através de alguns cliques o poder de decisão de compra. 

Experiência do consumidor é um grande ponto a ser esmiuçado quando se fala em cliente digital, pois ele consome virtualmente, mas tem uma experiência real e quer que esta seja a melhor possível. 

Os dados como fonte preciosa de informação 

Pra quem não sabe, a utilização de dados é sobre a forma com que a empresa produz, gerencia e usa as informações que tem em mãos. Até pouco tempo, era possível ter dados de clientes com campanhas de pesquisa, e a partir de então eram feitas avaliações de satisfação e tomadas de decisões. Hoje, os dados são muitos e gerados a partir de cadastros automáticos e interações dos clientes com a empresa pelo meio digital. 

Mídias sociais, dispositivos móveis e canais de venda, os negócios têm acesso a muitos dados que passam a ditar suas pesquisas e direcionar caminhos.  

Valor é sobre o que os negócios entregam aos clientes. Tradicionalmente essa ideia era duradoura e imutável, porém, no nosso tempo o valor é algo que deve ser renovado o tempo todo para se tornar sempre mais atraente. A evolução constante da experiência, do produto ou do serviço é um caminho que precisamos trilhar. 

As empresas devem aproveitar as oportunidades, adaptando-se desde agora para se manter na dianteira.

A transformação digital é de dentro para fora 

Falamos em mudanças digitais através do mundo, da visão do cliente e do mercado. Mas é muito importante deixar claro que a maior transformação virá de dentro da empresa: de uma comunicação mais rápida, da integração de setores, da transparência organizacional, do acesso a informação, e de um princípio aparentemente básico porém fundamental: a organização. 

Um sistema de gestão ERP online é uma tecnologia que já está mercado há alguns anos, mas se torna cada vez mais indispensável para quem quer transformar seu negócio, estar presente e integrado ao e-commerce e organizar seus processos de forma mais eficaz. 

A realidade do mundo e o sistema de trabalho está passando por grandes transformações. Pequenas, médias e grandes empresas já estão investindo em sistema em nuvem, pois oferece vantagens interessantes e otimiza os formatos de trabalho não presenciais. Isso fica evidente na otimização de tarefas e no aumento da eficiência dos projetos devido à tecnologia. 

Muitas vezes, o armazenamento, a indexação, a pesquisa e o acesso de dados em uma empresa acaba por demandar recursos que poderiam ser mais bem empregados em tarefas que estivessem focadas no negócio. Nesse caso, o ERP em nuvem mostra-se uma estratégia inteligente para lidar com a tecnologia, sem gastar mais do que se deve. 

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