Checkout no e-commerce: aprenda a otimizar e converta mais!

14 março, 2025

checkout e-commerce

Quem tem loja virtual sabe como é desafiador reter compradores e aumentar as taxas de conversão. Mais do que oferecer produtos de qualidade e preços atrativos, é essencial proporcionar uma experiência de compra agradável, especialmente na etapa final: o checkout no e-commerce. Essa fase é crucial e deve ser simples, rápida e segura para evitar o abandono de carrinho, um problema comum em lojas mal otimizadas.

Segundo um estudo do Baymard Institute de 2023, 70,19% dos consumidores desistiram de suas compras online, e um dos principais motivos foi o processo de checkout complexo.

Nesse contexto, a pesquisa também revelou alguns fatores que contribuíram para o público não finalizar a aquisição. Veja os principais: custos extras elevados, exigência de criar uma conta antes do último estágio de compra, falta de confiança no site para inserir dados, processo de checkout longo e meios de pagamento insuficientes.

Portanto, entender como funciona o checkout no comércio eletrônico pode ser a chave para impulsionar suas vendas e assegurar a satisfação dos clientes.

Neste artigo, mostraremos as boas práticas para aprimorar o checkout no e-commerce. Assim, você conseguirá garantir uma experiência de compra mais satisfatória e eficaz para seus compradores.

O que é checkout no e-commerce?

O checkout no e-commerce é o passo final do processo de compra em uma loja virtual. Nesse momento, o cliente revisa com atenção os itens do carrinho, insere seus dados pessoais, checa o preço e o prazo do frete e escolhe a forma de pagamento.

Após finalizar essa etapa, fica mais fácil concluir a aquisição do produto e, em seguida, receber a confirmação de processamento da encomenda.

Vale mencionar que é na finalização do pedido no comércio eletrônico que pode acontecer o abandono de carrinho caso o dono da loja não ofereça uma boa experiência de checkout. Logo, a página de conclusão da compra precisa ter um sistema eficiente para que todo o procedimento ocorra de forma fácil, ágil e tranquila.

Leia também: Confira as 5 principais tendências do e-commerce para 2025 

Qual a importância do checkout transparente?

Em compras online, quanto mais acessível for a navegação, menor a chance de abandono de carrinho. Dessa forma, optar pelo checkout transparente é uma estratégia inteligente para reter clientes, pois o recurso permite aos consumidores finalizar essa fase sem sair da loja virtual.

Com esse tipo de checkout, o comprador permanece no e-commerce para cadastrar suas informações pessoais, escolher a forma de pagamento e receber a confirmação da mercadoria. Não há a necessidade de redirecionamento para um ambiente externo, como o site do intermediador de pagamento.

Para entender melhor a importância do checkout transparente, confira as principais vantagens:

  • proporciona uma experiência de compra rápida e descomplicada;
  • reduz as etapas do processo de aquisição, o que diminui a possibilidade de desistência;
  • aumenta a segurança, pois o usuário não precisa deixar o site para finalizar a compra;
  • melhora a taxa de conversão, já que uma transação intuitiva gera mais satisfação e ajuda a fidelizar o cliente.

Conheça as boas práticas de checkout no e-commerce para otimizar sua loja online

Para transformar um visitante da sua loja em um comprador fiel, é fundamental oferecer uma navegação intuitiva. O processo de checkout otimizado pode te ajudar com esse objetivo.

Listamos 10 dicas de boas práticas de checkout no e-commerce para você aplicar no seu negócio e alcançar melhores resultados. Veja!

1. Disponibilize diferentes opções de pagamento

Na hora de pagar pelo produto, cada cliente tem uma preferência de método de pagamento. Quanto mais opções você oferecer, melhor será para suas vendas online. 

Existem algumas modalidades que não podem faltar devido à boa aceitação do público, como cartão de crédito, Pix, boleto e transferência bancária.

