Para facilitar a gestão financeira e outras gestões dentro do negócio, um ERP é uma ferramenta fundamental. Além de sincronizar informações, quando utilizado como ERP financeiro o sistema também automatiza processos burocráticos como emissão de notas e outras funções. 

Neste artigo, vamos entender como funciona o ERP financeiro dentro do seu negócio. Confira!

O que é ERP?

O Enterprise Resource Planning é um sistema que oferece fácil acessibilidade para gerir os dados de uma empresa de uma maneira mais integrada e confiável.

Com os dados armazenados no software, são feitos diagnósticos aprofundados a respeito das medidas que seriam necessárias para aumentar a produtividade e reduzir os gastos. Ele sincroniza os setores da empresa e automatiza alguns processos, deixando o trabalho mais assertivo e otimizando tempo. 

Existe diferença do ERP para o ERP Financeiro?

A ferramenta de gestão ERP é a mesma, um software que se utiliza de tecnologia para automatizar processos. O ERP financeiro é um módulo voltado a este setor do negócio, desde a parte de fluxo de caixa, gestão de caixa, emissão de notas fiscais e outras burocracia. 

Para que serve o ERP Financeiro?

O ERP Financeiro serve para auxiliar na gestão da empresa, conectando todos os dados relativos a finanças, valores a entrar e a sair em uma única ferramenta, possibilitando uma visão mais ampla sobre o negócio e dando ao cliente uma experiência de compra mais segura. 

Em tempos de venda online em múltiplos canais, o ERP financeiro é um grande aliado, pois sincroniza compras, vendas, pagamentos, estoque e entrega, facilitando o trabalho e diminuindo erros no processo e agilizando as entregas.

Quando é recomendado uma empresa utilizar o ERP financeiro?

O sistema de gestão ERP financeiro é indicado para todos os tamanhos e formatos de empresa. Desde as micro até grandes empresas, ele centraliza as informações da mesma maneira, unificando a gestão e atualizando os números em tempo real. 

Os negócios físicos e online ganham com a utilização de um ERP financeiro, portanto é um sistema recomendado aos mais diversos formatos de negócio, sejam operações físicas, híbridas ou digitais. 

Os processos de gestão automatizada convertem mais organização e fluidez ao negócio. 

Como o ERP Financeiro irá auxiliar meu negócio?

O ERP financeiro auxilia em todo o processo financeiro da empresa, principalmente a gestão e fluxo de caixa, que considera todas as receitas e despesas para a operação funcionar e obter lucro. Também faz parte do módulo financeiro do ERP, a emissão de notas fiscais de maneira automatizada já com o cálculo de impostos e outras burocracias. 

Funcionalidades do ERP Financeiro 

Um ERP é um sistema de gestão que engloba todas as áreas do negócio, no módulo financeiro, ele auxilia os gestores a melhorarem os processos dentro das empresas como por exemplo:

  • Faturamento: Os resultados da empresa passam a ficar atrelados ao sistema que, de forma automática, sincroniza entradas e saídas.
  • Financeiro: Conta com controle e fluxo de caixa automatizados.
  • Compras: Auxilia na organização de compras de produtos ou matéria prima de fornecedores, evitando despesas relacionadas a falta ou excesso de estoque.
  • Estoque: Controle e giro de estoque integrados.
  • Gestão de Vendas: Organização e gerência das vendas, acompanhando de perto a jornada de compra do cliente. 
  • Fiscal: Emissão de notas fiscais e envio de documentos ao cliente com o preenchimento do setup apenas no cadastro inicial. 

Vantagens do ERP Financeiro

Em um negócio comercial, todas as áreas estão ligadas ao financeiro de alguma forma, e por isso, os benefícios de um ERP financeiro automatizado se refletem em algumas vantagens como:

  • organização interna;
  • agilidade nos processos de venda;
  • aumento de vendas por consequência;
  • melhora a visão do gestor sobre o negócio;
  • otimiza tempo dos colaboradores;
  • diminui as chances de erros no processo financeiro. 

Conclusão

A integração de um ERP financeiro ao negócio, é um caminho importante para o crescimento da empresa de maneira organizada. A comunicação interna e com os clientes passa a ser mais rápida, objetiva e as vendas se tornam mais rápidas e seguras. 

Um dos maiores problemas em empresas é a falta de clareza na comunicação, com um software ERP Bling é possível os gestores tomarem melhores decisões com base nos números através dos relatórios gerados pelo sistema, visando cada vez mais crescimento e rentabilidade para ampliar a capilaridade do negócio.