Os códigos do Mercado Livre oferecem uma série de vantagens tanto para os vendedores quanto para os compradores, como:
- maior visibilidade;
- integração com outros sistemas;
- praticidade;
- criação de anúncios eficazes;
- organização de catálogos;
- melhora a experiência do cliente;
- evita falhas ao criar os anúncios;
- traz confiabilidade;
- controle sobre as informações logísticas;
A seguir, entenda melhor cada benefício.
1. Maior visibilidade
Os produtos com o código contam com informações específicas, como marca, modelo, tamanho, cor e imagens. Assim, há mais chances de aparecerem nos primeiros resultados de busca na internet, o que aumenta a visibilidade e, consequentemente, atrai mais compradores.
2. Integração com outros sistemas
Os ERPs e as ferramentas de e-commerce facilitam a administração e a automatização de processos importantes de uma loja. O código universal do Mercado Livre permite integrar o seu negócio com esses sistemas para otimizar a gestão.
3. Praticidade
Digitar todas as características de um produto demanda tempo e atenção para não inserir os dados incorretamente. O código universal simplifica essa função, assim, você pode se dedicar a outras tarefas importantes para o crescimento do seu negócio.
4. Criação de anúncios eficazes
Cadastrar os produtos com o código universal do Mercado Livre aumenta a possibilidade de a sua loja se destacar na plataforma. Afinal, por meio de anúncios completos, você pode atrair visitantes e torná-los clientes fiéis.
Confira também: 5 dicas fundamentais para fidelizar seus clientes!
5. Organização de catálogos
Em um ambiente online, os clientes podem ter dificuldades para localizar ou sanar dúvidas sobre algum produto. Por isso, é essencial organizar o catálogo da loja por categorias e conforme as características dos itens para facilitar a localização. Esse processo se torna mais prático e completo com o código universal do Mercado Livre.
6. Melhora da experiência do cliente
Encontrar um determinado produto é bem mais fácil, pois não há necessidade de o consumidor navegar por diversas opções para encontrá-lo. Além disso, como o código apresenta especificações técnicas, peso e tamanho das mercadorias, auxilia na decisão de compra.
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7. Evita falhas ao criar os anúncios
Quando você não cadastra um produto adequadamente, a plataforma pode pausar o anúncio, o que prejudica as vendas. Ao preencher o código universal, o sistema carrega as informações dos itens automaticamente e mantém o seu anúncio visível para o público.
8. Traz confiabilidade
Quando um vendedor detalha as informações de um produto, transmite confiabilidade e preocupação em atender os clientes da melhor forma possível. Nesse sentido, o código universal do Mercado Livre ajuda a fortalecer a reputação da marca. Isso porque há mais chances de os consumidores voltarem a comprar.
Saiba mais: Reputação no Mercado Livre: dicas para melhorar a sua!
9. Controle sobre as informações logísticas
A gestão logística é essencial para melhorar a satisfação do público e impulsionar as vendas. Com o código, você obtém os custos com envio de produtos de forma clara e precisa, pois o sistema calcula o valor com base nas características de cada item, como peso e tamanho.
Onde encontrar o Código Universal do Mercado Livre?
O Código Universal do Mercado Livre fica na embalagem do produto em uma etiqueta com código de barras. Também é possível verificá-lo na nota fiscal ou contatar o fornecedor para conseguir essa informação.
Para ajudar você na identificação, observe os detalhes do código:
- é composto por números de 8 a 14 dígitos;
- o código universal só inclui letras quando se trata de autopeças;
- pode ter identificações, como GTIN, EAN e ISBN;
- não tem relação com códigos internos, como o SKU;
- o código tem cadastro no GS1, então é possível comercializar as mercadorias internacionalmente.
Como criar um código universal de um produto para o Mercado Livre?
Se você é fabricante ou fornecedor, precisa criar códigos universais para gerenciar seus produtos e vender em plataformas conceituadas, como o Mercado Livre. A seguir, acompanhe os passos:
- entre em contato com a GS1 Brasil, instituição que supervisiona os códigos de barras globalmente, e solicite um prefixo de empresa;
- escolha o tipo de código universal com 12 ou 13 dígitos (GTIN-12 ou GTIN-13);
- utilize algoritmos específicos para validar o código;
- acrescente-os ao prefixo da empresa.
