Expandir as vendas em território internacional é o sonho de muitos empreendedores que possuem negócios online. E quando se trata de alcançar milhões de novos clientes, saber como vender na Amazon UK pode ser a chave para transformar esse objetivo em realidade.
Segundo pesquisa do Statista realizada em setembro de 2024, a Amazon UK lidera a lista das lojas virtuais mais populares no Reino Unido, com 83% de preferência entre os consumidores, seguida pelo eBay (38%) e pela varejista Argos.co.uk (35%).
Esses números evidenciam um enorme potencial para quem deseja faturar no mercado de e-commerce europeu, mesmo que more no Brasil e não queira mudar de país.
Neste guia completo, você descobrirá a importância desse renomado marketplace para escalar seu empreendimento na internet e aprenderá o passo a passo de como vender na Amazon UK.
Além disso, encontrará dicas específicas para brasileiros que buscam aumentar as vendas online, sem deixar de cumprir com as obrigações fiscais.
Preparado para dar o próximo passo e conquistar clientes ao redor do mundo?
Por que vender na Amazon UK?
A Amazon UK é um marketplace referência em comércio eletrônico que surgiu no Reino Unido em 1998 e faz parte da rede global da Amazon. A plataforma possibilita que vendedores de diferentes países exponham seus produtos para ter mais visibilidade e, consequentemente, atingir diversos potenciais compradores em um único lugar.
Segundo dados da Semrush de dezembro de 2024, a Amazon UK teve 570,39 milhões de visitas no período, com uma média de duração de sessão de 10 minutos e 8 segundos. Ao comparar com novembro do mesmo ano, o site aumentou o tráfego em 1,3%.
O desempenho dos números indica que vender no canal pode contribuir com o crescimento de negócios digitais mais rapidamente. Isso acontece devido ao e-commerce britânico permitir que pessoas cadastradas listem suas mercadorias em cinco marketplaces europeus da Amazon: França, Alemanha, Itália, Holanda e Espanha.
Com essa vantagem, aumentam as chances de empreendedores brasileiros, por exemplo, se conectarem com milhares de consumidores internacionais dessas plataformas, assim como atenderem aos pedidos de somente um país, o Reino Unido.
Na prática, significa que as empresas ganham mais exposição com menos esforço.
A Amazon UK também oferece os seguintes benefícios:
- testar os produtos em cinco marketplaces da Europa sem investir muito;
- ampliar a receita do negócio em um ambiente digital com forte reputação;
- traduzir gratuitamente as listagens de produtos para o idioma de cada país;
- utilizar o Programa FBA (Fulfillment by Amazon) para usufruir da infraestrutura logística da Amazon;
- aumentar a credibilidade das marcas para fidelizar os clientes;
- anunciar na plataforma com tráfego pago segmentado.
Como vender na Amazon UK: passo a passo!
Para comercializar seus produtos, é fundamental saber como vender na Amazon UK. Acompanhe os passos abaixo para colocar em prática!
1. Escolha um plano de vendas
Existem dois tipos de planos de vendas: individual e profissional. Para escolher o melhor, avalie o tamanho e os objetivos do seu negócio na Amazon UK. Confira as principais características.
Plano individual
Este plano é ideal para empreendedores iniciantes que vendem até 35 produtos por mês e não pretendem anunciar ou utilizar as ferramentas de vendas avançadas da plataforma.
É uma modalidade que não tem custo mensal fixo, porém, os vendedores precisam pagar £ 0,75 (sem IVA) e taxa de venda adicional (taxa de indicação) por item vendido.
Plano profissional
Se você planeja vender mais de 35 mercadorias mensalmente, o plano profissional é perfeito. Nessa versão, é obrigatório pagar uma tarifa todo mês de £ 25 por mercadoria vendida (sem IVA) e uma taxa de venda extra.
Caso opte por esse modelo, você poderá desfrutar da publicidade na Amazon, acessar ferramentas e relatórios avançados e comercializar artigos em categorias restritas.
2. Determine o método de atendimento
Todo vendedor precisa estabelecer o método para enviar as mercadorias para os clientes. Na plataforma, você pode optar por duas modalidades: atendimento pela Amazon (Em, inglês, Fulfillment by Amazon) ou atendimento pelo comerciante (Em inglês, Fulfillment by Merchant).
