A moda não para de surpreender e sempre traz novos acessórios, como brincos, colares e pulseiras para complementar os looks. Se você adora acompanhar as tendências e deseja empreender nesse segmento, precisa aprender como montar uma loja de semijoias on-line.

Segundo pesquisa da Bain & Company, em 2022, o Brasil faturou cerca de R$ 18 bilhões no setor de moda, que incluiu a venda de acessórios, relógios e joias. Ou seja, os produtos que envolvem o universo fashion oferecem grandes oportunidades de empreendedorismo. 

Pensa em investir nesse negócio? Neste conteúdo, saiba como vender semijoias on-line e o que é preciso para abrir a sua loja. Também confira as melhores estratégias para superar a concorrência e se consolidar no mercado. 

Boa leitura!

Qual a diferença entre joias e semijoias? 

A principal diferença entre joias e semijoias está nas matérias-primas e no processo de fabricação. Enquanto as joias contam com materiais nobres, como ouro, platina, prata e pedras preciosas, as semijoias são feitas com latão ou cobre. Porém, recebem um banho de ouro, de prata ou ródio para aumentar a qualidade. 

Para oferecer sofisticação, é possível aprimorar as peças com pedras naturais, sintéticas ou zircônias ― o que deixa as semijoias com acabamento similar às joias. No entanto, são mais acessíveis e podem se desgastar com o tempo. 

Qual o valor para abrir uma loja de semijoias on-line?

O valor varia conforme seu perfil de empreendedor, estrutura do negócio e estratégias de marketing, mas fica em torno de R$ 3.000,00. Além disso, é necessário considerar os custos fixos com mercadorias, registro do domínio e hospedagem da loja em uma plataforma de e-commerce, por exemplo. 

Contudo, o lucro médio dessa atividade é de aproximadamente R$ 20.000,00, o que pode ser relevante, principalmente para pequenos empreendedores.  

O que é preciso para abrir uma loja de semijoias?  

Para abrir uma loja de semijoias você precisa de planejamento, organização e seguir alguns passos importantes, como: 

  1. registrar o negócio;
  2. estudar o mercado;
  3. conhecer o público-alvo;
  4. definir um nicho;
  5. planejamento financeiro;
  6. escolher uma plataforma de e-commerce;
  7. encontrar bons fornecedores;
  8. estudar formas de precificação;
  9. escolher parceiros logísticos;
  10. selecionar embalagens atrativas;
  11. oferecer opções de pagamento.

Entenda melhor como montar uma loja de semijoias on-line em 11 etapas.

1. Registre o seu negócio

O primeiro passo é abrir um CNPJ e registrar a sua empresa conforme a Classificação de Atividades Econômicas (CNAE). Esse processo transmite credibilidade e oferece vantagens importantes, como acesso a linhas de crédito bancário, compra de peças em atacados e benefícios fiscais.  

2. Estude o mercado 

Uma das formas mais inteligentes de descobrir, na prática, como montar uma loja de semijoias on-line, é estudar o mercado para entender como o segmento funciona. Assim, é possível criar estratégias desde a fase de abertura do negócio. 

Então, faça uma pesquisa para saber quem são os concorrentes, o público-alvo e a demanda de produtos para avaliar os riscos e prever os lucros. 

3. Conheça o público-alvo 

A próxima etapa é definir para quem você venderá as semijoias. Qual a idade de quem normalmente compra essas peças? Qual público se interessa pelos itens? Os potenciais clientes pertencem à classe B ou C? A partir desses questionamentos, você descobre informações valiosas para direcionar estratégias de marketing e vendas para o negócio decolar.

Veja mais em público-alvo: como definir e alcançar [GUIA COMPLETO]

4. Defina um nicho 

Após identificar o perfil dos consumidores de semijoias, é o momento de escolher um nicho específico. Essa prática é essencial para reduzir a concorrência, posicionar a loja no mercado e agregar valor aos produtos que você oferece. 

Então, decida se você prefere vender peças minimalistas, personalizadas, atemporais ou modelos com base nas tendências de moda. 

5. Se planeje financeiramente 

O planejamento financeiro é um dos pontos essenciais para entender como montar uma loja de semijoias on-line. 

Segundo estudo do Sebrae, 80% das pequenas empresas fecham no primeiro ano por falta de uma boa gestão. Então, é importante ter uma visão clara para prever situações adversas que comprometam a parte financeira da loja.  

