Se você deseja vender pela internet com agilidade e sem precisar investir em provedores de pagamentos ou máquinas de cartão, o link de pagamento é a alternativa ideal para o seu negócio.

Essa modalidade de pagamentos já se consolidou como uma solução prática e econômica para facilitar as compras dos consumidores e impulsionar as vendas dos e-commerces.

Quer saber como funciona? Então, vem com a gente entender melhor o que é um link de pagamento e como disponibilizar mais essa opção para os seus clientes.

O que é um link de pagamento?

O link de pagamento é um modelo de pagamento on-line que permite que o lojista envie uma URL personalizada para que o cliente realize o pagamento de um pedido.

Com o link, o consumidor não precisa acessar uma loja on-line e procurar o produto que deseja. Para realizar a compra, basta clicar na URL enviada pelo lojista, escolher a forma de cobrança e, então, efetuar o pagamento.

Isso porque o link pode ser facilmente personalizado com a identidade da sua marca, as formas de pagamento disponíveis e o prazo de validade para aquele valor. 

Após a finalização do pagamento, você recebe o valor da compra na conta previamente cadastrada em seu respectivo link, seguindo os modelos de recebimento acertados no contrato com a sua operadora.

Em outras palavras, com o link de pagamento, sua loja virtual não precisa ser o único canal de vendas

Com essa ferramenta, você também pode vender pelas redes sociais ou nos aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, sem deixar de lado a praticidade e a segurança para o cliente.

Como funciona o link de pagamento?

Para começar a aceitar pagamentos on-line, você precisa contratar um serviço ou operadora que ofereça links de pagamento. Geralmente, são as mesmas empresas que fornecem as maquininhas de cartão ou bancos digitais. 

A URL personalizada inclui detalhes como o valor fixo, tipo de transação e descrição dos produtos vendidos, além de permitir ao comprador escolher o método de pagamento — Pix, boleto ou cartão. 

Toda a gestão é feita pela operadora, que disponibiliza formulários com campos específicos  para inserir esses dados.

Um link de pagamento facilita muito para o cliente, que não precisa se cadastrar ou fazer login em nenhum site. É só clicar no link recebido por mensagem ou rede social e ele é encaminhado direto para a página de pagamento. 

Essa opção é ideal para quem não tem loja virtual com gateway de pagamento integrado ou usa outros canais de venda e quer oferecer mais opções aos clientes. 

Por falar nisso, confira as principais formas de pagamento on-line que podem ser utilizadas nos links de pagamentos.

Pagamentos on-line: quais os mais utilizados?

Pagamento on-line é quando você compra algo pela internet, seja em sites, apps ou redes sociais, e paga por ali mesmo. Essa forma de pagamento, que inclui opções como links diretos, cresceu com o aumento das vendas on-line. 

A possibilidade de pagar on-line facilita a vida tanto de quem vende quanto de quem compra, oferecendo segurança e comodidade para realizar transações sem sair de casa e aproveitando o melhor do mundo digital.

Destacamos, a seguir, os principais meios de pagamento on-line, os mais populares entre vendedores e seus clientes.

Cartão de crédito

O cartão de crédito é o meio de pagamento preferido por grande parte dos consumidores para fazer suas compras on-line, pela praticidade que oferece e pela possibilidade de parcelamento. 

Para o lojista, o pagamento em cartão de crédito também é muito conveniente pois a transação é concluída imediatamente. 

Entretanto, o vendedor deve sempre avaliar os prazos para recebimento desses pagamentos bem como as taxas cobradas pelas operadoras de cartão.

Boleto bancário

Essa modalidade assume o segundo lugar entre os meios de pagamento mais populares para compras on-line. 

O boleto bancário é muito utilizado pelos lojistas, já que as taxas envolvidas são relativamente baixas. 

Além disso, não exige grande preocupação com a proteção dos dados financeiros dos clientes e ainda atende aos consumidores que não têm cartão de crédito.