Atendimento pela Amazon (FBA)
Este tipo oferece praticidade para os e-commerces, já que a Amazon UK se responsabiliza pela logística dos produtos.
Com esse modelo, o vendedor pode armazenar as mercadorias nos centros de distribuição. Dessa maneira, é necessário encaminhá-las para os armazéns para a equipe do marketplace selecionar, embalar e enviar as embalagens assim que o consumidor finaliza a compra.
O e-commerce também cuida do atendimento ao cliente em situações de pós-venda, como devoluções, reembolsos e dúvidas.
Para se beneficiar dessa categoria, não precisa pagar taxa de configuração adicional ou assinatura mensal, somente as tarifas de armazenamento e atendimento. O valor da segunda opção varia segundo o peso, as dimensões e a natureza do item, além do método de envio.
Já o encargo de armazenamento tem como base o volume médio diário do espaço que seu estoque ocupa:
- janeiro a setembro: precisa pagar £ 0,30 (mês) por pé cúbico;
- outubro a dezembro: devido à correria do feriado, a taxa mensal sobe para £ 0,40 por pé cúbico.
Para saber as tarifas de FBA de diferentes produtos, acesse o cartão de taxas da Amazon Europa.
Atendimento pelo comerciante (FBM)
Alguns empreendedores preferem o FBM para economizar com as tarifas do FBA. Se você quiser gerenciar seu armazenamento, atendimento e serviço ao cliente, a Amazon enviará uma notificação por e-mail sempre que um comprador adquirir seu produto.
Nesse atendimento, o vendedor precisa embalar e entregar suas mercadorias. Logo, deve contratar centros de distribuição terceirizados confiáveis na Europa para saber os custos de envio e armazenamento.
3. Crie uma conta de vendedor
Após definir os itens 1 e 2, crie uma conta de vendedor para começar a vender. Para se cadastrar na Amazon UK, você precisará de:
- conta de cliente na plataforma ou e-mail comercial;
- cartão de crédito: pessoal ou empresarial;
- documento de identificação válido: RG ou passaporte;
- detalhes do registro do empreendimento, como certificados fiscais.
Com esses dados, acesse o site da Amazon UK, clique em “Inscreve-se” e preencha todas as informações solicitadas:
- empresa: nome, localização e tipo. Caso não tenha uma organização registrada, escolha a opção “Nenhum, sou um indivíduo”;
- pessoais: endereço físico, número de telefone, país de origem, data de nascimento e conta bancária.
Ao finalizar o preenchimento, a Amazon irá verificar sua conta. Com a validação, acesse seu perfil de vendedor e liste as mercadorias.
4. Defina os preços
A precificação dos produtos é uma etapa que exige atenção para aumentar o lucro do seu negócio. Para estabelecer o preço, considere a demanda e as condições dos itens.
Além disso, você também deve analisar o valor da concorrência, prever a procura dos artigos pelo público e definir o valor com base nas taxas variáveis, como custo de entrega.
Leia também: Como fazer a precificação de produtos e ter lucro nas vendas?
5. Liste seus produtos
Para listar seus produtos na Amazon UK, siga os requisitos abaixo:
- insira o nome e o título da mercadoria;
- descreva os detalhes do produto: preço, quantidade e benefícios;
- preencha o código SKU;
- inclua fotos de qualidade;
- adicione o ID do artigo;
- acrescente termos de pesquisa e palavras-chave relevantes.
Dicas de como vender na Amazon UK morando no Brasil
Para os empreendedores brasileiros que desejam divulgar seus produtos na plataforma, conhecer algumas estratégias pode ajudar a entender melhor como vender na Amazon UK morando no Brasil. Confira!
Considere os custos de envio
Como citamos, existem diferentes taxas de atendimento para enviar as mercadorias para os clientes.
O valor das tarifas muda conforme o meio de entrega: FBA ou FBM. Logo, todo vendedor deve considerar essas despesas para vender pela Amazon do Reino Unido.
