O marketplace do Mercado Livre é o maior da América Latina, reunindo mais de 60 milhões de ofertas de produtos, automóveis e serviços. São registradas seis mil buscas e nove vendas por segundo. Esses dados você encontra dentro da própria plataforma, e indicam o tamanho do canal dentro do cenário de vendas online.

A boa notícia para você que faz vendas online ou pretende começar um negócio virtual, é que é possível aproveitar uma fatia desse sucesso, afinal, você pode cadastrar e vender seus produtos dentro do marketplace.

Atualmente, empresas de todos os tamanhos buscam espaço no Mercado Livre, a fim de apresentar seus produtos para mais consumidores e assim ampliar as chances de venda.

Mas, afinal, como fazer isso? Quais as vantagens e desvantagens de usar esse canal para aumentar o volume de transações concluídas com sucesso? 

Esse é o tema deste artigo, por isso, se você tem dúvidas sobre o assunto, continue lendo!

Como funciona o marketplace do Mercado Livre?

O Mercado Livre é uma empresa varejista, completamente digital, que permite que qualquer pessoa anuncie, compre e venda produtos dentro de sua plataforma. 

É exatamente essa possibilidade que faz dele um negócio digital que se encaixa na categoria de marketplace.

Com milhares de acessos diários, o Mercado Livre se tornou uma excelente oportunidade de crescimento para quem anuncia na plataforma.

Contudo, além do alto tráfego de consumidores, quais as outras vantagens de vender no marketplace?

Será que o Mercado Livre é realmente uma boa opção?

Continue lendo e entenda.

Vantagens e desvantagens de vender no marketplace Mercado Livre

Vantagens de ser um vendedor Mercado Livre

Segundo o relatório de venda do Mercado Livre, no 2º trimestre em 2022 o marketplace atingiu a receita líquida recorde de US$2,6 bilhões, 52,5% maior do que a do mesmo período de 2021. 

Isso significa que começar a vender dentro do canal, pode fazer com que você participe desse movimento. Parece bom, não é mesmo?  

Afinal, quando uma loja virtual está aliada a um marketplace, ela busca visibilidade mas também segurança para as suas transações.

No Mercado Livre, as chances de venda são maiores e a audiência do site já está bem definida com bastante divulgação e ótimas campanhas.

Segundo dados da própria empresa, o Marketplace Mercado Livre é acessado por 219 milhões de usuários por mês, o que garante visibilidade e maior exposição dos seus produtos.  

Além disso, ao vender no marketplace do Mercado Livre, você ainda tem acesso a outros benefícios.

Infraestrutura para venda

A infraestrutura disponível através do Mercado Livre já está pronta para o lojista, desde o marketing de divulgação, suporte técnico até a integração com os Correios, por exemplo. 

E tudo isso já está incluso na comissão paga à plataforma, além de oferecer menor burocracia para aprovar os pedidos em poucas horas após a criação dos anúncios.

Alcance de clientes

O amplo segmento de compradores é o grande diferencial do Mercado Livre, logo, é provável que os consumidores que você deseja atingir estejam la.

Relevância em SEO

O marketplace também já tem relevância no SEO

Não sabe o que é isso? Essa é a sigla para otimização dos mecanismos de buscas, por exemplo o Google.

Na prática, estamos falando de um conjunto de ações que ajudam que uma página fique melhor posicionada no resultado de uma pesquisa no Google.  

Quando isso acontece, há um aumento do tráfego orgânico nas páginas do site.

A consequência, geralmente, é o aumento das vendas.

Formas de se descartar da concorrência 

Estar dentro do Mercado Livre com bons anúncios, boa reputação e bons preços, faz o próprio marketplace reconhecer quem é um bom vendedor, e isso gera uma melhor posição de busca na pesquisa realizada pelo consumidor, dentro do canal.

Ou seja, no canal, você é recompensado por ser um bom vendedor.

Facilidade com o frete

É importante destacar que o sistema possui soluções interessantes para o envio dos pedidos que é favorecido pela integração da plataforma com os Correios.

Essa opção faz com que etiquetas sejam geradas automaticamente para que você realize o envio dos seus pedidos com maior rapidez.

Desvantagens de vendas no marketplace do Mercado Livre

Algumas desvantagens de vender no marketplace do Mercado Livre incluem:

  • taxas de comissão, que devem ser consideradas no cálculo de sua margem de lucro;
  • competição acirrada, já que há muitos outros vendedores oferecendo produtos semelhantes;
  • limitações na personalização da página de vendas, o que pode dificultar a criação de uma marca pessoal;
  • dependência do Mercado Livre em relação ao alcance dos clientes e à reputação do vendedor..

Leia também: Os produtos mais buscados no Mercado Livre

Como vender no Mercado Livre?

Diante das vantagens e desvantagens que apresentamos acima, é comum que você observe que sim, o canal é uma ótima solução para vendedores online, desde os mais experientes até para quem está começando agora.

Mas, afinal, como fazer isso? Por onde começar? Fique tranquilo, pois, como você verá a seguir, vender no Mercado Livre não é nenhum bicho de sete cabeças.

