Dentre as várias decisões que você precisa tomar ao decidir empreender na internet, a escolha da plataforma onde comercializar seus produtos ou serviços é, provavelmente, uma das mais importantes. Por esta razão, compreender a diferença entre as nomenclaturas é essencial e, mais do que isso, reconhecer suas particularidades. Para te ajudar, hoje falaremos sobre duas opções muito buscadas: o Mercado Shops e Nuvemshop.
Ambas as aplicações têm aspectos interessantes para determinadas necessidades e, nos últimos anos, apresentaram crescimento significativo para os brasileiros. Segundo o Store Leads, o Mercado Shops conta com 43.173 lojas ativas até a publicação do estudo. A Nuvemshop, por outro lado, conta com 63.303 sites ativos, conforme apuração do Built With.
Embora os resultados pareçam discrepantes, é importante lembrar que cada uma das plataformas serve a propósitos específicos, com funcionalidades e particularidades próprias. Esses aspectos fazem total diferença na hora de escolher qual sistema será responsável por auxiliar nas suas vendas e organização do seu negócio, por exemplo.
Mas, afinal, como escolher? Quais os diferenciais de cada uma, suas vantagens e desvantagens? É o que veremos neste material!
Continue a leitura e veja como escolher entre Mercado Shops e Nuvemshop! Vamos lá?
O que é Mercado Shops?
O Mercado Shops é uma plataforma de criação de lojas virtuais do Mercado Livre (ML). O site permite que empreendedores e empresas configurem as páginas de forma personalizada, com a vantagem da integração ao ecossistema do próprio ML. É a solução ideal para quem busca vender em um ambiente totalmente único, com ferramentas, logística e público-alvo já bastante consolidado.
As principais características do Mercado Shops são:
- personalização: você pode criar uma loja virtual com identidade visual do seu negócio;
- integração com o Mercado Livre: os produtos listados na sua página são apresentados automaticamente no ML, e vice-versa;
- logística facilitada: a plataforma pode utilizar o Mercado Envios para realização do frete;
- ferramentas de marketing integradas: o Mercado Shops oferece recursos completos para campanhas de marketing, como integração com redes sociais;
- custos reduzidos: não existe cobrança para a abertura das lojas e as taxas associadas à venda são menores.
O Mercado Shops é uma ótima opção para quem quer profissionalizar suas vendas no ambiente on-line, mas ainda deseja manter a conveniência e os recursos de uma plataforma já consolidada no mercado, como o Mercado Livre.
Vantagens e desvantagens do Mercado Shops
Embora seja excelente por algumas das características que apontamos acima, também existem os desafios atrelados ao uso dessa plataforma. Para te ajudar nesse aspecto e facilitar a sua escolha, conheça, a seguir, as principais vantagens e desvantagens do Mercado Shops para o seu negócio.
Vantagens do Mercado Shops
1. Integração com o Mercado Livre
Uma das principais características do Mercado Shops é, também, uma das maiores vantagens da plataforma: a sua integração com o Mercado Livre. Essa união dá acesso a milhões de usuários ativos, porque quando você cadastra um produto na sua loja, também ocorre a listagem deste artigo na base de bens disponíveis no ML.
Assim, sua visibilidade e chance de venda aumentam, enquanto você se vê livre de gerenciar inventários em sites separados, com um fluxo mais consistente de tráfego.
2. Facilidade de uso
O Mercado Shops surgiu com a simplicidade em mente, o que o torna ideal para pessoas sem tanta experiência técnica em criação de sites ou páginas de venda. A plataforma oferece templates pré-prontos, 100% personalizáveis e integráveis aos principais meios de pagamento e envio. Essas características diminuem o tempo necessário para lançamento da loja e evita custos extras, como contratação de desenvolvedores e designers.
3. Logística facilitada
Com o suporte do Mercado Envios, os vendedores acessam soluções práticas para envio de produtos, como impressão de etiquetas prontas, cálculo dos valores de frete e opções de rastreamento dos bens. Além disso, a plataforma oferece descontos nos custos gerais de remessa, o que aumenta a competitividade.
4. Gestão unificada
Todas as operações estão centralizadas num único painel de controle no Mercado Shops: cadastro de produtos, visualização dos pedidos, processamento de pagamentos, gestão de estoque e até análise de métricas das vendas. Essa facilidade reduz o tempo gasto com tarefas administrativas e simplifica muito o dia a dia do empreendedor.
5. Domínio personalizado
A possibilidade de usar um domínio próprio na loja é uma grande vantagem do Mercado Shops, que ajuda com a visibilidade e fixação da sua marca. Esse diferencial permite que os vendedores criem uma identidade mais profissional e independente, mesmo integrado ao sistema do Mercado Livre. Essa personalização oferece mais credibilidade, especialmente para lojas de nichos.