Conheça os impostos envolvidos na transação
Para operar no e-commerce britânico ou em outro marketplace da Europa, considere dois custos essenciais: o Imposto sobre Valor Agregado (IVA) e a taxa alfandegária.
O IVA é um tributo que os comerciantes precisam incluir no preço dos produtos e repassar para as autoridades nacionais quando declararam o imposto de renda.
Toda empresa é obrigada a se registrar para adquirir esse imposto em cada país europeu que deseja atuar. O encargo padrão é de pelo menos 15%, porém, cada estado-membro da União Europeia que faz parte da Amazon apresenta um valor: França (20%), Alemanha (19%), Itália (22%), Holanda (21%) e Espanha (21%).
Já a taxa alfandegária é uma contribuição que incide sobre itens específicos importados para o Reino Unido de países de fora da UE. O valor depende do tipo de mercadoria e do local de origem da importação.
Caso você tenha dúvida de como adquirir seu número de Imposto sobre Valor Agregado ou como calcular a taxa alfandegária, recomendamos consultar um especialista fiscal.
Entenda as barreiras da língua
Ao vender na Amazon UK, você deve adaptar o conteúdo e traduzir a listagem de produtos conforme as diferenças culturais regionais e as preferências de cada consumidor.
Apesar de a população britânica falar inglês, há vários coloquialismos que os vendedores devem se atentar para proporcionar uma boa experiência de compra ao usuário.
Verifique as taxas de câmbio da venda
Após ativar sua conta na Amazon, você poderá vender para milhares de consumidores.
Para enviar e receber pagamentos internacionais e declarar impostos das operações feitas, use uma conta bancária pessoal. Nesse caso, a plataforma cobrará uma taxa de conversão sempre que quiser sacar uma moeda estrangeira.
Portanto, fique atento as taxas de câmbio para economizar.
Como vender na Amazon para o exterior?
Qualquer empreendedor cadastrado na Amazon UK pode habilitar sua conta para comercializar produtos em outros mercados estrangeiros.
Para saber como vender na Amazon para o exterior, acompanhe as orientações a seguir!
- Use seu perfil de vendedor para os mercados europeus: com uma conta unificada na Europa, você consegue listar suas mercadorias na Amazon da França, Alemanha, Itália, Espanha e Holanda. Ou seja, fica mais fácil atender aos pedidos dos cinco marketplaces de somente um país;
- Gerencie vários idiomas da Europa: o canal de vendas oferece ferramentas gratuitas de listagem e tradução. Assim, facilita a divulgação de anúncios na língua certa conforme o local que deseja entrar;
- Pesquise os produtos mais procurados: antes de listar os itens na plataforma, busque as mercadorias da sua categoria mais procuradas no local que quer vender. Verifique também os artigos com mais potencial de venda conforme o perfil dos compradores. Para te ajudar, use a ferramenta “Explorar Oportunidades” do Seller Central da Amazon UK;
- Conheça as obrigações legais dos países: para vender para outros mercados europeus, é importante cumprir com a legislação de cada país. Para isso, pesquise as documentações específicas de onde sua empresa vai vender, como o registro no IVA de importação. Vale a pena pedir a orientação de um consultor fiscal ou um advogado em direito internacional para conhecer as obrigações legais e de conformidade da região.
Gerencie suas vendas na Amazon UK com o Bling!
A Amazon UK é mais do que um simples marketplace; é a chance de expandir seu negócio para consumidores britânicos, alcançar mercados europeus e atrair clientes de diferentes países.
Ao aplicar as dicas deste guia, como escolher o plano de vendas ideal e traduzir as listagens de produtos para outros idiomas, você descobrirá como vender na Amazon UK, sem precisar sair do Brasil.
Com a plataforma de e-commerce do Reino Unido, suas mercadorias ganham espaço em uma vitrine global, o que amplia suas oportunidades de venda.
Ao escalar sua empresa, é essencial contar com ferramentas eficientes para a gestão do seu negócio. O Bling oferece um sistema ERP completo que ajuda a importar pedidos e sincronizar estoques e preços de forma prática e ágil, por exemplo.
Aproveite essa integração para impulsionar suas vendas. Faça um teste grátis no site do Bling, conheça outras funcionalidades e dê o próximo passo rumo ao sucesso!