Marketplaces como o Mercado Livre tornam o comércio eletrônico mais acessível, principalmente, para micro e pequenas empresas. Mas é importante dar atenção à emissão de Nota Fiscal eletrônica (NF-e).

Hoje em dia, o comércio eletrônico tem se tornado uma boa opção de negócio para muitos empreendedores. Por isso, é cada vez mais comum encontrar pessoas que praticam algum tipo de atividade comercial pela internet.

Os marketplaces são espaços virtuais onde é possível vender ou representar franquias por meio de uma plataforma de apoio, e não necessariamente um site próprio. Tornando esta tarefa ainda mais cômoda e segura e incentivando o processo de compra e venda online.

Ainda que exista essa facilidade e praticidade, emitir notas fiscais ao vender produtos em marketplaces é uma medida que não deve ser dispensada, pois garante total confiança no negócio. A NF-e é uma forma simples, moderna e prática de emissão deste documento. No entanto, nem todos sabem como podem fazer isso. Para te ajudar, confira nossas dicas de como você pode emiti-la no Mercado Livre.

Mercado Livre

Conte com a ajuda de um bom software para facilitar a emissão de NF-e

Quem trabalha em ambientes digitais como o Mercado Livre e atua com compra e venda constante, pode se beneficiar muito com um bom software de apoio à gestão deste negócio. O Bling, por exemplo, oferece integração com o Mercado Livre e outros marketplaces. Auxiliando na emissão de NF-e, controle do envio e também na gestão de contas e estoque.

A emissão da nota fiscal se dá por meio da importação do pedido do cliente feita na plataforma do Mercado Livre, que gera uma NF-e dentro do Bling com os dados do pedido, sem necessidade de digitar dados.

Em seguida, o arquivo é enviado aos computadores da Sefaz com as informações necessárias e assinado digitalmente (a partir de seu certificado digital válido e configurado previamente no sistema), oferecendo também a possibilidade de controlar a aprovação da nota e a autorização de uso.

Além da impressão do Danfe, é possível enviar por e-mail o xml da NF-e emitida aos clientes e armazenar o documento automático de dados.

Leia também: O que é DANFe e para que serve esse documento?

É simples, prático, rápido, seguro e você evita trabalhos manuais ou possíveis equívocos no preenchimento de um documento tão importante como esse!

Mercado Livre

Aproveite a integração direta com o Mercado Livre

Um bom sistema online com API integra diversas ferramentas que auxiliam na gestão de uma loja virtual, inclusive as integradas ao Mercado Livre. Em geral, para utilizar este recurso, após ativação da integração com um software de gestão, como o Bling, por exemplo, você deve seguir alguns passos básicos:

  • assinar uma conta no Bling;
  • fazer as configurações necessárias informando os dados de sua conta no Mercado Livre (confira manual);
  • importar seus pedidos e gerar a NF-e.

E você, já emite NF-e em seu e-commerce? Conte sua experiência e deixe suas dúvidas nos comentários!

Leia também:
– 7 vantagens da integração de um ERP com sua loja virtual
– E-commerce: como fazer a gestão de estoque físico e virtual