Desvantagens do Mercado Shops
1. Dependência do Mercado Livre
É irônico, mas um dos desafios do Mercado Shops é justamente uma das suas vantagens: a união com o ML. Embora a plataforma Shops permita a criação de uma loja personalizada, com as vantagens do Mercado Livre, é importante lembrar que, ao anunciar seus produtos ou serviços, você também deve cumprir as regras e as mudanças de políticas do site.
O Mercado Livre já decidiu descontinuar o Mercado Shops até o final de 2025. Portanto, talvez não compense investir na ferramenta.
2. Taxas sobre as vendas
Cada venda realizada, tanto pelo Mercado Shops quanto pelo ML, está sujeita às taxas e comissões das plataformas. Os valores variam de acordo com a categoria do produto e o tipo de anúncio, mas podem ser bastante significativas, especialmente para negócios com margem de lucro menor. Ou seja, é importante se planejar para anunciar sem sofrer com cobranças que não fazem sentido para você.
3. Personalização limitada
Apesar de oferecer opções de personalização, como uso de cores, logotipos e domínio, o Mercado Shops é menos flexível em comparação a, por exemplo, plataformas de criação de sites mais robustas, como a GoDaddy. Recursos mais avançados, como detalhamento de layout ou integração com sistemas externos são restritos, o que limita um pouco as adaptações.
4. Falta de controle total
Ao depender de uma plataforma externa, os vendedores têm menos autonomia sobre aspectos críticos dos negócios, como mudança nos critérios de ranqueamento ou política de entrega. Ou seja, se o Mercado Livre alterar qualquer uma das regras, os vendedores precisam se adaptar às novas condições.
5. Concorrência direta
Embora a integração com Mercado Livre seja uma excelente vantagem em termos de alcance, lembre-se de que você não é a única pessoa a compreender essa característica, então, a concorrência pode ser apertada. Seus produtos, mesmo que expostos na plataforma, aparecem lado a lado com os de outros vendedores, o que pode levar a uma “guerra de preços”.
O Mercado Shops oferece uma solução prática e poderosa para quem deseja vender on-line, porém, é crucial conhecer bem as condições e regras da plataforma para evitar surpresas indesejadas e, principalmente, prejuízos.
O que é Nuvemshop?
A Nuvemshop é uma plataforma de e-commerce que permite a criação e gestão de lojas virtuais de forma prática e personalizada. É, principalmente, voltada a empreendedores e empresas cujos proprietários não tenham tanta experiência com desenvolvimento e design de sites, por permitir a personalização de páginas de forma fácil e intuitiva.
As principais características da Nuvemshop são:
- personalização: permite customizar o design da loja, com uso de cores e logotipos próprios;
- integração com diversas formas de pagamento: a plataforma é integrável ao Mercado Pago e outros sistemas de recebimento;
- logística e envios: a Nuvemshop conecta-se com serviços de envio, como os Correios, para facilitar a gestão de remessas e o valor de frete;
- ferramentas de marketing: no sistema Nuvemshop, você tem recursos como cupons de desconto, promoções, integração com redes sociais e marketplaces à sua disposição;
- acesso a relatórios e análises: a plataforma disponibiliza relatórios detalhados sobre o desempenho da loja, o que permite o acompanhamento de métricas fundamentais, como vendas, visitas e taxas de conversão.
A Nuvemshop reúne aspectos poderosos para quem busca formas de melhorar as vendas no ambiente virtual, com a facilidade de uma plataforma integrável, de uso simplificado e, claro, segura para as suas operações.
Vantagens e desvantagens da Nuvemshop
Assim como o Mercado Shops, a Nuvemshop tem vantagens e desvantagens que precisam de atenção, pois podem fazer total diferença, tanto na forma de anunciar, quanto nos seus resultados. Confira, a seguir, quais os principais benefícios e desafios dessa plataforma para escolher com sabedoria.
Vantagens da Nuvemshop
1. Facilidade de uso
A Nuvemshop é facilmente utilizável, mesmo por pessoas que não têm tanta habilidade ou experiência técnica. Ou seja, você consegue criar uma loja virtual completa, mesmo que não tenha conhecimentos em desenvolvimento de sites ou design.
2. Flexibilidade e personalização
Na Nuvemshop, você tem diversos templates adaptáveis às suas necessidades e identidade visual da sua marca. É possível alterar cores, utilizar logotipo, banners e até mesmo ter um domínio próprio, o que fortalece a presença e credibilidade do seu negócio. Para lojistas com mais conhecimento, também existem opções de edição com código-fonte, para aumentar as opções de personalização.
3. Ecossistema integrado
Uma das maiores vantagens da Nuvemshop é sua integração com marketplaces, redes sociais e outros sistemas e ferramentas de marketing. Ou seja, é possível conectar a loja às maiores plataformas de compra e venda da internet para aumentar suas chances de vendas multicanal e, consequentemente, seus lucros.