Basta seguir o passo a passo que vamos indicar para que você anuncie seus produtos e comece a faturar usando a plataforma.

Observe o tutorial de como vender no Mercado Livre:

  1. Crie uma conta dentro da plataforma;
  2. Clique na opção ‘Vender’, no menu superior;
  3. Defina o que vai anunciar, é possível escolher entre os setores de produtos, veículos, imóveis e serviços. Aqui, vamos seguir o passo a passo de como anunciar produtos;
  4. Crie um título para o  anúncio apresentando o nome do produto, a marca, o modelo e outras informações que achar relevante;
  5. Selecione a categoria do seu produto;
  6. Escolha como vai anunciar: é possível fazer isso no formato catálogo ou lista geral. Sendo que o catálogo não está disponível para todos os tipos de produto, mas caso esteja para você, é, geralmente, a melhor opção;
  7. Preencha as informações do seu produto, criando uma descrição que contemple os benefícios e usos da mercadoria. O Mercado Livre também pode pedir outras informações como fotos, estoque disponível, código do produto e variações (por exemplo, cores e tamanhos);
  8. Preencha a ficha técnica;
  9. Informe o preço;
  10. Escolha o tipo de anúncio, que pode ser gratuito ou uma das opções pagas que aumentam seu alcance;
  11. Conheça e selecione as formas de envio;
  12. Clique em anunciar.

Todo esse passo a passo é intuitivo dentro da ferramenta, que vai apresentando cada etapa e local a ser preenchido.

Taxas do marketplace Mercado Livre: quais são e quanto custa?

Vender no marketplace do Mercado Livre vai exigir que você escolha entre os planos de anúncio. 

Existe uma opção gratuita, indicada para pessoas físicas que desejam vender um ou outro produto.

Contudo, ela não funciona para empreendedores que querem alavancar as vendas com o canal. 

Isso porque a versão gratuita limita o acesso a recursos, o volume de produtos comercializados e a visualização das mercadorias dentro do site. 

Já as versões pagas permitem que você alcance mais pessoas e apresente seus produtos de forma competitiva.

Para entender quais são as tarifas desses anúncios e quais os benefícios que cada um oferece, indicamos que você leia o artigo, “Quais as taxas do Mercado Livre e como calcular? Guia para iniciantes”. Ele é bastante detalhado e vai te ajudar a dar andamento no processo de venda.

Mas, uma coisa é muito importante saber: as taxas do Mercado Livre só são pagas quando você faz uma venda. Não vendeu? Não tem taxa!

Novos custos de vendas e envios em julho de 2023

A partir da data de 03 de julho de 2023, haverá novos custos de vendas e envios. Confira abaixo os valores a partir dessa data:

Mercado Livre:

  • Supermercados: Tarifa fixa abaixo de 199 passa a pagar valor entre R$ 1 e R$ 4 dependendo do valor anunciado
  • R$ 1 custo fixo se o preço for entre R$ 5 e R$ 30
  • R$ 2 custo fixo se o preço for entre R$ 31 e R$ 50
  • R$ 4 custo fixo se o preço for entre R$ 51 e R$ 199
  • Todas as demais categorias do site, tarifa fixa para produtos abaixo de R$ 79 será de R$ 6

Mercado Livre e Mercado Shops:

  • Tabela de Mercado Envios com atualização
  • Peso volumétrico menor ou igual a 2kg, use o físico
  • Peso volumétrico menor ou igual a 2kg, use o que for maior

Mercado Envios Full:

  • Além de m3 levará em conta a distância até o CD para calcular o frete
  • Não pagará mais para descartar ou retirar produtos não aptos

Características especiais da venda no marketplace

Para vender no Mercado Livre, é necessário seguir um fluxo um pouco diferente dos demais marketplaces.

Na plataforma, o vendedor lida com tarefas extras que vão ampliar a visibilidade dele, como responder perguntas e qualificar compradores. 

No entanto, apesar de serem tarefas que representam um maior gasto de tempo, são ferramentas que proporcionam maior confiança para os usuários da plataforma, que por sua vez se sentem mais confortáveis para realizar uma compra. 

Integração e-commerce e marketplace

Para começar as suas vendas em um marketplace tão importante quanto o Mercado Livre, basta analisar os benefícios, integrar sua loja e partir para o sucesso de vendas. 

Isso vale para quem quer iniciar um negócio ou para quem pretende migrar as suas vendas em loja física para o mundo virtual. 

Alta exposição, maior chance de vendas e compensação pelo destaque no seu segmento de produtos são consequências desta tomada de decisão. 

Por isso, é importante ter uma estratégia bem estruturada para dar ao cliente a melhor experiência de compra possível. 

Junto a isso, ter um ERP de integração para e-commerce e marketplace é fundamental para integrar as informações de todos os canais de venda, físicos e online, facilitando desde a gestão de estoque, até o controle financeiro, emissão de notas fiscais e de boletos, geração de etiquetas e mais. 

Sim, tudo isso pode ser feito em uma única plataforma, mesmo que você venda em múltiplos canais comerciais. Veja, a seguir, como é simples integrar sua loja do Mercado Livre ao Bling!, em poucos minutos. 

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