Não é novidade que o comércio virtual se tornou uma forma promissora de empreendedorismo e, com o atacado on-line, não é diferente. Segundo pesquisa da NielsenIQ em parceria com o Termômetro ABAD, em 2024, o setor teve um aumento  de +7,2% comparado ao ano passado.

Portanto, é uma opção atrativa e vantajosa, inclusive, quando o assunto é redução de custos. Afinal, não é necessário alugar um ponto comercial físico para vender os produtos. Porém, é fundamental entender como vender no atacado on-line para facilitar a sua jornada rumo à consolidação no mercado. 

Se você é atacadista e está começando no digital, saiba como criar a sua loja e quais as melhores estratégias para ter sucesso neste investimento. Boa leitura!

Vantagens de vender no atacado on-line 

Uma loja virtual para atacado oferece grandes possibilidades para quem já atua no ramo e para novos empreendedores. A seguir, confira as principais vantagens:

Grande alcance de público

O atacado on-line tem maior potencial de alcance geográfico e permite vender produtos em várias regiões do Brasil. Além disso, dependendo da sua estratégia, é possível expandir o negócio internacionalmente para alcançar o mercado global.

Custos reduzidos

Com essa modalidade, não é preciso alugar um espaço físico para vender, como acontece com o atacado convencional. Portanto, reduz os custos com aluguel, água, luz e telefone, além de manutenção periódica na estrutura do local.

 Processos automatizados

As ferramentas digitais otimizam tempo e facilitam o gerenciamento da loja on-line. Por meio de processos automatizados, você faz a gestão de estoque e de caixa, controla pedidos, entre outros recursos interessantes.

Opera 24 horas por dia

Diferentemente de algumas lojas físicas, a plataforma on-line de vendas fica no ar 24/7, então oferece toda comodidade de que os clientes precisam para comprar seus produtos quando achar conveniente.

Acesso a ferramentas de dados

Com o Google Analytics, por exemplo, você  coleta informações para analisar o seu público-alvo com base em suas preferências e comportamentos. Assim, cria táticas de atração de novos clientes ou fidelização dos antigos para manter seu negócio aquecido;

Flexibilidade

Você percebe rapidamente às mudanças no mercado e as adapta à sua empresa para atender as necessidades dos seus clientes; 

Comparação de produtos e preços

Por meio de processos on-line, é mais fácil encontrar bons fornecedores em termos de qualidade, preços e diversidade de produtos. 

Além disso, o método otimiza  tempo porque, muitas vezes, o atacadista tradicional visita os fornecedores pessoalmente para conseguir essas informações.  

Como vender no atacado on-line? 

Para aprender como montar um atacado on-line e vender seus produtos, é importante  seguir algumas etapas. Então escolha o nicho de mercado, defina o público-alvo, crie sua empresa, selecione uma plataforma de e-commerce e divulgue seu negócio. Abaixo, veja mais detalhes.

Escolha o nicho de atuação

Essa etapa é essencial, mesmo porque você precisará de um alto volume de itens em estoque e preços que permitam oferecer descontos escalonados. Além disso, escolher o nicho de atuação é fundamental para direcionar estratégias de marketing para o público certo. 

Afinal, como disse Lewis Carroll, autor de “Alice no País das Maravilhas”: “se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve”. Em outras palavras, quando um empreendedor não tem um direcionamento, dificilmente tem sucesso. 

Defina o público-alvo

Saber qual é o público-alvo é a chave para qualquer negócio funcionar. Por se tratar de um atacado on-line, normalmente os clientes são lojistas, pequenas empresas e revendedores. 

Desse modo, você adequa as estratégias de marketing, escolhe os produtos certos e precifica conforme a necessidade do seu público. 

Crie sua empresa 

Muitas pessoas que querem saber como vender no atacado on-line já tem sua empresa aberta. Mas se você está começando do zero, precisa abrir um CNPJ de acordo com a Classificação Nacional de Atividade Econômicas (CNAE)

Dependendo do tipo de atacado, será preciso ter alvará de funcionamento, licença sanitária (CMVS) e ambiental, principalmente se tiver relação com produtos que impactam o meio ambiente. 

Lembrando que esses documentos também variam conforme o município. 

Escolha uma plataforma de e-commerce 

As plataformas de atacado on-line ou plataformas B2B, são desenvolvidas especialmente para esse mercado. Escolher o modelo certo para criar seu negócio é uma etapa essencial de como vender para outras empresas.

Veja alguns dos principais pontos e recursos para criar um atacado on-line de sucesso: 

  • escalonamento de preços e descontos: é um recurso em que o atacadista oferece descontos de forma gradual conforme a demanda de pedido. A regra se aplica à quantidade de itens, valor total da compra ou ambos os casos;
  • limite mínimo de compra para atacado: o limite mínimo de compra impõe ao cliente um valor ou quantidade mínima de itens. Por exemplo, para montar atacados de roupas, o atacadista só pode comprar um determinado número mínimo de peças.

Caso o atacadista opte por trabalhar com atacado e varejo simultaneamente, aplica-se apenas o escalonamento de preço e desconto.

Divulgue seu negócio 

A fase de divulgação de qualquer loja virtual é tão importante quanto o processo de criação, afinal, o tráfego orgânico e os clientes recorrentes não aparecem do dia para noite. Portanto, use estratégias de marketing e produza conteúdos relevantes para blog e redes sociais. 

Estudar estratégias de SEO também é fundamental para ranquear nas primeiras posições dos mecanismos de busca. Além disso, invista em campanhas pagas para lançar seu atacado on-line, já que o tráfego orgânico exige planejamento e os resultados acontecem em longo prazo.

Como prevenir fraudes no atacado on-line? 

A venda de produtos e pedidos de alto valor, especialmente em uma loja virtual para atacado, deixa qualquer empresa suscetível a golpes. Para reduzir os riscos é fundamental adotar medidas, como: 

  • restrição de vendas para pessoas físicas: muitas lojas optam por vender somente para outras empresas, ou seja aderem ao modelo de negócio B2B;
  • moderação de cadastro para atacado: essa ferramenta permite que o lojista avalie todos os cadastros de clientes antes da aprovação. Assim, o atacadista faz uma análise de crédito e de risco, principalmente em lojas B2B;
  • sistemas de prevenção de fraude: o atacadista pode contratar uma empresa com sistema automatizado que analisa o perfil do comprador antes de liberar a compra. Dependendo do tipo de serviço, a empresa reembolsa o atacadista em caso de pedidos fraudulentos. 

Faça a gestão do seu negócio com o Bling!

Agora que você já sabe como vender no atacado on-line e como esse mercado é vantajoso, precisa de soluções seguras e práticas para gerenciar o seu negócio. O sistema ERP do Bling é uma plataforma completa que facilita a gestão de micro e pequenas empresas. 

Com essa plataforma você: 

  • cadastra clientes e fornecedores;
  • controla estoque e pedidos de compra; 
  • integra produtos com os maiores e-commerces e marketplaces, como Mercado Livre, Shopee, Shein e Amazon;
  • emite notas fiscais de forma simplificada. 

Com essas funcionalidades, nunca foi tão fácil administrar os negócios para simplificar a sua vida e aumentar a satisfação dos clientes. Faça seu cadastro e comece o teste grátis agora mesmo.