Pronto, você já sabe como criar um código universal de um produto para o Mercado Livre. Mas lembre-se: é fundamental gerá-lo corretamente para garantir a autenticidade e o gerenciamento das mercadorias. Em caso de dúvidas, contate a GS1 Brasil.
Como anunciar um produto no Mercado Livre?
Para anunciar um produto no Mercado Livre não é preciso criar um código universal, pois o fabricante fornece esse dado. É só localizá-lo conforme as instruções do tópico anterior e seguir as orientações:
- acesse o perfil da sua loja no site do Mercado Livre e clique na aba “Anúncios”;
- em seguida, selecione a aba “Produtos”;
- preencha o código universal do Mercado Livre e clique em confirmar para carregar as informações do produto;
- o sistema pode solicitar outros dados de acordo com a categoria do item. Preencha e salve as informações.
Inserir o código universal dos produtos é fundamental para incluir suas características automaticamente e evitar erros na descrição. Desse modo, aumenta a visibilidade, a confiabilidade e as chances de a sua loja aparecer no topo da lista da plataforma.
Confira nosso e-book com o passo a passo e dicas para impulsionar suas vendas:
Como cadastrar o código universal para diversos produtos?
Se você deseja vender mais de um item por meio de kits e packs, siga os procedimentos abaixo para cadastrar o código:
- kit com produtos diferentes: é necessário preencher um código para cada produto, então ao terminar um processo, clique em “Adicionar outro código” até inserir a numeração de todos;
- pack com produtos iguais: por exemplo, se você vende um pack com 4 garrafas de água da mesma marca, insira apenas um código para todos os itens;
- mesmo produto com variações: para produtos do mesmo modelo, mas com variações de cores e tamanhos, é necessário aplicar um código universal para cada um.
Se você seguir as regras do marketplace e cadastrar suas mercadorias adequadamente, mais pessoas podem encontrá-las Assim, aumenta a visibilidade da sua loja virtual e, consequentemente, o seu negócio pode se tornar mais lucrativo.
Leia também: Ferramentas essenciais para gerenciar uma loja on-line.
Principais dúvidas sobre o código universal
Continua com dúvidas sobre o código universal do Mercado Livre? Abaixo, confira outras questões importantes.
Quais produtos têm um código universal?
Produtos de fábrica obrigatoriamente devem ter um código universal único para controlar a fabricação e a distribuição das mercadorias e facilitar o rastreamento. Por outro lado, os itens artesanais não recebem essa identificação.
E se eu cadastrar o código incorretamente?
A plataforma pode pausar ou excluir o seu anúncio, pois essa identificação é obrigatória para a maioria dos produtos. Então, preencha a numeração com atenção para evitar esse inconveniente.
O que fazer se o meu produto não tiver código universal?
No caso de produtos artesanais, basta cadastrá-los na plataforma do Mercado Livre com a opção “Meu produto não tem” e justificar o motivo. Dessa forma, você pode anunciá-los na plataforma sem prejudicar a performance de vendas.
Integre o Mercado Livre com o ERP do Bling!
O código universal do Mercado Livre possibilita que o empreendedor otimize anúncios, alavanque suas vendas e eleve a experiência dos clientes. Portanto, é uma ferramenta fundamental para a organização e o crescimento do negócio.
Para facilitar a gestão da sua loja é importante se adequar à tecnologia e implementar sistemas inovadores. O ERP do Bling, por exemplo, é prático e fácil de usar e, ainda, tem integração com o Mercado Livre. A plataforma oferece ferramentas úteis para fazer o gerenciamento da sua empresa.
Abaixo, confira os principais recursos dessa parceria:
- sincronização de preços;
- gestão de estoque sincronizado com a loja virtual;
- envio de produtos com emissão de notas fiscais;
- importação e exportação de mercadorias de forma simplificada;
- qualificação do comprador com os dados que o marketplace oferece;
- controle e gerenciamento de finanças;
- suporte por telefone ou chat para esclarecer dúvidas.
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