Não é novidade que o comércio virtual se tornou uma forma promissora de empreendedorismo e, com o atacado on-line, não é diferente. Segundo pesquisa da NielsenIQ em parceria com o Termômetro ABAD, em 2024, o setor teve um aumento de +7,2% comparado ao ano passado.
Portanto, é uma opção atrativa e vantajosa, inclusive, quando o assunto é redução de custos. Afinal, não é necessário alugar um ponto comercial físico para vender os produtos. Porém, é fundamental entender como vender no atacado on-line para facilitar a sua jornada rumo à consolidação no mercado.
Se você é atacadista e está começando no digital, saiba como criar a sua loja e quais as melhores estratégias para ter sucesso neste investimento. Boa leitura!
O que você verá no artigo:
Vantagens de vender no atacado on-line
Uma loja virtual para atacado oferece grandes possibilidades para quem já atua no ramo e para novos empreendedores. A seguir, confira as principais vantagens:
Grande alcance de público
O atacado on-line tem maior potencial de alcance geográfico e permite vender produtos em várias regiões do Brasil. Além disso, dependendo da sua estratégia, é possível expandir o negócio internacionalmente para alcançar o mercado global.
Custos reduzidos
Com essa modalidade, não é preciso alugar um espaço físico para vender, como acontece com o atacado convencional. Portanto, reduz os custos com aluguel, água, luz e telefone, além de manutenção periódica na estrutura do local.
Processos automatizados
As ferramentas digitais otimizam tempo e facilitam o gerenciamento da loja on-line. Por meio de processos automatizados, você faz a gestão de estoque e de caixa, controla pedidos, entre outros recursos interessantes.
Opera 24 horas por dia
Diferentemente de algumas lojas físicas, a plataforma on-line de vendas fica no ar 24/7, então oferece toda comodidade de que os clientes precisam para comprar seus produtos quando achar conveniente.
Acesso a ferramentas de dados
Com o Google Analytics, por exemplo, você coleta informações para analisar o seu público-alvo com base em suas preferências e comportamentos. Assim, cria táticas de atração de novos clientes ou fidelização dos antigos para manter seu negócio aquecido;
Flexibilidade
Você percebe rapidamente às mudanças no mercado e as adapta à sua empresa para atender as necessidades dos seus clientes;
Comparação de produtos e preços
Por meio de processos on-line, é mais fácil encontrar bons fornecedores em termos de qualidade, preços e diversidade de produtos.
Além disso, o método otimiza tempo porque, muitas vezes, o atacadista tradicional visita os fornecedores pessoalmente para conseguir essas informações.
Como vender no atacado on-line?
Para aprender como montar um atacado on-line e vender seus produtos, é importante seguir algumas etapas. Então escolha o nicho de mercado, defina o público-alvo, crie sua empresa, selecione uma plataforma de e-commerce e divulgue seu negócio. Abaixo, veja mais detalhes.
Escolha o nicho de atuação
Essa etapa é essencial, mesmo porque você precisará de um alto volume de itens em estoque e preços que permitam oferecer descontos escalonados. Além disso, escolher o nicho de atuação é fundamental para direcionar estratégias de marketing para o público certo.
Afinal, como disse Lewis Carroll, autor de “Alice no País das Maravilhas”: “se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve”. Em outras palavras, quando um empreendedor não tem um direcionamento, dificilmente tem sucesso.
Defina o público-alvo
Saber qual é o público-alvo é a chave para qualquer negócio funcionar. Por se tratar de um atacado on-line, normalmente os clientes são lojistas, pequenas empresas e revendedores.
Desse modo, você adequa as estratégias de marketing, escolhe os produtos certos e precifica conforme a necessidade do seu público.
Crie sua empresa
Muitas pessoas que querem saber como vender no atacado on-line já tem sua empresa aberta. Mas se você está começando do zero, precisa abrir um CNPJ de acordo com a Classificação Nacional de Atividade Econômicas (CNAE).
Dependendo do tipo de atacado, será preciso ter alvará de funcionamento, licença sanitária (CMVS) e ambiental, principalmente se tiver relação com produtos que impactam o meio ambiente.
Lembrando que esses documentos também variam conforme o município.
Escolha uma plataforma de e-commerce
As plataformas de atacado on-line ou plataformas B2B, são desenvolvidas especialmente para esse mercado. Escolher o modelo certo para criar seu negócio é uma etapa essencial de como vender para outras empresas.
Veja alguns dos principais pontos e recursos para criar um atacado on-line de sucesso:
- escalonamento de preços e descontos: é um recurso em que o atacadista oferece descontos de forma gradual conforme a demanda de pedido. A regra se aplica à quantidade de itens, valor total da compra ou ambos os casos;
- limite mínimo de compra para atacado: o limite mínimo de compra impõe ao cliente um valor ou quantidade mínima de itens. Por exemplo, para montar atacados de roupas, o atacadista só pode comprar um determinado número mínimo de peças.
Caso o atacadista opte por trabalhar com atacado e varejo simultaneamente, aplica-se apenas o escalonamento de preço e desconto.
Divulgue seu negócio
A fase de divulgação de qualquer loja virtual é tão importante quanto o processo de criação, afinal, o tráfego orgânico e os clientes recorrentes não aparecem do dia para noite. Portanto, use estratégias de marketing e produza conteúdos relevantes para blog e redes sociais.
Estudar estratégias de SEO também é fundamental para ranquear nas primeiras posições dos mecanismos de busca. Além disso, invista em campanhas pagas para lançar seu atacado on-line, já que o tráfego orgânico exige planejamento e os resultados acontecem em longo prazo.
Como prevenir fraudes no atacado on-line?
A venda de produtos e pedidos de alto valor, especialmente em uma loja virtual para atacado, deixa qualquer empresa suscetível a golpes. Para reduzir os riscos é fundamental adotar medidas, como:
- restrição de vendas para pessoas físicas: muitas lojas optam por vender somente para outras empresas, ou seja aderem ao modelo de negócio B2B;
- moderação de cadastro para atacado: essa ferramenta permite que o lojista avalie todos os cadastros de clientes antes da aprovação. Assim, o atacadista faz uma análise de crédito e de risco, principalmente em lojas B2B;
- sistemas de prevenção de fraude: o atacadista pode contratar uma empresa com sistema automatizado que analisa o perfil do comprador antes de liberar a compra. Dependendo do tipo de serviço, a empresa reembolsa o atacadista em caso de pedidos fraudulentos.
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