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Como otimizar a gestão de restaurantes com o Bling

Gerenciar um restaurante pode ser uma tarefa complexa e desafiadora. Os proprietários e gestores precisam lidar com várias situações cotidianas, desde o planejamento e preparação de cardápios até a contratação e treinamento de funcionários, sem mencionar a gestão dos estoques, controle financeiro e atendimento aos clientes.

Ainda, administrar um restaurante também envolve lidar com outras situações, como: a higiene do local, medidas de segurança para os funcionários e consumidores, padrões de qualidade, planejamento do ambiente… e muitas outras especificidades próprias desse ramo de negócio.

Muitas vezes, a sobrecarga dessas tarefas pode resultar em uma queda na qualidade do serviço e piorar a experiência da clientela, além de impactar negativamente na rentabilidade do negócio.

Diante desses desafios, é crucial que os responsáveis pelos estabelecimentos procurem soluções tecnológicas que possam ajudar na administração do restaurante. Uma das melhores soluções nesse caso é contar com um sistema capaz de automatizar grande parte dos processos burocráticos, aliviando o peso da rotina administrativa do empreendedor.

Como o Bling ajuda na gestão de restaurantes, bares e lanchonetes

O Bling é um sistema de gestão (ERP) para pequenas e médias empresas totalmente online, incluindo restaurantes, bares e lanchonetes. Continue lendo para conhecer algumas das vantagens que você pode aproveitar no seu estabelecimento.

Gestão de pedidos do PDV e do delivery em um só lugar

Não importa se uma venda aconteceu para o cliente que está visitando seu estabelecimento, ou se o pedido é delivery: no Bling, tudo fica registrado num lugar só. Com a ferramenta Frente de Caixa, você pode registrar vendas, controlar mesas e também receber pedidos externos, com a integração do Bling com o iFood.

Dessa forma, é muito mais fácil controlar o que está acontecendo na sua loja, organizar os pedidos e priorizar a preparação. Usar um sistema como o Bling garante um controle perfeito na gestão dos seus pedidos e maior eficiência operacional para sua equipe, além de gerar um histórico de informações que pode ser consultado a qualquer momento.

Controle de estoque

O controle de estoque é um dos principais desafios enfrentados pelos proprietários e gestores de restaurantes. Gerenciar o estoque de alimentos e bebidas pode ser um verdadeiro pesadelo, pois há um fluxo elevado de entrada e saída de mercadorias e matéria-prima. Além disso, a falta de controle e gestão pode resultar em desperdício de alimentos, perdas financeiras e redução da qualidade dos pratos e bebidas.
Por isso, um sistema ERP é fundamental para garantir que seu negócio não sofra com furos na gestão do estoque. Ainda, você pode optar por um sistema que vai além do simples controle de estoque, e que automatize esse processo para você. Dessa forma, evitamos erros humanos e o empreendedor economiza o tempo e dinheiro que seriam gastos ao ter uma pessoa manualmente realizando essa tarefa.

Cadastro de clientes e fornecedores

Uma das maiores vantagens em usar um sistema de gestão é que a memória do sistema é muito melhor do que a nossa. Uma vez que você registra um cliente ou fornecedor, o sistema jamais vai esquecer desses dados. Com isso, você pode facilmente extrair informações (por exemplo, para confirmar o endereço de entrega do cliente ou pegar o telefone para entrar em contato). Além disso, esses dados podem gerar relatórios com insights importantes para analisar o comportamento dos seus clientes, ou até mesmo descobrir se um fornecedor está mais barato (ou caro!) que outro.

Emissão de notas fiscais

Emitir nota fiscal é um ato de extrema importância para bares, lanchonetes e restaurantes, tanto para a empresa quanto para o cliente. Para a empresa, a emissão de nota fiscal garante a regularização do negócio perante os órgãos fiscais, evitando problemas com o fisco. Já para o cliente, a emissão de nota fiscal garante a segurança da transação financeira, pois é uma forma de comprovar que o pagamento foi realizado e que o serviço foi prestado.
Com o Bling, a emissão da nota fiscal é fácil e descomplicada. Com poucos cliques, o sistema ajuda a calcular os impostos que precisam ser declarados na nota, envia a nota por email para o cliente e imprime uma cópia ao finalizar a venda. Além disso, todo esse processo pode ser 100% automatizado, para que a rotina na loja seja mais eficiente ainda.