Veja mais em planejamento financeiro: calcule custos fixos e variáveis

6. Escolha uma plataforma de e-commerce 

Para vender as semijoias, você precisa de uma plataforma de e-commerce segura, intuitiva e amigável que atenda às suas necessidades. O mercado oferece boas soluções, como a Nuvemshop e a Shopify. Ambas oferecem recursos para vendas e integrações úteis, como o sistema ERP Bling, que facilita a gestão da sua loja.

7. Encontre bons fornecedores 

Para o negócio funcionar, é fundamental trabalhar com fornecedores confiáveis que ofereçam peças de qualidade, elegantes e com preços competitivos. Portanto, pesquise na internet e converse com pessoas que já atuam no mercado para ter boas referências. 

8. Estude formas de precificação 

Aprender como precificar as semijoias ajuda a ter mais controle financeiro, lucro e cobrir gastos administrativos. Para determinar o valor de cada peça, considere as despesas fixas e variáveis do negócio, estude os preços que os concorrentes praticam e defina a porcentagem de rendimento que você quer ter. 

9. Ofereça opções de pagamento

Outra forma de montar uma loja de semi joias on-line acessível é oferecer múltiplas formas de pagamento, como cartão de crédito, boleto bancário e Pix. Assim, melhora a experiência dos clientes, pois eles têm mais opções para pagar. 

Além disso, a loja transmite uma imagem de profissionalismo e confiança ― o que ajuda a aumentar as vendas. 

Uma boa alternativa é o link de pagamento. Veja como funciona em nosso post.

10. Escolha bons parceiros logísticos 

Um bom parceiro logístico traz muitas vantagens para o seu negócio, mas os principais são  a confiabilidade e as soluções que garantem a satisfação dos clientes. Então, opte por transportadoras que otimizem processos, tenham opções de rastreamento de produtos e façam as entregas rapidamente. 

11. Selecione embalagens atrativas

A embalagem é uma ferramenta poderosa para criar uma conexão emocional com os clientes e encantá-los. Portanto, escolha alternativas personalizadas e elegantes para valorizar a experiência de unboxing. As opções são diversas e incluem: saquinhos, sacolinhas, caixas de papel, veludo e tecido. 

Como vender semijoias on-line? 15 estratégias inteligentes 

Para vender semijoias on-line é importante adotar estratégias de marketing digital eficazes para divulgar o negócio, alcançar mais pessoas e fortalecer a sua marca no mercado. Além disso, é essencial prestar um atendimento de qualidade para fidelizar seus clientes.  

A seguir, veja dicas para aplicar agora mesmo.

1. Explore as redes sociais

Conforme estudo da RD Station, em 2023, 76% dos empreendedores usaram as redes sociais para atrair visitantes e potenciais clientes. Isso porque esses canais se tornaram fortes tendências de vendas, já que concentram um número grande de acessos diários. 

Afinal, conforme pesquisa Data Reportal, de 2024, são mais de 5,35 bilhões de usuários de internet no mundo. Portanto, verifique qual a rede social com mais identificação do público e divulgue sua loja virtual de semijoias para aumentar as vendas. 

2. Invista em tráfego pago

Os anúncios pagos são meios mais rápidos de atingir os objetivos, principalmente para quem montou uma loja recentemente. 

Por meio dessa estratégia, você pode anunciar seus produtos em plataformas digitais, como sites, redes sociais e mecanismos de busca. Então, crie campanhas em ferramentas, como Google Ads, Facebook Ads e Instagram Ads. 

3. Atraia tráfego orgânico 

Montar um blog é uma dica de ouro para atrair tráfego orgânico para o seu site. Por meio de conteúdos relevantes, tire dúvidas dos clientes sobre as tendências de semijoias e dê dicas de looks para compor um visual moderno. 

4. Aplique técnicas de SEO 

Criar conteúdos otimizados para SEO é fundamental para atrair visitantes para o seu blog e site. Use ferramentas, como o Google Keyword Planner e Semrush, para escolher palavras-chave primárias e secundárias relevantes para o seu nicho. 

Desse modo, há mais possibilidade de os mecanismos de busca indicarem a sua loja quando os clientes buscarem por um termo específico. 

Não se esqueça de usar essas técnicas na hora de criar a descrição dos seus produtos!

5. Otimize seu site 

As técnicas de SEO vão além de encontrar palavras-chave relevantes, pois se o usuário não tiver uma boa experiência ao navegar, pode desistir da compra no meio do processo. 