Para se diferenciar da concorrência, apresente também formas de parcelamento sem juros para conquistar mais fregueses.

Diante dessas ferramentas, lembre-se de ter um sistema integrado para agilizar a confirmação das transações comerciais, ponto essencial em um negócio virtual. É mais uma maneira de garantir a satisfação dos compradores e se destacar no mercado.

Aproveite para ler: Estratégias de vendas online: impulsione seu e-commerce!

2. Facilite o acesso dos usuários

Se você quer que a sua clientela retorne para seu e-commerce, proporcione o acesso fácil pelas redes sociais ou permita a autenticação sem o uso de senha. 

Na segunda alternativa, o consumidor recebe um código de SMS pelo celular ou um e-mail para entrar na conta.

3. Solicite apenas as informações necessárias

O cadastro do cliente é crucial para finalizar uma compra em um estabelecimento online. No entanto, muitas pessoas abandonam o carrinho devido à quantidade de dados pessoais para preencher.

Para facilitar a conclusão do checkout, solicite apenas informações necessárias, como nome, CPF, endereço de entrega, e-mail e informações bancárias.

Dessa maneira, você melhora a experiência do usuário e segue as normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

4. Mostre o valor da compra

Todo lojista deve ser transparente com o valor total da compra durante o checkout no e-commerce para oferecer segurança e garantir confiança para o público.

Também é necessário informar os fretes disponíveis, seus valores e o prazo de entrega na hora de preencher o CEP.

Esta dica demonstra que a transparência é indispensável para fortalecer a relação da loja com seus clientes.

5. Ofereça um sistema seguro

Como mencionamos, a finalização da compra depende do preenchimento de informações sensíveis dos compradores na plataforma de venda. Por esse motivo, é importante escolher uma solução de pagamento que proteja os dados dos clientes.

Com esse objetivo, invista em um sistema com certificação PDI CSS (em português, Padrão de Segurança de Dados da Indústria de Cartões de Pagamento). Essa tecnologia criptografa no servidor os elementos utilizados pelo cartão de crédito, por exemplo.

Também é relevante ter o certificado SSL (em português, camada de soquetes seguros), ferramenta que autentica a identidade de um site e assegura as transações realizadas por meio da codificação de mensagens com chaves eletrônicas.

Lembre-se de que proporcionar mais proteção para as pessoas que acessam seu site impacta o fechamento da compra. Sendo assim, também é válido contar com recursos antifraude e hospedagem segura.

Veja também: Cibersegurança para negócios: 15 dicas de segurança para sua empresa

6. Simplifique a navegação

Os empreendedores que querem conquistar e reter clientes devem simplificar a navegação. Para tal, é necessário ter um e-commerce fluido e objetivo.

Siga as orientações abaixo para ter um checkout otimizado:

  • produza uma página com visual organizado e funcional;
  • utilize textos claros e call to actions (CTAs) (em português, chamada para ação) bem definidos;
  • indique o progresso das etapas para o cliente saber quantos passos faltam para finalizar a compra, 
  • destaque os botões;
  • notifique o usuário sobre qualquer erro de preenchimento nos campos do formulário;
  • sinalize a confirmação do pedido.

7. Garanta a compra em um clique

Quer simplificar e agilizar ainda mais o processo de checkout no seu e-commerce? Basta utilizar o recurso de compra com um clique.

Com essa funcionalidade, o cliente salva os dados referentes ao pagamento e ao pedido no seu site. Dessa forma, quando a pessoa retornar para adquirir novos itens, ela poderá clicar em apenas um botão sem ter que preencher as informações novamente.

8. Tenha um site responsivo

Comprar pelo celular é uma realidade que cresce a cada dia entre os consumidores que buscam agilidade e praticidade.

Segundo a pesquisa E-commerce Trends 2025 realizada pelo Opinion Box em parceria com a Ocktadesk em maio de 2024, 73% dos brasileiros entrevistados compraram um produto com o celular nos seis meses que antecederam o estudo. Esse resultado reforça a necessidade de oferecer sites e aplicativos otimizados para os dispositivos móveis.