Gestão financeira

Outra dificuldade comum na vida do empreendedor é a gestão financeira do negócio. É necessário manter um controle rígido sobre as receitas e despesas, a fim de garantir a rentabilidade do restaurante. Contudo, muitos proprietários e gestores ainda utilizam planilhas manuais ou outras ferramentas inadequadas para fazer esse controle, o que, além de trabalhoso, pode resultar em erros e imprecisões nos cálculos e resultados.
Ao usar um sistema de gestão, você se livra dessas preocupações. Os cálculos sempre serão exatos, o sistema contabilizará todos os dados, sem esquecer de nada, e você ainda pode ter uma visão do futuro: não só as receitas e despesas que já aconteceram, mas as que estão por vir. Isso mune o empreendedor com o que ele precisa para tomar decisões importantes.

Relatórios customizados

Como mencionamos algumas vezes, boa parte dos problemas (e soluções!) que um empreendedor encontra na gestão de bares, lanchonetes e restaurantes estão relacionados com as informações e dados que o proprietário ou gestor tem, ou não tem, sobre o estabelecimento.

Uma ferramenta com relatórios é essencial para a tomada de decisões, pois todos os dados que você insere no sistema ficarão disponíveis no formato de relatórios – pedidos de venda, compras com fornecedores, notas fiscais, registros de estoque e finanças… 
E com o Bling, seu negócio pode ir ainda mais longe: ao customizar os relatórios, você garante uma análise muito mais detalhada do desempenho do seu negócio, pois as informações serão específicas para a sua situação, ajudando na identificação de oportunidades de melhorias e tomada de decisões mais assertivas.

Conta digital gratuita

Outra vantagem em usar um sistema como o Bling é a possibilidade de abrir uma conta digital gratuita, totalmente integrada ao sistema para facilitar a gestão financeira.

A Bling Conta não possui cobranças por abertura ou manutenção e foi criada especialmente para pequenos negócios, com taxas que cabem no seu bolso!

Usando uma conta digital integrada ao seu ERP, você pode aumentar o leque de opções de pagamento que seu estabelecimento oferece, otimizando a experiência do consumidor e melhorando a imagem da sua marca. Com a Bling Conta, você pode enviar link de pagamento por WhatsApp ou Instagram, e cobrar dos seus clientes por Pix, boleto ou até mesmo cartão de crédito, sem precisar de maquininha!

Como utilizar o sistema de gestão Bling no seu estabelecimento

Agora que você já entendeu todas as vantagens de usar um sistema de gestão no seu bar, lanchonete ou restaurante, vamos explicar como é muito simples começar a operar no Bling.

1. Configure o sistema para seu negócio

Antes de mais nada, é necessário inserir as informações específicas da sua empresa, como CNPJ, Inscrição Estadual, endereço, segmento de atuação, porte da empresa… Caso você queira fazer a emissão de notas, é nessa etapa que você insere seu certificado digital no sistema. Ainda, você também pode personalizar o funcionamento do Bling de acordo com as suas preferências (por exemplo, quais ações serão automatizadas e quais serão operadas manualmente).

2. Cadastre seus produtos

Você precisa inserir os dados dos seus produtos no Bling para integrá-los com o iFood e com os outros módulos do sistema, especialmente para o controle de estoque. Assim, toda venda realizada irá identificar o produto, atualizar seu estoque, alimentar os relatórios e todos os outros processos relacionados.

3. Vincule sua conta iFood com o Bling

Se você vai gerenciar seu bar, lanchonete ou restaurante no Bling e também vende em plataformas de delivery, como o iFood, você pode integrar os dois sistemas! Basta vincular sua conta do iFood dentro do Bling, e você já poderá receber e gerenciar os pedidos, controlar o status da loja, imprimir comanda para a cozinha, conversar com o consumidor no chat do iFood, e muito mais!

4. Otimize sua rotina com o sistema de gestão Bling

Independente de você já trabalhar com o iFood ou não, o dia a dia do seu negócio pode ser otimizado com um sistema de gestão. E a palavra “otimizar” é chave aqui: se você ainda não usa um sistema no seu estabelecimento, a introdução dessa ferramenta será fundamental para evoluir seu empreendimento para o próximo patamar.
Com o Bling, você automatiza processos, como a realização de pedidos de fornecedores, o controle de estoque e a gestão financeira. Com menos tempo gasto em tarefas administrativas, você pode se concentrar em melhorar a experiência do cliente e aumentar a eficiência da operação, resultando em um negócio mais rentável e bem-sucedido.

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