A desvantagem do método é que o consumidor tem um prazo para pagar o boleto. Esse tempo para efetuar o pagamento pode aumentar os índices de desistência da compra e até o esquecimento por parte do cliente. 

O boleto é popular entre os clientes em algumas situações:

  • quem compra pela primeira vez em uma loja e prefere não compartilhar dados do cartão de crédito;
  • quando o valor da compra é baixo e os clientes preferem pagar à vista;
  • para agilizar o processo de checkout, pois o boleto não exige muitas informações para sua emissão.

Cartão de débito

Este é um meio de pagamento on-line que vem crescendo muito nos últimos anos — crescimento este que indica que, no futuro, os boletos bancários deverão ser completamente substituídos pelos pagamentos no débito e no Pix.

Para o lojista, esta é uma ótima solução, pois ao aceitar pagamentos no débito o valor da venda é liberado na hora.

Carteiras digitais

São aplicativos que possibilitam o pagamento em lojas físicas ou virtuais diretamente do smartphone e vêm ganhando o coração dos clientes.

Dessa forma, aceitar carteiras digitais pode trazer vários benefícios: 

  • melhoria na experiência do usuário;
  • processo de checkout mais ágil;
  • não há necessidade de preencher formulário; 
  • toda a transação é feita no próprio celular;
  • o valor é imediatamente transferido para o lojista.

Além disso, pagamentos com carteiras digitais oferecem mais segurança contra fraude.

Pix

O Pix é um fenômeno entre os brasileiros, consolidando-se como o meio de pagamento instantâneo que futuramente substituirá transferências TED e DOC.

Para o cliente, o Pix é rápido e prático, já que o pagamento pode ser feito com o smartphone, eliminando a necessidade de inserir dados bancários ou de cartão. E a transação ainda é feita sem custos.

Para o e-commerce, esse método de pagamento é muito vantajoso: transferências por Pix são feitas do cliente para o lojista, sem intermediários e o valor é disponibilizado na conta do lojista imediatamente.

WhatsApp Pay

Com esse meio de pagamento, qualquer usuário com uma conta pessoal pode transferir dinheiro para outros e realizar pagamentos para empresas que usam o WhatsApp Business.

O WhatsApp é um app com potencial gigante para atrair mais consumidores e aumentar as vendas. Ao usar a versão Business, você leva seus produtos até os clientes, com o WhatsApp Pay todo o processo de venda é realizado dentro do aplicativo.

Todos esses meios de pagamento podem ser disponibilizados no link que você envia para o seu cliente.

Quais as vantagens de usar o link de pagamento?

Utilizar um link de pagamento nas transações comerciais oferece ótimas vantagens ao lojista e ao cliente:

1. Praticidade

2. Segurança e opções de pagamento

3. Dispensa o uso de máquina de cartão

4. Custo-benefício vantajoso

5. Personalização do pagamento

6. Atende a diversos modelos de negócios

7. Tarifas variadas

Entenda melhor cada um desses benefícios.

1. Praticidade

Fácil de gerar, de compartilhar com o cliente e de receber o dinheiro das suas vendas,  o link de pagamento é superprático. Especialmente se você não tem uma loja virtual ou e-commerce com gateway de pagamentos.

2. Segurança e opções de pagamento

Como muitos vendedores não possuem um negócio formalizado no e-commerce, com loja virtual própria, o link de pagamento é fundamental para garantir mais segurança nas vendas e proporcionar múltiplas alternativas para os clientes.

3. Dispensa o uso de máquina de cartão

Outra vantagem é que a maioria das instituições bancárias ou financeiras não exige que o usuário tenha adquirido uma maquininha de cartão anteriormente para liberação dessa autorização.

4. Custo-benefício vantajoso

Não há taxas para criar o link, e as cobranças só acontecem após o pagamento ser realizado. Geralmente, as taxas são menores do que em métodos tradicionais.

5. Personalização do pagamento

Os links de pagamento também oferecem opções personalizadas de pagamento, de acordo com as preferências dos clientes, como prazo de expiração do link e descrição dos produtos. 