Para os usuários terem uma boa experiência no seu site com o uso de smartphones, você precisa de uma loja virtual responsiva, isto é, com design que se adapte a diferentes tamanhos e formatos de telas.

9. Utilize um checkout transparente

Como citamos, utilizar o checkout transparente influencia a retenção de clientes, uma vez que esse mecanismo contribui para o fechamento da compra no ambiente da loja online.

Portanto, use esse aliado para melhorar a navegação dos consumidores no seu e-commerce e tornar a experiência mais simples.

10.  Envie confirmações por e-mail

Quem escolhe a internet para adquirir um produto normalmente busca praticidade e agilidade na compra e na entrega.

Nesse caso, é importante enviar e-mails com as informações e os detalhes do pedido para os compradores acompanharem o processo de envio. Assim, as pessoas também conseguem se planejar para receber a encomenda no local definido.

Por que a experiência de checkout do usuário é importante?

Para oferecer uma jornada de compra fluida para seus clientes, é imprescindível proporcionar uma boa experiência de checkout UX no seu e-commerce.

Ao investir em UX (em português, experiência do usuário), seu negócio se beneficia de diferentes formas:

  • simplifica o checkout: a otimização do e-commerce elimina as etapas desnecessárias do processo de finalização de compra, o que facilita a navegação dos usuários;
  • diminui o abandono de carrinho: uma loja virtual bem projetada torna o checkout mais eficiente. Consequentemente, melhora a satisfação dos consumidores e reduz a quantidade de carrinhos abandonados;
  • aumenta a chance de ampliar as taxas de conversão: a simplificação do site pode favorecer as vendas e o crescimento das taxas de conversão.

Agora que você sabe a importância da experiência do usuário, veja as ações estratégicas que podem melhorar o processo de checkout no e-commerce.

Tenha um design amigável

Utilize imagens atrativas que chamem a atenção dos usuários para a sua loja e desenvolva um layout que facilite a jornada de compra. 

Quanto mais simples e objetivo for o design, melhor será para manter os consumidores na sua página.

Outro ponto que deve atentar é a agilidade do carregamento do site. Para não impactar a velocidade de acesso, evite usar fotos e animações pesadas.

Ofereça uma navegação intuitiva

Navegar em qualquer comércio eletrônico deve ser uma experiência prazerosa e sem interrupções. Do contrário, o cliente desiste da compra e não retorna mais.

Se você quer reter consumidores no seu e-commerce, ofereça uma navegação intuitiva em todas as etapas de aquisição, especialmente no checkout, momento em que os usuários preenchem os dados para realizar o pagamento. 

Para atingir esse objetivo, estruture páginas com informações claras e detalhadas dos produtos, botões chamativos, imagens de qualidade e menu dividido em categorias.

Reduza o abandono de carrinho com um checkout otimizado no e-commerce!

Se você deseja oferecer uma boa experiência de compra, fidelizar clientes, impulsionar as vendas e elevar suas taxas de conversão, é fundamental aprimorar o checkout UX no e-commerce.

Neste artigo, destacamos estratégias essenciais, como disponibilizar múltiplas formas de pagamento, implementar mecanismos de proteção de dados, simplificar a navegação e garantir a responsividade da loja virtual.

Ao aplicar essas melhorias, seu site irá assegurar um processo de finalização de compra mais eficaz, reforçar a segurança das informações e tornar as aquisições mais ágeis. Dessa forma, os consumidores terão mais confiança no seu comércio eletrônico e se sentirão mais seguros para concluir as compras.

Com a otimização do checkout em prática e com os resultados evidentes, a gestão eficiente do negócio se torna ainda mais importante. Nesse momento, contar com um ERP completo, como o Bling, que integra sua loja online às principais plataformas de e-commerce, faz toda a diferença.

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