4. Escalabilidade
A Nuvemshop é adequada tanto para pequenos empreendedores, quanto para lojas maiores, com mais demanda. Seus planos são flexíveis e permitem que o lojista aumente as operações conforme a expansão do negócio, com a possibilidade de incluir mais produtos, integrar novas ferramentas e melhorar o tráfego sem necessidade de migração para outras plataformas.
5. Atendimento e suporte ao cliente
A plataforma oferece suporte técnico eficiente por chat, e-mail e tutoriais detalhados. Essa assistência é fundamental para proprietários que precisam de ajuda rápida para resolver problemas técnicos ou dúvidas. Há também uma comunidade de outros empreendedores para compartilhamento de experiências e conhecimentos.
Desvantagens da Nuvemshop
1. Custos mensais
A Nuvemshop adota um sistema de assinatura mensal. Desta forma, existem diversos planos específicos para cada tipo de necessidade, desde pequenos comércios, até negócios mais consolidados e maiores, cada um com valores e comissões diferentes, com impactos que variam de acordo com a margem de lucro do empreendedor.
2. Limitações de personalização
Apesar de permitir ajustes visuais no layout da página, a Nuvemshop tem opções mais limitadas, quando comparada às plataformas específicas para o desenvolvimento de sites, igualmente ao Mercado Shops. Ou seja, para criar sites mais exclusivos, você precisa de conhecimento técnico em desenvolvimento web.
3. Dependência de ferramentas externas
A Nuvemshop se integra a várias ferramentas externas de logística, envio e marketing. Embora seja positivo, a associação a múltiplas plataformas pode gerar custos e assinaturas extras. Além disso, essa característica pode obrigar lojistas a depender de terceiros para gerenciar determinadas partes do negócio.
4, Comissões em planos específicos
Em alguns planos, a Nuvemshop cobra comissões sobre as vendas. Esse aspecto pode ser um problema para negócios menores, com margens de lucro mais apertadas. Portanto, você precisa avaliar cuidadosamente qual pacote é mais adequado ao seu volume de vendas para evitar o comprometimento dos seus resultados.
5. Curva de aprendizado inicial
Apesar de ser fácil de utilizar, a plataforma exige um período inicial de aprendizado para que você absorva todas as suas funcionalidades e saiba aplicá-las corretamente e com eficiência. Recursos como integrações em marketplaces, configuração de fretes ou personalização avançada podem ser desafiadoras no início.
O Mercado Shops oferece uma solução prática e poderosa para quem deseja vender on-line, porém, é crucial conhecer bem as condições e regras da plataforma para evitar surpresas indesejadas e, principalmente, prejuízos.
Ou seja: a Nuvemshop é uma solução muito eficiente, prática e valiosa para vendedores no ambiente digital. Contudo, assim como qualquer outra plataforma, é importante conhecê-la profundamente, conhecer suas funcionalidades e regras para evitar dissabores.
Mercado Shops ou Nuvemshop: como escolher a melhor plataforma de loja on-line?
Pronto, agora você já conhece mais sobre Mercado Shops, Nuvemshop e as vantagens e desvantagens de cada um! Mas como saber qual o melhor para o seu negócio? Quais aspectos avaliar na hora de selecionar? Calma, nós vamos te ajudar! Selecionamos as principais características de cada plataforma para te apresentar de forma mais clara.
Veja a tabela abaixo para compreender e basear a sua escolha entre Mercado Shops ou Nuvemshop!
Aspecto | Mercado Shops | Nuvemshop |
Modelo de negócio | Integrado ao ecossistema do Mercado Livre | Independente, com mais autonomia para o lojista |
Personalização | Limitada a ajustes básicos, uso de logotipo e cores | Mais flexível, com templates mais customizáveis |
Alcance e visibilidade | Produtos disponíveis no Mercado Livre automaticamente | Depende de estratégias de marketing do próprio lojista em campanhas |
Integração ao marketplace | Automática com o Mercado Livre | Integra com várias plataformas, inclusive o próprio Mercado Livre |
Logística e envios | Adota cálculos do Mercado Livre para frete e rastreamento | Integra com Correios e transportadoras diversas |
Meios de pagamento | Exclusivamente pelo Mercado Pago | Integra com Mercado Pago e outras plataformas |
Custo | Sem mensalidade, mas com comissões variáveis | Planos mensais e, em alguns casos, com comissões sobre vendas |
Ideal Para | Pequenos e médios empreendedores que desejam aproveitar o alcance do Mercado Livre | Empreendedores que buscam autonomia e mais controle sobre a marca e as vendas |
São bem diferentes, né? Agora que você já sabe a diferença entre Mercado Shops e Nuvemshop, você já consegue avaliar suas necessidades para pautar a seleção de acordo com o que você realmente precisa! Então, lembre-se: planeje, estude seus objetivos e avalie as funcionalidades de cada opção para garantir uma plataforma sólida e eficiente para suas necessidades!
Porém, independente da sua escolha, sabe qual a sua maior certeza? O Bling continua sendo sua melhor parceria em ERP!
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