O site deve carregar rapidamente e ser responsivo, ou seja, se adaptar a dispositivos móveis com a mesma qualidade de um computador. 

6. Engaje os clientes 

O e-mail marketing é uma excelente ferramenta para engajar seus clientes e incentivar as compras. Por meio desse canal de comunicação direto, envie newsletters com as novidades e os lançamentos da loja para despertar o interesse pelas semijoias. Além disso, você estreita o relacionamento com o público para mantê-lo sempre perto. 

7. Faça parcerias com influenciadoras 

Outra forma de se destacar no mercado é fazer parcerias com influenciadoras digitais, pois é uma estratégia de marketing em alta. 

Essas pessoas têm forte influência sobre o público, e suas opiniões podem ser um fator decisivo na hora de comprar. Assim, você agrega mais valor e credibilidade aos produtos. 

8. Fique ligado nas tendências 

As tendências de moda se modificam constantemente, e os gostos e preferências das pessoas seguem a mesma linha. 

Uma maneira de montar uma loja de semijoias on-line lucrativa é estar sempre atento às novidades para surpreender os clientes. Além de peças atemporais, busque por itens que fazem sucesso no momento. 

9. Crie um catálogo atrativo 

Certamente você já ouviu o ditado: “a primeira impressão é a que fica”, não é mesmo? Para chamar a atenção das pessoas, capriche nas fotos e monte um catálogo de semijoias atrativo. Tire fotos de qualidade e use fundos criativos para despertar o desejo de compra e criar uma relação de satisfação e confiança com seus clientes. 

10. Capriche na descrição dos produtos

Além de aplicar técnicas de SEO, é importante descrever os produtos corretamente para o seu público saber qual material o fabricante usou para confeccioná-los. Também é essencial ter informações, como tamanho, estilo e até dicas breves sobre as melhores ocasiões para usar as semijoias.  

11. Aposte em vendas sazonais 

Muitas pessoas aproveitam as datas comemorativas para presentear quem amam. Uma ótima ideia é explorar o Dia dos Namorados ou Dia das Mães, por exemplo, para turbinar suas vendas. Então, monte kits de semijoias com colares, brincos e pulseiras para atrair compradores nessas épocas. 

12. Aproveite a divulgação dos fornecedores 

Alguns fornecedores oferecem materiais para divulgar as peças, como fotos, vídeos e campanhas publicitárias. Portanto, aproveite esses conteúdos para economizar tempo na produção de divulgação e cuidar de outros aspectos da loja.

13. Ofereça programas de fidelização 

É muito melhor você manter uma carteira de clientes do que investir tempo e dinheiro para conquistar novos. Entender como montar uma loja de semijoias on-line passa por manter seu público fiel e fazê-lo se sentir especial. Então, crie programas de fidelização, como cashback, frete grátis, cupons de desconto e ofertas relâmpagos. 

14. Preste um excelente atendimento 

Não adianta atrair os clientes para a sua loja se você não sabe como atendê-los. É essencial prestar um bom atendimento, mas para se sobressair, é preciso ir além e personalizá-lo. 

Afinal, cada pessoa é única e tem necessidades diferentes. Então, entenda o que seus clientes precisam e ofereça soluções para terem uma experiência memorável.   

15. Mensure os resultados 

Use ferramentas de marketing, como o Google Analytics, para coletar dados e gerar relatórios sobre o seu site. 

Esse sistema rastreia a movimentação dos usuários na loja virtual e obtém informações sobre a quantidade de cliques e visualizações das páginas. Assim, você sabe como está o engajamento e adota medidas que melhoram os resultados. 

Integre sua loja de semijoias com o ERP Bling!

Além de saber como montar uma loja de semijoias on-line, é essencial encontrar meios que facilitem a gestão do negócio. Um bom sistema ERP, como o Bling, pode ser uma solução prática e eficaz para automatizar vários processos administrativos.

A plataforma oferece funcionalidades interessantes, como: 

  • integrações com canais de vendas;
  • parceria com as melhores transportadoras do mercado;
  • cadastro de clientes e fornecedores;
  • controle de ordens de serviço;
  • gerenciamento de estoque;
  • integrações com as melhores plataformas de e-commerce e marketplaces;
  • emissão de notas fiscais ilimitadas.

O ERP Bling ainda oferece muitas outras vantagens para ajudar você a cuidar do seu negócio e conquistar uma marca sólida no mercado. Comece a sua jornada agora mesmo, faça seu cadastro e teste a plataforma gratuitamente!