Esses são dois diferenciais que potencializam a confiança do cliente na sua loja e conferem transparência na operação para ambas as partes.

6. Atende a diversos modelos de negócios

O link de pagamento é ideal para quem quer oferecer mais meios de pagamento on-line sem ter que desembolsar recursos para investir em equipamentos. Por isso, atende desde pequenos negócios até grandes marcas. 

7. Tarifas variadas

As tarifas variam de acordo com a escolha do consumidor ou número de parcelas. É importante avaliar as opções do mercado para encontrar a que melhor se adeque ao seu negócio.

Lembre-se que qualquer solução de pagamento tem taxas, logo, procure avaliar se as do link de pagamento são vantajosas para você.

Como gerar link de pagamento com o Bling? Guia para pagamentos descomplicados 

Antes de mais nada, você precisa criar uma conta digital no Bling. Todos os pagamentos realizados via link serão recebidos nessa conta.

Conheça todos os benefícios de ter uma BlingConta e descubra como simplificar a gestão financeira do seu e-commerce.

Dito isso, você precisa saber que há duas maneiras de gerar link de pagamento pelo Bling: sem pedido de venda e a partir de um pedido de venda. Vamos ao passo a passo de cada uma.

I) Link de pagamento sem pedido de venda

Nessa modalidade, o link de pagamento é gerado a partir da tela inicial do Bling. 

1. Acesse sua BlingConta

Na tela inicial do sistema, clique no ícone do Bling no canto superior esquerdo da tela e, em seguida, em “Conta Digital“.

Localize a seção “Link de Pagamento” e selecione “Gerar um link de pagamento”.

2.  Realize a venda

Na tela do link de pagamento, adicione o produto, o preço, a quantidade. Nesta etapa, você também pode incluir mais detalhes da venda, como desconto, descrição e imagem do produto. 

Feito isso, clique em “Continuar”.

3. Escolha a forma de pagamento

Agora, você deve escolher as formas de pagamento para o seu cliente. Selecione a opção desejada — cartão, Pix ou boleto. 

Clique em “Continuar”. Você será encaminhado para uma tela com o resumo das informações do link. 

Não se esqueça de conferir se todos os dados estão corretos.

4. Defina o prazo de validade do link

O link pode ou não definir um prazo para que o cliente efetue o pagamento. Caso você deseje estipular um prazo, desative a opção “Esse link não expira” e defina a data limite para que ele possa pagar pelo link. 

Se o pagamento não for realizado até a data definida, será necessário gerar outro link.

5. Crie o link de pagamento

Depois de inserir todas as informações necessárias, clique em “Criar link de pagamento”.

6. Compartilhe o link de pagamento com o seu cliente

Na tela de confirmação do link gerado, você pode copiar o link para a área de transferência do seu dispositivo ou compartilhar este link via e-mail ou Whatsapp.

E pronto! Agora, é só aguardar o valor cair na sua conta.

II) Link de pagamento a partir de um pedido de venda

Essa é a opção para quem já tem o pedido registrado no sistema. Veja como fazer.

1. Selecione o pedido

Na página de pedidos, selecione a venda para a qual deseja gerar um link de pagamento.

2. Defina a forma de pagamento

Na tela do pedido selecionado, localize a seção de “Pagamentos” e, no campo “Forma de pagamento”, selecione uma das opções de “Bling Conta”, que pode ser boleto, cartão ou Pix. 

Salve o pedido.

3. Compartilhe o link de pagamento com o cliente

Na tela de pedidos, clique nos três pontos verticais no final da linha do pedido e selecione “Lançar contas”.

Depois disso, clique novamente nos três pontos e selecione “Copiar link de pagamento“. 

Envie o link de pagamento para o cliente pelo WhatsApp ou e-mail e pronto.

Viu só como o Bling descomplica a gestão do seu negócio?

Além da praticidade dos links de pagamento, o ERP tem diversas outras funcionalidades que facilitam o seu trabalho e te ajudam a vender muito mais.

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